Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A redivisão da Grande São Luís…

Grande São Luís poderá ter nova divisão

Três localidades da Grande São Luís se habilitaram no processo de emancipação aberto na Assembléia Legislativa para se tornar municípios da região metropolitana.

O bairro do Maracanã e o aglomerado urbano conhecido por Itaqui-Bacanga, que reúne cerca de 20 bairros, querem se desmembrar do município de São Luís. O patrono da causa é o deputado Zé Carlos da Caixa (PT), o mesmo que patrocina a separação do Maiobão do município de Paço do Lumiar.

Seriam quatro as áreas emancipacionistas, mas as lideranças comunitárias da Cidade Olímpica não conseguiram reunir a documentação necessária antes do prazo de encerramento para entrega dos requerimentos.

Levadas a cabo, as emancipações tirarão duas das áreas mais promissoras de São Luís.

O Maracanã ficará exatamente no limite entre Bacabeira e São Luís, região de futuro próspero, a julgar pelo investimento da Petrobrás previsto para os próximos anos.

Já o Itaqui-Bacanga levará consigo a universidade federal e a área onde estão instaladas duas das multinacionais mais importantes da capital maranhense, a Alcoa e a Vale; sem falar no grande número de empresas que gravitam em torno delas.

Os processos de emancipação estão sendo analisados pela Comissão de Triagem da Assembléia, e devem figurar na lista dos municípios habilitados a seguir o rumo emancipacionista.

É aguardar e conferir…

Sair da versão mobile