Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O misterioso Hílquias Caldas…

Um personagem foi frequentemente citado nos depoimentos sobre o assassinato do jornalista Décio Sá – e nos bastidores do caso – embora tenha passado ao largo destas investigações.

Trata-se de Hílquias Araújo Caldas, empresário do ramo de “Consultoria Técnica Especializada em Licitações Públicas”.

É nesta condição que Hílquias Caldas aparece em contratos com várias prefeituras apontadas como ligadas ao agiota Gláucio Alencar, preso e indiciado como mandante do assassinato de Décio Sá.

Caldas foi citado pelo próprio Gláucio em seu depoimento à polícia.

Trecho do depoimento de Gláucio Alencar em que Caldas é citado

Foi o “consultor técnico”, por exemplo, quem recebeu a procuração de uma empresa de Fábio Brasil, como quitação de uma dívida deste com Gláucio Alencar, segundo consta do próprio depoimento do agiota (leia ao lado).

No mesmo depoimento, Gláucio falou ainda sobre uma possível crise com Hílquias – que parece ter sido seu empregado, pelo que se depreende dos autos – mas diz que “o mesmo saíra de forma amigável das relações de trabalho que mantinha com o interrogado (Gláucio)”.

Não há imagens ou detalhes públicos mais claros sobre este personagem, que deve ganhar contornos mais nítidos agora, com a abertura do inquérito sobre agiotagem.

E que deve deixar muito prefeito de orelha em pé…

Sair da versão mobile