Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Nova titular da SMTT confirma: ainda não há planejamento da prefeitura para o trânsito de São Luís…

Foi assim que a nova titular da Secretaria de Trânsito e Transporte, Fabíola Aguiar, iniciou sua gestão na SMTT:

– A ideia é criar um planejamento para a cidade, baseado no plano de mobilidade e abrir licitação para novo sistema de transporte. Estamos elaborando um termo de referência para o lançamento do edital até o fim do ano – afirmou a nova secretária, segundo texto publicado no portal da Prefeitura.

Ficou claro, portanto, que, mesmo após quase seis meses de gestão, a equipe do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ainda não tem um planejamento definido para o trânsito de São Luís.

Ficou claro também que Myrian Aguiar passou quase seis meses no comando da pasta sem saber o que fazia ali.

Fabíola é arquiteta, com Mestrado em Engenharia Urbana e Doutorado em Engenharia de Transporte, além de vários outros aditivos curriculares na área acadêmica.

Mas só currículum não resolve.

Um secretário, seja ele de que pasta for, precisa casar o conteúdo teórico com o dia-dia da prática. Há doutores de Havard ou do Japão que simplesmente não sabem lidar com as rotinas administrativas.

O que o trânsito e o transporte de São Luís precisam é de um choque de gestão.

Choque que o prefeito deveria ter dado logo no início do seu governo. Choque que Myriam Aguiar deveria dar logo que assumiu  a pasta.

Mas o prefeito – e sua ex-auxiliar – preferiram se esconder nos gabinetes, analisando planinhas e conceitos teóricos, enquanto a realidade tomava conta do trânsito e das empresas de transporte.

Não ficou claro se Fabíola Aguiar será efetiva ou temporária, mas, sendo doutora ou não, ela tem a chance agora de arregaçar as mangas, ir às ruas, analisar cada pedaço do trânsito em São Luís e apresentar respostas imediatas.

E isso é para ontem.

Uma coisa pelo menos, ela já disse que tem: “a idéia de criar um planejamento para a cidade” .

Por mais óbvio que isso possa parecer já é um começo, mas ela precisa por a mão na massa.

Por que intenção, sem ação, é ilusão…

Sair da versão mobile