Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Holandinha bem mais próximo dos Sarney do que Eliziane…

Enquanto a deputada federal é patrulhada por aliados em suas tentativas de aliança, o prefeito fica livre para negociar o palanque de 2016 da forma que quiser; e com quem quiser…

 

Edivaldo Júnior feliz da ida com possibilidades irrestritas de alianças

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) praticamente já tem certo o PMDB em seu palanque de 2016 – a menos que o partido decida lançar a ex-governadora Roseana Sarney como candidata.

Holandinha deve também abrir espaços em sua gestão para o DEM, o que garantirá a legenda na coligação. E já tem o apoio, mesmo que ainda informal, do PTB, do PV e do PSD.

São todos partidos que os próprios aliados de Edivaldo rotulam de pertencentes ao chamado grupo Sarney no Maranhão.

Mas ninguém – nem blogs, nem jornais, nem rádios, nem políticos – aponta Holandinha como sarneysista.

Temendo a patrulha comunista, Eliziane restringe o diálogo e vai ficando isolada

Por outro lado, a deputada Eliziane Gama (PPS) sofre uma patrulha intensa dos próprios aliados por que tenta negociar alianças com estes mesmos partidos.

Basta que a parlamentar abra conversas com qualquer uma das legendas ditas sarneysistas para que seja taxada de sarneysista. E pra se justificar, equivocadamente, ela passa a criticar os Sarney, gerando antipatia nos próprios sarneysistas.

A estratégia de demonizar alianças eleitorais é pensada no Palácio dos Leões, principal fiador da reeleição do prefeito de São Luís.

Para o governo, Edivaldo pode tudo, mas Eliziane não.

Amarrada a conceitos dogmáticos, a deputada vai perdendo a batalha das alianças por que não consegue driblar a covardia dos aliados.

E deixa Holandinha bem mais perto do grupo Sarney do que ela, garantindo ainda mais estrutura partidária para 2016.

E com as bênçãos de Flávio Dino…

Sair da versão mobile