Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Dinistas são esvaziados no novo governo de Brandão…

Secretários, dirigentes de empresas e auxiliares do segundo escalão vinculados ao ministro da Justiça perderam espaço na estrutura do novo governo, apesar de o Palácio dos Leões manter no secretariado, outros comunistas, estes com pedigree próprio

 

Flávio Dino tem aliados como Márcio Jerry ainda com força no governo, mas a influência de outros “comunistas”, como a de Capelli, tende a ser esvaziada a partir de agora

Análise da notícia

A reforma do secretariado operada pelo governador Carlos Brandão (PSB) encaminhou de forma inequívoca um esvaziamento pronunciado do que se pode chamar de período comunodinista no Palácio dos Leões.

Apesar de Brandão manter no governo postos de aliados de primeira hora do ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) – estes com pedigree próprio, como os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Duarte Júnior (PSB) – outras peças ligadas ao ciclo comunista perderam cargos no primeiro escalão.

Exemplos claros são o presidente da empresa que administra o Porto do Itaqui, Ted Lago, e o ex-secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.

Ambos são técnicos preparados em, suas áreas, com histórico de serviços prestados; mas, ainda que de forma sutil, acabaram vinculados ao comunismo mais próximo a Dino, diferentemente de Jerry e Duarte, que têm força própria na mesa de negociação.

O avanço da reforma de Brandão deve alcançar outros comunistas instalados no segundo e terceiros escalões do governo; um exemplo é a Secretaria de Comunicação, ainda fortemente vinculada ao ex-secretário Ricardo Capelli.

Desde as secretarias adjuntas, passando pela rádio Timbira e outros órgãos ligados à Secom – que será comandada pelo jornalista Sérgio Macedo – são ainda fortemente influenciados por Flávio Dino, que tem Capelli hoje como seu secretário-executivo no Ministério da Justiça.

O blog Marco Aurélio d’Eça tem dito e repetido que a relação entre Brandão e Flávio Dino não deve ser abalada, por um lado ou por outro, como se pode reler nos textos “A guerra surda entre Flávio Dino e Carlos Brandão…”, “A guerra fria entre Brandão e Flávio Dino…” e “Carnaval expõe distanciamento entre Brandão e Flávio Dino…”

Mas já está bem claro que o governador agora é Carlos Brandão e não Flávio Dino…

Sair da versão mobile