24

Castelo e as escolas integrais…

 

Castelo, entre os profissionais da Mirante AM: fragilidade na Educação

De O EstadoMaranhão

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, surpreendeu, ontem, ao declarar-se contra a implantação pela prefeitura do modelo de educação em tempo integral, proposta que vem sendo defendida por todos os candidatos a prefeito da capital.

Segundo o tucano, propor esse tipo de escola é “querer fazer milagre”.

A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Mirante AM, justamente um dia após o MEC revelar que os dois Liceus Ribamarenses, escolas de tempo integral construídas e mantidas pela pequena São José de Ribamar, obtiveram nota máxima na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Para o atual prefeito, o ideal é investir para melhorar a estrutura já existente no sistema municipal de educação.

Ele acredita que a Prefeitura de São Luís não tem condições de manter escolas de tempo integral.

– Esse modelo [de educação em tempo integral] é interessante, mas, no momento, nós temos que pensar um pouco. Primeiro nós temos que aprimorar o que nós temos. Depois, temos que analisar se São Luís tem recursos financeiros para bancar 250, 300 escolas integrais. Eu acho que, com o orçamento que tem, a Prefeitura de São Luís não terá meios para fazer isso – afirmou.

O prefeito disse que, propor a adoção do modelo é “projeto ilusório”.

– Não podemos enganar o povo. Eu não venho aqui para fazer um projeto ilusório, para enganar o povo e querer fazer milagre – completou.

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Fatima, minha querida….não falei q era verba da prefeitura..falei que esse programa existe ha mais de 2 anos em SL, visto que um rapaz aí publicou que ele não existia….leia direitinho…
    Sobre o seu comentário sobre a verba do GF, ele não faz nada que Roseana não faça muito mais…como as UPAS, que ela vive estampando na cidade como se fosse coisa do bolso dela e muitas outras coisas…como tbm essa VIA expressa que soh vai servir nada mais nada menos pra burguesia usufruir , enquanto existem locais que puro engarrafamento e caos como o Anil…enfim.

  2. O Japão, arrasado pela Segunda Guerra Mundial, só conseguiu se esrguer dos escombros e tornar-se a potência que é hoje por um fator, A EDUCAÇÃO. A Coréia do Sul era igual ao Brasil em termos educacionais, no início da década de 70. A partir de investimentos maciços em EDUCAÇÃO, hoje é uma nação bastante diferente do nosso País, com seus alunos participando e ganhando olimpíadas internacionais de conhecimentos, boas universidades e escolas, povo educado, cidades limpas e indicadores sociais de país rico, apesar do tamanho.
    A experiência do Liceu de Ribamar mostra que é possível avançar, bastando pra isso ter foco e vontade política pra isso. Mas a relação mostra, do ensino de primeiro a quinto ano,outras escolas do Interior do Estado, como Zé Doca, Alto alegre do Maranhão e Grajaú, mesmo não sendo integrias. Tem que ser pesquisado todo o conjunto, desde a qualidade do ensino ministrado, formação dos professores, motivação dos mesmos e participação dos pais no acompanhamento do desempenho dos filhos.
    Se me permite, Marcos Déça, aí está a relação:
    MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 5º ANOS DO MARANHÃO
    MUNICÍPIO NOME DA ESCOLA REDE IDEB 2011
    SAO JOSE DE RIBAMAR EM LICEU RIBAMARENSE Municipal 6,8
    SAO LUIS COLEGIO UNIVERSITARIO Federal 6,6
    ZE DOCA EM CLARICE HAICKEL Municipal 6,6
    ALTO ALEGRE DO MARANHAO UE DOM PEDRO II Municipal 6,4
    GRAJAU EM NOVA ALIANCA Municipal 6,3
    SAO LUIS UE MONTEZUMA Estadual 6,2
    SAO LUIS COLEGIO MILITAR 2 DE JULHO Estadual 6,2
    BURITI BRAVO UNIDADE ESCOLAR MENINO JESUS Municipal 6,1
    ALCANTARA ESC CAMINHO DAS ESTRELAS Federal 6
    BURITI BRAVO UNIDADE INTEGRADA MOACIR COELHO Municipal 6

    Fonte: MEC/Inep
    Parece que esse não é o caso de Castelo, com sua “ixpiriência”.

  3. Rosa, minha florzinha inocente, a verba para fardamento vem é do governo federal e seu prefeito usa como se fosse a prefeitura que distribuísse. Ele apenas se apropria dos programas do governo federal tolinha.

  4. claro, a única coisa em que castelo acredita é ‘dinheiro público no bolso dele’ e nada mais.

  5. Marcão, sejamos coerentes: tem como comparar São Luís a São José de Ribamar? Uma escola em tempo integral na cidade teria uma demanda, nós dois bem sabemos, infinitamente superior a de Ribamar. É claro que o ex-prefeito Lu´s Fernando teve seus méritos, mas nos últimos anos a educação básica na cidade está sendo literalmente reconstruída (imagine se Luís Fernando tivesse que reconstruir mais de 200 escolas no seu mandato?). Castelo não descartou a ideia (- Esse modelo é interessante, mas, no momento, nós temos que pensar um pouco). Apenas reforçou que n momento a prioridade é outra.
    Abraço

  6. E mentiu? Em Ribamar, o Liceu é um exemplo de qualidade. Mas o mesmo padrão de qualidade é observado nas demais escolas municipais do município? Tenho certeza que não. A escola em tempo integral para toda a rede municipal é simplesmente inviável

  7. Fico incrivelmente abobalhada com tamanha coisa q vejo no estado do MA…as pessoas aqui são tão cegas!!! Só enxergam o que a midia de sarney diz…povo burro que tenho vergonha!!! Todos manipulados pela midia…não sabem nem dizer o que foi ou nao foi feito pelo prefeito…só sabem CUSPIR em cima!!! Vcs, eleitores em sua maioria, são burros e cegos …continuem assim, pois é isso que voces merecem!

    Castelo, pra quem acompanha seu trabalho e sua atuação mesmo de longe (pois sou uma curiosa e procuro saber o que se passa em nossa cidade , SEM SER PELA MIRANTE) obrigada, realmente as pessoas gostam de se enganar achando q uma escola integral decadente vai adiantar..primeiro q pra isso, precisa-se de toda uma reenstrutura , coisa q vc nao pôde fazer por completo pq ROSEANA segurou por muito tempo a verba do governo federal direcionada a prefeitura derrumbando com muitos dos seus projetos. Mas o povo é ingrato e merece ingratidão.
    E outra, em respeito a um desavisado aí em cima, o programas de LEITE NA ESCOLA E FARDAMENTO ESCOLAR EXISTEM…esse aí ainda é cego…pq além de farda, até mochila e tenis é da prefeitura.

    Aff…vão procurar se informar antes de falar besteira.
    Tenham um pingo de respaldo .
    Não sejam tão VENDIDOS assim..

  8. Caros amigos campanha e isto mesmo promessas faz parte da plataforma de propaganda eleitoral. vamos ver é depois de eleito, como ele esta fazendo, maquiando a cidade de obras.

  9. SE A ILUSÃO É BOA PARA VOCÊS ENTÃO PORQUE O ESTADO NÃO FAZ? OUTRA COISA, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O LICEU RIBAMAENSE TIROU AQUELAS NOTAS QUE TU POSTOU? MOSTRA AÍ PORQUE AS MELHORES FOI EM SANTA CATARINA E SÓ CHEGOU A 6 ENTÃO O LICEU RIBAMAENSE É O MELHOR DO BRASIL, AGORA MOSTRA AS COISAS NÃO FICA MENTINDO DESCARADAMENTE, ESPERO QUE VOCÊ MOSTRE ONDE ESTÁ AS NOTAS, QUE MANIA DE FALAR E NÃO MOSTRAR.

  10. Desculpe Sr. Graande Bundão Carlos Eduardo mas seu candidato ñ faz mais do que isso. prometer absurdossss… Tem muito recuso federal camuflado ñ é mesmo bundaãozaãooo

  11. To com o Carlos Eduardo. Corretíssimo. Como é que eles vão investir num modelo totalmente novo, sendo que o que já existe é tão criticado. Primeiro se arruma uma coisa, depois se cria outra. Melhor opção.

  12. Entendo que o Prefeito tem razão quando ele diz que o projeto é bom, mais o custeio é muito alto, agora deve ser pensado de forma paulatina a implantação, pois é assim que funciona em São José de Ribamar, pois lá não são todas as escolas, até porque o municipio não tem como custear todas ainda, tem que ser pensado em como e onde buscar recursos para implantação em todo municipio.

  13. Caro marco. So ums correçao se vc permite. Nao sao todos que defendem escola em tempo intrgral. O Tadeu que ja foi prefeito e muito bem avaliado na educaçao disse que agora e moda prometer escola em tempo integral e ratificou o que agora disse castelo. O municipio nao tem condiçoes para isso. Serao necessarios a contrataçoes de milhares de professors e outros investimentos estruturantes que sao impossiveis de incluir no orçanento. Os dois disseram isso porque passaram pelo cargo e conhecem a realidade da semed. Qualquer tecnico de la sabe disso. Promete fazer quem nao tem dominio da realidade e quer apresentar qualquer proposta mirabolante. Parabens a prefeitura de ribamar e ao luis fernando pelo liceu ribamarense. Mas falta dizer que em ribamar somente esta escola finciona em tempo integral e que ela tem uma atençao super-especial do municipio e do governo do estado desde sua implantaçao. Agora pergunta se la dda pra fazer igual em todas as escolas? Impossivel! Em tempo, o estado e o municipio ja tiveram escolas avaliadas ciom notas bem baixas no ideb, mas ambos ja tiveram boas notas tambem. Como o miguel lins do municipio. O que de fato precisa melhorar e a valorizaççao do professor tanto salarial como em capacitaççao. Investir mais em nossas estruturas fisicas. Se naao o fosse verdade. Pessoas como vc. Eu e milhares de outros que nao estudamos em tempo integral nao teriamos vencido na vida. Repito. E necessario acima de tudo investimento no modelo que ai esta. veja que dfendi minha tese concordando com dois candidatos que sao os maiores opositores neste pleito(castelo e tadeu). abrs

  14. Marco D’éça, S.José de Ribamar, é um pingo em um oceano! Caso isolado, acho bom, pois é ponto para o nosso Estado sofredor, mas, também, algumas escolas municipais de São Luis, aumentaram também o seu Ideb, agora amigo, bancar escolas em tempo integral na capital do Estado, é vender ilusão para o povo sofrido da nossa cidade. Raciocine, talvez, nem o governo do Estado tenha capital pra bancar essa fábrica de ilusão. Quem sabe mais pra frente!!!
    abçs

  15. Caro Deça, a Prefeitura de São Luís, não consegue criar condições para que as escolas do município funcionem de forma normal durante um turno.

    Realmente, se o sr. Castelo afirmasse que iria implantar o sistema de educação integral, ele estaria verdadeiramente vendendo uma ilusão, mas esse cenário seria pela falta de gerência da sua própria administração, pífia e desavergonhada, que tenta passar para os menos avisados a informação de que poderia até fazer mais, só não o faz, por pseudo-perseguições políticas.

    Castelo, tenha ao menos uma titude honrada durante a sua vida, e peça desculpas aos ludovicenses por ter deixado a cidade um verdadeiro CAOS. E nem vou usar o trocadilho tão disseminado pela cidade. Mas, posso pedir que seja um homem horado ao menos uma vez sequer…

  16. Carlos Eduardo, e a ilusão dos viadutos que o prefeito Castelo prometeu na campanha de 2008? As maquetes que ele mostrava nos palanques, cadê na realidade? O programa do leite, do fardamento….

  17. essa palavra “iludir” cai certinho na administraçao de CAOSTELO’, ele passou todo esse tempo iludindo povo de sao luis, ainda bem, que o dia 7 star chegando, e nos daremos ukm basta nessa “ilusao”.

  18. Esse velho deveria é ter vergonha na cara em querer tentar se reeleger, va procurar viver seus ultimos dias vidas em paz com sua familia, o senhor deixou~essa cidade acabada, com muita buraqueira, educação zero, saúde um caos, o trânsito um verdadeiro stresse, sem compromisso, FORA, FORA, FORA, FORA, FORA, FORA, FORA, FORA.

  19. É lamentável ouvir isto do um “prefeito” de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes. É lamentável ouvir sobre o descaso com o que há de mais significativo para o ser humano após sua saúde. Uma gente sem educação não se desenvolve. O modelo (qual modelo?) atual é um fracasso. Aliás, atualmente tem mais de 25 mil crianças fora da sala de aula. Quantas escolas a atual administração construiu? NENHUMA. Este senhor não tem compromisso, a não ser o de reeleger “sua filha” e usar o dinheiro público para fazer o cumprimento de uma de suas obrigações, (qual seja, manter ruas em condições de trafegabilidade) com cunho meramente eleitoreiro já que só este ano deu o ar da graça. E O POVO DEVERÁ DIZER NÃO PARA ELE.

  20. Marco,
    Castelo Nao cuida das escolas normais! Quanto mais integral! Deixa esse rabugento sair dai.

  21. Correto o prefeto! Vender ilusão é coisa da oligarquia! O Castelo é mais pés no chão. E faz! Não fica prometendo…

    resp.: Esta “ilusão” acaba de ser reconhecida nacionalmente como a melhor do Maranhão pelo Ideb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *