22

Falta de transparência nas obras do VLT…

Blog de Gilberto Léda

Se é fato que as obras do VLT estão mais adiantadas do que muita gente poderia supor, o prefeito João Castelo (PSDB) também não pode negar que decorre da falta de transparência da própria Prefeitura de São Luís o fato de que praticamente ninguém acredita que a obra é coisa séria.

Nos meios políticos, nas rodas de jornalistas, onde quer que seja, a sensação geral é a de que tudo não passa de obra eleitoreira, “maquiagem”para tentar angariar votos.

E com razão…

A rigor, não se tem notícia da licitação que gerou o contrato para a construção do tal VLT. Não se sabe quanto custou (ou custará) – apesar de se saber que, em outros estados, projetos dessa envergadura chegam à casa dos bilhões. Continue lendo aqui…

 

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Lei 8.666/93 (IGNORADA POE CAOSTELO)
    Seção III
    DOS CRIMES E DAS PENAS
    Art.89 -Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes
    à dispensa ou à inexigibilidade:
    Pena – detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.
    Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.
    Art.90 -Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou
    para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação:
    Pena – detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
    Art.91 – Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação ou à celebração de contrato, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário.

  2. SOH DOIDO ACREDITA NAS MENTIRAS DESSE PREFEITO. JACKSON DEIXOU 73 MILHOES PARA CONSTRUIR ELEVADOS. O QUE ELE FEZ? NA ROTATÓRIA DO CALHAU ELE COLOCA DIARIAMENTE DEZ CONES. EITA “PREFEITO”

  3. ele está usando o VLT pra se eleger agora se isso acontecer ele Vai Lascar Tudo.

  4. meia duzia de medrosos de trabalhar pendurados no caostelo ainda defendem trilhos sobre areia de praia são estelionatários da mente do povo ingénuo, tres anos sem fazer nada e na véspera da eleição vem trem da alegria . eu quero mais que voces sumam daqui, peçam a vale que seus tecnicos da ferrovia avaliem a estrutura e a base desses trilhos e peçam um carregamento de oleo de peroba pra essa turma se banhar

  5. Cadê o Ministério Público? É por isso que Delegados e Defensores estão ocupando o espaço de tal instituição que não abre os olhos para a corrupção e ainda reclamam da perda de espaço.

  6. AQUI NO MARANHÃO PRA GANHAR ELEIÇÃO SÓ PRECISA SER MENTIROSO, OPORTUNISTA E CARA DE PAU. ÊTA POVINHO BESTA E FÁCIL DE SER MANIPULADO.

  7. Esse prefeito só começou essa obra agora pq aquele candidato a vereador de Bira encheu o saco dele com o processo pra não deixar ficar mostrando esse trem agora na campanha. Acabou que serviu pra obrigar esse prefeito cara de pau a começar a obra. Vou votar nesse Nelsinho pq foi macho p enfrentar esse prefeito enrolão.

  8. Não sou engenheiro, mas usando o senso comum digo que jogar brita sobre a areia fofa do Aterrro do Bacanga, sem ao menos fazer uma compactação do terreno não é a forma correta de ser fazer uma pista para automóveis, uma carroçal ou uma ciclovia, que dirá uma “estrada de ferro”.
    Castelo tem que ser preso com certa urgência, pois suas maracutaias ainda vão custar muito aos cofres públicos.

  9. Até parece que tem alguém nesse estado que faça essa tal de licitação, pior são os que não fazem a licitação e nem a obra também mas o dinheiro some…

  10. esse vlt nao passa de uma porcaria andei no vlt de teresina sem ar condicionado,barulhento.uma porcaria.quase ninguem anda.

  11. CAOS 45, gracas ao competente MESTRE DE OBRAS instalado na Procuradoria do Municipio, contratou um grande percentual dos HOMENS DA LEI que mandam e desmandam nesta cidade que detem um percentual proximo a 90% de ignorantes e miseraveis, que vendem o seu voto por migalhas, mantem na sua folha de pagamento, blogueiros ( excluo voce, pois te conheco e a tua integridade) corruptos, contratados para divulgar inverdades… Leia a LEI FEDERAL 8.666 e veras que tudo o que e propagado a respeito desse VLT e a maior das mentiras. E a nossa JUSTICA permite que politicos mentirosos e corruptos continuem a enganar este povo, que por falta de oportunidades, sequer tem a dignidade de protestar. Eu livre pensador rezo: ATTA UNSER THU IN HAMINAN… CHEGA!

  12. rapaz esse castelo e muinto doido
    se ele falou q vai fazer com certeza ele faz esso
    e questao
    de tempo eu tenho certeza disso…….

  13. É o que é pior Deça se rasga dinheiro público de forma discarada apenas para usufruto eleitoral. Duvido que haja um estudo de viabilidade da obra que será apenas um delirio de castelo para confundir os eleitores. Ai eu pergunto , cade a nossa imprensa , nossos parlamentares fiscalizadores do executivo , o ministerio publico do maranhão que parece não existir. Será que as constantes reportagens negativas sobre o maranhão ja tornaram as nossas instituiçoes inertes e avalizadoras de absurdos como esses.

  14. O VLT Já chegou desde sábado e encontra-se no aeroporto de slz, dentro de um Containner. Lamento aos que torcem contra!

  15. Percebo que a obra vai ter só início, igual a prolongação da avenida litorânea, viadutos do calhau , forquilha e hospital de emergência, que até hoje não terminaram de fazer.

  16. Esse VLT não vai passar dessa foto aí. Ainda mais se Castelo for eleito. Que todos os santos não permitam que esse velho malaco e sem escrúpulos nos governe por mais 4 anos.

  17. OUVI FALAR QUE É MENOS DA METADE DA VIA EXPRESSA, COM UMA DIFERENÇA, VAI TER INICIO MEIO E FIM.

  18. Ultimamente estou preferindo coisas concretas do que as transparentes, a obra está aí, vai me atender.

  19. É muita “loucura” se ele estiver com “maracutaia” nessa obra. “Prato cheio” para os opositores explorarem caso exista alguma irregularidade.

  20. Quero saber deste rapaz que postou este artigo, quantas licitações o sr. Ricardo Murad, realizou para a cosntrução de hospitais e upas no maranhão, vai te catar Gilberto Leda, você só ve um lado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *