54

Adversários descontróem “obras de última hora” de Castelo…

Vagões do VLT em São Luís: marketing eleitoral puro

O prefeito João Castelo (PSDB) tem duas apostas claras para tentar vencer as eleições no 1º Turno  e evitar uma arriscada segunda rodada de votos: o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos e o prolongamento da Litorânea.

Obras iniciadas praticamente no início da campánha, elas são quase que onipresentes nos programas eleitorais. Até um vagão do VLT foi trazido por Castelo para chamar a atenção do eleitor.

Mas os adversários já descobriram a estratégia e começaram a desconstruir o que chamam de “obras de última hora” da prefeitura.

Para Eliziane Gama (PPS), estas obras servem apenas para iludir o eleitor. Foram iniciadas, segundo ela, “apenas para justificar os quatro anos que o prefeito passou sem nada fazer”.

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) é ainda mais duro.

Segundo ele, “Castelo sabe que não tem como construir um projeto deste tipo em apenas quatro meses, mas diz isso na propaganda para tentar convencer o eleitor a mantê-lo na prefeitura”.

Litorânea: pavimentação completa em menos de 300 metros

O programa de Washington Luiz (PT) também já bombardeou o VLT e a própria Avenida Litorânea – que, já tem pavimentação complenta com  menos de 300 metros de extensão, o que serve para imagens na propaganda.

Alheio às críticas, Castelo segue em frente com a dupla de obras. Mas já percebe uma sinalização do eleitorado.

Nas chamadas “salas de espelho” – usadas por todos os institutos para aferir a opinião do eleitor – o VLT e a Litorânea não despertaram a confiança da população.

Pelo contrário, o eleitor tem consciência de que as obras são “invenções para ganhar voto”.

Castelo tem exatamente um mês para resistir ao bombardeio e reverter a tendência de estagnação nas pesquisas.

Mas terá que procurar novos motes, já que os dois usados até agora se desgastaram com as críticas não rebatidas a contento.

Caso contrário, terá um segundo turno muuuiiito difícil…

Marco Aurélio D'Eça

54 Comments

  1. Povo merece represetante que tem.povo burro deixa vender propaganda enganosa Castelo mentiroso.safado merece filha que tem saoatão falta bater nele.povo burro ver ser acorda………

  2. Vamos acreditar na renovação votando em um candidato jovem e com muita disposição para trabalhar.
    Atuante nos mandatos de vereador e deputado federal, e que até o momento não teve seu nome envolvido em roubos de dinheito que deveriam ser usados em beneficio do cidadão.
    Não trabalho e nem ganho dinheiro com politica, mas meu Voto é 36 Edvaldo conte com meu voto!

  3. Carla vc falou tudo! Parabéns! Tenho conversado com a maioria da população e a maioria está revoltada com essa administração. Pelo menos vamos tentar mudar, se der não certo, tiramos de novo atá alguém trabalhar de verdade.

  4. A obra da Litorânea está igualzinha a da Via Expressa, lembram o prazo de inauguração das duas? A Litorânea era 3 de setembro (120 dias) e a Via Expressa 08 de setembro até a Daniel de La Touche, ou seja, ambas não foram concluídas, portanto, as duas ficaram pela metade, então ninguém pode criticar ninguém, o povo é que é enrolado, mas boa parcela da população percebe esse tipo de coisa, finge, e na hora de votar sabe perfeitamente valorizar seu voto, os tempos estão mudando.

  5. Meu comentário é inspirado no do Raul.

    “JSM, é por isso que pessoas como você vivem na miséria…miséria intelectual.”

  6. Marco,
    Castelo tenta sua ultima cartada, no rosário de armações, para enganar o povo. Anuncia a chegada de um equipamento de VLT. Seus seguidores alardeiam que essa é a sua maior obra. Enganação fajuta, de gente ingenua e desinformada – essa obra, o VLT mostrado, não é obra sua coisíssima nenhuma. Isso é obra dos fabricantes de VLT. Sim porque o equipamento em si, qualquer um compra. Esse aí deve ter sido comprado da fabrica de Barbalha, no Ceará. Comprado, diga-se, as escondidas , sem licitação, sem publicidade e sem que se saiba o seu preço. Obra mesmo, se tivesse, haveria de ter projeto, licitação, etc. Logo….. Um abç do Milton Calado

  7. Gostaria que um tecnico da vale informasse aos leigos se os dormentes que geralmente são de madeira sobre britas, e no caso do bonde do castelo são de concreto sobre britas se tem a mesma segurança no que se refere a trincas futuras no concreto, que serve de base para os trilhos de aço.

  8. Minha avaliação é que Castelo imagina que a população de são luis é totalmente ingnorante na cabeça de quem que cabe no final de mandato a exatos 30 dias da eleição colocar em exposição uma maquina para tentar impressionar o povo, e os idiotas a serviço do mal, tentam defender o impossivel de defesa, é triste saber como castelo vê a inteligencia do povo de são luis, pensam que somos babacas, ou pensa que aqui é uma cidade dos livros de Jorge Amado, vai levar uma paulada tão grande dos eleitores, vai perder feio, ele surtou de vez. fora castelo.

  9. Esse povo que vem defender o prefeito e dizer que é inveja é só falta de argumento? Pq eu vou ter inveja desse prefeito em que? Nem candidata eu sou, sou uma cidadã ludovicense que quer ver sua cidade com avanço e não descaso. Pois Castelo passou 3 anos sem fazer nada e agora vem com essa? Quem fala que castelo fez uma boa gestão só pode morar em outra cidade e vem aqui só de passagem e não conhece o dia dia de nossa cidade. Até o Tadeu que no final de seu mandato deixou muito a desejar fez uma gestão melhor do que a dele, ao menos São Luís não estava parecendo uma cidade abandonada, as coisas funcionavam, o problema é que Tadeu foi traidor e ns ultimos anos abandonou São Luís, se não fosse por isso eu votaria nele. Acredito que Washinton faria uma administração pq o governo do estado ia fazer de tudo pra beneficiá-lo (o que acho errado não fazer com qualquer que ocupe esse cargo, afinal, são interesses publicos que estão em jogo), mas pelo visto Edivaldo é o único que pode superar Castelo e meu voto é dele, acredito em inovação e se por acaso ele não fizer uma boa administração votarei em outro na proxima eleição, assim como fiz com Castelo. Nós temos em nossas mãos uma arma poderosa que é o voto, chega de comodismo, se não está bom, vamos mudar, vamos colocar outro e por aí vai, não podemos ficar de mãos atadas esperando chegar no ultimo ano do mandato pra ver São Luís ter obras, pois assim Castelo faz, pensa que o povo é burro. Chega Castelo, se eu fosse ele teria vergonha. Acredito que esse povo que defende Castelo (minoria bem minoria) deve ser pq tem algum cargo na prefeitura e está com medo de perder, pois não conheço nenhum cidadão lúcido e imparcial que vote nele pq ele fez boas obras em São Luís.

  10. cade os 72 hospitais ??? cade a ponte do sao francisco ao anjo da guarda ???? cade o metro de superficie que roseana prometeu na caminhada da cohab ???? cade a REFINARIA ???? cade a Usina da dimensao em sao luis ???? tu é uma piada , sarara !

  11. Cadê a via expressa da Roseana? faltam dois dias para o aniversário de São Luís, e ela não concluiu a obra e esses blogueiros que comem na panela dela nada falam. Ah! me compre um bode. Castelo não faz, mais Roseana não fica atráz. Cadê a ponte que ela prometeu fazer aqui em São Luís? Já sei, ela vai fazer ligando São Luís a Ilha de Curupu, já que foi proíbida de andar de helicoptéro do GTA, POR PROBLEMAS DE SAÚDE. todos os políticos do Maranhão são igual PAU DE GALINHEIRO não entendeu? são todos sujos!!!

  12. Os prefeitos tucanos das duas maiores cidades do Maranhão estão em apuros nestas eleições. Padecem do mesmo mal. Com administrações medíocres, estão sem obras de médio ou grande porte pra mostrar. Resta agora somente apostar num samba de uma nota só: as velhas e surradas promessas.

  13. É Castelo é danado mesmo, só faz obras que revolucionam a cidade. O baixinho é o cara! O sistema italuís, a ponte Bandeira Tribuzi e o Castelão, somando-se ao prolongamento da Litorânea, o VLT e o novo Hospital de quase 100.000 metros quadrados que já está em construção mostram o poder de realização deste homem. Particularmente achei Tadeu Palácio um bom Prefeito, mas perto de Castelo é fichinha, foi um prefeito que zelava pela austeridade fiscal, mas seu governo foi feijão com arroz, morno, limpeza e jardinação (políticas públicas q são luís simplesmente não tinha) porém, francamente, nada mais!
    Edivaldo Holanda Jr, é um político ainda despreparado e limitado usa pregação em igreja evangélica como palanque eleitoral.
    De Washingon Oliveira guardo uma boa impressão, mas a gestão estadual está tão ruim e desacreditada em São Luís que acabou por prejudicar a sua campanha.

  14. Que Prefeito MENTIROSO!!! Falastrão… Meu Deus… O povo não vai aceitar esse estelionato!! Fora CAOSTELO!!

  15. Se alguém tiver a curiosidade como eu, de parar o carro e ir a pé pra ver realmente a obra da litoranea, que vá. Estão lá, seis (6) postes de luz, com luminárias (sem fiacao eletrica), um pequeno trecho de asfalto, sem nenhuma contenção lateral e nada mais. Literalmente um ” fake” pra ENGANAR a população e assim ta fazendo com esse VLT. O Caostelo merece ganhar o prêmio de COMEDIANTE do ano.

  16. vcs estão todos se cagando de medo e de inveja .
    CASTELO FEZ, CASTELO FAZ E VAI FAZER MUITO MAIS.
    ELE VAI VENCER NOVAMENTE AS ELEIÇÕES E VOCES MORRAM……..kakakakaka!

  17. A obra da Litoranea era para esta completa em 120 dias, prazo q expirou no dia 3 de setembro, dois das atras.

  18. Com o traçado dos trilhos rente a avenida, o aterro vai servir pra que ?

  19. Castelo pode fazer VLT, metrô e o que for, se tem alguém desesperado nessas eleições é o prefeito joão castelo, que pensou que o povo ia esquecer que ele passou 3 ano sem fazer nada, deixando São Luís entregue as cobras, a cidade ficou mal cuidada, suja, cheia de buracos, semáforos que não funcionavam, escolas que começam ano letivo em julho, ou seja, São Luís virou um caos, sabemos bem disso. Agora nesse ano pq é ano eleitoral, ele vem com essa graça achando que o povo é burro e idiota. Me arrependo e muito de ter votado nesse político na eleição passada, mas pelo menos esse erro não cometo mais, errar é humano persistir no erro é burrice, Castelo nunca mais, qualquer um desses candidatos é melhor do que ele. Tomara que ele perca e perca feio, pra aprender a não zombar da cara do povo. Eu voto contra castelo, me envergonho de ter um politico tão sem noção

  20. ouvi falar que esse V L T , veio das bandas do Ceara emprestado do governo Cid Gomes(PSDB) e depois da eleição volta para o local de origem Ceára. Acorda São Luis, nem CASTELO e nem HOLANDAS, São Luis tem jeito é TADEU 11.

  21. Esse TREM FANTASMA E A AVENIDA DO NUNCA. nao conseguirao mudar o que o povo ja Sabe !! O CAOS n tem mais credibilidade alguma em SL e vai pagar o preço por isso !!!

  22. São Luis é uma bela cidade, não merece a classe politica que tem, infelizmente.

  23. Da a impressão que Caostelo se elegeu a prefeito em 2008, a para administrar São Luis/MA, por apenas 06 (seis) meses. Basta apenas fazer a retrospectiva e constatar que em 3,5 anos de mandato, ele como prefeito não fez nada, a cidade de São Luis era um CAOS TOTAL.

  24. Na minha opinião o Castelo seria um excelente PREFEITO DE ILHÉUS. NA EPOCA DOS CORONÉIS(NOVELA GRABRIELA), ele está preocupado apenas com ele!!! O povo que se dane!!! Não tão diferente do Sr Tadeu Palacio, quem não lembra dos seus ultinos 2 anos de prefeito(São Luis era uma cratera só). Vou dar chance para um candidato novo, se ele se queimar, pelo menos eu não insistiria no erro!!! VOTO DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA….

  25. Apesar de não votar aqui em São Luis e por isso não ter candidato acho que Castelo pensa que o povo é idiota.

  26. Esse velho cara limpa pensa que a população de São Luís é um curral eleitoral dele, só pode! Castelo o que é teu, ta guardado, dessa vez tu vai ser defenestrado do cargo! Até nunca mais Prefeito Maldito!

  27. OLHA, QUEM ESTÁ FAZENDO ISSO É VOCÊS COM ESSA FOTO DA VIA EXPRESSA, SÓ TEM ESSA FOTO, TOMARA QUE O MAX BARRO CAIA DO VIADUTO QUE LIGA O NADA A COISA NENHUMA, PARA DE BABAÇÃO CABEÇÃO, VOCÊS ESTÃO TOMANDO AS CASAS DOS POBRES NO VINHAIS, CADÊ A VERGONHA, PARA COM TANTA MENTIRA JÁ CHEGA O MARANHÃO ESTAR UMA MERDA IN NATURA, AS PRAIAS TU NÃO FALA NÃO É CABEÇÃO.

  28. Marcos, peço averiguar o que estão dizendo, a respeito das indenizações do restaurante localizado nas intermidiações do traçado + o Posto ESSO, sem falar no proprio Mercado do Peixe – como esse ficará ? Pois, pelo que se ver, o traçado, passará por esses locais…Sem falar do Canal ? O que dizem, é que o Dono do Posto não vende, o restaurante pedi 50 milhoes e o mercado do peixe vai para a outra margem do bacanga..ISSO É VERDADE ?

    Resp.:Não sei.

  29. VLT. Três comuns consoantes que nunca se viram tão populares e exaustivamente pronunciadas como agora. Uma má ideia? Não, de forma alguma. O VLT, bem como qualquer outra benfeitoria que se destine a melhorar a vida das pessoas, jamais pode ser visto como um mal, isso não se discute. O que se questiona e que se deve questionar são as questões subliminares contidas. Esta imagem me remeteu a cenas pitorescas que já vi em filmes de sutil inteligência. Por muito pouco não pensei que estivesse chegando a Arca de Noé para nos conduzir à salvação do dilúvio de mazelas e desrespeito a que somos diariamente submetidos. Um político sério de verdade e que se preocupa com a mobilidade urbana não compra um VLT simplesmente e às vésperas de uma eleição, ele educa as pessoas para respeitarem as leis de trânsito, valoriza os profissionais da área, pavimenta as ruas com asfalto de qualidade, cria passarelas, aumenta o rigor na fiscalização do trânsito, dinamiza o …sistema de transporte criando uma rede de locomoção, age duro com o empresariado do setor no sentido de renovar e ampliar a frota de coletivos, garantindo preço justo e serviço de qualidade, constrói novos abrigos e realiza a manutenção dos já existentes, investe em acessibilidade, fiscaliza e pune a ação de flanelinhas estelionatários e opressores, quando não muito ladrões, separando-os dos justos trabalhadores, constrói ciclovias, sinaliza adequadamente a cidade e, fundamentalmente, respeita a inteligência e necessidade dos que dependem do transporte público para locomoção. Senhor prefeito, políticos que se intitulam “pais”do VLT e demais bajuladores, respeitem o cidadão ludovicense. Não queremos presentes, queremos comprometimento, seriedade e trabalho de verdade. Deixem os contos de fadas e as soluções mirabolantes para os livros e o cinema. Basta!

  30. Eita que os adversarios de Castelo estão mostrando total desespero!!!Quanto mais se questiona o VLT, mais se divulga a obra e benefecia em sua grande totalidade ao Castelo e a população é claro!!!!

  31. O povo não acredita mais em nenhuma palavra de CAOStelo……..é um mentiroso!!!!!O Povo de São Luís pedi MUDANÇA e MUDANÇA é Edivaldo Holanda Jr!!!!!!EH 36!!!!!!!!!

  32. Depois de tanto trabalho com as obras (inacabadas) da drenagem do mercado central, o prefeito vai obstrui-lo por detrás do mercado do peixe?, pois o que estamos verificando com o VLT, temos duas opções: aterra-se tudo ou coloca-se asas no trem, para ultrapassar o canal do portinho.

  33. O Castelo esta totalmente desacreditado, mente com frequencia achando que com atual mídia eletronica ainda pode enganar os eleitores!!!!CHEGA CASTELO.

  34. Bem, eleitoreiras ou não, são obras que vão ajudar no deslocamento do povo em São Luís, da mesma forma que a avenida que liga os dois shopping centers feita pelo governo do Estado. O melhor seria criticar outros problemas, porque esses aí são soluções.

  35. Castelo mandou trazer esse vagão pra mostrar que está perto de funcionar, será que no dia 07 de outubro esse VLT vai levar os eleitores dele pro local de votação?

  36. MARLON BOTÃO NOTIFICA A PREFEITURA DE SÃO LUÍS SOBRE AS OBRAS DO VLT

    O candidato a vereador Marlon Botão (PT) protocoliza hoje 5, à tarde, na Prefeitura de São Luís, uma notificação extra-judicical solicitando informações do poder público municipal sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujas obras foram iniciadas no Aterro do Bacanga.

    A notificação questiona a Prefeitura sobre a existência de processo licitatório na execução da obra do VLT, bem como o valor, o prazo para conclusão e o nome da empresa contratada para a execução do serviço.

    “O VLT vem sendo apresentado na propaganda eleitoral do prefeito João Castelo (PSDB) sem que a população tenha conhecimento do valor gasto e de outras informações essenciais de interesse público”, observa Marlon Botão. Para o candidato a vereador, os princípios da publicidade e da transparência estão negados nas obras do VLT.

    “Não somos contra as iniciativas que visem a melhorar o sistema de transporte em São Luís. Defendemos ações concretas sobre a mobilidade urbana, mas não podemos ficar passivos diante de uma obra que não tem sequer uma placa identificando o valor gasto. Isso é dinheiro público e tem de haver transparência na execução da obra”, cobrou o candidato Marlon Botão.

    O autor da notificação questiona ainda a falta de publicidade do projeto de engenharia da obra do VLT. As obras até agora começam e terminam no Aterro do Bacanga. Não há também divulgação de qualquer estudo de impacto ambiental ou adequação ao Plano Diretor de São Luís.

    Antecedentes – O anúncio das obras do VLT já havia sido questionado pelo candidato a vereador Nelsinho Brito (PT), em julho, através de uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra possível conduta vedada da candidatura a reeleição do prefeito João Castelo.

    “Quero parabenizar o companheiro Nelsinho pela primeira iniciativa e solidarizo-me com ele nessa luta em defesa da transparência nos gastos públicos”, destacou Marlon Botão.

  37. e nesse 2º turno muiiiiiiito difícil a ilha rebelde mostrará a sua verdadeira cara, que por enquanto está dormecida…

  38. O prefeito Castelo aprendeu com Roseana nas eleições de 2010, cade a refinaria?

  39. 05/09/201206h00
    Estudo sobre VLT de Cuiabá revela incertezas sobre legado e preocupação quanto a prazo
    18

    Vinicius Konchinski
    Do UOL, no Rio de Janeiro

    Comunicar erro Imprimir

    Uma das obras mais caras da preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 pode não trazer benefícios a grande parte da população. Devido a “muitas incertezas” relacionadas à construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá, que custará R$ 1,47 bilhão ao governo de Mato Grosso, ainda não é possível dizer se a obra vai beneficiar “realmente quem faz uso e depende do transporte público, como os trabalhadores e estudantes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *