24

Washington erra ao atacar Holandinha…

Washington e Castelo: a briga com Holandinha é do tucano

Aliados do prefeito João Castelo (PSDB) estão, desde sexta-feira, fazendo uma espécie de estímulo para que o candidato do PT, Washington Luiz, comece a bater no proto-comunista Edvaldo Holanda Júnior (PTC).

O programa petista mordeu a isca e começou mostrar uma face, real mas desconhecida, da atuação parlamentar de Holadinha na Câmara Federal.

Erro de estratégia dos senhores absolutos do marketing washingtista.

Nesta altura do campeonato, Holanda Júnior já criou a onda de crescimento que pode levá-lo a ultrapassar o prefeito ainda no primeiro turno – aliás, como este blog vem apontando desde o início da semana.

Bater nele, neste momento, pode servir de fermento a este crescimento – sobretudo se a porrada vir de Washington, o que despertaria o sentimento anti-Sarney nma ilha.

Se alguém precisa se contrapor a Holandinha, este alguém é o próprio João Castelo.

E o tucano tem argumentos para isso: a relação de aliança que os Holanda – pai e filho – tinham com ele até o início da eleição é um deles. Os cargos que os dois mantiveram, ou mantêm, na prefeitura, é outra. E o passeio ideológico que eles fazem na política maranhense é uma terceira via de ataque.

Mas Washington não tem que se meter nesta briga.

A relação dos Holanda com os Castelo pode ser foco da campanha

O petista mais que dobrou os seus índices de intenção de votos nas últimas semanas, exatamente por mostrar a relação entre sua campanha e as obras do governo Roseana Sarney (PMDB) na capital maranhense.

É o maior índice já registrado por um candidato de Roseana nas eleições da capital maranhense

O que Washington precisa fazer é surfar na onda das inaugurações roseanistas e capitalizá-las de forma inteligente. E fortalecer estes números com  uma ainda indefinida vinda de Lula a São Luís.

A briga entre Castelo e Holanda Júnior deve ser uma briga deles.

Washington tem espaço para crescer, com votos de indecisos (cerca de 9%), de Tadeu Palácio (outros 9%), e de Eliziane Gama (6%), utilizando-se do chamado voto útil.

Difícil será tirar Holanda Júnior do segundo turno, mas a tendência de queda de Castelo já se caracterizou – e vai que o prefeito comece a cair à medida que Washington cresça?

Já imaginou, um inédito segundo turno sem a presença do atual ocupante do cargo???

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Verdade! Quem é q está fazendo essa campanha amadora para Washington? eita povo fraco. Até o momento ainda não ví um anúncio descente. Aquelas das palavras erradas, me poupe, né? amadorismo total.

  2. Desde o começo desta campanha eu tenho falado de uma armação idealizada pela dupla Zé Reinaldo Flavio Dino que querem a todo custo dominar São Luis para 2014. Só bobo não vê.Flavio Dino é cupixa de Zé Reinaldo desde que foi eleito no esquema imundo de Zé Reinaldo/Humberto Coutinho/Tema. Zé Reinaldo e Flavio querem o segundo turno com Castelo e Edvaldo Holanda Junior pois sendo assim qualquer um que ganhe vai garantir ou Zé Reinaldo ou Flavio Dino. Só besta não vê isso.

    resp.:Aguarde texto sobre o tema nesta segunda-feira.

  3. Não concordo com agressões em campanha eleitoral, porém, se Holandinha não assinou o requerimento da CPI do cachoeira, votou contra as posições do código florestal contra o desmatamento e outras coisas mais que o cidadão comum não tem acesso, acho que algum candidato deve expor isto na campanha, afinal não são ataques pessoais, mas revelações sobre sua atuação parlamentar que seus eleitores de 2010, que o levaram à Câmara Federal, certamente não sabiam.

    Resp.: O problema é que ele não fez nada disso, meu caro.

  4. Washington tem que bater é no Caostelo que vai começar a cair e ir pra decidir com o Holandinha no 2 turno, Ainda dá tempo.

  5. Se tiver catinga do Weverton Rocha na coordenação da campanha de Olandinha, tem sacanagem. Onde esse cabra tá, tem sacanagem.

  6. Caro leitores deste conceituado blog, vou lembrar voces daquela eleição entre ROSEANA X JACKSON LAGO onde a ROSEIRA era favorita com 60% e quando a eleição foi encerrada o Dr JACKSON comeu a fatia.Que me desculpe esses instituto local, mais sem nenhuma credibilidade, manipulada, Pesquisa para mim so depois que abrir as urnas, ai meu amigo eu quero ver a onda vermelha toda chorando.Ando muito nesses quatro cantos da nossa querida ilha e nunca ouvi niguem votar nesse candidato EDIVALDO.Quem viver vera.

  7. RAPAZ GRAÇAS A DEUS QUE ESTÁ TUDO SE ENCAMINHANDO PRA CAOSTELO IR EMBORA. PRA MIM TANTO FAZ, TADEU, EDIVALDO, ELIZIANE E QUEM SABE (DIFICILMENTE) ATÉ O MACAXEIRA DO WO. QUALQUER UM MENOS O CAOS ….TELO.

  8. Todo mundo
    Todo candidato deveria ter um marqueteiro como o de Holanda Júnior, que saide insignificantes + ou – 17% para 30% em menos de 40 dias… Acredite quem quiser.

  9. Marco, Weverton Rocha é coordenador da campanha de Edivaldo Holanda Jr? Isso é verdade? Pq se for tem sacanagem no ar, todo mundo sabe de sua ligação com a base aliada de Castelo, com Ivaldo Rodrigues etc….Será que vc pode me responder?:

    resp.: Weverton Riocha é um dos aliados de Holanda Jr. na campanha.

  10. Caro Jornalista.
    Concordo em patre com sua fala, porém no que se refere a apoios ou filiações, nada disto. O Vereador, Deputado ou Senador apoia e em troca fortalece suas bases. O Castelo teve apoio na Câmara e Assembléia. O que ele pode fazer? A elição é para Prefeito. Vamos discutir as teses por uma melhor São Luís.
    Abraços,
    Olinto

  11. Caro Marco:

    Como se pode afirmar que a estratégia petista é equivocada se, no princípio, o candidato do Partido tinha menos de 3% e agora tem 12%. Ela está correta. O problema da candidatura petista, então, não é o marketing, mas o próprio candidato que, embora vice-governador era, até o começo da campanha, desconhecido. Com o percentual que alcançou, o “inimigo” é mesmo o candidato que está entre ele e João Castelo, no caso Edivaldo Holanda. É simples, ou não?. O que tem de ser feito, mesmo, é redobrar os esforços no sentido de que ele vá ao segundo turno. A não ser que haja “forças ocultas” contrárias a essa pretensão.

    resp.: Não é possível que você não entendeu?! Ele cresceu exatamente por que fez uma campanha propositiva. Só agora, de sábado pra cá, é que resolveu bater em Holandinha. Quem tem que bater em Holanda é castelo – e tem arrgumentos pra isso. Washiungton deve continuar com sua campanha propositivia, mostrando o que seu governo fez e o que pretende fazer. Esta tolice de agressão é de quem não conhece a realidade da eleição no Maranhãop. Coisa de paulista mesmo.

  12. QUEM SABE SOU EU MARCO !! Demorou mas tua ficha caiu, Edivaldo é a TENDENCIA e o NOME dessa eleicao !! So s acontecer algo catastrofico pra nao ganhar essa eleicao !!

  13. Corretíssima a sua análise. Ví hoje uma inserção do candidato do PT que achei demasiadamente fora do contexto; ora, vamos apresentar propostas e não apontar falhas dos outros. Com certeza essa estratégia não trará beneficios ao candidato do PT e, sim, desgaste.

  14. O COMENTÁRIO É PERFEITO, PORQUE QUANDO COMEÇAREM A FALAR DOS CHEQUES SEM FUNDO QUE O PT
    DEVE NA PRAÇA, QUE SÃO MILHOES E QUEM ASSINOU FOI
    OU É UM CANDIDATO A PREFEITO AÍ O BICHO VAI PEGAR E SE FOR PARA O HORÁRIO ELEITORAL…

  15. Conquistando meu respeito a cada dia, imparcialidade é o foco do jornalismo independente. Parabéns!

  16. eu sabia que holanda Junior ia surpreender,precisamos de políticos novos,pensamentos renovados,chega das mesmas caras sempre,se ele (Holanda Junior) não fizer um bom governo é so nos nos mobilizarmos e como eleitores da a resposta nas urnas.vamos acreditar que o novo é a solução.

  17. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Caboclo, essa comentário é perfeito! È exatamente isso que tenho afirmado muito antes dessa últimas pesquisa. São Luis está sem opção para candidato a prefeito. É isso que as pesquisas da Escutec vem confirmando. Senão vejamos: Castelo em primeiro lugar. Um péssimo prefeito, ultrapassado, sem projeto para cidade. Empurra com a barriga a administração de São Luis. Se alguém perguntar para qualquer secretario municipal o que está previsto para ser feito amanhã, ninguém saberá responder. A administração é feita no improviso. Sem projeto definido. Mesmo assim, continua em primeiro lugar, porém, estagnado, apesar de todo volume de sua campanha. Tenta de toda maneira faturar as eleições no primeiro turno. Joga pesado. Sua campanha de tão volumosa, passou a ser chata, agressiva. Passou a incomodar as pessoas. Seus carros de sons não dão sossego, nem aos domingos, a população. Nem o VLT alavancou sua campanha. O pesadelo do 2º turno parece próximo. HOLANDINHA, como já sabemos desde o inicio, parece mais uma marionete. Sem personalidade e projeto para a cidade, segue se apresentando como o novo, a mudança, porém, não empolga. È muito vazio, não passa confiança. O segundo lugar lhe é garantido pela absoluta fraqueza dos outros candidatos, principalmente de Washington Luis. TADEU PALÁCIO está, desde o inicio de sua campanha, sem rumo, desorientado. Em razão disso, passou a apelar para as promessas sem sentidos. Segue a linha de Castelo: promessas poliqueiras. O que não fez durante o tempo que administrou São Luis, agora, promete fazer! Essa de fornecer merenda para alunos levarem para casa no final de semana é hipócrita. O povo tá cansado desse tipo de promessas politiqueiras. . WASHINGTON tem estrutura suficiente para ganhar as eleições: a maior aliança política, melhor vice, apoio de Dilma, Lula, Roseana, porém, não está sabendo transformar isso em votos. Sua assessoria é péssima, não o estão preparando suficientemente para o embate, a começar pela foto de campanha. Parece que tá agachado, com medo. Sua dicção é péssima. Ele fala pra dentro, não solta a voz. Usa muito “eu acho”, o que traduz incerteza. Subestima a periferia e a zona rural. Aqui, onde moro, na zona rural, não se tem nem ao menos uma foto dele. Tem de todos, até Eliziane Gama deslancha em propaganda, mas nada de W.O. Ele preferiu abrir um comitê na Holandeses e apostar tudo na campanha da TV. O povão tá na periferia, na zona rural. Nas áreas nobres, a população já tem sua formação politica definida. Ele deveria cair em em campo, no corpo-a-corpo na zona rural, na periferia. Ele subestima a região do São Cristóvão-Cidade Operária, principalmente. Nem as propagandas dele chegaram nessa região. Pela primeira vez, São Luis tem as chances reais de ter um prefeito aliado dos governos estadual e federal, mas a assessoria de W.O. está desperdiçando essa chance. Programa eleitoral só assiste que gosta. A grande massa quer saber é do corpo a corpo. Solte essa voz, deixe dessa coisa de “eu acho”, caia em campo, no corpo-a-corpo na periferia, na zona rual, monte comités nos bairros, na zona rural, pelo menos para distribuir santinhos, e a coisa muda!

  18. Marcos,

    Com todo respeito (aliás tu sabes que eu nutro respeito e admiração por você), mas essas tuas análises mudam do dia pra noite quase todo dia e quase toda noite.

    No começo era Tadeu o perigo, depois Washington, agora é Holandinha quem “desponta”. Até mesmo Castelo já figurou como favorito no teu blog. Eu, sinceramente, não me espanto se amanhã você apontar Eliziane como “fenômeno”.

    Analisando “todas as possibilidades como possíveis” fica fácil, né?

    Abração.

    Resp.: As minhas análises mudam, meu caro Linhares, por que os fatos mudam. Não sou obtuso ideológico para manter uma opinião pelo resto da vida. Com o erro não tenho compromisso. Se as pesquisas mostrarem que Eliziane está crescendo ao ponto de ameaçar chegar ao segundo turno, não tenha dúivida de que irei dizer isso aqui, por que não? É por isso, meu caro Linhares, que nunca me filiei a partido algum, nunca procurei disputar cargo algum e nunca me alinhei a qualquer projeto político. Por que as concepções ideológicas quase sempre amarram o discurso – e a análise nunca fica isenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *