24

Pesquisa Ibope: a tendência é mais importante que os números…

Castelo avançou bem entre uma pesquisa e outra

Os números da pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada ontem, revelam uma importante queda na diferença ente o prefeito João Castelo (PSDB) e o deputado Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Mas importante do que os números, no entanto, é a tendência apresentada pelo levantamento.

O prefeito mostrou que reagiu bem ao favoritismo de Holanda Júnior e, sobretudo, ao clima de já ganhou estabelecido pelo adversário após o resultado da Escutec e do DataM, que apontaram até 23 pontos de vantagem para o proto-comunista.

A tendência dos números dizem que é Castelo quem vive o melhor momento na campanha, embora ainda precise tirar uma imensa diferença em um curtíssimo espaço de tempo.

Bem organizado, o programa de Castelo conseguiu atingir pontos fundamentais da fragilidade de Holandinha, que não soube surfar na onda do favoritismo formada na virada do 1º para o 2º turno.

A postura de Holanda ainda é muito robotizada no vídeo

Apesar do desgaste da imagem e da avaliação negativa da administração, o prefeito consegue fazer o contraponto perfeito ao despreparo e a incapacidade de debate já demonstradas por Holandinha.

O candidato do PTC não consegue dar respostas a questões básicas, como a importância de Weverton Rocha em sua campanha, a aliança com figuras como Abdelaziz Santos e a forma escondida como seu pai atua no comitê.

Não consegue, sequer, responder perguntas básicas sobre seu programa de governo – como o exemplo do Bilhete Único, na entrevista da TV Mirante.

Para diminuir a fragilidade, Holanda Júnior vem sendo submetido a treinamentos quase diários. Mas o resultado é cada vez mais artificial, dada à dificuldade que o candidato tem em expor de forma espontânea o seu raciocínio.

A missão de Castelo, como já foi dito aqui, é ainda muito, muito difícil.

Mas o prefeito tem, agora, um terreno melhor para pisar até o pleito – sobretudo pelo fato de que, na semana que vem, os dois adversários serão submetidos a uma intensa agenda de debates.

E em encontros como este, pelo calor da disputa, nenhum tipo de treinamento é capaz de garantir a performance de candidatos de prateleira – espécies de produtos apresentados em embalagens bonitinhas para seduzir o consumidor.

Geralmente, produtos como estes são esvaziados ao primeiro teste de qualidade.

E a TV – na propaganda e nos debates – representa este teste…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. BLOGUEIRO BURRO!

    MAIS DE ADIÇÃO É COM “I”.
    MAS DE PORÉM QUE NÃO TEM “I”.

    APRENDA ESCREVER!

  2. Boa reflexão, porém com uma ressalva: Castelo tem, segundo, a pesquisa de IBOPE de ontem, 70% de pessoas aprovando sua administração (somatório de Otimo+bom +regular). Logo, todo este povo pode, e deveria, votar nele.

  3. Pelo jeito castelizou de vez so não entendo porque nos 4 anos que passsaram voce não disse que a administração do atual prefeito foi otima

  4. Não está correto afirmar que a pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada na quinta-feira (18) e publicada hoje (19) em O Estado tenha apontado queda do candidato da coligação “Muda São Luís”, deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

    Isso porque não se podem – ou não se devem – comparar os números deste instituto com os do Escutec, que mostrou, domingo (14), o petecista com 54,6%, contra 34,3% de João Castelo (PSDB) – reveja.

    No levantamento do Ibope de ontem, Holandinha aparece com 49%; Castelo, com 39%.

    Teoricamente, queda de quase seis pontos percentuais o líder e crescimento de quase cinco do tucano, certo?

    Errado!

    Se comparados os dados da primeira consulta Ibope/TV Mirante do 2º turno com a última do 1º, tem-se que, na verdade, Holanda Jr. cresceu seis pontos percentuais – ele tinha 43% na simulação divulgada dia 5 de outubro -, enquanto o atual prefeito subiu dois pontos percentuais (reveja os números do 1º turno).

    Isso é fato. O resto são exageros dos apaixonados de lado a lado.

  5. cara deixe disso isso nao existe,tem pesquisas q vao ser divulgadas ai amnah q desmente o ibop a diferença éo odbro disso ai esse ibop na pesquisa no final do primeiro turno dava como empate tecnico no levamento segundo turno 43 para edvaldo e 37 para castelo,e adata m dava 49 para hoaqlnda e 36 para castelo,esse ibop nem merece vc da essas credibilidade pois ja virou piada nas ruas,duvido q esse ibop ainda vai fazer pesquisas aqui no maranhao em futuras eleiçoes,gurde esse comentario e dia 28 a noite vc verá

  6. A sua serenidade é confundida constantemente como defensor de A ou B, depende da paixão do leitor. O que não conseguem ver, tamanha a empáfia, é que apenas modelo de passarela ganha a vida de salto alto. Eleição é carisma, experiência, pé no chão, simplicidade, interesse e ideologia. E conforme o produto oferecido, essa ordem é invertida (ou substituída), sendo a ideologia a primeira a ser defenestrada.

    Ontem no “showmício” na João Lisboa, até a Leci Brandão foi mordida pelo mosquitinho vermelho da soberba e afirmou, nos gatinhos encarnados e pingados, que nunca havia visto tantas pessoas juntas. Num show que ela fez no Ceprama, na década de 90, só na escadaria dava a quantidade de ontem.

    Parabéns pela análise. Diria que ela é bem mais um conselho…

  7. Esperamos que essa “tendência” torne-se realidade, e que, São Luís seja salva da saga dos tubarões holandinos e cia.

    Arthur da Távola

  8. Compare essa pesquisa com a projeção de segundo turno feita pelo próprio Ibope no dia 5 de outubro e verá que q verdadeira tendência é o crescimento do Holanda. Não é correto comparar pesquisas de institutos diferentes. Nessa pesquisa houve crescimento de 6 pontos do Edivaldo contra apenas 2 de Castelo levando em consideração a última do Ibope!

  9. Caro blogueiro você é um purgante, xato, já to até desconfiando da tua masculinidade, vai procurar tua turma, vai tomar no teu……………….

    Resp.; Eu, não! Tome você.

  10. q porra de tendencia marco…
    me diga sinceramente o q ele fez para ter diminuido a vantagem assim? nenhuma atividade eleitoral, nenhum apoio importante, nada q justifique tamanho corte de vantagem… simplesmente impossivel cortar 13 pontos com apenas o horario eleitoral, q mesmo na sua opniao sendo superior, nada fez pra conseguir tamanho aumento real…. e enquanto isso, edivaldo estava nas ruas, recebendo importantes apoios, e fazendo empolgantes caminhadas
    alem do mais, se a rejeição de castelo é de 53% como apontou a pesquisa escutec, significa q o teto dele é 47%, portanto, impossivel dele ganhar n importa o quanto suba…
    essa tendencia inventada pelo ibope n existe, parece ser ate alguma coisa feita de mal para prejudicar e manipular o eleitorado…

    e é isso, essa tendencia é enganosa, tem uma pesquisa exata q devera sair por esses dias e deve confirmar o q digo, e o resto, como vc diz, é coisa de eleitor apaixonado

    Resp.; Não subestime os efeitos negativos de Holandinha estar ao lado de gente como Aziz Santos, meu caro. Não subestime o fato de Holandinha esconder na campanha o próprio pai, Holandão – lembre que isso, no inconsciente coletivo, faz lembrar de Flávio Dino, que também, disseram muito na campanha passada, renegou o próprio pai. E aí o povo lembra que os dois estão juntos. Também não subestime o poder das notícias que mostram que gente como júlio França, Ivaldo Rodrigues, uma porrada de vereadores endividados pularam pro barco holandista de uma hora pra outra – o que isso faz crer? que todos estão negociando apoio para atacar os cofres públicos. Tudo isso, meu caro, chega cristalino ao inconsciente coletivo. Não subestime.

  11. O Gilberto Léda fez uma analise interessante sobre a ultima pesquisa ibope. O mesmo publicou em seu blog o seguinte comentário: “Se comparados os dados da primeira consulta Ibope/TV Mirante do 2º turno com a última do 1º, tem-se que, na verdade, Holanda Jr. cresceu seis pontos percentuais – ele tinha 43% na simulação divulgada dia 5 de outubro -, enquanto o atual prefeito subiu dois pontos percentuais”

    Resp.: É o mesmo que comparar uma pesquisa Ibope da eleição de 2010 com uma da eleição de 2006. São dois momentos totalmente diferentes, meu caro. É simples assim…

  12. Éh, déça ,tu é maluco,não se pode comparar institutos diferentes!Presta atenção!Edvaldo cresceu no Ibope.Vê se te Lêda!Doido!

    Resp.: Léda perdeu-se todo nas elucubrações, meu caro. Nada a ver comparar uma pesquisa do 1º com outra do 2º turno. É como comparar uma desta eleição com outra da eleição de 2008. São dois momentos diferentes.

  13. Pows Amigo, vc realmente, é eleitor declaro…Só acho que seu posicionamento deveria ser mais IMPARCIAL. Assim, fica parecendo que vc sim, quer o CASTELO a qualquer custo. Mesmo manchando sua image…Uma pena !

  14. eh bicho tu tinha q ficar era calado ou responder pelo esquema que tu tinha em paço lumiar aqui em sao luis tu vai ficar chupando dedo a partir de janeiro la ja acabou a mamata e aqui e em janeiro

    Resp.: Amigo, você não diz que pertenço ao grupo Sarney? E quando o grupo Sarney teve a prefeitura? Nunca, meu caro. Portanto, estou chupando o dedo. E vou continuar chupando ganhe quem ganhar.

  15. “…Tem gente que está do mesmo lado de você, mas deveria estar do lado de lá
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar…
    …Quem acredita sempre alcança…”

  16. Deça, só podemos afirmar se houve queda ou não de Holanda Jr. após a divulgação de pesquisas dos institutos Escutec e DataM.
    Se vc afirma que tem queda na digerença entre os candidatos vc está comparando pesquisas de institutos diferentes. Vamos aguardar meu caro e deixar a paixão de lado.

    Resp.; Mas onde é que eu estou dizendo que houve queda de Holanbdinha, meu caro. O que caiu foi a diferença entre ele e Castelo. Uma coisa nada tem a ver com outra. mas vocês são difíceis de se convencer, fruto do analfabetismo funcional.

  17. Luis, vou pedir licença a você e vou usar teu espaço pra dizer que o blogueiro Marco Aurélio Déça, além de censurar, todos eu disse todos os comentários que eu faço no blog dele só publica o que ele quer. É sabido por todos que ele faz parte da “folha santa” de Castelo ganhando uma boquinha todo mês assim como ele ganhava lá em Paço do Lumiar de Bia Aroso. E é claro, ele tem mais é que defender quem o paga. Mas ultimamente sinto nojo ao ler o blog de Marco Déça ele é totalmente parcial, distorce fatos é totalmente tendencioso pró Castelo e não respeita os eleitores de Edivaldo que também são leitores do blog dele. Até o Gilberto Leda que é do mesmo grupo trata os seus posts de maneira imparcial se preocupando com a noticia e não distorcendo-a. Por isso estou deixando de ler o blog de Marco que é Ateu assumido que fala mal de evangélico e questiona a fé de muita gente, porém ele não admite ser questionado ou se “fere” quando falamos verdade sobre ele. Cadê a democracia? Quer dizer que ele diz o que bem quer e não aceita ser questionado e simplesmente censura os leitores que não pensam igual a ele? Ora Marco Déça tu estás preocupado porque além da propina de Bia tu vai perder a de Castelo. Acorda jornalista o tempo mudou. Obrigado Luís Cardoso pelo espaço e desculpa usar teu blog pra publicar esse comentário. Mas como sei que ele lê teu blog (pra tentar copiar o teu estilo) espero que ele leia. Um abraço meu caro. Simples assim. VAI PERDER, VAI PERDER, VAI PERDER, TÁ PERDIDO, JÁ PERDEU, TÁ PERDIDO, EU NÃO TE DISSE, DEFENDE ESSE BROCO VELHO, BROCO VELHO, DEFENDE O BROCO VELHO, TÔ CHEGANDO LEVANDO O PIJAMA DELE, JÁ PERDEU, TÁ PERDIDO, JÁ PERDEU.

  18. CASTELO VAI PERDER, CASTELO TÁ PERDIDO, CASTELO JÁ PERDEU, VAI PERDER, TÁ PERDIDO, O AMARELO JÁ PERDEU, NÃO TE DISSE, EU NÃO TE DISSE, JÁ PERDEU, TÁ PERDIDO, VAI PERDER, TÁ PERDIDO, VAI PERDER, VAI PERDER, VAI PERDER, TÁ PERDIDO, O BARCO JÁ TÁ FAZENDO ÁGUA, TÁ AFUNDANDO.

  19. MARCOS,EMBORA VC NEGUE É IMPOSSÍVEL LER O SUAS MATÉRIAS E PERCEBER NITIDAMENTE QUE A IMPARCIALIDADE ANDA LONGE ALÉM DISSO,GOSTARIA DE SABER QUANTO VC GANHA PARA PUXAR O SACO DESSE PREFEITO FALASTRÃO E CORRUPTO.

  20. Gilberto leda fez uma boa analise.
    Considerando a pesquisa do ultimo dia 5, Edivaldo tinha 43% e castelo 37% no segundo turno. Hoje Edivaldo
    Aparece com 49% e castelo 39%. entao
    Marco te pergunto: Quem cresceu consideravelmente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *