1

Partidos estão filiando “por debaixo dos panos”, para evitar reclamação dos “bucha-de-canhão”…

buchaAlguns partidos políticos estão filiando de forma escondida alguns deputados e ex-prefeitos com potencial eleitoral. O objetivo é evitar reclamações de filiados que pretendem disputar as eleições de 2014, mas não querem a concorrência de ninguém com mandato ou com forte cacife de votos.

O blog apurou que a estratégia está sendo usada principalmente no PTdoB, PRP e PRTB.

O problema ocorre por que muitos partidos seduzem políticos inexperientes ou com poucos votos para formar quadros – os chamados bucha-de-canhão – para ajudar na eleição dos figurões.

O esquema funciona assim: o deputado ou candidato com força eleitoral se filia ao partido, mas mantém a informação apenas nos bastidores.

A direção da legenda se compromete a divulgar esta filiação apenas depois da oficialização na Justiça Eleitoral,  quando já não haverá mais tempo para que os bucha-de-canhão troquem de partido.

Esta situação só é possível por causa do sistema de filiação dos TREs.

A Justiça Eleitoral disponibiliza um programa chamado “FiliaWeb”, cuja senha só é dada aos presidentes de legenda ou pessoas de sua confianças. Para filiar um militante, o dirigente tem que, primeiro, fazer um cadastro no FiliaWeb.

Mas os partidos têm até o dia 14 de outubro para encaminhar a lista de filiados aos TREs.

É neste momento que as legendas podem ou não confirmar os cadastros feitos no FiliaWeb.

E neste momento, quem for informado, já não poderá mais deixar o partido.

 

 

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *