9

O tamanho do PSDB…

24Principal opositor do PT em âmbito nacional, o PSDB iniciou o ano em clima de despedaçamento no Maranhão.

A previsão era a de que reduziria a bancada federal e a estadual e chegasse ao fim do ano como uma legenda menor no cenário político.

Com a ajuda do desempenho presidencial do senador mineiro Aécio Neves, os tucanos maranhenses conseguiram respirar na campanha eleitoral: emplacaram o candidato a vice na chapa vencedora de Flávio Dino (PCdoB) e ainda o primeiro suplente do senador eleito Roberto Rocha (PSB).

Em que pese a vitória majoritária agregado aos comunistas e socialistas, o resultado das urnas foi o previsto para o partido: um deputado federal eleito, João Castelo, e a redução da bancada na Assembleia, com a eleição apenas de Neto Evangelista.

A eleição passou e o governador eleito Flávio Dino tratou de reposicionar sua relação política, se realinhando à base da presidente Dilma.

E ainda tirou o PSDB da Assembleia, levando Evangelista para a Secretaria de Desenvolvimento Social, única destinada ao PSDB até agora. E com a condição de afastar o tucano das eleições de 2016.

O saldo político-eleitoral do PSDB em 2014, portanto, adequa-se à previsão inicial: um partido menor, sem bancada estadual e com reduzidíssima bancada federal.

E o pior: sem nenhuma perspectiva para a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Da coluna Estado Maior, de O EstadodoMranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Foi uma surpresa muito grande a Gardeninha não se reeleger. Que ela não tem carisma, todo mundo sabe, mas com todo dinheiro que tem… gastou errado ou não quis mexer no grande patrimonio que tem??? Achando que ia se aproveitar da grande votação do pai? Se não fosse a votação expressiva dos outros ele nem ganharia. E mais, é lamentável que o unico deputado do partido é um preguiçoso reconhecido. Nada vai fazer pelo estado, vai ficar apenas “trabalhando” com as gordas emendas parlamentares. Meu partidinho não teve sorte mesmo…

  2. O PSDB cantou vitoria antes do tempo e levou na cara. Mas é uma característica dos tucanos essa arrogância mesmo. Quero mais que desapareçam do mapa, que se tornem especies extintas na politica nacional.

  3. Nunca vi tanta FALTA DE CARISMA em uma só foto KKKKKKK essa Gardeninha então? Pelo amor de Deus!Deve estar cobrando quanto pra assustar uma casa de 3 quartos?

  4. Realmente PSDB está enfraquecido, sem escapatória mesmo. é tipo de partido que nao me convence em aspecto algum e realmente torço pra que e torne nanico se querem saber

  5. Tudo por uma vaga de Vice esse PSDB não tem miolo um Deputado a mais no Congresso representa mais que dez Vice, Dep Brandão já sem voto deu uma de traíra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *