2

Renúncia antecipada não é inédita, diz pesquisador…

Ferreira Júnior

Ferreira Júnior

De O EstadoMaranhão

A saída de Roseana Sarney do governo antes do término do mandato é considerada prática da política entre chefes de estado do Brasil.

De acordo com o especialista, professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), pós-doutor pela PUC – SP, José Ferreira Júnior, tanto presidente da República quanto governador do Maranhão já usaram a renúncia como forma de evitar a transmissão do poder para seu sucessor.

Ferreira Júnior citou o ex-governador Luiz Rocha que não transmitiu o cargo para Epitácio Cafeteira, em 1987.

Segundo o pesquisador, o presidente João Figueiredo não transmitiu o poder para José Sarney quando este sendo vice-presidente da República assumiu o mandato após a morte de Tancredo Neves.

– Não é a primeira vez que um governante deixa de transmitir o cargo ao sucessor. O governador Luiz Rocha não passou o cargo para Epitácio Cafeteira em 1987. O presidente João Figueiredo não passou a faixa ao vice José Sarney em 1985. A renúncia antecipada evita deselegância de última hora – analisou o professor.

Ainda de acordo com Ferreira Júnior, no plano administrativo não deverá ter grandes mudanças em relação a Arnaldo Melo que passa a comandar o estado.

– No plano administrativo não deve haver grandes transtornos. Talvez até favoreça o processo de transição para o próximo governo – disse o especialista.

Com reportagem de Carla Lima

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Esse ato de renunciar para não passar a faixa para Flávio Dino é uma atitude nada republicana e demonstra a pequenez de Roseana Sarney ao cargo e ao povo do Maranhão que lhe concedeu o mesmo, isso mostra que ela ressente o tamanho da derrota politica sofrida nas urnas em 2014, coisa nunca vivenciado pelo grupo durante esses 50 anos de mando…

  2. Opa…meu amigo…acho melhor vc se informar. O Gov. Luiz Rocha não passou a faixa para o Cafeteira pq este não quis receber. O Gov. Luiz Rocha ficou no palácio a espera de cafifa (que devia tá tomando umas). Ele não renunciou ao cargo como fez Roseana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *