28

Governo volta a pagar funcionalismo fora do mês trabalhado

Projeto de empurrar o pagamento para o quinto dia útil do mês subsequente foi tentado no governo Roseana Sarney (PMDB), mas abortado após forte pressão dos servidores.

 

tabelaUma semana depois da cobrança do blog (Leia aqui), o governo Flávio Dino (PCdoB) finalmente divulgou hoje a tabela de pagamentos do servidor público estadual.

Mas impôs uma novidade desagradável, quebrando uma tradição de mais de 40 anos.

Agora, o servidor não poderá maios receber seus salários no fim do próprio mês trabalhado, mas apenas no mês seguinte – até o quinto dia útil.

Esta mudança de paradigma foi tentada em 2011 pelo ex-secretário de Administração do governo Roseana Sarney, Fábio Gondim. E abortada dias depois, após críticas deste blog e forte pressão do funcionalismo. (Leia aqui e aqui)

A tabela do servidor – com o pagamento no quinto dia útil – é uma tradição de mais de 40 anos no Maranhão.

Flávio Dino conseguirá quebrá-la?!?

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Uma coisa que ninguém nem comenta. Falvio Dino demitiu TODOS os funcionarios contratados da seduc. Todos. Inclusive com chefes novos impondo que estes saissem de suas salas. Deem uma passada na seduc, la ta que ta e ninguem da um piu. Foram mais de 400 demissoes. Pelo jeito, para o governo, a campanha política ainda nao acabou.

  2. Meu marido, é aposentado e precisamos comprar remédio todos mês, o remédio é para trinta dias, e a gora, quem compra os remédios, e o senhor governador, bela mudança, se a gente morre vai ficar sem caixão, porque dinheiro só em fevereiro, Roseana está fazendo falta.

  3. Ludovico, O Ludovicense
    Quando o pagamento cair depois de algum feriadão, como você se refere, o governo certamente vai antecipar para se mostrar bonzinho ao funcionalismo. Mas nada apagará essa grande maldade, cujo troco será dado nas futuras eleições.

  4. ribrasmar, esse cara aí deve ser um dos, olha galera da ilha e do Maranhão como um todo, vocês ainda não viram nada aguardem o que Caxias passou e passa será repartido com o resto do Maranhão. Bom apetite!

  5. E os terceirizados? E os pais de família que precisam pagar as contas, cuidar dos filhos? Que vergonha governador! Iludiu o povo com historia de mudança, e agora vem com essa palhaçada? Não votei no senhor, porque o teu governo é constituído de ódio e poder, e não do povo e para o povo! Suas atitudes são desumanas! Trabalhamos e deveremos receber! A saúde vai cruzar os braços! E aí? #VoltaRoseana

  6. Bruta de uma sacanagem e discriminação instituída, justamente, por um ex juiz e governador que se diz da mudança. Começou com pé esquerdo esse governo.

  7. essa se chama grande mudança ta funcionarios o presente de vcs e agora cade os sindicatos.

  8. tou triste co esse absurdo, será que vai pagar os juros dos debitos dos funcionarios…………….

  9. Já começa a fazer besteira,é assim que são esses políticos,todos farinha do mesmo saco.

  10. Tai a mudança. Para pior, vocês vão sentir saudades dos Sarneys e é rapidinho. Tudo isso mostra a falta de experiência de FD.

  11. O calendario nao foi implantado pelo governo Joao Alberto. Foi no governo Joao Castelo, muito antes de Joao Alberto.

  12. O FUNCIONALISMO PUBLICO FEDERAL RECEBEM SEMPRE ENTRE O DIA PRIMEIRO E O QUINTO DIA, QUAL É A DIFERENÇA PARA O FUNCIONALISMO DO MARANHÃO, ESTES POBRES BABACAS QUE ESTÃO FALANDO AINDA NÃO SABEM QUE OS DESCONTOS CONSTITUCIONAIS E EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS FORAM DESCONTADOS E NÃO REPASSADOS PARA OS ÓRGÃOS DEVIDOS, ASSIM ELA PASSOU A MÃO NA GRANA E SUMIU, O FUNCIONALISMO DO MARANHÃO ESTÃO INADIMPLENTES, SE NÃO FOSSE FLAVIO DINO IRIAM PARA O SERASA.

  13. ESTOU INDIGNADO COM ESSA TABELA, TODOS OS SERVIDORES TEM COMPROMISSO NO DIA DIA 30
    DE CADA MES…HA VARIOS ANOS, É PRECISO RE-
    VER ESSA TABELA URGENTE, SR SECRETARIO EM
    PROL SO SERVIDOR PUBLICO

  14. Com a nova tabela de pagamento do Estado, Felipe Camarão, proibiu que o funcionário do poder executivo tivesse o mesmo direito dos poderes judiciário e legislativo de pagar o IPVA com 10% de desconto, como é que pode o poder executivo ter os mesmos direitos se só recebe os seus vencimento dia 3 de fevereiro, é uma sofrença sem limites para os q menos ganha

  15. E o reajuste do funcionalismo previsto no Plano de Cargos e Carreiras para ser pago neste mês de janeiro, como é que fica. A Lei será atropelada por um ex-juiz federal ?

  16. E o SINTSEP caladinho. Depois que passou a eleição não se ouviu mais falar da URV e dos 5,14 %, POR QUÊ ? M-I-S-T-E-R-I-O!!!!!!!

  17. Sr. Governador, cuidado com os seus Secretários, senão vejamos, o Sr. determinou que quem pagar o IPVA até dia 30 de janeiro tem desconto de 10%, os funcionários do poder executivo conforme tabela de pagamento vai receber os seus vencimentos no dia 03 de fevereiro, desta forma estamos impedidos deste beneficio, já os outros poderes judiciário e legislativo que ganham vultosos salários são beneficiados, pois recebem dentro do mês de janeiro, será que podemos dizer que estamos sendo discriminados? Sr. Governador com a palavra.

  18. Sou funcionário público estadual a 26 anos, nunca recebi meus proventos no dia 5 do outro mês. Realmente o Flávio Dino é o governo da mudança. começou bem… mal. coitado dos barnabés que agora tem que pagar suas contas com juros, com certeza vou mudar meu voto nas próximas eleições, não foi essa a mudança que esperava.

  19. 1. Curiosidade1: O calendário de pagamento do funcionalismo público no MA, foi instituído no Governo João Alberto, por sugestão do seu então Secretário Osvaldo Jacinto.

    2. Curiosidade 2: Em épocas de inflação e especulação. Antes do Governo João Alberto, as más e sabias línguas diziam que os pagamentos eram feitos o mais tarde possível, propositadamente, para que o dinheiro aplicado, rendesse dividendos ao “Estado” e/ou agente do Estado.

    Detalhe:
    – Não é só o Governo que Planeja suas contas. Os funcionários tb o fazem e pergunto: Será que o Governo lembrou que os servidores programaram os dias de vencimento das suas contas contando com datas utilizadas a mais de 2 décadas?
    Em tempos de perigo de volta da inflação, me questiono se a datas escolhidas não tem relação com a Curiosidade2…

  20. Grande mudança e de grande alcance e valorização dos funcionários públicos do Maranhão

  21. Uma pergunta simples: o que o governo vai ganhar financeiramente justifica tamanho desgaste???
    Como mulher acho que existem homens que sabem colocar um bode na sala e, depois para dar uma de bomzinho retira o tal bode para ser louvado como o justo. Meu deus…Maria

  22. Sendo assim,no pagtº de abril,o funcionalismo público estadual vai passar o feriadão do 1/5/15(sexta-feira) sem receber os seus vencimentos,fato que irá se repetir nos meses de outubro(feriadão de finados,cai na segunda -feira)e dezembro,nas festas do reveiillon,o pagtº só sai no dia 5/1/2016.

  23. Olá, boa tarde!

    Quero manifestar minha insatisfação com esse “calendário da discórdia”,foi a pior ideia desse governo!!!

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *