1

Municípios da Grande São Luís terão destinação final os resíduos sólidos…

Prefeitos reunidos na assinatura do convênio

O Prefeito Domingos Dutra (PCdoB) participou da assinatura da Ordem de Serviço entre a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), do Governo do Estado, e a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, empresa localizada no município de Rosário, e que realizará o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos de 8 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís – Paço do Lumiar, Morros, Bacabeira, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Icatu e Santa Rita.

O Governo do Estado vai arcar com as despesas do aterro e as prefeituras serão responsáveis pelas coletas, transbordo e transporte do lixo até o município de Rosário.

“Esta é mais uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Em breve vamos acabar com o lixão de Paço do Lumiar existente há 20 anos. Agradeço ao Governador Flávio Dino por mais este auxílio”, afirmou o Prefeito Dutra.

O presidente da AGEM, Lívio Jonas, declarou ser um ato histórico a assinatura da Ordem de Serviço.

“O problema dos lixões atinge todo o país. Configura-se como um problema de difícil solução. Agora podemos afirmar que estamos a caminho de sanar este problema, que vai garantir saúde à população, além de recuperar áreas degradadas e estimular a coleta seletiva”.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015 (PNAD), a cidade de Rosário está em conformidade com as exigências da Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, graças a existência da CTR Titara no município.

A prefeitura de Paço do Lumiar vai licitar empresas para transbordo e transporte. O Prefeito Dutra espera que em até 2 meses os resíduos sólidos de Paço do Lumiar sejam direcionados para Rosário.

Texto: Alynne Sipaúba
Foto: Adrielly Dayne

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Marcos, converse com qualquer vendedor de coco para saber o que é feito com os resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *