1

As perdas de Flávio Dino em 2020…

Governador não apenas saiu derrotado das eleições municipais como perdeu, a um só tempo, o controle de espaços de poder fundamentais para a manutenção do seu projeto político; e pode diminuir importância à medida que se aproximar as eleições de 2022

 

Dino diminuiu consideravelmente de tamanho dentro do próprio grupo político; e pode ficar cada vez menor à medida que se aproxima o processo eleitoral de 2022

O aspecto mais robusto da derrota do governador Flávio Dino (PCdoB) nas eleições municipais foi a vitória do deputado federal Eduardo Braide (PCdoB) em São Luís.

Mas o comunista não perdeu o controle apenas da capital maranhense; ele foi derrotado nos principais colégios eleitorais do Maranhão, a exemplo de Imperatriz, Barra do Corda, Codó e vários outros.

Além disso, o processo eleitoral municipal fez Dino perceber que já não tem o controle da bancada no Senado, perdeu o controle da presidência da Assembleia Legislativa e agora terá que negociar no varejo com a bancada federal, cuja base diminuiu consideravelmente, embora, tecnicamente, muitos ainda se declarem “aliados”.

A derrota pode aumentar ainda mais, se o governador se deixar levar pelos arroubos ressentidos de aliados mais próximos, sobretudo o vice Carlos Brandão (Republicanos) – que tenta a todo modo antecipar o controle da sucessão de 2022 – e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, outro a sonhar com a sucessão de Dino.

Inicialmente revoltado com a diminuição do volume de sua autoridade política, o governador parece ter retomado a razão, e se afastou de questões como a sucessão na Câmara Municipal e na Federação dos Municípios.

Mas os ressentidos insistem em botá-lo na linha de frente de uma reação aos próprios aliados.

O recado das urnas está dado a ele: não se deixe insuflar pelos recalques de Brandão e pela ambição de Josimar.

Mas Flávio Dino é maior e vacinado.

E deve saber o que faz…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Olhando essa foto belíssima, onde a população esperançosa ,saúda o nosso governador ,para que ele com seus aliados transforme o estado com dias melhores. Atualmente, fico preocupado com o futuro do nosso povo , quando olhamos as pessoas que fazem parte desse grupo, pensando somente no seu lado pessoal e com isso começa a se desfazer essa corrente de mudança criada para reerguer o Maranhão. Acho que , do jeito que anda essa carruagem ,só a Deus pertencerá o nosso futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *