0

Bombeiros maranhenses treinam salvamento veicular com Bombeiros do Paraná…

Alunos do Curso de Salvamento Especiais – conhecido por Treinamento Águia – estão em Curitiba desde a semana passada aprendendo e desenvolvendo métodos de resgate em acidentes de trânsito na corporação que é uma das referências nacionais neste tipo de operação

 

No treinamento, os alunos do Curso Águia aprendem a utilizar eficazmente todos os equipamentos utilizados no resgate de trânsito

Professores, instrutores, monitores e alunos do Curso de Salvamentos Especiais (CSesp) do Corpo de Bombeiros do Maranhão estão desde a semana passada em Curitiba (PR) desenvolvendo técnicas de salvamento veicular ou resgate em acidentes de trânsito.

O treinamento faz parte do curso Águias, do CBMMA, que forma militares para atuar em todos os tipos de salvamento, em terra, aéreo, e no mar; esta semana, o treinamento utilizou carros de passeio, em cenários que chegam próximos à realidade das ruas.

Veículos doados pela Renault e pelo Detran-PR são utilizados no treinamento, que simula situações reais do dia-dia

Na semana que vem, a turma vai até Foz do Iguaçu onde passarão a treinar também no resgate em veículos pesados – caminhões e ônibus – e em carros elétricos.

– Todas as fases da operação de salvamento, desde a estabilização da vítima até a remoção, são treinadas exaustivamente – revelou o major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações do Socorro Tático (Gost), responsável pela instrução.

O treinamento da turma do Águia com os carros de passeio ocorre na montadora Renault que, desde 2009, fornece veículos sem condições de comercialização para utilização nos cenários de acidente, montados no interior da fábrica; o Detran-PR também fornece veículos que seriam destruídos para utilização no treinamento.

 

Numa das simulações a vítima é retirada do veículo com técnicas especiais de salvamento veicular

Já para o aperfeiçoamento das técnicas em veículos de maior porte, realizado em Foz do Iguaçu, o apoio é da Receita Federal, que fornece caminhões e ônibus apreendidos na Tríplice Fronteira.

– É muito difícil a logística dos ônibus e caminhões, em nível nacional. Ali, em Foz, a gente tem uma fonte de veículos bastante vasta – contou o comandante do Gost.

A delegação do CSesp do Maranhão é composta por 17 alunos e 15 águias já formados.

– Com a mudança de cenários e a utilização de veículos de modo muito próximo à realidade das ocorrências, tem sido uma experiência espetacular. Se tem sido tão bom para quem, como eu, já é formado no Curso de Salvamentos Especiais, imagina para os alunos?!? – declarou o capitão Cleyston José Raimundo Nunes Moreira, subcoordenador do CSesp.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná é uma das referências no Brasil neste tipo de operação de salvamento veicular.

Por este motivo foi escolhido pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão para o treinamento Águia.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *