De como Flávio Dino manipula as pesquisas no interior…

Praticamente todas as pesquisas de intenção de votos sobre as eleições de 2014, divulgadas até agora, foram encomendadas por membros da oposição. E todas seguem o mesmo roteiro para potencializar os índices do chefão comunista Flávio Dino.

Um exemplo desta manipulação de números pode ser percebida analisando-se a recente pesquisa de um certo BMO Marketing, de Presidente Dutra.

O instituto realizou pesquisa eleitoral em 23 e 24 de agosto, mesmo dia em que Flávio Dino estava na cidade, em caminhadas e eventos eleitorais – com forte divulgação anterior ao evento.

O roteiro é todo montado para favorecê-lo.

Flávio Dino em Presidente Dutra, mesmo dia de realização de pesquisa

Flávio Dino em caminhada em feira de P. Dutra. Depois, o pesquisadores entram em campo

Primeiro, os carros de som espalham na cidade a presença do “candidato que combate a oligarquia”. Em seguida, são distribuídos panfletos com reforço no termo “oligarquia”.  Quando Dino chega à cidade, o discurso é o mesmo, se apresentando como “o homem que vai acabar com a oligarquia no Maranhão”.

Enquanto o comunista faz campanha – a exemplo da caminhada desta foto – os pesquisadores seguem com o questionário, em que os adversários são apresentados ao eleitor como “candidato da oligarquia”.

Natural que, desta forma, ele apareça com mais de 60% das intenções de voto.

A mesma estratégia foi utilizada em São Domingos do Maranhão e Tuntum, sempre com pesquisas paralelas à presença do candidato nos municípios.

É assim  que o Dino vai montando sua estratégia de campanha, aparecendo como líder inconteste das pesquisas.

O objetivo, muito mais do que se mostrar favorito contra o governo, é desestimular outros oposicionistas – como Eliziane Gama (PPS) e Hilton Gonçalo (PDT) – a continuar na disputa.

Até por que, como o governo conhece seus métodos, pouco se impressiona com seu “desempenho”.

Que só será levado em conta mesmo, quando a campanha começar, na hora da “vaca desconhecer bezerro”.

Aí, sim, se verá quem é quem…

2014 agora

12 comentários para "De como Flávio Dino manipula as pesquisas no interior…"


  1. Paulo Aguiar

    Tá. E porque tua patroa não manda fazer uma pesquisa e divulga? Será por que? Rapaz ninguém quer votar mais nessa carniça que é esse grupo de vcs!!

  2. Julio Cesar

    Assim até eu Papada de Porco…
    Quero ver é nas urnas , lá que a onça bebe água.
    Em 2014 a TACA nesse Papada de Porco é grande !

  3. nildo sousa

    o governo já mandou fazer pesquisa também mais não divulgou, porque será?…sera que foi por quer não gostaram dos números?

  4. Alberto Gomes

    Marcos tu esquece que o Governo monta uma estrutura muito maior, Inaugura obras, compra prefeito convênios, também bota carro de som nas ruas falando que é salvação da lavoura! Mesmo assim não emplaca!
    Isso sim é manipulação. O Flávio é o maior problema que o grupo Sarney já teve nos últimos anos! Roseana tem um rejeição alta! O governo apesar de está mostrando na tv que esta trabalhando tudo isso contribui para o fim do ultimo reino do brasil!

  5. Raimundo

    Conforme o que eu presenciei em P. Dutra, está muito mais fraco que a anterior, o povo não estava presente, os que recepcionaram-lhe foram as caravanas de outros municípios. Acabei de crê que essas pesquisas são mentirosas!

  6. FABIO

    É… Né!? Então tá…

  7. antonio pedro

    Tem de ser muito desinformado para acreditar que esses números são só uma questão de manobra. Aproveita e faz uma pesquisa em cidades que ele ainda não foi pra te ver.

  8. RIBAMAR

    FLÁVIO DINO É UM TREMENDO DE UM MOLEQUE.

  9. ludovicense

    Certo então mostrem a real pesquisa que governo mentirante fez para assim poder comprovar as fraudes que o acusam… ou será que estão com medo do real resultado não ser aquele que esperam

  10. Wilsinho

    Quando falo que Flávio Arrogante Dino é perigoso, não é pelo suposto potencial político e sim pelos seus métodos de tentar enganar o povo, tentando criar uma expectativa mentirosa. Esse cara é a maior mentira dos últimos anos, na política do Maranhão. Dizem que o eleitor é burro e será pior se acreditar nas mentiras e jogadas, desse candidato PREPOTENTE e ARROGANTE. A maior característica desse de Flávio Dino é Arrogância e a Prepotência. Pelo amor de Deus, ACORDA meu POVO.

  11. Beto Freitas

    A unica coisa que ele fez em sua visita a Santa Rita foi ensinar como roubar melhor ao atual prefeito Tim, que é outro ladrão, eu prefiro o Hilton Gonçalo, pelo menos fez algo pela minha cidade.

  12. luciana diniz

    eu to com Hilton Goncalo e nao abro, homem do povo, nao é mandado pela familia sarney e nem fica em campanha so qdo tem eleição, eu confio nele e por mim e minha familia ele ganha a eleição, sim pois quero mudança.

deixe seu comentário