18

Petrobras desiste oficialmente da refinaria de Bacabeira…

Em balanço divulgado hoje, empresa anuncia que vai abandonar os projetos no Maranhão e em Pernambuco, alegando falta de parceiros e mudança na expectativa de crescimento do mercado

 

Refinaria Premium I, de Bacabeira: ficará só o descampado

Refinaria Premium I, de Bacabeira: ficará só o descampado

A Petrobras anunciou hoje o eu polêmico balçanço do Terceiro Trimestre de2014 e trouxe uma decisão definitiva sobre a refinaria Premium, de Bacabeira: após “baixa contábil” de R$ 2,1 bilhões, empreendimento será definitivamente abandonado.

– A companhia, diante dos resultados econômicos alcançados até o momento, consideradas as taxas previstas de crescimento dos mercados interno e externo de derivados e da ausência de parceiro econômico para a implantação, condição prevista no Plano de Negócios e Gestão da Companhia, PNG 2014-2018, entendeu que deveria encerrar estes projetos de implantação – explica o relatório do balanço.

Leia também:

Refinaria no Maranhão foi pras calendas gregas…

Os fatos dão razão a César Pires…

Há pelo menos dois anos este blog alertava sobre os riscos de fechamento do projeto de Bacabeira, que nunca teve a simpatia do governo Dilma (PT) e, principalmente, da presidente da Petrobras, Graça Foster. (Releia aqui)

Agora, a crise na Petrobras, combinada com a ausência de um ministro maranhense e um interlocutor de peso no Governo Federal, contribuíram para o fechamento do projeto.

A empresa pretende agora discutir com os governos do Maranhão e de Pernambuco a reestruturação dos compromissos assumidos na formatação das parcerias para os dois projetos.

Leia mais sobre o balanço da Petrobras

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. A Petrobrás,na realidade,não deve abandonar os seus em-
    preendimentos em andamento,pois o prejuízo seria muito
    maior.Ou seja,acredito que diminua por motivos óbvios.
    Acredito que protele por motivos econômicos,mas nunca
    pare simplesmente.A Petrobrás e o governo federal inves-
    tiram muito nesses empreendimentos para,em seguida,
    pararem .Não acredito.

  2. não importa qual seja o partido, são todos fabulista, chegou a hora meus companheiros, a hora é agora, a terra vai tremer. no dia da eleição a maioria não sair as urnas para votar, se todos nós fissermos essa atitude, vamos dá
    o primeiro passo para á Democracia. porque na realidade nesse país chamado BRASIL não existe Democracia, e sim, ANARQUIA, vamos tirar o mais rápido possivel á presidente do poder, como fissemos com collor.” se falar ; pegar ladrão, não fica “um”meus companheiros.

  3. Imagina como estão as cabeça dos empresários maranhense e os que vieram dos seus Estados vendendo tudo que tinham lá pra investir em um engodo que foi muito bem divulgado e alimentado por um grupo de político corrupto da época.A decepção dos jovens que se dedicaram em fazer cursos técnicos para almejar uma vaga na refinaria da mentira. E pior de tudo é que o pessoal da Petrobras tem a cara de pau de falar que só eles tiveram prejuízos pela implantação do Projeto.E a população do Maranhão não teve? Teve sim e,não foi só o financeiro,mas sim teve a desilusaõ de ter acreditado mais uma vez que seria possível participar e crescer com o desenvolvimento do seu Estado.Continuem votando em Dilma e o pessoal do PT

  4. isso é uma vergolha ,foi tanto roubo nessa refenaria que agora não tem mas dinheiro.simplimente essa refinaria foi um meio de roubar dinheiro publico.cader os anbientalistas que não fizeram nada pelos os babacus que foram derrubados os animais que vivia ali os garapéis que tinha e agora não tem mas , na verdade isso é uma vergolha para nós maranhenses,acontecer uma coisa dessa e o governo não tá nem ai.agora que já acabou com toda a natureza a petrobras diz que vai desativar a refinaria,isso é que uma lavagem de dinheiro público,esse país não tem jeito quem manda é a currrupição.

  5. Chegou a hora deputado Chiquinho. Fale urgentemente com seu amigo Lula, e retome imediatamente as obras.

  6. cara foi o pior disperdicio de dinheiro público q já vi na minha vida!! e o resultado tds já sabem ninguem vai preso e nós do nordeste levando no rab…..

  7. esse é o presente que os maranhenses, cearenses e nordestinos ganham em eleger e reeleger quase q/ 90% essa PRESIDENTE INCOMPETENTE. toma na cara! muita taca é pouca!!!!como sou funcionario público e ganho bem pra mim não faz diferença(farinha pouca meu pirao primeiro), mas quem necessita e é pobre aprendam a ler jornal e assistir os memos inves de ver, ler e ouvir só besteira e deixem de ser levador por mixaria e aprendam a votar e não ser levados por emoções mais antes votar num xuxu competente doque uma boa cara irresponsavel!! bolsa escola não da futuro digno! é esmola!!!! TACA neles.

  8. Tai, isso não passou de um engodo para eleger Roseana em 2010…Agora, o que tu vai falar blogueiro…..fala agora..

  9. Marco, boa tarde! Pelas leituras que fiz em mídias nacionais o outro projeto de refinaria que a Petrobras desistiu de implantar, além da Premium I do maranhão, foi a Premium II, em pecém no estado do ceará. E a baixa contábil que consta no BP da petrolífera é de R$ 2,707 mi. Favor confirmar essas informações.

  10. SÓ LUNÁTICO E TRANSLOUCADO PARA ACREDITAR QUE A PETROBRÁS IRIA CONSTRUIR UMA REFINARIA NO MARANHÃO, COMO MARANHENSE NUNCA ACREDITEI NESSA PARANOIA, SABIA QUE TUDO ISSO ERA PARA LUDIBRIAR OS MISERÁVEIS E ABESTADOS MARANHENSES QUE ACREDITAM EM LADRÕES, TODOS LADRÕES QUE ESTAVAM NAQUELE TRATOR, GRANDES FILAS DA PUTA.

  11. Este foi mais um projeto que esta família (Sarney) famigerada pelo poder vendeu como ouro de tolo para o povo deste estado em parceria com um presidente canalha e um partido corrupto. Que vergonha! Que indignação sinto por ter acreditado como muitos nesse povo que só pensava em si dar bem nas eleições. Este é um país sem lei, povo sem coragem de lutar para tirar esses canalhas do PT do poder, por muito menos o povo tirou o Colo de Melo.

  12. Bem feito pra quem acreditou nos 4 pilantras (LULA, DILMA, ROSEANA E LOBÃO). Ô povo besta é esse do Maranhão. Reelegeram essa Dilma e tai, ela colocando as unhas de fora. Bem feito! Esse bando de idiotas votam errado e nos e pagamos o preço.

  13. beleza.
    pegaram milhoes daqui do ma e agora tao rindo da nossa cara.
    obrigado roseana

  14. Oh, é mesmo? Como se ninguém soubesse disso. Mas, quem dizia o engodo que o Maranhão teria uma refinaria, hein? Sim, aquela que foi rejeitada pelo povo. Sim, aquela que diz que não irá mais voltar para a vida política. Sim, aquela que é investigada pela Lava-jato. A casa caiu!

  15. eu disse no teu blog que tudo isso foi uma armação eleitoral, mas vc fazendo seu papel de blogueiro pago insistia pelo seu próprio dinheiro. Ainda vem mais.

  16. Estelionato eleitoral d Roseana e Lobao , corroborado por Lula, isso tu não fala né ?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *