1

Prefeitura de Santa Inês inicia registro no SIM…

PANFLETO S.I.M - capa e contra capaImplantando há pouco tempo no município de Santa Inês, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) inicia sua atuação na cidade. O órgão regulamentador faz um trabalho de divulgação da obrigatoriedade do registro das empresas que atuam na industrialização, beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal  (SIM) de Santa Inês, Adriana Ferreira Silva, o órgão atuará na inspeção e a fiscalização dos animais de todas as espécies destinados ao abate, seus produtos e subprodutos e matérias primas; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; o ovo e seus derivados; o mel e seus derivados.

Segundo Adriana, o SIM foi criado para tornar obrigatória a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município de Santa Inês e destinado ao consumo humano dentro dos limites de sua área geográfica.

A coordenadora do SIM explica que quando esses produtos são comercializados sem nenhum tipo de controle, coloca em risco a saúde dos seus consumidores, devido ao grande número de enfermidades que podem ser transmitidas por alimentos produzidos sem os devidos cuidados higiênico-sanitários.

Criada e sancionada pelo prefeito José de Ribamar Costa Alves em 2013, a Lei 004 cria o Serviço de inspeção Municipal (SIM) vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura e fixa normas de Inspeção e de Fiscalização Sanitária no âmbito do município de Santa Inês, para Industrialização, o beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal.

A criação do SIM veio da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos de origem animal uma garantia de que aquele produto foi produzido dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias.

Para o registro de um estabelecimento de produtos de origem animal basta procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura e em seguida a Coordenação do Serviço de Inspeção Municipal (anexo da Prefeitura – antigo Fórum).

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *