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Para explicar a Flávio Dino…

Em comentário no Twitter, governador deu a entender que não conhece o projeto de implantação do BRT na estrada do Araçagy; por isso também achou o canteiro central da avenida largo demais. Ou é isso, ou não quer implantar o novo sistema de transporte

 

 

dinoHá dois meses no cargo, o governador Flávio Dino (PCdoB) parece ainda não conhecer os projetos estruturantes em andamento por obras do governo estadual.

Pelo menos é o que fez parecer em uma resposta dada a uma comentarista do Twitter, na tarde de hoje.

A mulher, que não tem obrigação de entender de projetos de mobilidade urbana, questionou o canteiro central da estrada do Araçagy, cuja execução foi iniciada no governo Roseana Sarney (PMDB).

Mas a dúvida dela é também a de muitos maranhenses que passam pela estrada: o canteiro central está muito largo.

Mas o canteiro central só está largo por que foi projetado para que, por ele, passe uma linha de BRT – espécie de ônibus de alta velocidade, que sai de um ponto a outro com maior rapidez no fluxo.

Portanto, ali não se trata de um canteiro central, mas de uma via de BRT, que vai ligar a Zona Rural ao litoral.

O povo leigo não é obrigado a saber disso, mas o assunto foi discutido intensamente por técncio do gvoerno, nos meios políticos e na imprensa, dede 2013.

Estranha, portanto, que o governador – sempre bem informado – não saiba do que se trata.

A resposta de Flávio Dino leva a entender que ele não tenha conhecimento do projeto de BRT.

Ou, no mínimo, não tenha interesse em implantá-lo.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Marco, esse governador infame sabe disso, acontece que ele quer que os seguidores dele continuem desconhecendo o projeto original, para lá na frente ele posar como o idealizador do BRT.

  2. RAPAZ É SÓ VÊ O PROJETO ORIGINAL, LÁ CONSTA TRES FAIXAS DE CADA LADO, E NÃO DUAS. A TUA EX-GOVERNADORA COMEU UMA VIA INTEIRA E CONSTRUIU ESSA ABERRAÇÃO.

  3. O projeto não contempla BRT, mas prevê sua implantação. No futuro, caso o BRT ande para frente, não terá que ser feito outra obra de estruturação.

  4. Se era pra BRT por que fizeram esse maldito canteiro???? Jogar nosso dinheiro fora tá certo????? Ali era pra ter pistas largas, com mais faixas… Graças a Deus Dona Poderosa foi morar no EUA. Que fique por lá!!!!!

    Resp.: ôH, pensante?!? Isso não é canteiro, pensador… isso é exatamente a linha do BRT… Pensa?!?

  5. Faço esse trajeto diariamente de segunda a sexta. É inegável que o alargamento da MA era necessário. Contudo, os padrões das estradas estaduais são estranhos e não somente daquele trecho. Quem viaja pelo interior do estado vê que a largura das rodovias estaduais é temerária e também são raros os locais com acostamento. Por isso não me surpreendi com a situação da estrada do aracagy. Mas isso não significa que a obra está correta. Quando se tem um caminhão ou mesmo um ônibus em uma das faixas da estrada outro carro passa com dificuldade. Ainda existe o ponto levantado em um dos comentários – não há recuo para paradas de ônibus. Digo mais – prevejo problemas com retornos clandestinos por força das ruas dos bairros que chegam na estrada. De toda forma, com problemas ou não, a obra era necessária. Ideal agora é (re)pensar o que fazer ali. Um grande problema para o novo governo.
    Ps: não somente aquele trecho tem que ser duplicado, mas todo o caminho que interliga os municípios da ilha. A estrada da Maioba (acho que é esse o nome) também é problemática, inclusive na bifurcação do trecho da Beira rio, fora o grande tráfego de caminhões pesados por lá em virtude das empresas que trabalham com concreto. Salve engano tem uma placa de duplicação do trecho até a forquilha (o blog tem conhecimento de algo?)
    Enfim, são muitos os problemas.

  6. Deixa ver seu eu entendi: O que eu, a mulher e o próprio governador enxergamos como canteiro central, vc diz q se trata de área destinada a implantação do BRT. Mas como explicar o plantio de grama n’aquela área? esse plantio não tem custo??? esse gramado será destruído posteriormente??? quem paga essa conta???. Ahhhh, aproveita também e explica aquela quantidade absurda de postes a bem menos de 50m de distância um do outro.

    Resp.: a grama foi plantada enquanto se define o projeto de BRT. Ou vc preferia a lama e a sujeira? Tem gente que prefere, pode ser o seu caso. A questão do poste é uma tolice sua, nem merece resposta. E o custo da grama é do governo, como qualquer custo público. Não é pra ter? Tem gente que também vive nas cavernas, pode ser o seu caso.

  7. Marco, também acho o canteiro largo, não sabia que passaria ônibus BRT ali, mas assim, é largo, mas nem tanto pra ter uma via de mão dupla, no projeto o BRT só vai em uma direção? E se passará o BRT ali, porque ha trechos sendo gramados?

    Resp.: O BRTs só circulam em uma direção. Vão e vem. Por isso são chamados BRTs. Ele seguem um trçado d0o início ao fim. É exatamente por isso que são chamados ônibus rápidos. Mas, gente, sinceramente, este projeto foi divulgado à exaustão na época em que foi lançado. Ninguém lembra?:

  8. Deixa de conversa, aquilo ali é uma vergonha, era pra ter três faixas de cada lado, ja observou como não tem acostamento para o ônibus parar e o passageiro descer? Além disso, o ônibus ocupa mais da metade de uma das duas faixas aumentando o risco de acidentes, então esse planejamento foi feito de acordo com o padrão Roseana de obras.

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