26

Pesquisa Escutec: os limites do primeiro turno…

Engana-se quem pensa que basta aplicar a margem de erro de 3 pontos percentuais nos números da pesquisa Escutec para decretar a vitória ou não de Roseana Sarney (PMDB) no primeiro turno das eleições maranhenses.

De acordo com o instituto, a governadora tem 50,4% das intenções de voto. Aplicando-se a margem, significa que ela pode ter entre 47,4% ou 53,4%.

Mas não é isso que define se haverá ou não segundo turno.

Mesmo se, numéricamente, Roseana tiver apenas 47,4%, ainda assim ela venceria no primeiro turno se as eleições fosem hoje.

Isto porque a soma dos votos dos seus adversários, que são considerados votos válidos, chega a apenas 43,6% (25,8+16,8+0,4+0,4+0,2=43,6).

Perceba que, aqui – apenas para efeito de ~ilustração – aplicou-se a margem de erro para baixo no caso de Roseana, e manteve-se os índices dos demais candidatos inalterados. Pelas regras estatísticas, a aplicação tem que ser linear; ou seja, menos para todos ou mais para todos.

Para vencer as eleições no primeiro turno, tecnicamente, o candidato não precisa ter mais de 50% dos votos da eleição. Ele precisa apenas que a soma dos votos dos seus adversários seja inferior à metade dos votos válidos.

Para efeito de cálculo, a Justiça Eleitoral despreza os votos nulos e em branco. Apenas os votos nominais são contados como válidos.

Significa dizer que, se Roseana tem 47,4% e os seus adversários somam 43,6%, ela tem mais da metade dos votos nominais.

Portanto, estaria eleita no primeiro turno.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. entao quer dizer que roseana nao tem voto quem tem e´ a maquina do estado essas pesquisas ai´ e´ tao mentirosa que pelos os comentarios ai vc percebe de 10 pessoas q opinam 8 sao contra roseana

  2. Acho que Roseana tem grandes chances de ganhar no 1º turno, mas se isso não ocorrer, o seu adversário será massacrado no 2º. Como provavelmente será o Jackson Lago, será uma briga desleal, pois Roseana vai ATROPELAR o velhinho.

  3. Adorei a noticia. Espero que Roseana possa ser eleita e continuar realizando o que vem vem fazendo. Espero que possamos ter cada vez ter um Maranhão lindo e forte como ele vem se tornando. Parabéns governadora, isso é resultado de muito suor e sacrifício.

  4. PRA MIM ROSEANA JÁ ESTAVA ELEITA NO PRIMEIRO TURNO, DESDE QUANDO COMEÇOU A FARRA DO APOIO AO COMUNISTA. NEM ELE NEM NINGUEM SABIAM A QUEM INDICAR OU APOIAR. ATE A MULHER DO LAGO QUERIAM. UM VERDADEIRO ABSURDO. POIS BEM, AGORA ELA DISPAROU NAS PESQUISAS E ONDE ESTA O DINO? EM 3º. BEM FEITO PRA ELE E PARA OS PETISTAS INCONFORMADOS.

    • Acho que vc não mora no maranhão. E se mora deve ter feito o viva -morte-educação da roseana prá ser tão desinformado!!

  5. rapa na eleição passada ela ia ganhar com 76% rsrsrsrs rapa o povo que manda e vc ja sabe que ninguem no maranhão não quer ela !!!

  6. A TUA GOVERNADORA USA DE TODOS OS MEIOS PARA DIVULGAR MENTIRAS! ESSA ESCUTEC NÃO TEM CREDIBILIDADE, NUNCA ACERTOU NADA! AGORA VEM PLANTAR A ESTRATEGIA DE VOTAR NO CANDIDATO QUE ESTÁ NA FRENTE!!!!! SÓ ELA MESMO ACREDITA QUE VAI GANHAR E VC´S SE ILUDEM! ESPERE MAIS UM POUQUINHO E PREPARE A SURPRESA!

  7. sei que vc ta apenas divulgando o pesquisa,mas tenho certeza que nem vc acedita nessa

    resp.; Claro que acredito! Porque não acreditaria? Você acha que Roseana não está à frente nesta campanha? Por favor, minha filha, não se deixe levar por estes oposicionistas. A eleição será vencida por Roseana.

  8. Marco,
    Em eleições anteriores o grupo Roseana antes das convenções partidárias já tinha publicado meia dúzia de pesquisas; os resultados das pesquisas de 2006 foram um fiasco espetacular; temerosos, provocados pelo desgaste do governo, manipularam timidamente os números. O mais provável deve ser 43,6% para Roseana e a somatória dos candidatos opositores de 47,4%; números se manipulam e essas pesquisas são tendenciosas, servem apenas para induzir o voto útil.O povão já conhece as manobras e quando começar a campanha no corpo a corpo e no palanque eletrônico aí acontece a grande virada!È 2° turno É 12… É 65… É 12… É 65.

  9. então tá, como o raciocinio está no caminho da lógica vamos aos dados, na eleição passada esse mesmo instituto dava a vitoria de roseana como certa no 1º turno, adocicado por vcs blogueiros de plantão, com a mesma linha de idéias. o resultado foi 2º turno e derrota final, então analisando o antes e o depois conclui-se que o instuto de pesquisa nunca acerta ou melhor suas previsões são conhecidas, em outras palavras roseana sempre vence. um dado, curioso a essa altura com a propaganda correndo solta, o 3º candidato desconhecido do interior, o ex-governador desacreditado em dias de não ser mais candidato a governador, a governadora era para estar no minimo com 70% da intenção dos votos, se isto não está ocorrendo tem boi na linha ou seja é pesquisa fajuta, vamos ver daqui uns dias se essa pesquisa é verdadeira, quando as verdeiras forem feitas, simples assim.

    Resp.: Se vocês ficarem insistindo no paradigma de 2006, vão ficar comendo mosca o tempop inteiro. Até porque, nesta ânsia, cometem injustiças. Exemplo: este blog só passou a funcionar no dia 26 de setembro de 2006, a sete dias das eleições. Portanto, não havia como fzer análises de pesquisas. Sei que foi apenas uma tentativa de embasar seu raciocínio, que apenas repete o de muitos já fdeitos aqui. Mas, para embasar um raciocínio, é preciso se balizar em fatos reais. Não adianta apenas ficar repetindo discursos, como mantras. A vida prática do dia-dia exige respostas eficazes, calçadas na realidade. Não é o caso deste raciocínio de comparar 2010 com 2006. Até porque, as realidades são totalmente opostas.

  10. Mas aí você não avaliou que roseana e a candidata a mais de 12 anos, logo ela ter tão pouca margem, levando-se em conta o apoio da maioria dos prefeitos, deputados federais, estaduais, vereadores e senadores, fora a máquina de convênios do estado e do próprio presidente Lula, eu vejo como uma margem pífia, você não acha?

    Resp.: Não. Mostra que ela tem mais da metade dos votos do Maranhão. E só não ganhou em 2006, exatamente pelo uso da máquina por José Reinaldo. Agora, é o contrário: ela mantém o mesmo patamar, mas está no comando do estado. Os adversários estão fora do controel da máquina.

    • Você tá sendo muito contraditório, pois fala pro silvino não falar em 2006 e lá vem você com a história de 2006.
      O inconsciênte trai né…

      resp.; Perdão, não entendi!

  11. MEU DEUS, QUE DESESPERO!
    DIZER QUE ROSE GANHA EM TODAS AS REGIÕES, VENCE EM SÃO LUÍS E COM GRANDE DIFERENÇA, E QUE A GRANDE MAIORIA DO POVO TANTO DE SÃO LUÍS COMO DO INTERIOR AVALIAM O GOVERNO DA ROSE COMO ÓTIMO OU BOM, SÓ PODE SER UMA PIADA, ROSE NUNCA FOI TÃO OUSADA, E CHEGAR AO PONTO DE ANUNCIAR QUE ELA GANHA EM SÃO LUÍS E SEU GOVERNO É AVALIADO COMO ÓTIMO OU BOM. É UM DESESPERO TOTAL.
    E ESSE DESESPERO FICOU MAIS VISÍVEL DEPOIS DOS ATOS SECRETOS QUE ENVOLVERAM A FAMÍLIA SUPERIOR.

  12. VC MARCOS SEJA SINCERO VC ACREDITA NESSA PESQUISA?PORQUE NÓS NÃO SOMOS IDIOTAS É VERDADE QUE ELA ESTA NA FRENTE MAIS NÃO COM ESSA POCENTAGEM.ENTÃO CHEGA DE TANTAS MENTIRAS PARA O POVO DO MARAANHÃO QUE MERECE TODO O RESPEITO E TRANSPARÊNCIA,VC NÃO ACHA?

  13. Por Nonato Castro – Portal Hoje

    Nesta pesquisa os entrevistados foram arguidos com questões relativas às Eleições 2010 e, também, sobre as ações do Governo “de volta ao trabalho”.

    A pesquisa foi realizada nos 217 municípios do Maranhão pelo IPLOC – Instituto de Pesquisas Locais, com sede na Rua Afonso Celso, 171, Madre Deus.

    Há tempos o povo maranhense esperava uma pesquisa séria e imparcial sobre o perfil das próximas eleições para governador. Ainda com um nó na garganta por ter jogado seu voto fora, o eleitor maranhense pode demonstrar nesta pesquisa as tendências para o próximo pleito eleitoral.

    Foram entrevistados mais de um monte de gente e abaixo colocarei as referidas questões e os resultados. É importante ressaltar que a margem de erro é de 1 pra um lado e uns 2 pro outro.

    1. SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, O QUE VOCÊ FARIA?

    a) 35% preferem acreditar em Papai Noel do que na justiça eleitoral, daí nem votar querem mais;
    b) 25% opinaram que iriam votar, já que são obrigados, e depois iriam encher a cara;
    c) 10% disseram que iriam pro interior e esconderiam os títulos;
    d) 5% Não sabem e nem quiseram opinar.

    2. E SE AS ELEIÇÕES FOSSEM AMANHÃ?

    a) 100% dos entrevistados acharam que os pesquisadores estavam brincando e não responderam a este item.

    PERGUNTAS ESTIMULADAS (quando o entrevistador dá uns trocados para os entrevistados ou quando, até mesmo, uma piscadela ou promessa de emprego serve como estímulo).

    3. NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES QUEM VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR?

    a) Jackson Lago 90%
    b) Roseana 0,2%
    c) Lula 0,1%
    d) Vitorino Freire 2%
    e) João Paulo II 10%
    f) Não sabem, não opinaram, trabalham no Governo do Estado ou não aceitaram a piscadela e os trocados

    4. VOCÊ ACHA QUE A PROPAGANDA DO GOVERNO ROSEANA VAI SER CONVERTIDA EM VOTOS?

    a) 79,8% acham que ela deveria continuar divulgando nos blogs da Mirante que está bem nas pesquisas e que seu governo é uma maravilha;
    b) 10% disseram que mesmo com as propagandas não sabem quem é Roseana. Afirmaram conhecer somente a filha do senador, presidente do Senado, José Sarney, a Roseana Sarney Murad que perdeu as eleições em 2006;
    c) 8% preferiram não opinar por que tem parente empregado no Estado.
    d) 2,7% nem ligaram para o entrevistador com medo da Ronda Comunitária;

    5. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A CASSAÇÃO DE JACKSON LAGO?

    a) 25% disseram não gostar;
    b) 25% disseram não gostar da cassação e que passaram a odiar, desde esse dia, Eros Grau;
    c) 25% disseram não gostar da cassação e que passaram a odiar, desde esse dia, Eros Grau e Roseana Sarney;
    d) 25% disseram não gostar da cassação e que passaram a odiar, desde esse dia, Eros Grau, Roseana Sarney e José Sarney;
    0% não sabem/não opinaram ou tem Sarney no sobrenome.

    Esta pesquisa é, em sua totalidade, uma sátira aos jornalistas e meios de comunicação que ainda acreditam na desinformação do povo, em especial aos blogueiros do Imirante. Que ao lançarem pesquisas com resultados duvidosos, tais jornalistas brincam com a nossa cara, transformando em piadas os resultados percentuais, que alavancam estratosfericamente o engodo governamental que é a gestão “volta ao trabalho”.

    Acredito que na hora em que as cartas forem jogadas na mesa e os devidos candidatos apresentados, os números verdadeiros aparecerão. E com certeza as ouriçadas gatas deixaram de ser pardas.

    O maranhense não vive só de percentuais e promessas. As propagandas diárias ligando as ações do estado diretamente à figura de Roseana Sarney, e que serão proibidas em breve pelo Ministério Público, são tão fantasiosas quanto a sua gestão.

    Ao olhar para as ruas, estradas, escolas e Refinarias fictícias, o maranhense liga instantaneamente à governadora do TSE a virtualidade de seu governo, que, infelizmente, só existe na televisão

    • nossa! voce deve ter um bom tempo disponível para escrever tanta besteira…

  14. Como na eleição passada que essa mesma escutec dava 57 por prá ela e no final ela só teve 47 por cento!!
    É isso marco???

  15. Marco,

    Não te falei que esse cara vai surpreender?
    http://www.simplicioaraujo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=85:lancamento&catid=35:ultimas-noticias

    Refaz ai a lista de possiveis deputados amigo, pois Altemar Cunha não teve nem sua candidatura deferida, pois não tem todas as certidões, ele tá sendo processado pelo Ministério Publico Federal.

    Aqui na região de Pedreiras, são mais de 20 municipíos, só se fala nesse Simplicio Araújo.

    Valeu.

  16. MEU CARO. DEIXA DE PLANTAR NOTICIAS FALSAS POIS ISSO PODE TE DEIXAR SEM O DIPLOMA DE JORNALISTA ALEM DO MAIS VC ENGOLE MESMO MUITAS LETRAS VER SE DAR PARA VC APROVEITAR O CURSO DA PROFESSORA SONIA ALMEIDA PARA VER SE COMEÇA A ESCREVER DIREITO

  17. Marcos Deça.
    Para mim é impossível Roseana não ganhar no primeiro turno.
    Anota aí! O Tatá vai ter mais de 45 mil votos!

  18. Ainda bem que a eleição não é hoje, e ainda que fosse acho que ainda assim ela perderia.
    Pois bem, como vc não é igual a muitos, que tem a memória curta , e outros que não tem memória, deve ainda estar lembrado da eleição de 2006. Se vc observar bem a sua candidata continua com os mesmos percentuais que teve quando perdeu para o Jackson Lago, não avançou em nada.O dr. Jackson tem os mesmos percentuais que sempre teve, 25% cristalizados, e com certeza chegará aos 30% ou 35%. Agora a novidade ai é o Flávio Dino que de acordo com esse instituto tem 16%. Ora se na eleição passada o Vidigal começou com 4% e chegou aos 15%, como é que quem começa com 16% não chega aos 20% por exemplo.Se Flávio chegar aos 20% e o dr. Jackson 30% ou 35%, vem de onde? da sua candidata, que deverá perder de 10% a 15%. Se em 2006 ela(sua candidata) começou com 70% da preferência e terminou com 47% mais ou menos, como é que agora vai ser diferente, e olha que a campanha nem começou. Então meu caro Marco, vai haver segundo turno, e para felicidade geral dos maranhenses tua candidata vai perder.
    Simples assim…….

    Resp.: Pô Silvino, até você vem com esta história de 2006? 2006 acabou faz quatro anos. Já tivemos duas copas de lá para cá, com uma Olimpíada no meio. Também páre com esta história de se isso, se aquilo… O fato é que Roseana tem metqade do eleitorado maranhense. É claro que agora vai ser diferente: naquela época, Zé Reinaldo estava com a chave do cofre e quebrou o Maranhão para eleger Jackson Lago. Essa é a diferença.

    • 2006 se passou… 40 anos já se passaram… mas a tatica eleitoral continua a mesma. Certamente Roseana está na frente na pesquisa no Estado, haja vista ser normal em inicio de campanha o governo liderar as intenções. Porém, em São Luis… acho que esqueceram de avisar à direção deste intituto que não precisava essa mudança toda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *