35

Castelo começa a montar canteiros de obras em São Luís

Prefeito assina autorização para obra do canal do Itaqui

Eleitoreiras ou não, o fato é que o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), começou a apresentar obras de vulto, 1 ano e 8 meses após tomar posse.

No Coroado, a empresa responsável pela construção do novo canal que vai escoar as águas das valas do João Paulo e Filipinho e Outeiro da Cruz já montou o canteiro de obras e começou a sondagem.

Uma das obras iniciadas é o canal do Tropical Shopping

Também serão recuperadas as drenagens da área do Tropical Shopping e da área do Mercado Central. São todos pontos de alagamentos na capital maranhense.

No Cararatiua, está sendo concluída a urbanização da antiga vala, iniciada ainda em 2003 pela Gerência Metrpolitana, na gestão de Ricardo Murad, e interrompida por decisão da então primeira-dama Alexandra Tavares.

Castelo mantém equipes de asfaltamento nos bairros da Jordoa, da Cohab e do Cohatrac.

Falta agora um trabalho que resolva o problema do trânsito em vários pontos estrangulados em São Luís.

Eleitoreiro ou não, o povo agradece…

Marco Aurélio D'Eça

35 Comments

  1. Que tal começar a pagar o 13º atrasado dos funcionários públicos municipais?

    A grande obra de Catelo será a eleição de Gardeninha para Assembléia Legislativa.

  2. Marco,
    Endosso as palavras do internauta Antonio Lima: São Luís é a pior capital do Nordeste em termos de asfalto!!! Conheço todo o Nordeste e asseguro que São Luís está no final da fila. Nunca vi uma capital tão esburacada, tão mal cuidada, tão cheia de lixo por todos os lados. Dá mesmo a impressão de cidade abandonada!
    De fato, Castelo deixou as obras para antes das eleições, como todo político ultrapassado – daquele tipo em que o dinheiro, que dizem nunca ter, só aparece próximo das eleições -, só para ter mais visibilidade e poder cabalar votos para sua filha… Aliás, o que tem feito essa deputada em benefício do povo do Maranhão?
    Ô povo que não sabe votar, Madre-de-Dios!!!
    Trocar um Flávio Dino por um João Castelo é o mesmo que trocar Serra por Dilma… Só o tempo mostrará os efeitos danosos da escolha errada em 3 de outubro…
    Abraço do colega
    Zaradan Korakian

  3. antes tarde do que nunca, mas mesmo que ele trabalhe 24 horas por dia ate o fim do seu mandato, mesmo assim ele será o 2º pior prefeito da historia, perdendo só pra sua esposa Gardênia.

  4. Acho que com essas obras de alfaltamento e melhorias estruturais das principais vias (e tb nas secundárias) sanará uma boa parte dos problemas do trânsito. Conheço várias vias que têm engarrafamento por conta de buracos. Exemplo uma rotatória na cohab (próxima a quadra do pereirinha” e do Shopping Rio Anil…)Ali forma-se uma flia enorme de carros por conta de um enorme buraco q faz com q os carros trafeqguem mais devagar. Outro tb é a via por tras do litero, que desafoga – ou deveria – o trâsito na avenida do pronto socorro do anil. Uma parte da rua está caindo e a outra tem várias árvores que atrapalham o trânsito de carros, principalmente os grades (caminhoes e camionetas). Há que salientar que realmente já podemos vislumbrar dias melhores, já que não é raro ver as equipes fazendo tapa-buracos ou até mesmo o capeamento completo das vias. Não entendam mal, mas está ficando sem sinalização que pode gerar outros problemas, como colisões.

  5. Prefeito 171 e ladrao como esse IXpiriente sujeito o inferno ta é cheio.

  6. Marcos,
    Pode dizer o que quiser, mais a verdade verdadeira é que São Luís não tem prefeito, pois se o tivesse não estaria no estado em que se encontre totalmente abandonada entregue aos buracos, aos ratos, aos lixões ao céu aberto… Não temos um projeto de melhora em nenhum setor, basta ver o que ocorre com o trânsito dessa Cidade, não existem nem mesmo projeto de racionalização dos pontos de estrangulamento nos horários nos horários de picos, as intervenções quando ocorrem demonstra a falta de visão e de preparo por parte daqueles que tomam decisão, basta ver aquele malfadado projeto paisagísticos que priorizou o plantio de carnaúbas nos canteiros das principais avenidas da Capital, feito sem nenhum critério técnico, sem observar e sem respeitar a flora e a fauna da nossa Cidade.
    Não se tem conhecimento de um projeto de construção de uma nova avenida, do alargamento das que já existem, da criação de espaços para pedestre e ciclistas ao longo dos grandes corredores, do fechamento desses “retornos” nas avenidas de grande circulação, que só acarretam prejuízos de todo tipo com perdas de vidas inclusive como tem ocorrido em vários locais, do disciplinamento na colocação de postes pela Cia distribuidora de energia, que coloca poste, verdadeiros muros de arrimos em todo canto, sem levar em consideração a segurança dos que caminham, dos que dirigem pois são colocados sem respeitar as mínimas normas de segurança, e o mais grave é que quando alguém sofre um acidente ainda tem que arcar com os custos da recolocação daquele que é o verdadeiro causador e, que potencializou as gravidades dos acidentes, que muitas vezes provoca a morte de muitos inocentes, que por infelicidade se chocam contra esse verdadeiros muros de concreto armado, e tudo com a complacência de quem deveria exigir providências e proibir esses abusos, isto sem falar na sinalização que não existe, e quando existe é mal orientada.
    Para não dizer que só existe coisa ruim gostaria de comentar uma afirmação feita por um amigo meu que passou pela Av. Santos Domont , que segundo ele: “… estar uma maravilha, um verdadeiro tapete…”. Porém observou que não existem espaços para ciclistas e pedestres, e a sarjeta ainda não foi concluída. Quero dizer também que fizeram um plantio de algumas arvores decorativas ali na Rotatória do Elevado do Trabalhador e, que plantaram uns pés de manga, fato que a meu ver merece elogios, pois como sabemos essa árvore além de ser frondosa e fazer sobra ainda fornece alimento para as aves que ainda existem em nossa fauna, tais como pipiras azuis, pipiras pretas, pipiras pardas e muitas outras aves que se alimentam desse tipo de fruta, a minha sugestão é que não fique só nessa espécie de árvore, que se plante outras também, e que sejam frutíferas como: sapoti, abricó, tuturubás, pitomba, bacuri, Caju, jaca, e tantas outras árvores frutíferas da nossa flora, que certamente contribuirá para o fornecimento do sombra, arrefecimento do calor, filtragem do ar e garantia de alimentos, inclusive para o homem assim como ocorrem em várias outras cidades que são arborizadas com plantas frutíferas, além de garantir a preservação das espécies, pois existem muitas dessas plantas que já apresentam um certa dificuldade de serem encontradas. Exemplos são vários, mais vou citar um: já não encontramos mais com facilidade um pé de tuturubá como tive a oportunidade de ver pés carregados, com frutos tão doces e com aquele aroma característico da fruta, que tantas boas lembranças nos traz à memória, coisa que os nossos filhos certamente não terão, caso não tememos a providências de preservar e valorizar a nossa flora. Com o aumento desordenado da ocupação do solo, já não temos muitas das nossas árvores, pois estão sendo dizimadas para dar lugar a condomínios, prédios e casas haverá de se ter a preocupação com a preservação das espécies nativas, e o plantio ou conservação onde elas já existem é algo que deve ser considerado por quem constrói, quem compra e especialmente por todos nós cidadãos conscientes que devemos cobrar da autoridade o cumprimento das normas mínimas de preservação. Faz muito bem a Prefeitura quando contempla em seus projetos paisagísticos o plantio de árvores da nossa flora – Parabéns Prefeito!

  7. O prefeito deve se empenhar não só em abrir canteiros de obras, mas de se certificar que as obras estão sendo feitas como devem. Exemplo de serviço que não presta é o que não falta: passa lá na Vila Luizão, Turu e adjacências, trechos que foram feitos nos meses de março a maio já estão todos esburacados, sem falar que por lá esgoto passa por cima do asfalto. A obra de “assaltamento” na Chácara Brasil que ele diz ter concluído – foi só um pedaço da Av. Brasil, as duas pontes não foram feitas pela prefeitura e até hoje há sequelas em rua transversal ( Sobradinho) onde o serviço de asfaltamento foi pago por alguns moradores e o “fiscal” não teve a decência de mandar arrumar o que estragaram porque falta medição e acompanhamento afinal engenheiro de obra pública obra parece “filhote de pombo”, ninguém nunca vê. Deus é mais e não há de permitir que este traste de prefeito se reeleja nem que mande tapar todos os buracos daqui até a lua!

    • O QUE ROSA FALOU É VERDADE!! EU MORO NA CHÁCARA BRASIL E ESSA É A NOSSA REALIDADE POR LÁ!!

  8. MARCO, MESMO QUE VC NÃ GOSTE PESSOALMENTE DELE, LUIS FERNANDO É CANDIDATO EM POTENCIAL PARA GANAHR A PREFEITURA DE SÃO LUIS E AINDA DE QUEBRA ELEGE GIL CUTRIM PARA PREFEITO DE RIBAMAR.

    Resp.; Quem disse que eu não gosto de Luís Fernando? Critiquei uma situação envolvendo-o, só isso. mas considero um dos mais preparados – se não o masi preparado – dentre os nomes para as próximas eleições, em São Luís e no Maranhão.

    • OK!! ESCLARECIDO! EU TB O ACHO MAIS PREPARADO!!! SORTE NOSSA, POVO DA QUERIDA ILHA, SE ELE FOR NOSSO PREFEITO!!!

  9. Até que enfim relataram ações do prefeito. E vem muito mais por aí… Confio nas suas boas intenções e tenho certeza que vai fazer muito mais.

  10. quero ver quando gardeninha perder seu mandato no dia 3 de outubro se essas tais obras que ate agora eu so to vendo propaganda vai contiuar

  11. Agora ele quer trabalhar? Deve ser pra eleger essa Castelinha! O povo não vai se enganar! Só quem é da Prefeitura vota em Gardeninha! Impossível um cidadão em sã consciência votar nessa mulher! IMPOSSÍVEL!

  12. Tem que ser, pois o povo já está de saco cheio, ele guardando dinheiro pra reeleger sua filha.

    É sempre asim, depois da eleição pára tudo e só volta perto das eleiçoes de 2012, é sempre assim, e o povo entrando na taca. êita Maranhão véi, nós tamos é fufu e mal pago.

  13. Meu filho, já tá passando do tempo essas obras de Castelo, pois passamos o periodo de chuva todinho quebrando os nossos carros com a cidade cheinha de buracos e crateras, e isso não foi só no período de chuva não, até hoje a cidade é só buraco. Isso é uma vergonha!! Ele tem mais é que trabalhar mesmo.

  14. Espero que desta vez ele não venha com obras mal realizadas e que resolvem apenas em parte os problemas de São Luís, tipo pintar a Av. dos Holandeses (que só fez piorar o tráfego), recapear mal e porcamente a ladeira da Maria Aragão (que serviço sofrível!) e trocar seis por meia dúzia na coleta de lixo de São Luís (aliás, meia dúzia agora do lado dele!).
    Prefeito, vamos ter cara de pau e trabalhar efetivamente por São Luís!!!

  15. Sr.Prefeito:O PDT é como cerca velha,cai e derruba os outros.Deixe essa bandalha que passou 20 anos na Prefeitura,e não fizeram nada.

  16. Canteiro de obras? Isso é piada? São Luís continua um lixo igual ao que a mulher dele deixou ao deixar a preeitura da cidade em 1989. A única “obra” que esse filhote da ditadura faz é quando vai ao banheiro se “aliviar”. Ora, Marco, tenha paciência…

  17. Caro jornalista,
    Certamente que Castelo, raposa velha da nossa velha politica cheia de raposas, está tentando matar dois coelhos com uma só cajadada. Um desses coelhos logicamente é a reeleição da filha, que dizem é a prefeita de fato.

  18. Eleitoreiro ou não, o canteiros de obras não resistirão até dezembro.

  19. poxa!! assim não, se fosse roseana vc não seriam eleitoreira mas com é a oposição é eleitoreira. SEJA IMPARCIAL AO MENOS UMA VEZ NA TUA VIDA.

  20. Prezado Marco,
    Se o Castelo começar a mostrar serviço, a vida política do Flávio Dino se complica. Vejamos. Roseana Sarney deve ser eleita governadora e, não tenho dúvida, que fará um ótimo governo, pois o momento econômico é muito favorável, ela sabe administrar e tem um grupo político competente e organizado. Sendo assim, tem chance de fazer um sucessor, se souber trabalhar um bom nome. Diante disso, a chance política do Flávio Dino seria ser prefeito de São Luís para tentar o Governo do Estado através da porta aberta pela prefeitura. Todavia, se o Castelo trabalhar bem e conseguir a reeleição, Flávio Dino perderá essa oportunidade e sua vida política se complica e muito. Entendo que a oposição deveria ter tentado o Flávio Dino para o Senado. Deveria ter lançado para Governador o ex-ministro Edson Vidigal que provou ser bom de voto e que tem uma linguagem acessível ao povo simples do Maranhão. Deveria ainda ter lançado o Jackson Lago para Deputado Federal. Com isso, a base política ficaria bem montada e pronta para um futuro Governo do Estado. Porém, a oposição não foi racional. Como diria o ditado popular, “em terra de cego quem tem olho é rei”. Abraço.

    Resp.; Sempre disse, inclusive para o o próprio Flávio, que sua candidatura ao governo anulou a disputa pela prefeitura. E esta disputa de 2012 será sua grande tentação. Ele poderá se empolgar com números favoráveis, mas perderá de novo para Castelo. Aí, enrará poara a história como tri-derrotado e a pecha de derrotado estará prsente em 2014.

  21. É ELEITORAL! SE FOSSE ANTES, PODERIA INFLUENCIAR NO ELEITORADO E PUXAR VOTOS PARA JACKSON E DINO. COMO PREFEITO DA CAPITAL DO ESTADO E MAIOR COLÉGIO ELEITORAL , SERIA DENTRO DAS CIRCUNSTANCIAS O LÍDER DAS OPOSIÇÕES NESSAS ELEIÇÕES. COMO AS OBRAS DEMORARAM, PENSO EU QUE SERVE MUITO MAIS PARA GARDENINHA QUE PARA A OPOSÇÃO EM SI.ALÉM DISSO O “GROSSO” DO DINHEIRO ESTÁ INDO PARA ELA, GARDENINHA, QUE TEM, E VOCE SABE DISSO, ESTRUTURA MAIOR QUE A DO PRÓPRIO JACKSON E DINO.
    ADEMAIS,NÃO ESQUEÇA CARO JORNALISTA, QUE BOA PARTE DESSAS OBRAS SÃO FRUTOS DAQUELES CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL, LEMBRA? DA ÚLTIMA VISITA DO LULA POR AQUI.
    NO QUESITO REELEIÇÃO, TAVA NA HORA DE TER ALGUMA COISA PARA MOSTRAR SENÃO SERIA TRUCIDADO, ISSO MESMO, TRUCIDADO PELOS SEUS, HOJE, POSSÍVEIS CONCORRENTES: FLAVIO DINO E LUIS FERNANDO!

  22. Agora vai, agora vai, agora vai, vai, vai, vaiiiii…. Pro brejo, Castelo! Nessa, D’eça, eu to com vc: o povo agradece. Só que é difícil imaginar que alguém que n fez nada em um ano e meio e qualquer coisa depois possa, simplesmente, estender uma varinha de condão e se tornar, milagrosamente, um administrador competente.

    Castelo é migué. Dos grandes! Ainda bem q lhe resta pouco mais de dois anos. O povo agradece. Muito, claro!

  23. “Eleitoreiras ou não o povo agradece!!!!”
    realmente diz tudo.
    espero que o prefeito agora comece a resolver os problemas dos buracos que tomou de conta da cidade, parar de fazer remendos e melhorar a malha asfaltica com produto de qualidade.
    O povo agradecccccccceeeeeeeeeee

  24. Como pode ser eleitoreira se ele nem ta em campanha eleitoral? nao entendo essa tua persiguição contra o prefeito.

    acho que é porque o grupo sarney é oposição a castelo que surrupiou os convenios feitos por dr jacks

  25. Realmente está mais que na hora de Castelo fazer alguma coisa por São Luis já que precisa pedir votos para sua rebenta Gardeninha Castelo. São Luis não merecia um prefeito tão despreocupado com a cidade como Castelo, pois já bastava a desastrosa e medíocre administração da esposa Gardênia. Coitado de Jackson que tem um aliado tão rejeitado na capital como Castelo.

  26. CASTELO SEMPRE FOI UM EMPREENDEDOR E FARÁ MUITO PELA CAPITAL SOFRIDA DURANTE A DITADURA DE JACKSON.É HORA DE CASTELO COMEÇAR A TRABALHAR E ESQUECER ESSE PESSOAL DO PDT.NÃO DEIXAR QUE GARDENINHA CAUSE INGERENCIA NA SUA ADMINISTRAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *