5

Onde está o líder da oposição???

Flávio e Castelo: como água e óleo

Todo grupo político precisa de líder para prosperar, seguir em frente e se estabelecer.

E é exatamente pela falta de um líder que a oposição no Maranhão não consegue consolidar este caminho.

Os dois personagens que, nas atuais circunstâncias, tinham condições de exercer este papel, não conseguem se estabelecer por razões distintas.

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), tem a força da história política e do comando da única máquina administrativa capaz de se contrapor ao governo. 

Personalista, Castelo não consegue agregar

Autoritário, arrogante, truculento e personalista, no entanto, não consegue agregar nem os antisarneystas de direita nem os de esquerda.

Com Castelo ficam apenas os que dependem dele – econômica ou politicamente.

O ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB) seria o outro personagem capaz de assumir a liderança oposicionista.

Carismático, jovem, inteligente e preparado, tem a vantagem da força eleitoral a lhe guiar os passos.

Flávio: sempre escondido em "missões" próprias

Mas não assume suas posições políticas, evita o confronto partidário e ideológico e se esconde atrás dos cargos que ocupa, deixando embate político para terceiros.

Com ele ficam apenas os esquerdistas mais sonhadores – aqueles sem identidade com a realidade prática.

Sem um líder a orientá-la, a oposição bate-cabeça, restrita no gueto que é a bancada na Assembléia e sem a ressonância necessária na mídia e nos movimentos sociais.

Sobretudo porque se configura em uma mera confederação de interesses pessoais.

Engolida pelas respostas pragmáticas do establishment

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Castelo: Autoritário, arrogante, truculento e personalista, ALÉM DISSO TUDO AINDA É UM BAITA: VELHO ESCROOOOOOOOTO!

  2. É muito antagônico comparar o arcaico e feudal Castelo com o Moderno e progressista Flávio Dino. Infelizmente, os eleitores não têm em sua maioria, por ignorância, o senso de mudança futurista na política maranhense. Os movimentos sociais fazem a sua parte, mais o poder econômico e capitalista infelizmente ainda fala mais alto.

  3. Não generalize, Marco Aurelio. Tem muitos no governo de Castelo que não dependem dele politicamente e mt menos economicamente. Ele é candidato a prefeito, tem a filha que vai pra reeleição de deputada, tem os amigos ligados a ele que são candidatos a vereador. Seria para Governador, Senador ou Presidente da Republica????? ali quem se atreve? portanto não concordo com vc nessa sua tese.

  4. A única coisa que concordo no post é que a oposição ao governo está rendida e perdida frente ao establishment no estado. Também a própria situação é refém desse establishment. Pois os caudalosos mananciais de miséria e antidesenvolvimentismo são dominantes.Isso pois, ninguém tem um concreto e tangível projeto de desenvolvimento do Maranhão.

  5. O problema, Marco, é que você cita doís líderes da oposição que, em verdade, são sarneizista. Todos dois: Flávio e Castelo.

    Resp.: E quem seriam os outros, além destes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *