16

Os coronéis e seus padrinhos…

O blog publica abaixo a lista com os 35 tenentes-coronéis aptos às quatro vagas de coronel PM, assim que o Governo do Estado conseguir derrubar as liminares que impedem a aposentadoria de quatro ocupantes do posto já em vias de aposentadoria.

São senadores, deputados estaduasi e federais, prefeitos e lideranças religiosas, com poder de influenciar na escolha para as vagas.

A promoção a coronel é feita pelo critério do merecimento -ou seja, cabe à governadora escolher.

Por isso, as articulações de políticos e outros interessados.

Veja a lista:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. ELES PRIMAM TANTO PELA IMAGEM DA BRIOSA, MAIS NOS BASTIDORES, AGENTE PERCEBE QUE A COISA É TOTALMENTE DIFERENTE É BRIGA DE FOICE E SAI DE PERTO SE NÃO PODE SE MACHUCAR.

  2. FORA O MERECIMENTO, SÓ MIGUE, TEM QUE TER É PEIXADA MESMO É SALVE-SE QUEM PUDER, É DEMAGOGIA PURA, SOU A FAVOR DA ANTIGUIDADE, QUEM ENTROU PRIMEIRO, QUEM FEZ CURSO PRIMEIRO, QUEM TIROU AS MELHORES NOTAS NO CURSO, QUEM FOI PROMOVIDO PRIMEIRO, AI SIM É FAZER JUSTIÇA, É SER JUSTO, NÃO ESSA PAPAGAIADA DE MEU PADRINHAMENTO OPS,MERECIMENTO.

  3. tem que acabar com esse tal de merecimento isso é covardia, o policial que trabalha na rua enfrentando a marginalidade no dia a dia nas viaturas dando flagrantes, apreendendo drogas e etc, o policial que tá no policiamento ostensivo que dizer que esses não merecem, só quem tem padrinho politico, isso é uma covardia, vamos criar um projeto de lei para ser aprovado na assembleia para acabar com essa padrinhagem, isso é uma verdadeira PAPAGAIADA.

  4. D’EÇA, a decisão do Dr. Jorge Rachid não deixa dúvida de que nenhum servidor poderá ser compulsoriamente aposentado antes dos 60 anos.
    Veja o que está sustentando a permanencia dos coroneis na ativa:
    “VERIFICO QUE SE ENCONTRAM SUFICIENTEMENTE DEMONSTRADOS OS REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DEFERIMENTO DO PRETENDIDO EFEITO ATIVO, NESSE MOMENTO.
    A VEROSSIMILHANÇA DAS ALEGAÇÕES RESTA CONFIGURADA NA MEDIDA EM QUE HÁ PRECEDENTE DESTA CORTE (AGRAVO DE INSTRUMENTO 7344/2006) EM IGUAL MATÉRIA, DO QUAL SE EXTRAI O ENTENDIMENTO DE QUE HÁ UMA DISPARIDADE ENTRE A LEI ESTADUAL MARANHENSE E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO QUE SE REFERE AO DIREITO DO SERVIDOR PERMANECER NA ATIVA, JÁ QUE, NESSA ANÁLISE SUMÁRIA DA QUESTÃO A DETERMINAÇÃO DE APOSENTADORIA COMPULSÓRIA ANTES MESMO DE COMPLETAR OS 60 (SESSENTA) ANOS DE IDADE MOSTRA-SE ILEGAL.
    RESSALTE-SE QUE O PERICULUM IN MORA TAMBÉM ESTÁ CARACTERIZADO, NA MEDIDA EM QUE A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA REMUNERADA IMPLICA EM POSSÍVEL REDUÇÃO DOS VENCIMENTOS E A DISPONIBILIDADE DA VAGA DO AGRAVANTE, OU SEJA, ACASO CONCEDIDA SOMENTE AO FINAL A SEGURANÇA, PODERÁ SE TORNAR INÓCUA A DETERMINAÇÃO. DESTACO QUE NÃO EXISTE NENHUM RISCO IRREPARÁVEL AO ESTADO NA MANUTENÇÃO DA SITUAÇÃO FUNCIONAL DO AGRAVANTE ATÉ DECISÃO DE MÉRITO.
    ANTE O EXPOSTO, DEFIRO O PEDIDO LIMINAR PARA DETERMINAR QUE A AUTORIDADE IMPETRADA SE ABSTENHA DE PRATICAR QUALQUER ATO QUE IMPORTE NA TRANSFERÊNCIA DO AGRAVANTE À RESERVA REMUNERADA ATÉ O JULGAMENTO DO MÉRITO DO PRESENTE AGRAVO”.

  5. D’eça, com a permanencia dos coronéis quase assegurada, o jeito agora é o comandante negociar a exoneração do coronel Filho, que está na mesma situação dos quatro coronéis, mas que está se segurando somente por estar na Assembléia (uma vergonha), e assim garantir pelo menos duas promoções em abril, desde que a coronel Inalda, que é a próxima a completar 8 anos, não peça também para continuar. Aí daria para promover tranquilamente os tc Jefferson e Francalanci em 21 de abril.

  6. Lamentável que o GILBERTO tenha horizontalizado ao mesmo nível oficiais tão diferentes em termos de competências e comprometimento moral. Sou Oficial da PM e concordotalvez com o nome do TCel Zanoni constar daquele post, pois a história, os exemplos e as limitações existem para quem vive e conhece a PM por dentro.
    Eu acrescentaria nomes àquela lista que nem Ten. Coronéis ainda são por não pertencerem às panelinhas e apadrinhamentos de há muito existentes. São tristes o desdém e negligência com que nosso Comandante Geral trata do assunto MERECIMENTO.

  7. GRANDE COISA… SE ATÉ NO MP (MINISTÉRIO PÚBLICO) E NO TJ, QUE NÃO DEVERIA EXISTIR ESSE TIPO DE COISA, EXISTE. NA PM ENTÃO NÃO É NOVIDADE.
    NO BRASIL TUDO É NA BASE DO APADRINHAMENTO E DA BABAÇÃO DE OVOS.

  8. kkkkkkkkkkkkk(leia-se “babura” do verbo babar) foi boa sargento huahuaauh

  9. D’eça, observe que os oficiais que aparecem na lista sem padrinho, salvo algumas exceções, a grande maioria sempre trabalhou bastante para a corporação, sem precisar puxar o saco de políticos. Talvez por isso, seguramente não são os mais cotados para serem promovidos, como já disse o Gilberto. A seriedade na PM durou somente até o comando do Coronel Romão, que tinha Dr. Cutrim como secretário e critérios definidos nas escolhas. Depois que derrubaram o Romão, as custas de fuxico, daí por diante a política tomou conta das promoções e só vem piorando a cada comando. Acho que isso tende a ficar fora de controle, caso não se troque logo esse comandante geral, colocando um coronel mais inteligente e que tenha acesso a Governadora e pulso sobre a tropa, principalmente sobre os comandantes de unidades, que estão fazendo miséria sobre os subordinados, depois do fracassado movimento da assembléia.

  10. D’eça, desde que estou na PM (18 anos) nunca a nossa corporação passou por um momento tão desgastante e desanimador como o que estamos vivendo. Por exemplo, como nós que somos praças iremos às ruas estimulados quando os nossos comandantes que deveriam nos estimular estão com a auto-estima lá embaixo sabendo que só serão promovidos por merecimento (leia-se bajulação política)? E ainda existe a promoção por bravura (leia-se “babura” do verbo babar). Sugiro que você como jornalista que alcança mais eco que nós proponha uma nova discussão sobre a nossa PM, do contrário continuaremos a ler esses lamentáveis posts.

  11. Esses comentários Marco, estão igual ao tempo da greve: um amigo do meu tio-avô que era coronel falou que(…), “eu já fui oficial e agora tenho nojo dessa raça!”. Vamos lá, se são autênticos por que o medo de dá nomes aos bois?

  12. Uma vergonha que se precise de padrinhos para se promover oficiais. Isso mostra o descalabro a que chegou a PMMA depois do comando do coronel Pinheiro Filho para cá. Aliás ele fez de tudo para promover o coronel Franklin a epoca, para que se ele um dia fosse comandante geral tivesse um pior do que ele; acertou na mosca. E olha que ainda teve o coronel Melo entre os dois. Não sei onde a PM vai parar. Como pode um comandante geral que era para ser neutro, ser padrinho de oficiais para promoção. Estão mesmo acabando com a PM. Certo está mesmo é o juiz auditor quando disse que esse comandante não tem a menor condição de continuar no comando. Só a governadora e o secretario é que não querem ver.

  13. marco ontem após fazer a leitura do post, pude observar como funciona os bastidores da policia militar, por cutiosidade imprimir a pagina e levei a um conhecido coronel da reserva. depois de olhar a relação com os padrinhos, fez alguns comentários. se a promoção tivesse o critério de antiguidade não havia essa disputa figal, após olhar os nomes continuou comentando, que todos tem condições de exercerem as funçções porém fez algumas ressalvas, os tenentes coroneis que podem fazer diferença como coronel são pedro ribeiro, zanone e heron, mais dificilmente serão promovidos no atual governo.quanto aos sem padrinhos fica a decepção, pois dedicaram a sua vida para a corporaçção e por não terem conhecidos politicos não podem ser promovidos. quantos aos possiveis promovidos pouca coisa mudará, pois ja fazem parte do atual comando.

  14. ILUSTRE BLOGUEIRO,

    A QUE PONTO CHEGA OS OFICIAIS DA PMMA. QUAL O EXEMPLO DESTES DITOS TENETES CORONÉIS E OUTROS OFICIAIS PARA QUE ALGUMAS PRAÇAS COMETAM EXTORÇÕES, VIOLÊNCIAS, ASSASSINATOS, INCLUINDO O SERVIÇO DITO RESERVADO DA PMMA.

    A QUE PONTO CHEGAMOS, NÓS DA SOCIEDADE VAMOS INICIAR UM MOVIMENTO MUITO GRANDE, E ESPERAMOS CONTAR COM A GOVERNADORA. ISTO É UM CRIME. EM 1993, QUANDO ERA OFICIAL (GRAÇAS A DEUS SAÍ) CHAGUEI A TER NAUSES E ANCIA DESTE TIPO DE RAÇA.

    EM TODAS AS ENTIDADES: TRIBUNAIS E OUTROS, TEMOS AS DISPUTAS, AMS, PARA GENTE GRANDE, NA PMMA SÓ PARA …., É LSTIM´PAVEL E LAMENTÁVEL. QUAL A MORAL DESTES OFICIAIS, E O QUE É PIOR, NADA FAZEM PARA MUDAR ESSA REALIDADE. OS BONS E POUCOS OFICIAIS QUE TIVE A HONRA DE CONHECER, A EXEMPLO DO ENTÃO TETENTE ALVES, CORONEL MOISÉIS E OUTROS, TMABÉM E ETÉ SÃO MAIS CULPADOS, POIS, ONDE O BEM SE OMITE, O MAL TRIUNFA.

    HOJE COMO MINTEGRANTE DA SOCIEDADE, ENCABECAREI ESSE MOVIMENTO PELO FIM DESSA DESLEAL E INJUSTA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO NA PMMA. SOUBE HOJE QUE, OS BONS OFICIAIS NEM SABEM EM QUEM TORCER, SE PARA OS QUATRO CORNÉIS SAÍREM OU FICAREM, POIS, SE SAIREM NA VERDADE SOMENTE BENEFICIARA OS DESRAIZADOS DE CULTURA.

  15. Ser Oficial da PMMA é está disposto a participar de um verdadeiro jogo de cartas marcadas. Um verdadeiro absurdo, para não dizer, molecagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *