38

Beija-Flor pode ganhar, mas…

Supervalorização da história do negro na Beija-Flor

A Escola de Samba Beija-Flor explorou mal o enredo sobre a história de São Luís.

Enfatizou demais a história da raça-negra – que é apenas um dos diversos componentes da formação cultural da capital maranhense.

Deixou de fora aspectos culturais, arquitertônicos e culinários tão relevantes quanto.

O casario colonial de São Luís foi retratado apenas no último carro, exatamente o que homenageava Joãosinho Trinta – e, mesmo assim, misturado ao Cristo Redentor, numa alusão a outro enredo do carnavalesco maranhense.

Justamente pelo colorido, carro Bumba-boi chamou mais atenção na avenida

O desfile pareceu mais uma festa de exaltação à “mãe África”, com carros sombri0s, contando o calvário dos negros na colonização – e esculturas de seres místicos e mostruosos, que muita gente ficou entender.

Não era esta a proposta.

Seres como este ficaram sem propósito no enredo

O que deveria ser exaltado era a própria cidade, seus casarões, as expressões culturais, seu folclore, suas festas e sua tradição hospitaleira.

Nada disso se viu na Marquês de Sapucaí.

Além disso, com membros demais, a escola passou como um raio pela avenida, dificultando a visualização das alegorias e adereços.

A homenagem a Joãosinho se sobrepôs à proposta do enredo

A Beija-Flor está no páreo do carnaval carioca, até por conta da tradição de campeã.

Mas há outras pedreiras na disputa.

Inclusive a Mangueira, que emociona em qualquer situação…

Marco Aurélio D'Eça

38 Comments

  1. se pra falar de Joãozinho custou 9,5 milhõe imagina pra falar a historia do grupo Sarney.

  2. Tijuca campeã, agora roseana vai pedir a cassação do titulo da tijuca! kkk È pelo menos a beija flor não ta devendo ninguem, o governo pagou tudo! Pagou pra contar a história de são luis e a escola falou sobre joãozinho e escravos! 9,5 milhões pelo ralo, enquanto isso nego com sede na cidade olimpica! E maranhense passando fome no interior do estado!

  3. BOMBA!!!! NEGUINHO CULPA O MARANHAO PELO FRACASSO DA ESCOLA NA AVENIDA. VEJA:

    “Para o intérprete da escola, Neguinho da Beija-Flor, o enredo — que homenageou São Luís, capital do Maranhão — contribuiu para as notas baixas no quesito. “Nada contra o Maranhão, mas quando se mistura samba com política, ninguém gosta”, comentou ele, que fez questão de demonstrar apoio a Anísio: “Se gostar do Anísio desse cadeia, eu devia estar em prisão perpétua”.
    REPORTAGEM PUBLICADA PELA EDIÇÃO ON LINE DO JORNAL O DIA =
    http://odia.ig.com.br/portal/o-dia-na-folia/la%C3%ADla-dispara-cr%C3%ADticas-%C3%A0-beija-flor-1.411284

  4. Se foi mal ou não isso não importa. O que mais importa é prestação de conta. Cadê??? Alô ministério público, cgu, etc?? Acorda Maranhão.

  5. É o nosso costume aqui no Rio, valorizar a cultura negra. Que contribuiçao o sbrancos deram para São Luis? Só sabem buscar formas para saquear o dinheiro público. Espero que os maranhenses que vieram desfilar, levem informaçõe sobre o abismo que separa o Rio do Maranhão.

  6. A COMEÇAR PELA PALHAÇADA QUE LAIS FEZ COM OS COMPOSITORES DAQUI, QUE NA VERDADE FORAM ENGANADOS A IR AO RIO, SÓ PARA FAZER DE CONTA QUE PARTICIPARIAM DO CONCURSO. NA VERDADE O SAMBA DO FILHO DE NEGUINHO JÁ ESTAVA ESCOLHIDO, QUANDO OS DAQUI RETRATAVAM MELHOR S. LUIS. BEM FEITO.

  7. Que resposta mais hosil Deça. Tá zangado com o desempenho simplório, ínfimo, meão, trivial da escola. A Beija flor não tinha o direito de levar pra avenida um desfile tão medíocre desse com uma história tão rica como como a de São Luis. Nem a atradição de campeã salva a Beija Flor. A sangria do cofre não valeu a pena.

    Resp.; Não torço pra Beija-Flor, meu cro. Sou Unidos da Tijuca, a escola do Vasco da Gama.

  8. Concordo com vc único ala que realmente falou de são luís foi no final falando dos casarões e da pobreza

  9. Prezado Marco,

    Como todo maranhense, fiquei na expectativa do grande desfile da Beija Flor, que por sinal, é uma das escolas que admiro no Rio. Foi bonito ver São Luís na avenida, mas em minha opinião, sem grandes novidades. Já vi a beija flor mais empolgante e alegre em outros carnavais. Os comentários durante a transmissão são essenciais para que o povo que assisti tenha noção e conhecimento da história do estado ou da cidade. Os apresentadores que entendem mais de esporte deixaram muito a desejarem nos seus comentários carnavalescos, a ponto de informarem errados os nossos sotaques de bumba boi. Não faltaram somente as comidas tipicas ou os grandes escritores e poetas, mas principalmente os avanços e crescimento da cidade, como por exemplo: um dos maiores portos do mundo, o Itaqui, a Vale, a Alumar. Parece que São Luís parou no tempo. Foi mais um carnaval milionário a custa dos pobres do Maranhão.

    Abraço

  10. Concordo com suas observações e confesso que senti falta dessa representatividade. Talvez tenha contribuido para uma certa falta de carisma no desfile.
    Um abraço e a nossa torcida para a vitória do Vascão hoje!

  11. Creio que o erro começou no momento em que a beija flor preteriu os sambas dos compositores do Maranhão e elegeu este que foi pra avenida que realmente deixa a desejar, pois nada fala dos nossos costumes, e um bandomdemfrases soltas sem nexo, que mereceu do Itapary uma crônica no jornal O Estado do Marnhao, denominado “A diarréia de um beija flor”. Neste momento a beija flor deixou claro o seu desprezo pela história de sao Luís. O resto e consequência de um samba pífio, que só foi eleito porque um dos compositores e filho do Neguinho da beija flor.

  12. o carro que veio a homenagem a Joãosinho, é diferente do carro soa casarões, mas veio rebocado por uma especie de cambão, para aproveitar a tração do carro da frente, mas realmente ficou muito proximo, dando a impressão que éra o mesmo carro, mas nas imagens aereas via-se que era um outro carro rebocado pelo carro dos casarões!!! E realmente tinham mais coisas culturais para se mostrar, mas que já foi uma grande amostra da nossa cultura isso foi!!! poderia ter diminuido muitas coisas lendarias e terem mostrado a fonte do ribeirão e as alas dos poetas terem mais destaques assim como as do bumba meu boi! e deveria ter colocado alguem que soubesse da nossa cultura e historia para comentar na globo e não pessoas que nada sabiam de são luis!!! MAS VIVA O MARANHÃO, VIVA A SÃO LUIS!!!

  13. Que desfile ruim este da beija- flor não vai tiraar nen no quinto lugar de tão ruim que Tava , deixou de mostrar Ferreira goular o nosso saudoso João do vale , para mostrar a chibata nos negros e dos sarney aqui no nosso Maranhao como eles fazem . Tanto dinheiro jogado fora que a beija-flor levou dos besta governante do nosso estado , a Sao Clemente tão simples e bonita com patrocinio tão pequeno da prefeitura carioca . Tantos maranhenses passando fome que governo e este governo descomprometido e iresponsavel que ela tar comedo ate de botar a cara fora depois deste carnaval tão Salgado .

  14. A Beija-Flor vai ficar em último lugar…é a maldição do PÉ POLAR.

  15. Concordo com vc deça,nos colocaram como se aqui,fosse a terra da macumba.

  16. Deça, São Luis ñ tem NEGRO?!?!?!?!?!?! Fala dos 400 em especial do centro historicos que esta caindo aos pedaço, ressalta-se que não e falta de dinheiro, e sim desvios…..

  17. RAPAZ,,,, NO CARRO QUE VINHA A ALCIONE TINHA TANTA GENTE IMPORTANTE,,, ERA CANDIDATO A DESEMBARGADOR, EX-DESEMBARGADORA, EMPRESÁRIOS DE RENOME NA CIDADE ETC,,, NENHUM MENOS FAVORECIDO TEVE VEZ NO DESFILE DE MILHÕES!!

  18. OLHA MARCO, O SEU COMENTÁRIO FAZ SENTIDO…FALTOU EXALTAR A GRANDE SÃO LUIS…COM
    MAIS DETALHES DO NOSSO POVO E DA NOSSA CULTURA
    VC ACERTOU.

  19. E TU QUERIA O QUE? INVENTAR? O QUE TEM NO MARANHÃO QUE NÃO SEJA HISTÓRIA? NADA, DERAM SORTE DE A BEIJA FLOR NÃO MOSTRAR AS MISÉRIAS, A FOME QUE ASSOLA O ESTADO, O LAÍLA DEVERIA TER VINDO A SÃO LUIS NO INVERNO BRABO, AÍ SIM ÊLE TERIA MUITA COISA PARA MOSTRAR. O RESTO É ISSO AÍ, E AINDA POR CIMA VÃO PERDER O CARNAVAL POR CAUSA DO ENREDO..

  20. Isento e articulado seu comentário. Se o tema era a capital do Maranhão, cidade riquíssima em hisória, lendas, mistérios e personagens importantes da cultura e das artes, faltou muita coisa a ser dita. Quem assessorou a escola foi incompetente.
    Outra coisa, esse negócio de que ser tema de Escola de Samba aumenta fluxo turístico é burrice. O que melhora o turismo são outras ações, basta estudar um pouco para saber disso.

  21. Isento e bem articulado seu comentário.Realmente, tinha muita coisa relativa à cidade que poderia ser mostrado. Das duas uma: ou a escola não ouviu pessoas de São Luís que pudessem colaborar ou se alguém assessorou, é incompetente.

  22. Concordo.
    Acho que a homenagem foi dada aos negros e ao JoãozinhoTrinta – e não aos 400 anos de São Luís – como deveria ser.
    Tanto que os comentaristas da Globo, ao final da apresentação, só falaram de Joãozinho Trinta e sua importânica para o carnaval e nada dos 400 anos de São Luís.
    Mas a imprensa especializada do Rio diz que a Beija-Flor vai ser Bi e que o desfile foi perfeito, vamos esperar.

  23. Concordo com vc Marco.Exploraram muito o misticismo(até parecia q era Salvador),foi dado muita enfase à escravidão negra que, pelo meus conhecimentos “esse passado triste” foi bem maior em São Paulo onde aportavam milhares de navios negreiro para trabalharem na lavoura de café etc.,essas figuras horrorosas ligadas mais à umbanda(parece q o Laíla é do ramo).Bem que poderiam ser substituídos por Daniel de La Touche,Luís XV, e ae sim começaria à contar a história dos 400 anos de São Luís,casarões,pedras de cantaria,azulejos etc.,Ví coisas da minha cidade que não sabia(sic).Preciso estudar mais….

  24. Será que valeu apena investir numa escola de samba de bicheiro criminoso, um dinheiro tão sofrido do povo do Maranhão que precisa tanto de escolas e hospitais que só aparecem em comerciais de tv do GOV. Meu Deus será que um dia eu poderei vê esse Estado de todos e para todos?

  25. D’eça, li no Estadão que um conhecido especialista (coronel da reserva da PMESP) disse que com o dinheiro mandado para a Beija-Flor daria para melhor equipar e estruturar a nossa já combalida segurança pública na capital. Leu essa entrevista? O que vc acha disso? Concorda ou não que foi um desperdício?

  26. Magoei… VocÊ está é chorando derrota. Como a Beija-Flor não irá ganhar, passou a criticá-la. Antes disso, era só elogio. Se a Beija-Flor ganhar, você irá mudar de opinião novamente… Como fizeram com o Tadeu Palácio. Só criticavam o cara. Depois que ele se uniu aos seus patrões, vocês só elogiavam ele…

  27. Confesso: esperava muito mais… Pesoalmemente, não acredito no título. Espero, sinceramente, queimar a língua.

  28. Marco, vc quer a todo custo defender a sua patroa , mas o maranhao inteiro , esta enfurecido com esse desfile da beija-flor e esses 10 milhoes , um estado miseravel como o nosso torrando com uma coisa totalmente desnecessaria , e o pior , financiando o jogo do bicho ! VERGONHA

  29. TAVA DESORGANIZADA IGUAL ESSE GOVERNO MEDIOCRE DE ROSEANA!! O CUNHADO MANDA MAIS DO QUE ELA. ACHO QUE ELA NEM SABE QUE É GOVERNADORA!!!

  30. Independente do resultado, penso que a Mangueira conseguiu a coisa mais bonita deste carnaval: levar a emoção ao público. Confesso ter ficado emocionado ao ver a bateria parar por 3 minutos e de repente ver a Alcione puxando a escola, juntamente com a torcida. Simplesmente épico, com todo respeito a Beija-Flor…

  31. Acho que vocês não gostaram foi da mensagem final do desfile. No final, a Beija-Flor apresentou um enorme carro de miséria e pobreza, o que está de acordo com a São Luís contemporânea. Ou seja, de 400 anos de história, sobrou uma grande miséria a consumir seu povo.

    Resp.: O probloema de vocês é este: se a gente elogia, vocês criticam. Se a gente critica, aí vocês querem elogiar. Bando de canalhas.

  32. Concordo, exceto em dizer que esta no pareo… Foram inumeros os erros de evolucao e harmonia. Vai ficar no meio do grupao de escolas, se nao ficar na rabeta.

  33. Era para ter falado do Sarney né, Deça?

    Resp.: Claro que não! Sarney é de Pinheiro. Mas a homenagem deveria ser a São Luís, não aos negros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *