20

César Pires quer o fechamento da Univima…

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), vai propor a extinção Univrsidade Virtual (Univima), criada no governo José Reinaldo Tavares (PSB).

– Este apêndice da Universidade Estadual do Maranhão nunca cumpriu o seu papel social. E ainda se conflitua com a UemaNet, braço de ensino à distância da Uema – explica o parlamentar, que já foi reitor da Uema.

 

César Pires defendeu a reincorporação da Univima em entrevista à TV Assembleia

 

A Univima recebe praticamente a metade dos recursos disponibilizados pelo Governo do Estado para o ensino superior, mas não conseguiu deslanchar em sue propósito de pesquisa.

– Ela apenas dificulta ainda mais a atividade da Uema, já que leva metade dos seus recursos e não oferece o retorno esperado, em matéria de conhecimento – lamentou Pires.

Univima: altos custos, poucos resultados

César Pires foi reitor da Uema no primeiro governo de Roseana Sarney  (1994/2002). Na época, a universidade dispunha de seis campus, e o orçamento total de 5% dos recursos da Educação.

Hoje, a mesma Uema dispõe de 21 campis e teve o orçamento reduzido para 2,5%, boa parte para a Univima – explica o parlamentar.

Também fundador do Núcleo de Educação à Distância, que deu origem à UemaNet, Pires diz que este braço da universidade é capaz de fazer exatgamete o que faz a Univima, sem os altos custos requeridos pela Universidade Virtual.

O líder governista pretende discutir o assunto com os colegas parlamentares e membros do governo…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. se o deputado lotor de funcionarios fantasma,na univima
    sabe de nada inocente
    tinha funcionarios so de migué, ele gosta e da midia faz nada

  2. Mas, os cursos oferecidos pela UEMA são todos realizados no CETECMA, usando a plataforma de ensino a distância.

  3. É muita cara de pau, um deputado que ganha 18 salario em um ano ter uma atitude dessas. Que fechar a Universidade porque? será se é para o povo continuar ignorante e votar em pessoas como você? Porque é que a UEMA não tem a mesma estrutura que a UNIVIMA tem hoje já que ganha os mesmos 2,5% dos recursos? Será se alguém la dentro esta passando a mão? Tome vergonha! pra que fechar as portas da universidade se o que precisa e de mais. O que deveria cortar é esses seus 18 salários que vocês recebem sem fazer nada!!!

  4. Agora pergunto a todos vocês e como era a UEMA antes da UNIVIMA? Eu respondo, a mesma coisa que é hoje. E de notorio saber de todos vocês, que falta transparencia do uso dos recursos públicos, não apoio fechamento nem de A ou B, se e sim transparência da Gestão das duas entidades que juntas podem oferecer muito mais a nossa população. Ah lembrei vocês não conseguem dividir recurso né, talvez seja por que divir recursos, conhecimento, boas práticas, tecnologia, não é algo presente na formação dos Gestores Públicos. É fato é que a tal migração dos nossos alunos para outros Estados em busca de Universidade de qualidade, vai continuar a existir, simplesmente porque o Maranhão não oferecer vagas suficientes e nem infraestrutura adequada, sem mais comentários. Ah a Univima Oferece o melhor sistema de transmissão via satelite utilazadi até hoje no maranhão, será por que a UEMANET não tem? Oxe ela também não recebe o tal 2,5% dos recursos. Estranho não acham. Parece que a falta de compromisso dos Póliticos Maranhenses para com seus conterranios estar no DNA dos mesmos. A EDUCAÇÃO PODE MUDAR UMA PAÍS, QUANTO MAIS ESTADO, POR ISSO O MARANHÃO NÃO MUDA. Lamentável.

  5. Marcos , a informação do repasse de 5%, das receitas estaduais para a UEMA nunca foi posto em prática, nenhum chefe do executivo estadual avançou nesse assunto. Quantos aos vinte e um campis ao qual você se refere serviu apenas como plataforma eleitoral para o nobre deputado visto que, eram cursos sem estrutura de funcionamento, de uma hora para outra criou-se uma infinidade de cursos pelo interior à fora. O resultado dessa irresponsabilidade foi a queda significativa da UEMA nas avaliações do MEC o curso de engenharia mecânica que o diga, recebeu quatro notas D seguidas e quase foi fechado. Em vez do agora deputado investir na melhoria do que já estava estruturado preferiu brincar com dinheiro público, tudo em nome do seu projeto político. Acho que você lembra das eleições de 2002 quando o deputado Tatá Milhomen tentou fazer a CPI da UEMA para investigar o derrame de dinheiro para eleger Cesar Pires. Infelizmente a CPI era de mentirinha queria apenas afastar o caviloso reitor das bases eleitorais do velho Tatá

  6. Esse ta de CAPITALISMO AMiGO DO BRASIL, pelos seus comentarios, DEVE ESTA MAMANDO MUITO BEM NA UNIVIMA

  7. Não entendo porque a UEMANET quer a Univima seja fechada e os seus equipamentos sejam doados para a mesma! Sendo que a Univima utiliza equipamentos e transmissão de dados de alta tecnologia, onde suas transmissões são atraves de sinal de satelite e não de internet! Engraçado é que toda vez que é para ser transmitida alguma inauguração do governo do estado sempre a UNIVIMA é convocada e não a UEMANET! Lembro que até no gabinete da governadora existe uma estação ligado direto ao sistema de videoconferencia da UNIVIMA! Mas a grande pergunta é porque a Uemanet tem interesse nos equipamentos da Univima? acredito que o que seria bom mesmo e um projeto para alavancar de vez a UNIVIMA em vez de acabala

  8. JA FECHARAM VARIOS COLEGIOS TAMANDARE,TRES COLEGIOS TIMON, EM TODO MA.TEVE COLEGIOS FECHADO, AGORA QUEREM FECHAR A UNIVERSIDADE NÓS ESTAMOS PRECISANDO E DE + ELES TEM R$ PARA BOTAR OS FILHOS NO EUA,OU OLIGARQUIA DA VEZ PARA O POBRE.

  9. Todos esse comentários em defesa do Dep. Cesar Pires, são orientados por ele, porque essa afirmação? assim como ele se elegeu Deputado após ter sido reitor e sabe a máquina de voto que é a UNIVIMA, agora quer eliminar mais um concorrente dele… Deputado, vossa Excelência sabe que a multiplicação da educação é sinônimo de crescimento, até aceito que V.Excia, queira saber se a UNIVIMA está em pleno funcionamento e se os contratos estão sendo cumpridos, mas saiba que o único que resta da turma do seu amigo Waldir é o Ênio, mas sem poder de nada pois, está sendo monitorado de perto, a SECTEC agora é séria na aplicabilidade de seus recursos. Acho que o Dep. deveria buscar fexhar era a parte da SEATI que está sengo gerida por um leigo que se acha Deus, dizendo que nem Roseana tira ele de lá, pq seus padrinhos não deixam….

  10. CÉSAR PIRES, QUEM NÃO TE CONHECE É QUE TE COMPRA!
    TUA PASSAGEM NA SEDUC FOI UM ESCÂNDALO, É SÓ VER A QUANTIDADE DE CONVÊNIOS DIRIGIDOS PARA MAGALHÃES DE ALMEIDA…

  11. O ensino a distância tem sido disseminado através dos insuficientes recursos do UEMANet e, para que esta instituição cumpra o seu papel social, e melhore a qualidade de seus cursos, é preciso que a UNIVIMA seja fechada e todos os equipamentos sejam direcionados para o UEMANet, que precisa reforçar seu compromisso para com o povo maranhense, que tanto vislumbra um bom futuro para seus filhos.

  12. Que vergonha para o Maranhão. Um estado com as carências que tem se ao luxo de manter uma fábrica de diplomas virtuais. Um absurdo que o orçamento dessa instituição seja equivalente ao da Uema. Isso é um caso de polícia! Onde está o Ministério Público? O TCE? Não é possível que tudo de ruim na educação tem que acontecer aqui no Maranhão. Quantos alunos em nível superior a Univima já graduou desde que foi fundada? Resposta: nenhum. Nem poderia, não é autorizada pelo MEC. Enquanto isso ficam inventando cursinhos pra enganar os trouxas e contratando empresas a peso de ouro. Quero ver a coragem desse governo de acabar com essa imoralidade!

  13. Concordo plenamente com fala do Prof. Benedito-UEMA, pois temos que administrar bem o erário público e com isso, vejo que a nossa UEMA teve um crescimento na suas despesas e ainda continua com dificuldade de receber os seus 5% que tem direito do Estado. Diante disso, apoio a idéia do Dep. César Pires de fazer de fato uma Universidade Estadual que o MAranhão precisa…

  14. A UEMA como um todo, professores, servidores e alunos, ficarão eternamente gratos ao Deputado Cesar Pires se ele conseguir extinguir a Univima, claro com o repasse de todos os equipamentos para que a UemaNet, para que essa possa desenvolver com mais condições um trabalho que já vem fazendo com muita competência, que é o Ensino a Distância. Tenho certeza que a governadora irá apoiar o Deputado Cesar Pires, pois o maior ganhador será a população de todo Estado do Maranhão. PARABENS DEPUTADO.

  15. Parabéns ao deputado César. A UNIVIMA nem universidade é. É um engodo feito para enganar trouxa. Nao tem professor , nao tem funcionário, nao tem aluno. Me digam um curso oferecido por ela? Os cursos abertos pelo louco do Waldir Maranhão com 10 mil vagas, terminaram com 11 alunos. Sacanagem pura! O orçamento da UNIVIMA que nao tem nenhum campus e nem um curso é quase igual ao da UEMA. Governadora, feche a Univima! Deixe o ensino superior publico com UEMA, UFMA e IFMA. Cade o Conselho Eatadual de Educação que permite que os 5% constitucionais para o ensino superior sejam divididos com a Univima que nao é nem centro universitário. Vergonha! Triste!

  16. Caro Marco

    Gostaria de parabenizar o Deputado Cesar Pires por esta iniciativa de propor a extinção da UNIVIMA, pois a UEMA mesmo com seus recursos reduzidos pela metade, tem mostrado que tem condições de conduzir com capacidade, experiência e competência o Ensino a Distância através da UemaNet.

  17. Essa Univima é uma lavanderia!! Lava dinheiro pra determinados partidos e pessoas do governo. Foi assim quando Othon Bastos era o secretário no governo Zé Reinaldo, depois Jackson, piorou com Waldir no governo Roseana e agora, infelizmente, continua com o ciclo vicioso com Olga Simão. Parabéns ao Dep. César Pires pela coragem de ir contra esse esquema!!

  18. Concordo com o deputado… A UNIVIMA é um elefante branco… Só a defende que dela depende.

  19. O dep. Cesar Pires tem raz’ao. O que UNIVIMA fez nos ultimos tempos. Nada. Os setecmas est’ao fechadaos. Os contratos com as empresas na SECTEC s’ao MILIONARIOS PRA NADA FAZEREM E CONSTA COM EMPRESAS QUE NEM DEUS QUER SABER. VOU POSTAR NA SEMANA OS NOMES DELAS. E OS QUESTIONAMENTOS DELAS AI PRA FORA.

  20. Marco, voçe sabe pq o Dep. Cesar Pires está com esse pleito? muito simples, ele tem pretensão de ser o Secretário da Ciencia e Tecnologia, e fazer um voo alto como fez o Dep. do PP, Waldir Maranhão, que apesar de não fazer uma boa gestão nem da UEMA como reitor, nem como secretário da SECTEC, mas foi competente pra sair Dep. Federal e ser eleito…com todo respeito ao Dep Cesar Pires, sugiro que ele gaste seu excelente conhecimento para ajudar a educação do maranhão e deixe a SECTEC de mão, que hoje está em mão de pessoa séria, íntegra e competente. Dep. Cesar, investigue a SEATI (Casa Civil),ali, vossa Excelência irá encontrar material suficiente para varias horas de discurso na plenaria da Assmbleia…fica a dica Marco…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *