25

Graça Foster às escondidas…

Graça vai dizer o quê sobre refinaria?

A presidente da Petrobras, Graça Foster, vai vir quase incógnita ao Maranhão, hoje, para falar sobre o projeto da Refinaria Premium, projeto pelo qual nutre forte antipatia.

Não quer os olhos da mídia na proximidade por que espera a compreensão apenas da classe política para o que vai dizer à governadora Roseana Sarney (PMDB).

E como a clase política maranhense tem interesses outros no Governo Federal, ficará tudo por isso mesmo.

Há duas semanas, Graça Foster anunciou uma revisão nos projetos da Petrobras e jogou a onstrução da Refinaria de Bacabeira às calendas gregas.

Mas há quem diga que a falta do cumprimento das metas do estado – capacitação técnica de profissionais, obras de infraestrutura, etc… – também contribuiu para a decisão.

Da reunião, a imprensa ficará só com a versão oficial, distribuída depois pelo governo.

Após reunião com Roseana, a presidente da Petrobras visitará o canteiro de obras.

Distante da imprensa – ela e o governo.

Para não responder o que precisa ser respondido…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. SENDO ASSIM, ADEUS LOBAO!!!! EM 2O14 OU NAO::::?:??? SE EU FOSSE O MINISTRO,ENTREGARIA O CARGO…

  2. Nossa! Até eu acreditei, que sou um ferrenho crítico dos Sarney. Uma pena, de qualquer forma.

  3. XÔ AVES DE MAU AGOURO!! A REFINARIA VAI SAIR!
    O QUE HOUVE FOI UMA READEQUAÇÃO PREVISTA PARA 2018 PODENDO SER ANTECIPADA PARA 2017.
    NORMAL PARA UM EMPREENDIMENTO DESSA MAGNITUDE!
    MEU AMIGO, ESSA REFINARIA VAI SER A MAIOR DA AMÉRICA LATINA E A QUINTA DO MUNDO!! É CLARO QUE FOSTER VAI TOMAR TODOS OS CUIDADOS POSSÍVEIS PELO MONTANTE DE DINHEIRO QUE ESSA OBRA REQUER!!
    MAS O QUE REALMENTE CONTA É QUE ELA VAI SAIR I!!!!

  4. SÓ MIGUÉ! É SÓ IR A RIO BRANCO O POBRE MARANHENSE INDO DO PROPRIO BOLSO ATRÁS DE UM TÉCNICO.O GOVERNO AINDA PROMETE O MARISTA E O ANTIGO CIOGE. SÓ MIGUE!

  5. SÓ MIGUÉ! É SÓ IR A RIO BRANCO O POBRE MARANHENSE INDO DO PROPRIO BOLSO ATRÁS DE UM TÉCNICO.O GOVERNO AINDA PROMETE O MARISTA E O ANTIGO CIOGE. SÓ MIGUE!

  6. boa noite caro Marco!!
    Voce se lembra do caso da USIMAR, salvo engano meu, parece que nunca saiu do papel. ou saiu? Quanto a essa refinaria Premium I de Bacabeira, desde a época do Sérgio Gabrieli que ninguém da petrobras queria essa refinaria aqui no Maranhão!

  7. Qualquer pessoa lúcida sabia que aquilo era mais um engodo da oligarquia para perpetuar os sarneys no poder. Jamais uma refinaria aqui se mostrou viável. E os tolos acreditaram que Bacabeira e São Luís se transformariam em cidades hiper-desenvolvidas. Foi um golpe igual ao polo de confecções de Rosário. E os otários, bobos, eleitores acreditaram nessa lorota e aí vemos o que a oligarquia deu em troca.

  8. Existe no atual governo muita propaganda sobre a projetos de educação profissionalizante. Segestão: Faça um levantamento ou investigação de como funciona. Fecharam o CETECMA por um tempo,acusando o secretário na época Valdir Maranhão,trocar bolsas de estudo por votos. Mas hoje está é muito pior. Antes havia aulas de professores capacitados mesmo. Cursos presenciais que duravam 4horas no minimo diariamente. Hoje sãomal teleconderencias jogadas, de conteudo duvidoso e um faz-d-conta de professor(monitor). É uma enganação total. Caso de denúncia mesmo.É muita lavagem de dinheiro nesse governo Eu imagino como funcionam esses cursos no interior! Acredite, não tem jovem algum se qualificando profissionalmente pelo governo do Estado.

  9. Parabens pelo post.

    Espero que a classe politica por qualquer motivo que seja se mova e tente fazer com que este projeto se concretize. isso é o motor de muitos setores da economia local. e todos perdem caso esta siderugica não venha

  10. Enganaram os eleitores maranhenses com muitas promessas, inclusive esta da Refinaria Premium. Eu mesmo, como sou consciente e não acredito em promessas políticas, nunca acreditei que esse projeto saísse assim urgente como pregou o presidente Lula em campanha eleitoral. Esse é o PT que muitos admiram.

  11. Quer dizer que a poderosa Graça Foster, é quem manda. Lobão não apita mais em nada como ministro. Quer apostar quem vai pro lugar dele!
    E a refinaria OH!!!!!!!!!!

  12. Caro Editor,

    Acho que a presidente da Petrobrás tem razão em seu comportamento discreto, sem imprensa e sem bumbo. Caso contrário, ela seria mal interpretada e a imprensa hostil ao Sarney, em todo o país, iria acusá-la de estar fazendo propaganda da refinaria para beneficiar o candidato do Sarney no Maranhão.

    Resp.; Mas, pelo que sei, ela disse foi um “Não” bem grande para Roseana, o que inviabilizará o próprio Lobão, que tem a refinaria como apoio de sua candidatura.

  13. Caro Marco, bom dia!

    DEPOIS do alarde todo que foi feito pelo ministro Lobão, a Governadora e até a presidenta, se não sair esta bendita Refinaria é melhor pelo menos o ministro criar vergonha e sair desse governo.
    Marcos o presidente Sarney tem que entrar é forte nessa briga, senão thau Refinaria.

  14. Olá Marcos,
    Estou de volta a nossa terra. Gostei das linhas e entrelinhas da matéria. Como presidente do Partido Verde no Maranhão tenho independência política e autonomia para afirmar que não concordo com a decisão do Governo Federal, em especial com a cúpula do Partido dos Trabalhadores, com tal medida.
    Nós trabalhamos (funcionários abnegados da SEMA), com todo afinco e dedicação, diuturnamente, para as liberações das licenças ambientais desse empreendimento, que o próprio presidente Lula dizia ser o maior feito do seu governo.
    Como é que agora isso não tem valor para o Brasil e os maranhenses devem ser sacrificados, em função de outros projetos políticos em execução no território nacional? Serviu apenas como trampolim para eleição da Dilma? Fomos usados pela máquina governamental? Graças à Deus o PV levou a eleição presidencial para o segundo turno, coisa que poucos acreditavam.
    Acredito em um Maranhão melhor, independente de cores. No entanto, desafio outras tonalidades partidárias manifestarem suas opiniões sobre o tema a favor do povo da nossa terra, sejam elas fortes na sua coloração ou não.
    O Maranhão não merece esse tipo de tratamento.

  15. O desejo de não fazer uma refinaria no Maranhão é de todos os funcionários da Petrobras, de todos os acionistas e de todos os cidadãos de bem esclarecidos, que não querem que a Petrobras tenha prejuízo. Os maranhenses tem que estar cientes de que esta refinaria é um mau negócio para a Petrobras, e só foi anunciada por Lula para eleger Roseana e manter o apoio do PMDB em Brasília. O Maranhão é uma terra da fantasia em que as pessoas acreditam em qualquer coisa absurda anunciada pela família Sarney.

  16. pobre Maranhão… É a “Caveira de Burro” de que nos fala o senador José Sarney em sua obra, MARANHÃO Sonhos e Realidade.
    Todo esse pouco caso do governo federal com essa Terra é fruto da falta interesse da classe política, que só presta para apontar o Sarney como único responsável pelo atraso desse Estado e nada faz para defender os interesses do nosso Povo.
    Cade a Bancado Federal que se diz representante dos interesses da nossa Gente? Por onde andas os que fazem a “Casa do Povo” , que com seus 42 deputados, que nada fazem para cobrar os investimentos que o governo federal promete fazer nesse Estado e nunca cumpri, ficando só na promessa?
    Agora eu quero vê quem são os políticos que se dizem defensores do interesses do Maranhão.

  17. “a falta do cumprimento das metas do estado – capacitação técnica de profissionais, obras de infraestrutura, etc… – também contribuiu para a decisão”. Amigo, você disse isso? Teve coragem ? Olha, Olha, seu bandeco corre risco. Mas, é isso mesmo. E de quem é a culpa ? Do Governo Federal apenas ? Não ! e vc sabe que não. A culpa, sobretudo é do atual Governo, que nunca se importou com o compromisso da Educação técnica no Estado. E lá se vai, mais um projeto para outro estado, aonde o compromisso com a Educação existe. Se tiver coragem Publique-se. Cumpra-se.

    resp.; Voc~e é tão medíocre, que eu decidir, sequer, levar seus comentários em conta.

  18. Num momento em que a palavra de ordem é transparência essa atitudes soam bastante estranho. Esse pessoal são agentes políticos, seus atoso devem ser públicos. Ainda mais quando se trata de dinheiro público.

  19. ISSO SÓ FOI UMA JOGADA PARA ENGANAR O POVO SOFRIDO DO MA, COMO SEMPRE A OLIGARQUIA COM O GOVERNO FEDERAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *