11

Comitê de Holanda insiste em pesquisa “alternativa”…

Sexta-feira passada, durante visita do candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) à redação de O Estado, o deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB) conversou sobre pesquisas com o jornalista Gilberto Léda.

– Se a empresa da família da governadora Roseana Sarney (PMDB) contrata pesquisas, por que a de Roberto Rocha (PSB) não pode contratar? – perguntou o parlamentar.

Didático, Léda explicou que o problema não era a contratação por empresa A ou B, mas o fato de os números terem sido divulgados com estranha antecedência, o que gerou o bombardeio na pesquisa do desconhecido Instituto Perfil.

Na noite da mesma sexta-feira, o deputado Weverton Rocha (PDT), em conversa com o titular deste blog, fez a mesma ponderação em relação às empresas do vice de Holanda Júnior – tentando credibilizar a pesquisa do Perfil, divulgada no dia anterior.

Hoje, o blog do jornalista Luís Cardoso anuncia que contratou pesquisa do instituto DataM3, do jornalista José Machado – que chegou a ser citado na polêmica do Instituto Perfil – e usa nos textos os mesmos argumentos, ipisis literis, usados por Pereira Júnior e Weverton.

–  O Jornal O Estado do Maranhão e a TV Mirante, ambos veículos exclusivos da governadora Roseana Sarney, encomendam pesquisas ano após anos e nunca são questionados; mas se a TV Cidade, da qual o candidato a vice Roberto Rocha é um dos sócios (e que tem a participação da família Vieira da Silva, ligada aos Sarneys), faz o mesmo, vem todo aquele fuzuê… – frisou Cardoso.
 
E o que tem a ver uma coisa com a outra?
 
Bom, se tem os mesmos argumentos, tudo leva a crer que o texto de Cardoso nasceu no comitê de Holanda Júnior – de onde sairá trambém a pesquisa DatM3.
 
Até por que, são notórias as relações de Cardoso com o marqueteiro de Holanda, Evilson Almeida.
 
Mas fica o questionamento deste blog:
 
Se tem tanta convicção do seu crescimento, por que Holandinha insiste em pesquisas “alternativas”, quando poderia, simplesmente, contratar um insituto mais conhecido ou aguardar os levantamentos do Escutec?
 
Depois, os aliados do candidato passam o tempo a atacar quem questiona suas atitudes.
 
Mas é o candidato quem quer assim…
 

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Joao cardoso quem pula de galho em galho sao os edivaldos!! Alias: eles estavam com castelo na ultima eleicao.

  2. De uma forma ou de outra a pesquisa da Escutec já detectará o crescimento de Edivaldo, o que aponta para a polarização entre este e o atual prefeito. O ex-prefeito pagará por sua trajetória de macaco, tendo pulado de galho em galho. Outras coisas também virão a público, como a mágica de transformar áreas livres em terrenos privados, a exemplo da feira-livre do Vinhais e a praça do Cohatrac, que virou Super-mercado.

  3. Nao acredito que esse povo seja tão burro para votar no Castelo.Ele só quer se da bem.O povo que se exploda.
    Sua familia esta milionaria.Seu filho abriu uma franquia milionaria no shoppimg da ilha,loja Richards,ele tem patrimonio para isso?seus parentes todos com empresas milionarias é só investigar.
    Tem muito mais ,o entenhado da Gardeninha é quem manda na secretaria se saude .Ha licitacoes suspeitas na saude.

  4. Para quem está na rua desde cedo já faz diferença, quem ta tranquilo procure andar, trabalhar, pois nos meus momentos de burrice acho que a política está mudando ou voltando pro que era, o corpo a corpo vai ajudar muito e quem andar mais leva. Pode escrever.

  5. Edivaldo vendeu sua alma de bom
    Menino em troca do poder!! Tal pai tal filho!!

  6. Concordo que não tem nada a ver querer dar credibilidade aos números de pesquisas, argumentando que Roseana Sarney as contrata e ninguém as contesta.
    Da mesma forma, não se pode desacreditar a pesquisa da DatM3 e afirmar que ela sairá do comitê de Holanda Jr. só porque alguém usou um mesmo “aloprado” argumento em outro contexto.
    Você tem seu ponto de vista, respeitável, mas as vezes exagera tanto que acaba saindo do riscado.

  7. E desde quando a Escutec é referencia em pesquisas? Como se não soubessem a quem a Escutec serve?

  8. Eu sinceramente acho engraçado tanta confusão por pesquisas eleitorais em julho, ja que simplesmente não refletem e não indicam quem, de fato, está nesta ou naquela posição. Apenas pessoas envolvidas diretamente nas eleições têm atenção ás pesquisas.
    Somente com o horário eleitoral em tv e rádio, e aí sim, após uns dez dias as pesquisas indicarão as possibilidades reais. Até lá é só fofoquinha e futrica desses politicos que pensam ter a atenção do mundo inteiro, principalmente os que acham que uma capital com 1.000.000 de habitantes responde ás pesquisas como se fosse seu curral eleitoral lá de Matões ou Balsas.
    Outro dia, o blog do Gilberto Leda reproduziu uma entrevista do diretor do VOX POPULI, Marcos Coimbra. Lá, ele dá uma aula, diante de sua experiência, sobre pesquisas eleitorais em eleições municipais. Recomendo.

  9. Prezado Marcos
    Sei nao. E de duvidar desta tambem.
    Como um blogueiro que ate ontem esta pedindo ajuda financeira ao leitores de seu blog, para criação de um portal de noticia e melhoria do seu blog tem hoje condiçoes financeira para bancar uma pesquisa dos candidatos a prefeito da capital.

    Nao estou aqui colocando em duvidas as condiçoes financeiras de ninguem, mais e no minimo estranho um blogueiro bancar uma pesquisa desta envergadura.

    Deixo ao amigos leitores a minha duvida aqui colocadas. para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *