21

Duas pesquisas, a mesma origem…

Holandinha: Porquê tanta pressa em polarizar com Castelo?

A divulgação dos números do DataM3 explica porque membros do comitê de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) se confundiram com números de pesquisas, na semana passada, levando à suspeita de manipulação.

É que a cúpula do comitê já tinha os números das duas pesquisas – Perfil e DataM, ambos institutos “caseiros” – mas esqueceram de combinar o discurso único na conversa com jornalistas.

Na segunda-feira, 16, por exemplo, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) falou ao titular deste blog sobre a pesquisa que ainda iria ser divulgada. E disse que Holanda Júnior já havia superado Tadeu Palácio (PP) e estava a quatro pontos de João Castelo (PSDB), que se mantinha com pouco mais de 20%.

Falava, obviamente, da pesquisa do Instituto Perfil, de propriedade do ex-deputado Luiz Pedro, divulgada, às pressas, na quinta-feira. Luiz Pedro é dirigente do partido de Holanda Júnior, o PTC.

No dia seguinte, no entanto, em conversa com o jornalista Gilberto Léda, o mesmo deputado falou sobre números diferentes, citando o instituto DataM3, do jornalista José Machado, ligado à rádio Capital, empresa do vice de Holanda, Roberto Rocha (PSB).

Daí porque este blog citou, na quinta-feira, o DataM como autor da pesquisa. (Leia aqui)

Na mesma quinta-feira Gilberto Léda começou a apurar matéria sobre pesquisas para O EstadoMaranhão, e conversou com Roberto Rocha.  Inadvertidamente, o candidato a vice falou dos números do DataM – que só seriam divulgados hoje – citando Castelo na casa dos 30%.

Na sexta-feira, em vista a O Estado, Holanda Júnior também comentou os números, falando de uma tal pesquisa trekking (levantamentos diários, por telefone) e justificou a queda de Tadeu Palácio com o fato de que ele não havia iniciado campanha e estava bombardeado por impugnação.

Está clara a manipulação dos números para favorecer Edivaldo Holanda Júnior, mas o blog ainda tem uma ponderação:

Por que tanta pressa do comitê de Holandinha em mostrá-lo polarizando a disputa com Castelo?

Não dá para esperar números de pesquisas realmente confiáveis???

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. A pesquisa ate vale, mais em 2006 Roseana Sarney tava na frente, e, Jackson a cabo vencendo.

  2. DataM, M de Machado, gerente da rádio Capital, do vive de EdvalDINO. Tudo às claras, marmelada explícita. E a Justiça Eleitoral engole tudo, na audita nada. Vai ser na base da molecagem até o fim

  3. Aora candidato LARANJA, vai procurar o chefe da gangue Flavio Dino e seus conparsas Edivaldo Filho(Pai), Roberto Rocha e CIA para te defender, pois pelo que escutei voce se for condenado que vai ser, o laranja pode pegar ate 02 anos de cadeia.O POVO JA ESCOLHEU É TADEU

  4. expressão constante dos entrevistadores de edivaldo holanda jr. ´foi de concordar e motivar o candidato!!!

  5. Aí… essa história das pesquisas do Holandinha tá me dando um sono daqueles. Tá na cara que eles querem “assustar” os opositores… judiação…

  6. Marco Deça, vai procurar tua turma, larga do pé de EDHJ, puxa vai plantar banana, o povo já ta decidido, e votara com Edivaldo Holanda, é só esperar pra crer. Tú é um pé no saco, seu idiota, babão dos Sarneys.

  7. A pesquisa vai dar para ser confiável para você quando for feita pela família Sarney colocando Washington em primeiro lugar.Me compre um bode !!!!

  8. AH TÁ, TU TÁ ZANGADO É PORQUE A MACAXEIRA AINDA NÃO SAIU DO BURACO!!

  9. Ridiculo é ter uma pesquisa em que o próprietario da empresa é só um “empregado” do Ex-deputado Roberto Rocha que não demonstra verdade alguma nos números. O Prefeito Castelo está na frente porém essa rejeição dele comparada com a do Edivaldo Jr não condiz. Não serei leviano em creer em pesquisas oriundas da mesma corrente, Luiz Pedro e Machadinho. Os dois Ligados ao Candidato Edivaldo Holanda Jr e ao Candidato a vice Roberto Rocha.

  10. Só presta as contratadas pela Imentira né ?????? Ora bolas… Vcs são muito engraçados mesmo, é muita apelação!!!!

  11. Difuso AM, banalizou!!!

    Dentro das condições da entrevista do Edivaldo JR na difusora AM. castelo tem toda razão pra não comparecer, ficou claro a tendência de marcelo e adriana da difusora introduzindo felipe camarão pra premiar o candidato com perguntas obvias e aquelas que o tal poderia justificar suas dificuldades, não houve nenhum momento contestação ou recondução ao tema em pauta!!! o pior mesmo é que candidatodo 36 demonstrou um nervosismo desproporcional com o ambiente do evento! edivaldo se deteve fora do raio da resposta levando o debate pra gestão caostelo!!!

  12. Interessante, como os números não favorecem nenhum dos dois candidatos dos Sarney (Washington e Tadeu) aí falam que são institutos para consumo interno, vocês são rídiculos

  13. Sabe quando a emenda fica pior que o soneto? Lamentável que políticos que se vestem de oposição, de éticos e etc, estejam fazendo este papel ridículo e rasteiro.

  14. irmão edivaldo que papel, se uniu as corruptos é o que dá!!! Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.
    Apocalipse 2:5

  15. o q é confiavel então? pesquisas de institutos ligados a familia sarney?

  16. entao a unica pesquisa seria e da mirante e do estado do maranhao ???????

  17. Marco
    Esta claro que essa safadeza do grupo de Holanda/weverton/Flavio Dino e o 0 a esquerda do Roberto Rocha e justamente confundir a Cabeca do eleitor, muito feito pra quem prega renovar e mudar! Com weverton??? Me polpe
    Vamos lá… Pq digo isso? Se este Nao fosse o objetivo Nao teriam impugnado a candidatura do ex prefeito Tadeu Palácio pois já sabiam que aquilo Nao existia, foi de ma Fe! E as pesquisas? Mesma forma, se quisessem mesmo saber como anda seu desempenho teria contratado um instituto decente e para consumo interno.
    Ridículos!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *