18

O mundo particular de Marcos Silva…

Marcos Silva e a militância do PSTU; quase toda ela…

Uma das críticas aos partidos de ultra-esquerda, como o PSTU, refere-se à idéia de que os seus militantes vivem no mundo da lua, totalmente fora da realidade.

É apenas uma crítica, mas o candidato do PSTU a prefeito, Marcos Silva, parece mesmo viver em um mundo todo particular.

E este  mundo se restringe à sede do partido.

É no recôndito particular do seu mundo  que Marcos Silva faz sua campanha a prefeito de São Luís.

Suas atividades de campanha, divulgadas na agenda encaminhada diariamente pelo partido, se resume a encontros neste local.

É na sede do partido que Silva discute, por exemplo, “a conjuntura política com os filiados do PSTU”. 

De lá, ele sai para rápidas reuniões no Sindicato dos Bancários e com movimentos sociais. E retorna, dia após dia, para “reunião na sede do partido”.

A agenda mais diferente de Marcos Silva foi encaminhada ontem:  uma matéria completa, em que o candidato se manifesta sobre um assunto que julgou de interesse.

A manchete do release diz: “Marcos Silva repudia ameaça de demissões na GM de São José dos Campos-SP”.

Não está errado, é São José dos Campos mesmo.

Este é o mundo particular de Marcos Silva…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Realmente, consideramos ser de grande interesse a solidariedade e luta para que trabalhadores não sejam demitidos, seja em que localidade se dê esta arbitrariedade, pena que um jornalista não consiga entender a importância do enganjamento de todos em defesa de uma sociedade classista, e pior, não tenha sequer solidariedade com os 1.500 trabalhadores que estão em vias de ser demitidos para que a fábrica que tem sido beneficiada com a renúncia fiscal do Governo Federal, continue lucrando muito graças a força dos trabalhadores.

    Resp.: Tsc, tsc, tsc, tsc, tsc… Tão tolo que nem merece resposta.

  2. Ainda assim o Marco Silva não é o pior. Os outros candidatos se limitam a seguir o velho modelo de campanha “o arrastão do não-sei-o-quê está passando por aqui”. Se é com essa inteligência que pretendem encarar os problemas da cidade, eu prefiro o PSTU.

  3. Prezado Carlos R.
    Veja o documentário “Anatomia de um mito” sobre Che.
    Os testemunhos presentes lá são de pessoas que participaram ativamente da revolução cubana.
    Conheceram Che pessoalmente.
    As coisas que eles falam sobre che não são nada boas.
    Nos diários de Che, escritos, evidentemente, pelo próprio Che, existem também várias frases dóceis do seu amável Guevara.
    Guevara foi um dos maiores fuziladores durante a revolução.
    Seu argumento usando a revista Veja é muito raso e sem fundamento.

    “O pior cego é aquele que não quer ver”

  4. você assistiu o último debate para governo do maranhao?o Marco silva é um cara totalmente localizado sabe a diferença perfeita entre um socialismo utópico e eum comunismo real.agora você esta igual Bruno d Lucca aprendendo algumas palavras com chegada aos trinta…Sao Luis precisa esvaziar de gente como vc

  5. Esse sujeito pesudo-esquerdista, chamado Gledson, ai de cima, manda o cara estudar fazer ensino fundamental e escreve “Conselho” com “C”. Isso não se trata de erro de digitação, é burrice mesmo.

  6. O Homem é ser político por natureza. Deve ter a liberdade de escolher e adotar as doutrinas e correntes de pensamento que lhe parecer ideal para a sua vida e para sua concepção de sociedade. Entretanto, para quaisquer ideologias ou novas concepções de modelos de sociedade, há de se levar em conta o modelo atual, com todas as suas deficiências (que são muitas) mas também com as experiências tidas como válidas. Não deve-se buscar um mundo perfeito, sem problemas… isso sim é utopia. No Brasil, onde há liberdade de expressão, liberdade religiosa e liberdade política, ao meu ver, o PSTU adota um discurso excludente para manifestar sua ideologia. É a perfeição contra tudo que não é perfeito.

  7. Bicho vc é muito IMBECIL, mesmo Jhon Doe. Você pelo menos é alfabetizado e consegue citar (ctrl C ctrl V) algum autor. O pior é achar que citando um autor “qualquer” isenta você de ser ignobio, me pergunto como você vive nessa letargia mental? IMBECIL. Quando vc generaliza toda contestação politica como utopia. voce nem percebe que age de maneira dogmatica e “religiosa” defendendo uma verdade, imutavel, estatica tal qual os que você (estupidamente critica). TODA GENERALIZAÇÃO leva ao erro, nem todo Marxista é do PSTU ou é “dogmatico”. E mais limitar o termo utopia a correntes politicas fracassadas é simplesmente ESTUPIDEZ pois nega a capacidade humana de criar inventar cosntruir. Você é tão imbecil que nem percebe que DEVEM EXISTIR CORRENTES DE PENSAMENTO DIFERENTES para que assim uma possa limitar as ações da outra. Se eu fosse mau carater e burro que nem você eu usaria um recursso da ciência juridica e simplesmente mostraria quantas pessoas morrem por ano por conta da má distribuição de renda “necessaria ao capitalismo”. e com certeza poderia juntar os cadaveres deixados na terra por Lenin, Stalin, Hugo Chaves, Fidel Castro e todos os outros lideres que ainda sim os mortos sob a egide do capitalismo são em numero bem maior.

    Reitero o concelho procure uma boa escola de ensino fundamental e termine logo seu colegial

  8. Alguém aí em cima leu uma matéria da Revista Veja e começou a ter certeza que Che foi um assassino.
    Editora Abril: formando idiotas pelo Brasil.

  9. Marco, um ,dentre os vários idiomas que domino, é o Javanês.
    E merda em Javanês, continua sendo Doe.

  10. Rodrigo Constantino, para a revista VOTO

    Poucas coisas são tão perigosas para a liberdade como uma mentalidade utópica. Os utópicos não se caracterizam simplesmente por erros pontuais de raciocínio lógico; eles adotam todo um método mental que de uma forma misteriosa é indiferente à verdade. De certa forma, a utopia pode ser um substituto laico da religião para aqueles inconformados e incapazes de lidar com as limitações da vida imperfeita.

    Em seu livro The Uses of Pessimism, Roger Scruton dedica um capítulo para derrubar a falácia da utopia e mostrar como ela está a um passo do totalitarismo. Parte da explicação para movimentos utópicos seria, segundo o autor, um resíduo de heresia religiosa em um mundo sem religião, ou seja, a expectativa de criar um paraíso terrestre, colocando um fim nas imperfeições do mundo.

    Os utópicos podem ignorar a aprendizagem com experiências passadas e até o bom senso, abraçando um projeto absurdo e impraticável. Nada pode refutar uma utopia, e nisso reside seu fascínio. As milhões de vidas perdidas ou escravizadas nas tentativas de tornar a utopia realidade não negam a utopia; apenas provam que maquinações perversas ficaram no caminho como obstáculos indesejados. É preciso redobrar o esforço.

    É exatamente com esta postura que socialistas podem ignorar todas as desgraças causadas em nome de sua utopia. A União Soviética nunca foi comunista, eles alegam. Era um “socialismo real”, ou pior, um “capitalismo de estado” (assim conseguem jogar a culpa para o lado do capitalismo). O fim, sendo inviável, jamais chega. A utopia está, desta maneira, totalmente imune a qualquer tipo de refutação.

    Utopias são visões de um futuro em que todos os conflitos e problemas da vida humana são resolvidos completamente. As pessoas viverão em harmonia, felizes. O desejo dos utópicos é por uma “solução final”, não para alguns problemas, mas para todos os problemas. Tudo aquilo que cria conflitos e tensões será eliminado. A raça será pura, não haverá mais classes ou hierarquia, o mundo será um lugar de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Cada utopia tem sua versão.

    Mas o ponto importante das utopias, como frisa Scruton, é o fato de que elas não podem se concretizar. No fundo, talvez de forma subliminar, os utópicos sabem disso, e por isso se negam a descrever em maiores detalhes e de forma crítica o que exatamente eles têm em mente. As utopias acabam empacotadas de forma vaga, ainda que com a embalagem “científica”.

    Karl Marx, que criticava o socialismo utópico e considerava o seu científico, jamais foi capaz de entrar em detalhes sobre o funcionamento de seu modelo. Todos poderiam atender a seus múltiplos desejos, caçar pela manhã, pescar na parte da tarde e até virar crítico literário de noite, pois não haveria mais divisão de trabalho nem propriedade privada. Como exatamente fazer isso sem tais mecanismos não vem ao caso. Quem produz as ferramentas necessárias para a caça e a pesca? Marx não responde. Talvez elas brotassem do solo.

    Esta meta inalcançável serve como poderosa arma para negar tudo aquilo que é real. Se eu defendo algo que não pode existir, que jamais existiu e que sequer pode ser refutado, então coloco-me em uma Torre de Marfim e, do alto de minha utopia, passo a atirar em todos os modelos atuais. Qualquer defeito, qualquer problema existente passa a ser indício de que o modelo vigente fracassou. A utopia serve como uma condenação abstrata de tudo que nos cerca, e justifica a postura intransigente e violenta do utópico.

    O ideal dos utópicos jamais é refutado, jamais é testado. Ele permanece para sempre como um horizonte distante, imaculado, oferecendo um julgamento rigoroso de tudo que existe, como um sol que não pode ser observado mas que cria uma sombra em tudo aquilo que ele lança seu brilho. E as sombras são os inimigos da pureza do sol, que precisam ser eliminados do caminho para que venha a luz.

    Utópicos costumam aderir facilmente às teorias conspiratórias e simplistas, que dividem de forma maniqueísta o mundo entre bom e mau. Todos aqueles que recusam a utopia são seus inimigos. Eles não podem discordar por convicção; devem ser traidores, opressores ou, na melhor das hipóteses, alienados.

    Foi assim que os jacobinos encararam todos que criticavam a Revolução Francesa, como “inimigos do povo”. Hugo Chávez, em busca de seu “socialismo do século 21”, adota a mesma tática.

    Os inimigos variam de acordo com a utopia. Para os nazistas eram os judeus; para os comunistas, os burgueses; para os anarquistas, os políticos. O importante é ter um bode expiatório, de preferência bem definido, aquele que impede a realização da utopia. O crime, a violência e a destruição são justificáveis como meios para um sonho tão puro e lindo como o utópico.

    A revolta e o desejo de vingança contra a realidade alimentam a utopia revolucionária. Esta sede destrutiva costuma derivar de um profundo ressentimento direcionado àqueles que, de alguma forma, conseguem contemporizar com as restrições da vida. O caminho do totalitarismo está aberto se os utópicos conseguem chegar ao poder.

  11. Não sou militante do PSTU, alias ate repudio tal partido, contudo não existe possibilidade de ver alguém comentar um assunto como POLITICA/IDEOLOGIAS de maneira tão torpe. Senhor Jhon Doe. Poderia deixar de comentar seu post por entender que seu baixo grau de instrução o leva a escrever tantas bobagens, mais não o fiz por que acho que esse senso comum com que você trata qualquer corrente ideológica que se reivindique como de esquerda como coisa de gente burra e assassinos é de fato um crime. Se eu pudesse lhe indicaria terminar seu ensino fundamental e estudar um pouco mais.

  12. Acho que os comentários abaixo sao, de todos alienado, pelo capitalismo selvagem, já receberam suas doses cavalar da mídia vendida e doida por lucro, gostam de apanhar e ser escravo do patrão, mesmo que nao tenha, mas gosta de ser explorado. Enquanto isso, no paraíso capitalista, eles vivem no bem bom, as custa dos Países miseráveis, explorando sua riquezas. Só nao ver quem nao quer.

  13. Retrato do Che ao fundo,cor vermelha,reuniões sem propósito e em demasia,admiradores de Fidel,etc,etc,etc.Quanta utopia…

  14. Marco, muito bem escrito.
    Todo esquerdista, socialista, comunista ou alguma ideologia ultrapassada destas crê em utopias, por mais absurdas, assassinas ou totalmente ineficientes como as acima, o doido que nelas crê, o faz com um fervor religioso.
    Aliás, existe algo de paralelo entre o fervor religioso e a crenças nestas ideologias assassinas; a razão e a racionalidade desaparece.

    Resp.: Concordo plenamente.

  15. A quadro do Guevara ao fundo foi demais!!!!
    Rsrsrsrs
    Acho que estas pessoas desconhecem quem foi o assassino Che.

  16. Caro D’eça saindo um pouco do assunto eleições, estamos no inicio dos jogos olimpicos, e acabei de ler mais um brilhante post do Lucio de Castro dos canais ESPN. E ai com aquela visita da seleção a vila olimpica ficou evidente que o unico esforço da midia como sempre nesse inicio é exaltar essa seleçãozinha de futebol que não passa de um bando de playboyzinhos interessados apenas em mostrar carrões e penteados extravagantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *