29

A propaganda em Caxias e a decisão antecipada de um juiz…

O intelectual Sívio Suzart: Europa como referência

O juiz  eleitoral da 5ª Zona de Caxias, Sílvio Suzart, não gosta da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Cosmopolita, ele acha que a campanha no interior maranhense deveria seguir os preceitos da Europa e sua civilidade cultural.

– Assisti à disputa presidencial na França, com apoio da toda poderosa Alemanha (…) e não ouvi um carro de som, nem longas propagandas no rádio e na televisão – comparou, em seu ferfil na rede social Facebook.

É uma manifestação antecipada de julgamento.

O juiz apoia a decisão do seu antecessor, Clésio Coelho, de proibir a propaganda eleitoral no rádio e na TV de Caixas, questão que deve ser definida hoje pelo TRE.

Mas Clésio Coelho se pautou em questões técnicas e legais para determinar a não veiculação do horário eleitoral.

Suzart, por sua vez, pelo que se depreende de seus comentários no Facebook, se move por questões absolutamente pessoais.

Ele até orienta o eleitor a desligar a TV na hora da propaganda. E ainda faz a ressalva:

– Só intelectuais fazem isso… – pondera

Pelo que se pode entender do viajado magistrado, propaganda política é coisa para alienado, para gente sem cultura, não para gente de conhecimento e cultura universal – como ele parece se definir.

É com esta carga que Suzart vai regular as eleições municipais deste ano no município do interior do Maranhão.

Mas, certamente, preferia estar em Paris…

Marco Aurélio D'Eça

29 Comments

  1. FLÁVIO DIZ:

    “Se ele ocupa o cargo de Juiz, certamente deve ser intelectual, pois tal função exige uma infinidade de conhecimentos.”

    Nem sempre os “intelectuais” estão no cargo de Juiz, ainda mais em um concurso altamente subjetivo feito pela própria cúpula, basta ver os sobrenomes e verás as coincidências!

    Resp.: Concurso de juiz – ou qualquer outro, meu caro – não mede intelectualidade, por mais sério que seja. Concurso é múltipla escolha, baseada em decoreba e macetes das regras de eliminação de possibilidades. Intelectualidade é embasamento teórico-científico, apuro cultural e visão de mundo muito além do conhecimento de regras gramaticais ou matemáticas. E nem todo juiz é intelectual, assim como nem todo intelectual tem capacidade para ser juiz.

  2. Se o que vale é a comunicação, melhor fechar o blog e ir pintar as paredes de uma caverna. Quanto à propaganda, sejamos claros. O que a grande maioria dos blogs acoberta são prefeitos que se elegem na base do eu quero tchu, eu quero tcha…Como proibir carros de som e toda a parafernalha que tornam uma eleição de um município miserável numa eleição milionária? Nem conheço o magistrado intelectual, mas são visíveis as razões pelas quais suas declarações causaram incômodo.

  3. Concordo inteiramente com as palavras de Hugo. Pois o dinheiro que é gasto com essas campanhas milionárias, daria para fazer grandes avanços em cidades do maranhão e no Brasil que tão pouco tem. No entanto, para eleitores conscientes, o simples fatos de candidatos a cargos políticos gastarem milhões para se elegerem, já demonstra o seu compromisso com os seus respectivos cidadãos.

  4. Não adianta querer comparar a Europa com o Brasil e o Maranhão. Temos que melhorar a educação do povo e daqui há umas 3 gerações quem sabe a propaganda política pode seguir os moldes das europeias.

  5. Concordo plenamente com o amigo Carlos R.AHAHAHAHAHpor isso mesmo ele deveria pedir demissaõ do bom emprego folgado que ele tem e,pela” graninha” que ele recebe que teve o privilegio de ir pra França.Aí,ele se candidata por lá, sem propaganda,só falando frances,que tal?!?!

  6. O Juiz Silvio, bem que poderia aproveitar a civilidade do velho continente e fosse menos arrogante no desempenho de suas funções judicantes. E acima de tudo gostasse do batente, mas o homem gosta mesmo é de processos na prateleira. Só pra se ter uma idéia: alvará só uma vez por semana é liberado. Ele gosta dos processos na prateleira. E, mais, ele é o substituto do substituto do Dr. Clésio que foi promovido, e por conta dessa promoção a segunda vara de Caxias já está há dois meses sem juiz, pois o Dr. Silvio não despacha nada. Não e não e não, se alguém insistir o homem vira bicho!!!!!

  7. Ele parece mesmo um alemão. Não lembra nem de longe um típico caboclo maranhnese.

  8. Meu caro, moro há quase 3 anos na Europa, mais precisamente em Madrid, no centro de uma crise econômica. O que o este juiz falou não tem nada demais e é até certo. Presenciei eleições aqui e não tinha isso de propaganda política na tv e etc. Tão pouco, a cidade ficava suja com santinhosor toda rua ou com uma poluição sonora inacreditável. O horário eleitoral só serve para rir ou criar um profundo desgosto, pois é um antro de mentira, sem contar que é aí onde está depositado boa parte dos milhões de campanha. Isso de modo algum diminui a democracia, a democracia não está na tv, radio e etc, mas sim no povo. Se não tivéssemos propaganda política, o povo não se iludiria com mentira e teria os olhos bem aberto pra realidade. Se um político fosse bom de verdade não parecíamos de campanha política, seus atos faltariam pppor sim só, mas…

  9. Pôxa vida Décio esclever elado é legal dé? Kkkkkkkk

    Resp.: Não, não é? Viu, como entendi sua mensagem? é o que importa na comunicação. Você se fez entender – tanto no sentido literal quanto no simbólico. É o poder da comunicação, que é vive, e não deve ser amarrada por regras obtusas. Essas regras, que fiquem restritas às provas decorebas de concursos e vestibulares.

  10. Caro Marcos, Permita-me discordar. Dr. Silvio Suzart tem se conduzido nas atuais eleições como em todas as outras que participou da forma como deve se conduzir um magistrado; com imparcialiade e eficiencia. A matéria merece pois reparos. Nas ultimas eleições municipais o Dr. Silvio permitiu a propaganda eleitoral e não é da autoria dele a Portaria que revogou o direito dos eleitores de Caxias à propaganda eleitoral. Na verdade a Portaria em referencia é da autoria do juiz Clesio Cunha que sequer possuia competencia para edita-la pois trata-se de matéria da estrita competência do TRE. A Portaria fere de morte o direito do eleitor à informação e a liberdade de escolha protegendo os candidatos com maior poder aquisitivo. A afirmação desse blog de que a Portaria do Dr. Clésio tem base legal também não procede. As emissoras de TV de Caxias geram materias, jornalismo, inclusive para redes nacionais ha mais de vinte anos pois são geradoras-retransmissoras amazonicas com prerrogativas proprias da outorga concessionária. Incluir um juiz sério e impoluto que nada fez a favor nem contra a materia merece com o devido respeito os reparos dos partidos politicos de Caxias que prezam a democracia e conhecem a conduta imparcial e ética do magistrado.

    Resp.: O blog deixa claro de quem é a autoria da decisão. O texto em relação ao juiz Sílvio Suzart se refere, unicamente, aos seus comentários no Facebook. E, na rede socialo, o magistrado deixa claro não gostar de propaganda eleitoral. Ou não?

  11. pra consumo interno:
    Nem Flavio nem o Deça estão corretos. O certo seria:
    “pre-fe-ri-ri-a es-tar em Paris”
    preferiria = futuro do pretérito.
    preferia = pretérito imperfeito.

    Resp.; Em comunicação, o importante é fazer-se entender. E tenho certeza que todos entenderam a mensagem. É o que importa.

  12. Marcos se o TRE nãp liberar tv nos municipios será um erro grave. todas as concessões de tv no interior são legais (mirante e difusora). o programa de tv é gravado e não ao vivo. segundo a legislação vigente as rtvs podem utilizar até 15% do tempo para exibir programação local (gravada) e um canal de tv é uma concessão federal.

  13. Esse sujeito é muito é chato; se acha. E feio que dói n´alma, parece que tá é bebo. Eu, hein…..

  14. Ainda que respeitando a opinião do ilustre magistrado, Brasil e França são culturas diferentes, cada uma com suas particularidades. Embora não concordemos, é através da propaganda eleitoral que os candidatos de pequenos partidos, os representantes das minorias, sem acesso às grandes redes de comunicação de massa, conseguem alguma visibilidade. Que nosso povo ouça com atenção tudo o que disserem os candidatos, escolhendo aqueles que melhor representem o interesse coletivo.

  15. “preferia ESTAR em Paris” seria o correto.

    Vc já leu os autos? Já foi ver a situação in loco? Conhece a legislação sobre o tema? Acho q não.

    Antes de criticar, seria de bom alvitre conhecer a situação e os fundentos que levaram o MM Juiz a proferir sua decisão.
    Se ele ocupa o cargo de Juiz, certamente deve ser intelectual, pois tal função exige uma infinidade de conhecimentos.

    Resp.: Este equívoco do verbo já foi corrigido, meu caro. Quanto aos autos, a decisão não é dele, mas de outro juiz. Ele apenas manifestou-se favorável à decisão do antecessor em seu perfil na rede social. E fez os comentários destacados no blog.

  16. A campanha politica deveria ser só no corpo a corpo, seria bem melhor assim nós eleitores não ouveria tanta mentira, o magistrado está certo, então eu sou um intelectual, pois não assisto essa porcaria de horario politico tudo é babaquice só babaca assisti, há tambem os carros polui a cidade com essa nojeira de musicais dos candidatos.

  17. Só preguiça de trabalhar, quero ver se ele vai abrir mão da gratificação por ser juiz eleitoral esse ano??? Na Europa nao tem essa mamata.

  18. Professor Pasquale informa:
    Onde se lê:
    “Mas, certamente, preferia está em Paris…”
    Leia-se:
    “Mas, certamente, preferiria estar em Paris…”

  19. O fato é que o magistrado é de todos conhecido como alguém pedante, arrogante e metido a culto, tempos atrás o mesmo foi fazer um tour na Europa, e ali segundo comentam ele metido a estudar a língua alemã passou pequeno tempo, chegou de lá, com “ich spreche deutsch” se achando, balela. A língua alemã é das mais difíceis do mundo, tanto em pronúncia quanto em gramática, e ninguém, ninguém mesmo, a menos que seja um super gênio aprende alemão em 1 mês. O problema é que um juiz não se contenta com seu status de classe média, ganhando apenas 15 mil reais, 5 mil e poucos euros acha que é rei, humildade falta sempre, na França, em Paris isto dá pra pagar um studio de 27 m2 num bairro periférico, tipo Montmartre que é 2 mil euros, mas não dá pra ir ao Moulin Rouge, Opera Garnier, Julio Verne, Le Taillevent, Guy Savoy, ou seja, isto é salário de classe c em Paris, e tomar La Belle Epoque no fim de tarde nem pensar.
    Falta humildade e berço. Pense num contraste, aliás sequer seria juiz na França.

  20. Marco, la em Cajapio Marcelo Tavares ta cantando de Galo dizendo que vai eleger o seu candidadato pois Sarney nao tem voto lá.

    Resp.: E qual o problema de ele dizer isso?

  21. Marco
    La vem pesquisa de novo!!!
    A bola da vez agora eh a CONSTAT encomendada pelo Grupo Guara(leia-se Roberto Albuquerque, amigo pessoal de Castelo)
    Castelo deve ganhar no 1o turno nessa pesquisa!
    E agora?

    resp.: Este blog só divulga pesquisas da Escutec. São mais confiáveis, têm mais credibilidade, e podem se comparadas ente si. Este blog não publica pesquisas de ocasião, feitas apenas para justificar um momento – sem que se repitam na sequência da campanha. Esta é a posição do blog.

  22. Coisas que acontecem no maranhao, de fato aquela frase que, cabeça de juiz é igual a bumbum de nenem, porque somente pode sair merda, digamos que esse pode ser um exemplo classico, ele deveria procurar trabalho e não procurar besteira para dizer que esta trabalhando… Intelectual, ja vi tantos assim e no final nao passam de merdas, intelectual é um pai de familia pobre que sustenta uma familia de 10 filhos com salario minimo e consegue forma todos eles….
    eita que ainda vou ver muita coisa bizarra nesse maranhao rinco em recursos naturais e rico em intelectuais hahah
    um abraco tenha um otimo dia…

  23. Se o cabra e intelectual não sei, mas esse teu “preferia esta”…e o q tenho dito: faltam jornalistas e sobram blogueiros!

  24. Querem acabar com o Controle da Informação. Coisa nada favorável aos donos dos veículos de comunicação. Daí o titular deste blog ser contra! Ta na cara isso! E anda me vem outro voador vim falar de democracia aqui. Cada uma…

  25. Esse Juiz, não tem que comparar o Maranhão com a França não. Nós temos nossa cultura e eles tem a deles, se ele achar a daqui ruim, que vá morar la na França.

  26. Cada coisa neste Maranhão. A propaganda política e eleitoral são componentes indissociáveis do regime Democrático. Ser contra a propaganda eleitoral ou partidária ou político como queiram é extensa medida uma atitude injurídica e antidemocrática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *