3

A síndrome do salto alto e a guerra de comunicação

Do blog de Robert Lobato

Apesar de 7 de outubro estar relativamente longe, ao menos do ponto de vista da disputa eleitoral, começa-se a escutar manifestações dos apoiadores da candidatura de reeleição do prefeito João Castelo (PSDB) de que o tucano vai vencer a eleição já no primeiro turno. É a síndrome do salto alto, que pode ser fatal para o candidato.

Ainda não há nada que justifique, ao menos até este momento da campanha, que Castelo ou qualquer outro candidato tenha condições de vencer as eleições no primeiro turno.

Se é verdade que o exército castelista possui uma infantaria mais ofensiva e organizada, armas e equipamentos de batalha mais eficientes e um quartel-general mais estruturado e leal ao “líder”, ainda assim é muito precipitado, além de soar como arrogância, afirmar que Castelo já está reeleito.

Há muita água para rolar por baixo do processo. A campanha só começa efetivamente a partir do horário gratuito na tevê e no rádio, isso estamos todos carecas de saber.

Contudo, até esse clima de “já ganhou”, que começa ser trabalhado pela candidatura João Castelo, faz parte da “guerra de comunicação”, comum em qualquer tipo de campanha, sobretudo eleitoral.

Não reconhecer isso é simplesmente estar a serviço da derrota.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Se na eleição passada que ele começou com mais de 40%( os outros somados não dava 40%) não ganhou em 1º turno, que dirá agora que tem metade do percentual somado dos outros.

  2. Não ganha no primeiro e te digo uma coisa, se não ganhar logo já perdeu, todos os outros candidatos irão se unir pra massacrá – lo, politicamente claro.

    EU MESMO NÃO VOTO NELE. POR ENQUANTO ESTOU INDECISO MAS EM MEIO A MINHA INDECISÃO TENHO UMA CERTEZA, O ÚNICO CANDIDATO QUE NÃO VOTAREI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *