26

Escutec: duas verdades e a possível quebra de um paradigma…

Washington começa a crescer, ainda que lentamente

A segunda rodada de pesquisas do Instituto Escutec para o jornal O Estado do Maranhão consolida duas verdades e sugere a possível quebra de um paradigma.

A primeira verdade: tudo indica que a disputa em São Luís se dará, principalmente, entre duas “máquinas”, a da prefeitura e a do Governo do Estado.

O prefeito João Castelo (PSDB) avança e se consolida como nome certo em um eventual segundo turno, com seus 33,5%; praticamente limitando a disputa dos demais por uma única vaga restante na final.

E é o candidato do PT, vice-governador Washington Luiz, quem finalmente mostra fôlego para brigar por esta vaga.

Castelo entre jovens: ampliação do eleitorado

Seus 5,4% podem parecer ainda medíocres, mas o fato de ele ter ultrapassado Haroldo Sabóia (PSOL) e Eliziane Gama (PPS) e se estabelecido entre os quatro principais candidatos, demosntra forte capacidade de crescimento.

E conta ainda com a tendência de queda acentuada de Tadeu Palácio (PP) e com a estagnação de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

É esta, inclusive, a segunda verdade consolidada da pesquisa Escutec.

Por mais que o padrinho Flávio Dino (PCdoB) insista em grudar seu nome ao do afilhado, chegando a passar a idéia de que é ele o candidato – ou talvez até por isso – Holandinha do PTC não consegue desgrudar da casa dos 17%, registrados desde que anunciou seu nome na disputa, ainda em fevereiro.

Holanda: extrema dependência a Dino não surte efeito

Os 19,8% com os quais ele aparece agora, nem podem ser considerados em relação à pesquisa anterior, uma vez que bem abaixo da margem de erro.  Aplicando esta margem – de três pontos – pode significar que Holandinha esteja com 22,8%, o seu total máximo já registrado, em diferentes pesquisas; ou com 16,8%, o que, na prática, dá os mesmos 17% de sempre.

Mas a pesquisa sugere também a possível quebra de um paradigma, como anunciado no início do texto.

Este paradigma foi criado pelo senso-comum de que candidato com mais de 40% de rejeição tende a perder a eleição. A premissa resultou até em livros sobre regras eleitorais, mas se demontra frágil, pelo menos no caso São Luís.

O prefeito João Castelo se mantém como o mais rejeitado: são 40% de eleitores que declararam não votar nele “nem que a vaca tussa”. Mesmo assim, ele conseguiu crescer quase sete pontos percentuais, ampliando para mais de 13 pontos a vantagem em relação ao segundo colocado.

Pode ser que o patamar represente exatamente o seu teto – previsto na casa dos 35%, como imaginam os adversários. Mas pode ser também, que o deslocamento signifique um avanço para uma ainda remota vitória no primeiro turno, como acreditam seus aliados.

De uma forma ou de outra, Castelo se consolida nas eleições da capital maranhense.

Como o adversário a ser batido…

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. na verdade nesta eleição ocorrerá o fim político de Washington…ele ficará abaixo do PSTU, mesmo tendo a máquina do governo Estadual ao seu lado….infelizmente esses nossos jornalistas só escrevem o que os seus patrões querem que publique. Outra coisa não estou puxando o saco para lado A ou B, apenas desejo que quem vencer as eleições trate a nossa cidade com zelo (diferente do que vem acontecendo desde que eu estou morando aqui, 26 anos) tenho pena do povo que vota em troca de um empreguinho ou outro favor qualquer…por favor vamos pensar em melhorar o futuro de São Luís e do MA, não sei se algum dos candidatos que estão concorrendo será capaz ou terá vontade de fazê-lo, mas espero que isso um dia aconteça ou que a nossa geração ainda veja um gestor público que honre os votos que recebeu…..ainda não vi um.

    abraço a todos

  2. NA VERDADE OS DOIS TEM COMO PASSAR PARA O SEGUNDO TURNO. MAS O MACAXEIRA COMO O PROPRIO BLOGUEIRO DO GRUPO (ROSEANA) AFIRMOU SO COM O TEMPO DE TV / OS MILHARES DE PARTIDOS QUE O SARNEY CONSEGUI SEMPRE COM DEPOIS MUITA TROCA DE FAVORES / COM MUITOS RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO SENDO DESPECHADOS NOS BAIRROS AI KEM SABE COM UM MILAGRE POR ULTIMO O CANDIDATO DO PT VAI PARA O SEGUNDO TURNO! MAS AI FICA MAIS E MELHOR AINDA PARA A OPOSIÇÃO E PARA A VITORIA DE CASTELO!!!

  3. É inclível essa capacidade de análise…mas para convencer quem mesmo??? kkkkkkkkkkkk…

  4. Edvaldo estaria melhor se nao estivesse dado de mao beijada o seu mandato de Dep.Federal que o povo de Sāo Luis lhe deu com tanto prazer ao pilantra e bandido do Weverton Rocha tanto é que ele esta até meio afastado de sua campanha para nāo queimar o filme de Edvaldo Jr.e seu pai o Holandāo conhecido por seu lunga (cavalo batizado) que ja se uniu com todos os partidos possiveis, ele já foi do lado de Castelo ,já foi do lado de Rosengana,e agora esta do lado de Flavio dino dino pra ver se emplaca seu filho , mas o povo nao é bobo e precisa saber de tudo inclusive a sua traiçāo com o astor nauber .

  5. Caro Marco, sei que você tem acesso a coordenação de campanha do WO, então por favor diga pra nao cometerem mais o absurdo que foi ontem na ponta do farol/renascença uma carreata que passou por lá, o som nas alturas, cortando o bairro, ali se trata de área nobre, classe media, ninguém vai votar por causa de um
    carro de som que atrapalha o sossego, foi simplesmente ridículo, um abuso.

    Quanto a analise da pesquisa vamos ao seguintes pontos. Castelo cresceu é fato a devido a estrutura, funcionários… Tadeu tem tendência a cair pois tem podres que viram a tona e nao terá nada para reverter. Eliziane por nao ter volume/estrutura de campanha tem a tendência de cair pois o eleitor nao “estraga o voto”. O WO tem obrigação e condição de melhorar mas nao chegara a dois dígitos é muito fraco. Percebe-se que o eleitorado do EHJ tende a se manter na casa dos 20% que lhe colocara no 2 turno.

    Resp.; Quer dizer que por que é área nobre não pode passar carreataq? Só pode na periferi? Que preconceito, heim??? Elitista assim, já posso imaginar de quem seja eleitor…

  6. MARCOS TENHO CERTEZA QUE VC ESCREVE ESSAS COISAS PORQUE TEM QUE SEGUIR O QUE TUA “PATROA” DETERMINOU. VC É INTELIGENTE DEMAIS PRA ESCREVER TANTA BOBAGEM. TU SABE QUE MACAXEIRA NÃO VAI NEM, PRA SEGUNDO TURNO.

  7. Lembro a vocês:

    1) Castelo sempre teve essa parcela agregada de eleitores; de acordo com a campanha, seus votos aumentam ou não. Na última eleição, ele ganhou graças à uma espantosa derrama. Aqui o costume é a reeleição, como foi para Jackson, como foi com Tadeu. Castelo só não vai ganhar no primeiro turno porque sua administração foi horrível, mas, pelo histórico das eleições passadas, é bastante provável que ele se reeleja no segundo.

    2) Nunca um candidato do grupo de Roseana ganhou, para prefeito, em São Luís, mesmo os que já tinham votos, como João Alberto, ou aqueles altamente patrocinados, como Jaime Santana. E Roseana nunca conseguiu melhorar significativamente a situação de candidatos sem-voto, como Pedro Fernandes ou Gastão Vieira. Eles sempre partem do zero e esbarram na marca dos 10%, em sua maioria composto por pessoas de alguma forma aderentes ao Governo.

    3)A disputa entre Tadeu e Holanda é normal e o resultado é imprevisível. Tadeu representa a revolta com o presente e a volta ao passado; Edivaldo é a mesma revolta, mas com uma visão de futuro. É um conflito que nunca aconteceu antes, e o acontecimento menos monótono nessa campanha.

  8. Marco
    voce nao tem medo de cair no ridículo?! WO terá menos de 20.000 votos!
    Permita-me uma aposta:
    castelo nao passará de 33% exatamente 1/3 do eleitorado, isto tem explicacao cientifica.
    Holandinha ganhe ainda no primeiro turno.
    Quem arisca um paupite?

    Resp.: Não dou palpites. Eu analiso os fatos com os dados que me chegam. E posso errar, também. Se, nos próximos levantamentos, aparecer algo que indique uma vitória de Holanda Júnior, serei o primeiro a apontar tal tendência. Por enquanto, a tendência que se mostra é de estagnação da sua candidatura. Era 17% em fevereiro, quando ele se apresentou, e continua 17% – com variações, para mais ou para menos – nesta última pesquisa.

  9. O teclado é seu e vc escreve o que acha que deve, mas como dizia o mestre Paulinho da Viola: ” Não altere o samba tanto assim…”
    O que chama a atenção é que Holanda Júnior cresce na própria pesquisa daqueles que o atacam, até pq Fernando Júnior da escutec não é louco de apresentar total insensatez. Mas uma mexidinha na margem de erro… deixou Holanda Jr em terceiro, quando está em segundo. Uma coisa sempre soube, o Castelo com a máquina e outros abusos estará no 2º turno.

    Resp.: Pra você, eu digo exatamente o que dizia na época da cassação de Jackson, quando torcedores apaixonados arrotavam sabe-tudo a cada postagem: se você quer acreditar nisso que está dizendo, fique à vontade. E deixe Holandinha continaur agindo da mesma forma. E. no fianl das ontas, a gente vê quem tem razão. Eu, se fosse ele, repensava minha campanha, que ainda daria tempo.

  10. Caro Marco sai D’eça,

    Não se preocupe com Edivaldo Jr. o homem é sério. Não tem necessidade de forçar a barra. Na minha pesquisa boca a boca ele está caminhando para ganhar a eleição. E não falta muito. Vc sabe disso.

    resp.; É, né?! Então, tá!

  11. Marcão,

    A Escutec não fez simulações de segundo turno?

    Abraços

    James

    Resp.: Ainda não.

  12. Pesquisas eleitorais para valer ? Só após o inicio do horário eleitoral na tv e rádio.

  13. Noooossa… falar que o Macaxeira é o cara que pode competir com o Castelo em um segundo turno é chutar o pau da barraca, hein?!

  14. Caro Marco,
    Será que vcs não enchergam que o W.Oliveira não vai nem pra segundo turno, se tiver!

  15. Hahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só com muita criatividade para escrever tanta asneira assim… Vai tomar teu remédio controlado……………………..

  16. Marco, eu ei de te ver aos aplausos ao futuro prefeito dessa cidade Edivaldo Holanda Júnior, em outubro nós veremos quem é quem, esse negócio de pesquisa, são tudo cartas marcadas, não adianta você querer induzir aos eleitores em seus comentários, todos sabem que você ta muito é preocupado em perder sua boquinha. OTÁRIO.

  17. Análise Medíocre. O Povo vota no Castelo pelo simples fato de que ele representa realmente a oposição (que tem chancete de vencer) ao governo da família sarney.

    Familia Sarney favorece quebra de paradigma, esse seria o titulo correto rsrsrsrsrsr

  18. Tua análise me parece sem sentido. A avaliação mais sensata seria admitir que as pesquisas indicam a tendência de segundo turno entre “Holandinha” e Castelo. Você utilizou a margem de erro para descaracterizar o crescimento de “holandinha” e ignorou esta mesma margem ao sustentar o crescimento de Washington. Veja que o crescimento de Whshington também está dentro da margem de erro. Portanto ele poderia está perto de oito e meio ou, de dois e meio, o que na pratica seria abaixo da pesquisa anterior.

    Resp.: O crescimento de Washington é bem maior do que o de Holandinha. E não usei margem de erro para descaracterizar Holandinha. Perceba que, das intenções de voto em Tadeu, Eliziane, Haroldo, Marcos Silva e Ednaldo, 12,2 pontos flutuaram entre uma pesquisa e outra. Destes, nada menos que 7,2 pontos foram para Castelo. Apenas 2.4 ficaram com Holanda, apesar de toda mídia de Flávio Dino de que ele repreenta a mudança. São exatamente 9,2 pontos percentuais que, mesmo saindo de Eliziane, Tadeu e Haroldo, preferiam optar por Castelo e Washington a declarar-se por Holandinha. A caracterização é clara, meu caro: Holandinha não consegue deslanchar como candidato de Flávio Dino, mesmo com toda a movimentação em torno dele. Ele só tem uma possibildiade agora: o horário eleitoral. Mas, neste caso, tem o boa presença de Eliziane e Tadeu na TV, e o enorme tempo de Washington. Portanto, meu caro, é temerário afirmar que Holanda Júnior vai para o segundo turno. Seu desempenho até agora não recomenda isto. E sua performance na Tv ainda é uma incógnita. Grato pela participação.

  19. nossa… esse texto é seu marco? pois se for, você como analista é um belo torcedor… abraços

  20. Marcos, O candidato do PT pode não ter crescido ,´pois está exatamente dentro da margem de erro e portanto da mesma forma que Holanda Jr.

    resp.: A diferença, neste caso, meu caro, é que, naturalmente, esperava-se migrar para Holanda os votos de tadeu e Eliziane. Isto não aconteceu. Demosntra uma tendência de teto para o candidato de Flávio. Nao há como esconder este fato: Holandinha não está conseguindo se vender como o novo, talvez até pela exagerada dependência de Flávio Dino. E o horári eleitoral não promete mais mudanças, já que, tanto Tadeu qwuanto Eliziane têm boa performance, e Washington tem o maior tempo de exposição. Arrisco afirmar que o dias não são os melhores para Holandinha. Pode ser que mude, mas por enquanto…

  21. KKKKKKKKKKKKKKKKkk
    que análise medíocre, Marco!
    Mas você está certo pois é pago para isso, defender os interesses dos oligarcas…
    Em outubro nós veremos!

  22. Sinceramente, me dá nojo de ver um jornalista como você, fazer uma analise tão medíocre. Medíocre, meu rapz, não são os 5.3% de WO (Leia-se, Macaxeira), mas sua analise. Ela sim, é digna de pena e choro. Quanto inverdade você fala. Só para citar, vc diz que seu candidato o MACAXEIRA, que estaria com seus pobres percentuais (pobre SIM SENHOR, pq como pode um candidato do Governo, com a maquina e a força da midia em suas mãos, faltando quase 60 dias para o pleito, não ter alcançado a casa dos dois digitos em nenhuma pesquisa), isso sim, é pobreza de votos. Vamos analisar o candidato Holanda Jr, que vem crescendo em todos os cenários e em todas as pesquisas (inclusive as manipuladas pelo sistema que vc defende). Ele tinha 19 e aparace com 22 (na casa da margem de erro), quem cresceu MAIS????? Ora, rapz, defender um grupo politico, defender um sistema de comunicação, ser um assecla de plantão, eu não tenho nada contra (vc tá defendo lá no fundo seu bandeco, e como muitos tem filhos pra botar a comida em casa), portanto, não o condeno com suas praticas de defender quem quer que seja….AGORA SEJA PELO MENOS MAIS PRUDENTE… Não citas os demais candidatos.???? a ÚNICA COISA CERTA NESSE PLEITO AMIGO, É QUE SEU CANDIDATO MACAXEIRA, NÃO CHEGARÁ NO 2 TURNO. PODE TRAZER TODA A TURMA DO MENSALÃO PRA CÁ QUE NÃO DÁ. PUBLIQUE SE TIVER CORAGEM.

    Resp.: O Holanda não tem 22% Ele tinha 17,8% e passou para 19,4%. Cresceu menos de dois pontos, portanto. O crescimento de Washington é pequeno, verdade, mas mostra tendência de crescimenjto, sobretudo com a proximidade do horário eleitoral, quando terá quase três vezes op tempo do segundo colocado. E o Holandinha demonstra claramente que não consegue descolar da casa dos 17%, mesmo com todo o esforço de Flávio Dino. O resto de seu comentário é agressão gratuita, que nem merece resposta. De todo modo, gato pela participação no debate.

  23. ONDE ESTÁ ESSA TAL “REJEIÇÃO” AO PREFEITO CASTELO ??
    POR ONDE ESSE HOMEM PASSA É UMA VERDADEIRA EUFORIA , O POVO QUER VE-LO QUER COMPRIMENTA-LO.
    REIJEIÇÃO EU ESCUTO DA BOCA DOS ELEITORES É EM RELAÇÃO AO MACAXEIRA QUE É O CANDIDATO OFICIAL DO GOVERNO FRACO DA ROSEANA SARNEY , REJEIÇÃO EU TAMBEM ESCUTO QUE É EM RELAÇÃO AO HOLANDINHA QUE VAI SER MANIPULADO PELO HOLANDÃO E PELO MASCARADO BOB ROCHA , REJEIÇÃO EU TAMBEM ESCUTO EM RELAÇÃO AO TADEU SARNO PALÁCIO QUE QUANDO TEVE OPORTUNIDADE DE FAZER ALGUMA COISA POR SÃO LUIS NÃO FEZ E AINDA DEIXOU A CAPITAL EM TOTAL ESTADO DE ABANDONO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *