36

O sucateamento do Corpo de Bombeiros…

Com equipamentos impróprios, Bombeiros fizeram o que puderam

A participação do Corpo de Bombeiros, hoje pela manhã, no incêndio que atingiu o Hospital Carlos Macieira mostrou, mais uma vez, a absoluta incapacidade da corporação de atuar em ocorrências graves em São Luís.

No interior, nem mais mais simples a corporação se mostra capaz.

Sucateado, o Bombeiros é hoje uma força sem a menor condição de atuar no salvamento de vidas.

Não fossem outras equipes – do Samu, da própria Polícia Militar e de voluntários, entre eles médicos, familiares e os próprios pacientes – a ocorrência no hospital poderia se transformar em uma tragédia.

Sem equipamentos adequados, os membros do Bomveiros se esfroçam o quanto podem para tentar dar respostas quando são chamados.

Paciente é retirado às pressas do HCM

Enquanto isso, jogada à própria sorte, a corporação é palco apenas de disputa política por privilégios internos entre seus oficiais.

Privilégios que nem o próprio governo parece ter força para resolver.

Coronéis Bombeiros fazem o que quer com o já parco orçamento da corporação. E os equipamentos, que já são precários, são largados em qualquer canto.

Não é a primeira vez que, chamado para situação de emergência, o Bombeiros mostra-se incapaz de atuar.

Tem restado à corporação, nos últimos anos, servir apenas de hotel para bandidos de toda espécie.

Alguns com o privilégio de sair à noite para se divertir…

 

Marco Aurélio D'Eça

36 Comments

  1. tem um parente seu que é bombeiro um tal de igor num faz nada

    Resp.: Não tenho nenhum parente chamado Igor. Nem na primeira, nem segunda, nem na terceira ou na quarta geração. E muito menos que não fzem nada. Todos os meus parentes – Tios, tias, irmãs, primos, sobrinho, mulher e filhas – têm o sobrenome D’Eça. Todos, sem exceção. Se este tal Igor tem o sobrenome D’Eça, é meu parente, embora não saiba quem seja. Se não tiver, é um impostor, tenha certeza.

  2. O que foi dito ainda é pouco. O Corpo de Bombeiros do Maranhão – lá tem gente séria, comprometida e responsável – é extremamente despreparado, ineficiente. Outro dia num “incêndio” de um terreno baldio no Renascença II, nas imediações à AABB, o fogo quase chega nas casas e edifícios, por conta da demora na chegada da corporação ao local. E quando a gente liga para pedir urgência, a atendente ainda responde com extrema grosseira demonstrando falta de vontade, despreparo e falta de educação. Graças a Deus que o incêndio de ontem no Carlos Macieira, não fez vítimas.

  3. porque o hcm não tem uma brigada de incêdio?não vamos culpar só a instituição do corpo de bombeiro, ao logo do tempo não houve investimento por vários governos. bricadeira

  4. ESSES BOMBEIROS SÃO UM BANDO DE OCIOSOS.
    É SÓ IR LÁ NO QUARTEL NO BACANGA, É UMA VERGONHA

  5. ESSES BOMBEIROS SÃO UM BANDO DE OCIOSOS, É SÓ E NO QUARTEL DO BACANGA E COMPROVAR.

  6. O corpo de bombeiros foi sucateado de proposito pelo governo do estado isso todos sabem, o que mais nos deixa perplexo são as condições do própio hospital, não tem rampa, não tem água nos hidrantes, não tem alarme de incendio, não tem pessoal treinado para emergencia e ai estão colocando a culpa nos bombeiros como se essa instituição não fosse parte do estado, olha foi um tapa na cara do Ricardo a atuação da SAMU, porque a mesma SAMU que ele proibi de levar os pacientes para as UPAS foi justamente eles quem atuaram noresgate as pessoas porque a saude é pública seu ricardo o dinheiro é do povo parabéns a todos que ajudaram, zero para ricardo gastou meu dinheiro e o hospital é complexo mesmo.

  7. passando pelo parque do bom menino avistei apenas um carro velho todo desquarado lá na garagem,aquilo nem parecia uma vitura dos bombeiros,segundo apurei ontem só avia uma viatura que prestava havia uma outra na cohab mas não foi colocada para ir áte o local porque a mesma estava com restrição toda vazando.os soldados são dessa corporação são muito maltratados pelos seus comandantes que só pensam em seus beneficios propios.

  8. Qual o último governo que comprou veículos contra incêndios para o Estado do MA ? Onde estão distribuídos os veículos ? Onde fazem treinamentos ? Existe estrutura para proteção no mar ? Onde fica ? O porta-voz do CBMA já se posicionou ?

  9. Caro Marcos,
    Boa matéria. Se acaso fores ousar fazer a lista do que está sucateado, sugiro fazeres a do que não está, para não te cansares muito.

  10. Deus não permita que haja um incendio de grandes proporções em São Luis, por que se acontecer será uma catástrofe sem precedentes e aí, e aí virão apenas desculpas, muitas desculpas dos nossos governantes.

  11. Boa noite Marcos Deça, com relação ao sucateamento do Corpo de Bombeiros gostaria de deixar um questionamento: São Luis uma cidade com mais de 1 milhão de pessoas, imagina se tivesse outro incêndio ao mesmo tempo de sse do hospital CM.

  12. Marco, como seu amigo e leitor devo render elogios a sua postura quanto as colocações neste post, isso mostra maturidade e sensatez quando o assunto êh serio e precisa ser tratado desta forma, parabens! Quem deve explicações e atitude êh o Governo do Estado e a nossa Governadora, que já deveria ter se pronunciado!! Vamos em frente…

  13. Marcao, como seu amigo e leitor devo render elogios a sua postura quanto as colocações neste post, isso mostra maturidade e sensatez quando o assunto êh serio e precisa ser tratado desta forma, parabens! Quem deve explicações e atitude êh o Governo do Estado e a nossa Governadora, que já deveria ter se pronunciado!! Vamos em frente…

  14. São Luís faz 400 anos e não merece ter muitas vezes apenas 1 carro de incêndio de 2 mil litros cobrindo toda a ilha. A sociedade maranhense está a mercê do descaso que vive o Corpo de Bombeiros, instituição de maior credibilidade do Brasil e do mundo, mas que vive o abandono, imoralidade administrativa, nepotismo, imparcialidades, corrupção, ilegalidades e favorecimento e privilégios aos apadrinhados.

    Mau uso e desvio de dinheiro público, fraudes no Convênio da Infraero, serviços de reparos de viaturas superfaturados, gastos abusivos com combustível são apenas alguns de outros problemas que também valem a pena ser investigados no Corpo de Bombeiros do Maranhão. Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público, Policia Federal, Tribunal de Contas e outros órgãos olhem com carinho para essas situações. Isso é apenas a ponta do iceberg.

  15. Lamentável o ocorrido.Ainda bem que não houve morte.Acho que antes de ccolocarmos a culpa em a ou b,deveríamos nos informar como funciona a administração das instituições públicas,há repasse de verbas? O corpo de bombeiros tem autonomias para comprar equipamentos? Que fiscaliza esses órgão? Só assim poderemos acusar alguém,se tudo que acontece é culpa do chefe do executivo ,então não adianta uma estrutura de governo,com secretários,diretores,comandantes,etc,onde fica a responsabilidade dessas pessoas?

  16. É engraçado vê esses blogueiros miranteanos tentando apagar o fogo.

  17. sabe de quem é a culpa do corpo de bombeiros esta sucateada???
    é minha.

  18. VERGONHA,O MARANHÃO É UMA VERGONHA NACIONAL SINTO TER QUE DIZER ISSO POIS SOU MARANHENSE MAIS A VERDADE TEM QUE SER DITA ESSE GOVERNO ESTADUAL VERGONHOSO ACABANDO COM O NOSSO ESTADO ISSO PORQUE ESTÃO NO PODER À DECADAS SÃO LUIS NAO TEM CAPACIDADE NEM PARA RECEBER TURISTA E O PIOR DE TUDO NADA FUNCIONA E VAI PERDER O TITULO DE CIDADE PATRIMONIO DA HUMANIDADE PEÇO A GENTILEZA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY QUE CRIE VERGONHA NA SUA CARA E FAÇA ALGO PELO ESTADO QUE E RESPONSAVEL PELO IMENSO PATRIMONIO DE VOSSA FAMILIA.

  19. É uma pena. O Corpo de Bombeiros deveria estar equipado para atender o povo. Espero que eles deixem de fazer a politicagem dentro da corporação e faça uma politica para equipar o quartel. Imagine se este incêndio fosse no Palácio dos Leões. E a Dona Rosegana estivesse dentro do Palácio. Com certeza no outro dia os bombeiros estariam aparelhados com o que há de melhor. Srs. comandantes, abram os olhos da Dona Rosengana!!! O povo está cansado de apanhar!!! E nossos bombeiros não merecem a pecha de maus funcionários… Só que apagar fogo sem água…. subir em prédios sem escadas… transportar pessoas para fora da área de incêndio nos braços… nas costas… sem elevador… é humanamente impossível… Acorda Sra. Rosengana… A Sra. é a culpada disso… bombeiros desaparelhados, população desesperada e com sede…

  20. Quero saber o que funciona neste Estado de abandono. DE quem é o corpo de Bombeiros, não é do Estado? quem esolhe seus comandantes e aparelhar o mesmo, não é o governo do estado? Todos no BRASIL, sabem que este Estado é recolhecido como o mais atrasado do Brasil, e todos também sabem o PORQUÊ e a culPA de QUEM. Qual é a surpresa deste blogueiro? Um hospital, que se diz de alta complexidade, não ter sistema de alarme, sensor de incêndio é desperdiçar dinheiro do povo maranhense, aliás, como sempre. Acorda, povo do Maranhense. Estamos cansados de ser motivo de chacota do resto do país, como gente que não sabe votar e e gosta de sofrer. Pobres dos doentes que só Deus sabe por onde estão e em quais condições.

  21. Um absurdo!!!felizmente não houve vítimas mas,moro no Renascença II e aqui tem mais de 65 predios de 15 (quinze)andares,rogamos à Deus q nunca precisaremos dos bravos soldados do CB-Ma.,pois os mesmos não podem fazer milagres sem q o governo do Estado os equipe.Será possível q precisará acontecer uma tragédia para “acordar”nossos governantes??

  22. MEUS AMIGOS,
    O QUE PODEMOS COMENTAR SOBRE O CAOS QUE SE ENCONTRA O MARANHÃO? É LAMENTAVEL…

  23. A comandante em chefe do corpo de bombeiros é a governadora, ela que é a grande responsável pelo sucateamento do corpo de bombeiro.
    Lamentavelmente a o governo deixou de investir em todos os setores do Estado.

  24. Realmente Marco, você tem toda razão. o corpo de bombeiros do Maranhão está uma verdadeira esculhambação; todo mundo manda desde o cadete até o oficial e olha que eles não ganham mixaria.O nosso “corpo” de bombeiros é uma vergonha naional.

    abraços,

    Rodolfo

  25. a crise na segurança é visivel em todos aspectos, falando nas instituições que compõem a secretaria é uma calamidade administrativa. a bem da verdade sem equipamentos e a manutenção o caos impera. não é a situação em si que vamos apedrejar os integrantes da corporação, a bem da verdade, tanto o corpo de bombeiros como a policia militar estão carentes de comando. no bombeiro o descaso administrativo compromete qualquer atividade e o cmte para querer agradar não tem coragem de cobrar o reaparelhamento da instutição. na PM a coisa ainda é pior, em são luis comenta-se um caos financeiro, onde falta tudo, mais o cmte silencia para não perder o cargo,que a bem da verdade as tropas querem mudança nos comandos. resultado dessas omissões e profissionais despreparados é o povo pagando com a própria vida. e pensar que roseana alardeou que seria o melhor governo de sua vida, é um deus nos acuda. faço das suas, as minhas palavras a PM e o Bombeiros são forças sem a menor condição de atuar na segurança e no salvamento de vidas.

  26. Cara, tu deve está ficando doido. Pelo amor de Deus, leia seus textos antes de publicar. Está cheio de erros. Isso é ridículo.
    E antes que tu responda que só entra no teu blog quem quer, ti digo que eu quero entrar e vou entrar sempre que quiser. E tua obrigação é fazer direito ou não fazer.
    Não dá nem pra entender o teor deste lixo. É cada erro que a gente até si desconcentra.
    Aí tu quer falar mal dos outros.
    Vai estudar. Vai ti reciclar.
    Depois tu critica alguém.

    Resp.: Tsc, tsc, tsc, tsc, tsc… (com cara de enfado)

  27. Ainda bem que só o Corpo de Bombeiros está sucateado. Caema, Saúde, Educação, Infraestrutura funcionam a pleno vapor. Só se vê quando se quer.

  28. Recordar é viver: Por ocasião da reinauguração do Hospital em tela, postei um comentário onde prevenir o Dr. Ricardo Murad para possivel pilantragens de Balaios, que já estavam infiltrados em cargos de chefia.
    Exemplo: O cara se formou dia em Enfermagem no CEUMA,é o maior balaião,tendo sido preso na operação RAPINA da Policia federal, e não sei porque Ricardo Murad botou o cabra em cargo de chefia na área de enfermagem.

    Por outro lado muitos desses empregados do Hospital Carlos Macieira não tem experiencia para trabalharem em um Hospital de tamanha Complexidade.

    Outro aspecto é a falta de pessoal concursado para a área de Saúde do Estado do Maranhão,o que deixa os pacientes à mercer de pessoas desqualificadas ao extremo.

    Nosso corpo de bombeiros incipiente não tem competencia para atender uma ocorrencia desse porte,pois seus comandantes estão mais preocupados em dar promoções aos amiguinhos do peito.Até mesmo os já recém formados oficiais do Curso de Oficiais Bombeiros até hoje recebem como cadetes,sem que ninguem lute para seus enquadramentos como oficiais.Isso é uma Vergonha!

    Caro Ricardo Murad,porque Vc não procura o provedor da Santa Casa, Dr. Abdon Murad, pois lá tem espaço suficente para acomodar mais de 200
    pacientes,pois lá já funcionou o Curso de Medicina da UFMA, e tem capacidade máxima de 800 pacientes.Atualmente não funciona 40% de sua capacidade, sem contar sua localização estratégica.

    Outra sacanagem está sendo praticada pela secretaria de obras de Castelo que interdita todas as ruas que dão acesso ao Hospital São LUis e deixa os funcionários publicos sem poder chegar ao estabelecimento para fazerem consultas,atendimento de SPA e marcações. Quem vergonha, essa pilantragen contra os funcionários do Estado!!!

    E aqui não é qualquer um que está comentando,pois tenho larga experiencia em hospitais de alta complexidade e em treinamento de pessoas em todos os níveis; do auxilar de enfermagem ao médico.

    Até a proxima segunda feira esse hospital pode voltar a funcionar normalmente,basta empenho dos profissionais envolvidos.

    “Ricardo à frente da Saúde do Maranhão é a solução para melhoria da qualidade de vida da população”

  29. O pior é a falta de água nos hidrantes, que se não fosse os carros pipas contratados para levar água para os bairros o hospital ainda estava em chamas. Não vamos tirar o foco de uns tentando colocar em outros, todos sabermos que todos, e e disse todos, os serviços públicos aqui no Maranhão são uma vergonha, entra e sai gestão e na muda, apenas um quer faturar mais do que o outro.

    Resp.: Mas este é um problema da Caema, que jáa foi criticada neste blog. Aliás, defendi a privatrização da companhia, corooborada até por Sarney em sua última coluna.

  30. Mas vem cá? Os Bombeiros não são “militares” (policia militar) e essa não é uma organização ligada ao Governo do Estado? Como assim o Governo não tem como resolver? Pelo amor de deus, hein?

  31. Estamos orando pelas pessoas que estão no Carlos Macieira e saibam podemos não ter equipamentos mais temos a melhor mão de obra especializada em matéria de salvamento a Turma de bombeiros de 1994 a que sustenta até hoje os problemas da cidade. Avante Bombeiros pois o material é equipamento e nos sabemos utilizar-lo novo ou ultrapassado nosso dever é salvar.

  32. Olha a situação do CBMMA é conhecida de longas datas não colocarei a culpa no atual Comandante que fez o possível para melhorar a Corporação no início de seu comando. Porém comandar aquela OBM não é facil como alguns pensam existem muito interesses como em qualquer instituição, sabe -se que quando algo não funciona bem devemos trocar peças e talvez esteja chegando a hora de se mexer na estrutura espero que a instituição bombeiro militar não saia aranhada deste episódio fatídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *