9

A perseguição aos blogs…

Washington se indispôs com dois blogs dos mais acessados

O candidato do PT, Washington Luiz, tem as ações mais duras contra os blogs nesta campanha eleitoral, mas ele não está só neste particular.

Os candidatos João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC) também já agiram por meio da Justiça Eleitoral para impedir a liberdade de expressão de comunicadores na internet.

Além da ação de retirada do blog de Luís Cardoso do ar, por 24 horas, Washington impôs multa de R$ 10 mil ao blogueiro John Cutrim, por conta da publicação de uma charge – outra expressão legítima da comunicação social.

Holandinha: antipatia às charges motivou ação

As charges também foram os motivos da ofensiva de Holanda Júnior contra o blogueiro Luís Pablo.

Curioso, neste caso, é que, do lado de Holandinha, estão alguns dos jornalistas que se vendem como o mais intelectualizados e capazes de discutir a comunicação e a liberdade de imprensa – pelo menos nas rodas “reuniólogas” e inócuas dos círculos acadêmicos.

João Castelo é outro censor desta campanha.

Seu ataque foi contra o blog do jornalista Jorge Vieira. A ação castelista visa retirar do blog de Vieira todas as citações ao nome do prefeito, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Castelo quer tirar seu nome de um blog

Neste caso, o prefeito sequer se dignou a pedir direito de resposta, cobrando da Justiça, simplesmente a retirada das matérias.

É comum que homens públicos – tenham a idade que tiverem – mostrem pouco traquejo na relação com a imprensa, um dos pilares da democracia plena.

O mais grave, no entanto, é que os representantes da Justiça também se deixem levar por esta falta de traquejo.

Usando a lei do menor esforço…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Como assim? Um blogueiro esta acima do bem e o mal? Claro que a lei vale para todos. O que esta havendo eh um abuso nesses blogs, onde não se respeita mais ninguém.

  2. Creio que cada vez mais torna-se necessario um grande debate (nacional) acerca dos Blogs.
    Até onde vai a liberdade de expressão?

  3. Prezado Marco d´Eça,

    Como advogado de João Castelo, gostaria de esclarecer que, ao contrário do que está sendo dito no seu blog, o pedido que fizemos foi, justamente, o de direito de resposta, não em razão de criticas feitas — o direito de crítica faz parte da liberdade de manifestação de pensamento — mas sim em razão de informação inverídica. Ele publicou que Castelo estava em queda livre na pesquisa Constat, divulgada pela TV Guará, inventando que na primeira pesquisa ele teria 39% e na segunda 30%. Os números corretos são 30,9% e 30,4%. Ou seja, não houve qualquer queda, considerando a margem de erro de 2 pontos.
    Se vc quiser, posso remeter por e-mail a cópia da petição, basta me fornecer o e-mail. Não exigi que ele deixasse de falar no nome de Castelo, e a multa, prevista no ordenamento, assim como a possível retirada do ar, só seriam cabíveis se ele não cumprisse a ordem de conceder o direito de resposta.

    José Antonio Almeida, advogado

  4. Temos que entender que na Constituição Brasileira não existem direitos absolutos, no caso específico de liberdade de manifestação de pensamentos está este sujeito a respeitar os limites impostos pela constituição e por demais leis, como por exemplo o dever de reparar os danos causados a honra e a imagem das pessoas mesmo que elas sejam políticas. Estão corretissimos quem recorre a justiça para coibir esse tipo de abuso, jornalistas não são donos da verdade e estão sim sujeitos ao controle de legalidade pelo poder judiciário como qualquer cidadão brasileiro.

    resp.: S e um juiz se desse ao trabalho de ler as demandas que lhe chegam às mãos – e fosse ver, no próprio blg, se aquilo que está questionado é realmente aquilo, certamente nãod aria nem 1/3 das sentenças que dá. Mas, se ele não ler, vai sair dando sentença a toro a direito. Este é o problema.

  5. Pra te falar a verdade. o seu blog é que já ta merecendo sair do AR e por um bom tempo. quem é vc pra falar de quem se vende, se vc é comprometido até a alma.

  6. curioso… pois o Luis Pablo não fez reclamação alguma em seu blog sobre suposta perseguição de Edivaldo Holanda Jr como fizeram Luis Cardoso e Jorge Vieira. Tá querendo aliviar a onda do teu candidato e mostrar que essa prática é comum ? só se for pro lado da oligarquia sarneysta que como você bem sabe, censurou um dos grandes jornais do Brasil, o Estadão, por mais de 500 dias para não publicar nada sobre a Operação Boi Barrica da PF onde Fernandinho, o aspirador de pó ambulante, estava metido até a tampa.

  7. Alguns blogueiros acham, que podem além de comentar, podem ridicularizar e desmoralizar qualquer um que vá de encontro aos seus pensamentos, estão se achando acima do bem e do mal, estão se achando que nem a PF estava, quando algemava e chamava a midia para cubrir, até que chegaram em um ministro do STF, vê se ainda estrapolam como antes. O mesmo irá acontecer com os blogs, seja mais cedo ou mais tarde.

  8. E AGORA PT CENSURA 5 POR CENTO AINDA VAI
    CENSURAR…É O IBOPE QUE DIZ…5 POR CENTO PT
    CENSURA…AINDA VAI…

  9. Sou totalmente contra a censura.
    Mas, como cidadão socializado, observo que pode estar surgindo uma nova modalidade de blogueiro no Maranhão: é o blogueiro “alienigena”. Blogueiro “alienígena” é aquele que se considera fora do alcance das leis Pátria.
    Ex: Luis Cardoso. A magistrada determinou que ele abrisse direito de resposta (nos termos da lei vigente) ao candidato WO, em face de matéria publicada em seu blog.
    Cardoso não apenas ignorou a lei como afrontou a justiça ao negar direito de resposta a WO.
    Como medida punitiva a justiça determinou a retirada do blog de Cardoso, do ar por 24 hs.
    Agora, depois de punido, Cardoso e sua cria querem inverter os fatos, atacar a justiça e por a culpa em quem não tem. Cardosão, cumpra a lei cidadão! e evite dissabores. É simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *