24

Pesquisas reais, não iMaginárias…

Três pesquisas sobre a corrida eleitoral em São Luís estão agendadas para a semana que começa hoje.

Amanhã, deve sair a pesquisa Constat, encomendada pela TV Guará.

Tanto quanto o DataM, este instituto ainda carece de credibilidade para ser chancelado por este blog, mas vale apenas aguardar os números.

No dia seguinte será a vez da Econométrica, contratada pelo jornal Atos e Fatos. E quinta-feira a do Ibope/TV Mirante.

Os dois institutos têm credibildiade e história na realização de pesquisas. E com tanta tradição, não cometem erros primários, como esquecer a datas de coleta de dados e de divulgação – como ocorreu no DataM.

E ainda falta uma pesquisa Escutec/O EstadoMaranhão, que deve ser divulgada até a semana que vem.

Os números de Econométrica, Ibope e Escutec, sim, serão levados em conta pelo blog, pela credibilidade que os institutos alcançaram ao longo dos anos.

E sem precisar fazer mágica, como Mister M…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Só isso é muito pouco, meu caro. Tira o salto e cai na real. Numa boa!

  2. O pior zé mané é aquele que se acha o tal.
    Ah, não sei se tú és bom no que faz, porque não sei o que tú fazes.

    Resp.: Só fazer você escrever isso já é um feito. Ou você anda escrevendo tolices sem critério por aí?

  3. Cara, tu se acha mesmo né? Quem é Marco Deça pra chancelar ou deixar de chancelar o que quer que seja?
    Não vou entrar no mérito dos institutos de pesquisa, mas simplesmente acho que deverias ser um pouco mais humilde, rapá! E um pouco de Simancol não fez mal pra ninguem. Se manca, cumpade!!!

    Resp.: Sinceramente, tô começando a achar que sao vocês é que me acham. Você já reparou que toda vez que os comuns começam a dizer que fulano quer ser o tal, ou que sicrano se acha melhor; ou ainda que beltrano é orgulhoso, é sempre por que estas pessoas é que se incomodam pelo sucesso destes que eles apontam como arrogante? Faça a pesquisa e veja como é. Quanto a mim, me considero mesmo bom no que faço. Estudo para isso, pesquiso para isso, leio para isso e procuro aprender o tempo inteiro para isso: para ser bom no que faço. Se issoincooda os comuns, o problema é dos comuns.

  4. Quanta mentira desse blogueiro…
    A data da coleta dos dados deu-se entre os dias 14 e 15/09, enquanto q a divulgação ocorreu no mesmo dia.
    Tá tudo la no Sistema Pesquele do TRE.
    Daí pergunto: má-fé ou incompetência do jornalista??

    Resp.: ecomendo leitura do texto “Constat desmente DataM

  5. É preciso alertar o eleitor que a Constat foi contratada pela TV Guará que pertence ao maior patrocinador das campanhas de Castelo, o empresário Roberto Albuquerque, dono da Dalcar!

  6. tenho contato com jornalistas que trabalham e trabalharam na TV guará e todos confirmam que até a mirante é “mais imparcial” do que a TV guará… pra mim é dificil ter algum instituto completamente imparcial, resta esperar o resultado nas urnas no dia 07, não acredito que Holanda Jr. vencerá no primeiro turno, pois tem muitos candidatos que puxam voto, mas acho que ele vença no 2º turno se for com o Castelo, pois é nítido que em São Luís ng quer mais Castelo.

  7. Pesquisa pra acreditar só a ultima e olhe lá, principalmente as contratadas pela mirante.
    Mudando de assunto, vc tem mesmo voz na campanha de WO, levou minha opiniao sobre em quem bater e mudaram o foco.
    Holandinha ganha no primeiro turno.

  8. Eu não acredito em nenhum tipo de pesquisa eu so acredito nas urnas e olhe lá pois tem um certo deputado federal que so se elege atraves de trambicagem das urnas.

  9. MUITO FACIL!! BASTA PERGUNTARMOS QUEM SAO OS DONOS DA TV GUARA E QUEM ELES APOIAM…. GANHA UM BOLO QUEM DESCOBRIR QUAL CANDIDATO ESTARAH NA FRENTE!! FALTA DE IXPIRIENCIA, NE/??

  10. Essa sua postagem ta cheirando a uma armação…o desmoralizado IBOPE vai apresentar uma das suas falsas pesquisas…aguardem!

  11. Podem esperar que na pesquisa da TV Guará o candidato 45 vem bem na frente e o 36 com o 13 no seu calcanhar, porque assim se iniciará o tiro de misericórdia do candidato 45, a estratégia é que imaginando realmente estar próximo ao suposto 2º colocado WO aumente as munições contra ele e ajude o 45 a sair dessa zona de desconforto em que se encontra. Vamos só aguardar e constatar. A OLIGARQUIA não vai facilitar para o 36, mesmo que ele signifique avanços para a cidade, porque se não o detiverem correrão sério risco de perder o governo em 2014 e aí, o que fazer com todos que de lá dependem?

  12. Esta data mentira é a pior empresa que já vi as últimas gafes dela já mereceriam um punição pelo TRE.O dono dela é o machadinho empregado do Luís Rocha eles contabilizam os votos do cachorro, papagaio, periquito e bigode. Pesquisa não se faz calculando pessoas do círculo de amizades deve ser proporcional a densidade dos setores censitários. Duvido que tenham entrevistado moradores da Liberdade, Camboa, cidade Olímpica etc

  13. O resultado de algumas desta pesquisas já andou vazando por aí, mostrando o crescimento do Washigton Rodrigues, o que eu não tou entendendo é a demora para WR ir comemorando os resultados. Será um recurso tático para apanhar o Holandinha de surpresa?

  14. Só tem credibilidade se for contratada pela MIrante… fala sério… Ibope já foi desmoralizada aqui no Maranhão. Já ouvi falar em outros blogs que Macaxeira vai aparecer na pesquisa ibope com apenas 6 pontos de diferença do 36. E como sabem disso se a pesquisa só vai ser divulgada no dia 20? Deve ter sido assim que se contrata a pesquisa “olha na pesquisa ibope o Macaxeira tem que aparecer com apenas 6 pontos de diferença do Edivaldo Holamda Jr, nos vamos armar uns boatos e fazer uns ataques para tentar justificar a queda”… Fala sério, pra mim a minha melhor pesquisa é meu dia dia nas ruas, e não vou falar que todo mundo é 36, mas te digo uma coisa, é quase 70% das pessoas com que tenho contato diariamente dizem votar em Edivaldo, e essas ainda dizem que a familia inteira vai votar no 36. Então amigo, a melhor pesquisa é o dia dia e por onde ando, muita gente diz votar no 36 e faz questão de divulgar isso. Dia 07 de outubro está chegando e vamos tirar a prova.

  15. Se o DataM tivesse apontado Washington em segundo lugar, todos vocês divulgariam e acreditariam…

  16. há ta bom , esqueceu que data m antecipou e a escutec confirmou os numeros, praticamente os mesmos, e então, so escutec é bom, nada mente muito, so no final ela coloca os numeros reais, para não ficar desmoralizada, aposto que WO não tem nem 10%, um candidato que so pagando para irem para as caminhadas, não convence, não vai pra frente, é muito fraco, deveriam ter colocado outro candidato, com toda essa estrutura, é ruim demais. seja mais imparcial e não se julgue acima de ninguem como se sua análise fosse algo tão fundamental ou se tudo que fala fosse verdade, gosto de suas materias, mas essa mania de tentar puxar o wo, e demais

  17. QUEM NÃO LEMBRA DA CAMPANHA VITORIOSA DE JACKSON ONDE O IBOPE DAVA ELEIÇÃO EM PRIMEIRO TURNO PRA ROSEANA, ISSO ,E CREDIBILIDADE? JACKSON FOI AO SEGUNDO TURNO E VENCEU.

  18. Gostaria que o nobre jornalista busque informações sobre a existência de alguma pesquisa para prefeito da cidade de Brejo, pois a sociedade brejense possui o desejo de saber qual candidato possui chances reais de vencer as eleições de 7 de oUtubro.De antemão quero informar que a empresa CONSTANT esteve na cidade fazendo uma pesquisa mas não sabemos se a mesma foi registrada no TRE-MA.No mais o povo de Brejo so acredita em pesquisa elaborada pela ESCUTEC.De já quero agradecer e esperar por alguma materia em seu blog, que alias, é um dos mais acessados em Brejo.

  19. Ah, entendi! os institutos sérios, são só esses contratados pelos seus patrões, tá certo!

  20. Aposto que vc já sabe o resultado…o WO já está empatado com o 36. Nesta pesquisa, deve aparecer aquilo que vcs querem. É só andar pelas ruas…é só perguntar pro povo e vc terá a resposta.
    Mágica mesmo é macaxeira virar laranja…
    E anota aí…no 2º turno todos vcs estarão apoiando Caostelo. Escreve o que eu estou te dizendo.

  21. ibope e escutec, tanta credibilidade q apontavam roseana com 70% em 2006…

    recalque seu, isso sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *