39

Ação da PF em Paço trata exclusivamente de recursos da Educação…

Ao contrário do que foi divulgado no início da manhã, a ação da Polícia Federal na Prefeitura de Paço do Lumiar, trata, exclusivamente, de investigação sobre desvio de recursos federais encaminhados para a Educação no município.

De acordo com nota da PF, divulgada no início da tarde, está sendo apurado o desvio de cerca de R$ 15 milhões em recursos provenientes do FUNDEB e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATE.

Segundo a polícia, há evidências de fraude licitações na prefeitura, envolvendo agentes públicos e empresários.

São 19 Mandados de Medidas Cautelares e 20 Mandados de Busca e Apreensão.

Os investiados serão monitorados pela Polícia Federal no decorrer das investigações, que passarão agora à etapa da análise de documentos e equipamentos apreendidos.

 

Marco Aurélio D'Eça

39 Comments

  1. Bia Venancio
    Eduardo Castelo Branco
    Amelia Carvalho
    Henrique Everton
    Ademir Duarte da Cruz
    Miguel Gogó
    Miranda
    Glaucio
    São todos de Anajatuba, que sob a batuta de Eduardo Castelo Branco, durante muitos anos Prefeito de fato de Anajatuba, organizador de 6 empresas fantasmas, sendo 2 construtoras. Desviou para ele 2 milhões que ele sempre garganteou que tinha para usar em sua campanha de prefeito em Anajatuba, fora o que Glaucio ia arrumar. O amigo dele Batista, é extremo defensor de Glaucio, metidos todos em negociatas.. Leiam os blogs antigos. Quem levou Glaucio a Bia foi Eduardo. E ele está em Anajatuba, e vai fazer reuniao política a noite. Brincadeira. PF nele.

  2. a minha tiA, professora esta com dois meses que esta com salarios atrazados eu acho que a BIA VENANCIO TA BANCANDO A CANDIDATURA DO SEU FILHO DE CRIAÇÃO COM O DINHEIRO DOS PROFESSORES. SIMPLES ASSIM

  3. Caro Marco, a despeito de tua vontade, seja qual for esse vínculo que você nutre com a Prefeitura de Paço do Lumiar/MA – cargo em comissão ou contrato de prestação de serviço – por ser essa uma conexão de cunho público, você como jornalista atualizado e seguramente partidário da transparência na gestão pública, deve saber que qualquer cidadão pode ter acesso a todos os aspectos dessa relação. Você sabe que nas últimas décadas o país tem avançado celeremente na questão da transparência pública, sendo que vários instrumentos tem garantido isso, como os portais da transparência e a Lei Complementar 131/2009 – Lei da Transparência. Notadamente neste caso, com o advento da Lei n° 12.527/2011 – a Lei de Acesso à Informação – todo cidadão, como eu ou qualquer um de teus leitores pode requerer, como tinha te dito, da Prefeitura de Paço do Lumiar/MA dados detalhados sobre essa tua relação com esse ente, tais como: valor da remuneração, horário de trabalho, local de trabalho e serviço prestado. Então, prezado Marco, conforme te indaguei não é e nem deve ser segredo essa relação, dado que os recursos que te remuneram são públicos.

    Resp.: Pois então, amigo, venha aqui na prefeitura e peça as informações. Não há problmea algum. Agora, já imaginou, se eu tivesse que dá satisfações da minha vida pra todo mundo, só por causa do princípio da transparência? Não, meu caro. Você pode obter as informações que você quiser. Quando eu quero, eu vou atrás. É simples assim.

  4. Marco,
    chuta o balde e te desvencilha dessa mulher e da quadrilha que atua na Prefeitura e Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar.
    Você só tem a perder com essa gente.
    Confio em você. Como seu leitor assíduo, torço para ver você longe dessa podridão toda. De uma vez por todas.
    Abraço

  5. O que venho dizendo? Pois é, que a prefeita de Paço do Lumiar Bia Venâncio é corrupta e envolvida com bandidos. Em Paço do Lumiar não havia uma administração, mas sim uma gangue no poder.(blog do Kenard).
    E um jornalistazinho de quinta, prestando assessoria para quadrilha.

  6. Se a moda pega, no Maranhão, pouquíssimos prefeitos ficariam sem esse enfeite. Impressionante é a conveniência e a omissão do Ministério Público Estadual e do Judiciário maranhenses, a não ver o que a população de algumas cidades repudia com veemência, que é a corrupção generalizada e a ostentação grosseira de riqueza, por parte dos prefeitos(as) e de seus parentes, além de secretários ou apaniguados. Essa punição dessa prefeita só foi possível por ordem da Justiça Federal, pois aqui, em terra de Gonçalves Dias e José Sarney ( perdoe-me por colocá-los lado-a-lado), isso dificilmente ocorreria. Todos temos acompanhado com preocupação o que ocorre em Paço do Lumiar, com inúmeros afastamentos e , logo em seguida, o retorno de Bia Venãncio ao poder, por ordem da mesma justiça ( com letra minúscula mesmo) maranhense. Uma VERGONHA, como diria Bóris Casoy.
    Em algumas cidades, os agentes da Lei fazem vista grossa sobre tais desvios de condutas, pois a ostentação de riqueza é gritante, salta aos olhos. Em outras, há uma convivência pacífica, com a cumplicidade dos mesmos. Uma vez acreditei num certo promotor de justiça que dizia essa coisa de combate à corrupção e quase perdi minha vida, pois fui abandonado pelo mesmo, na hora que apresentei a denúncia contra uma certa gestora. O mesmo me disse que “era muito difícil investigar um prefeito”.
    Mas o Judiciário Brasileiro, a partir das declarações e posições corajosas da Ministra Eliana Calmon, quando esteve à frente do CNJ, e do julgamento e condenação dos mensaleiros do PT, dá mostras de que a coisa chegou ao limite, não dando mais para fazer vista grossa, com a sociedade cobrando uma posição mais dura contra essa chaga que tanto mancha o Brasil, a corrupção.
    Porém, no Maranhão, como sempre, a Justiça tende a ser mais leniente, com a tentativa, por parte do TRE, de aprovar fichas-sujas… Lastimável!

  7. Foi só em verbas da Educação???se continuarem,vão ser “tornozeleiras e pulseiras”.Quanto à seu vinculo como profissional de imprensa,nada haver contra.Não era da sua área:Educação,Saude etc.,motivos dos crimes de corrupção,ativa e passiva.

  8. No teu caso Marco esse teu vínculo com a Prefeitura de Paço do Lumiar era por contrato de prestação de serviço ou era um cargo em comissão? Se for o primeiro caso – contrato de prestação de serviço – teve licitação, ou foi dispensa ou inexigibilidade e qual o produto gerado pelo teu trabalho? Se é o segundo – cargo em comissão – em qual repartição da Prefeitura de Paço do Lumiar tu davas expediente, em qual horário, em quais dias e qual serviço tu fazias?

    Resp.: Não consta no meu contrato de trabalho que precise te dar satisfações. A quem eu preciso, eu dou. Simples assim.

  9. Fico indignada,todas ás vezes que ouço falar em desvio de verbas da educação,sou professora da rede pública,sinto na pele o descaso com a educação:salas lotadas,sem nenhuma estrutura,merenda de péssima qualidade,transporte escolar sem segurança,acordos salarias não cumpridos.E o recurso do FUNDEB,que deveria amenizar esses problemas,é usado para bancar mordomias.Um absurdo!

  10. VIXE! E TEM TANTO DINHEIRO ASSIM, POR ISSO QUE NINGUEM QUER LARGAR ESSA VACA NELORE, SERÁ QUE A PREFEITURA DE BACABAL RECEBE DESSE TANTO, ACOMPANHO PELO INTERNETE, MAS NUNCA VIZUALIZEI ESSE MONTANTE.

  11. Se você tem um cargo de confiança, é faculdade do novo prefeito mantê-lo. Concorda?

    Resp.: Concordo. É exatamente isso. Ele já assumiu uma vez e me exonerou, sem problemas. Não há do que reclamar. É simples assim.

  12. Marco,
    Faltou publicar o detalhe da tornozeleira!!
    Notícia é notícia.
    Abraço

    P.S.: Uma coisa é vc prestar seus serviços profissionais, outra é noticiar os fatos.

    Resp.: O fato está noticiado, meu caro.

  13. O paladino da justiça, o senhor das operações “rapina”, o rei dos holofotes, o Eliot Ness de fancaria estava liderando esta operação? Não vi nada sobre o galã de “western spaghetti” na mídia. Será que o probo delegado está agora somente no serviço “velado”?

  14. ISSO SE CHAMA “JORNALISMO PARAZITA” ESSE TIPO DE JORNALISTA QUE MESMO SABENDO QUE O DINHEIRO QUE RECEBE VEM DE MERENDA DE CRIANÇA AINDA TENTA DEFENDER A PATROA BANDIDA SEM NENHUM PUDOR E AINDA DEBOCHA DOS LEITORES COMO SE ESTIVESSE CORRETO EM RECEBER DINHEIRO DE MERENDA ESCOLAR , É IGUAL A SEUS PARES, “QUE SE F.. O MUNDO, EU NÃO ME CHAMO RAIMUNDO”.

    Resp.: Não recebeo dinheiro de merenda de c riança, meu caro. sou assesor da prefeitura. Não recebo por fora. Sou nomeado em cargo de confiança, presto contas dos meus atos a quem me nomeou e declaro meus rendimentos à Receita Federal.

  15. me lembrei de uma musiquinha da época da ditadura esse é um pais que vai pra frente e vai levar também agente, é blogueiro, é coronel, é desembargadora,e sempre tem um sarneyzinho do meio, assim num era cassada nunca

  16. ei ta mundão num se acaba não a faaarrra tava era boa e tenho certeza que todos tem uma explicação uns prestavam acessória jurídica, outros jornalisticas, outros de segurança e a prefeita é só dizer que num sabia de nada e tudo fica como antes quando e com agente num tem nenhum problema legal

  17. Se investigar a prefeitura de Nina Rodrigues, que tem uma prefeita corrUpta que ja foi ate presa pela PF vão descobrir um monte de roubos e desvio. Estive por la passeando com minha familia num fim de semana, tive que ir no hospital levar minha filha que teve acidente no rio de lá e não tinha nem medico nem enfermeira formada de plantao. Um absurdo. E todo mundo que conversei na cidade dizendo que a prefeita so sabe roubar, que tem um monte de casa dela la . acho que a Policia federal deve investigar de novo aquela mulher pois o povo de la nao tem como reclamar ou nao sabem

  18. Tua assessoria é igual a gabinete de deputado, uma forma “legal”mas nada moral de receber. A titulo de que recebe? é so ver que vc perde o senso critico com relação ao Paço. Vc exerga relaçao nexo causal de fatos, tem argumentos e não usa isso quando fala-se de Paço do Lumiar. Essa materia é prova disso. A materia a “La Deça”seria PF indicia toda cupila do municipio de Paço do Lumiar” e tercer ser comentarios, afinal vc mesmo diz (e por isso que leio) que o blog e de opiniao, e esse post não passa de uma nota.

    Resp.: Essa é a minha visão dos fatos. Simples assim…

  19. sinceramente, apesar de pensarmos diferente em alguns aspectos,sempre torço para que vc não se envolva com coisas erradas, quero acreditar que vc não está envolvido neste lamaçal. agora, é preciso que como jornalista ou blogueiro, haja coerência no ser e no fazer. como dizer que se presta serviços para pessoas que desviam recursos publicos e é serio? como explicar licitude em quem tem uma vasta ficha de ocorrencias e processos? vc pode prestar assessoria a quem quizer, nais lembre-se, jornalista não é advogado, que é origado a defender. jornalista tem compromisso com a verdade. só para aclarar, será que se o datena se envolver numa situação dessa sua credibilidade será a mesma? uma assessoria não pode macular uma imagem de quem tem crédito pelo que escreve, lembre-se da mulher de potifá, é preciso ser e parecer.

    Resp.; Não presto serviços de jornalista à prefeitura, meu caro. É simples assim.

  20. Pode ter certeza, os pesadelos de Dona Bia apenas estão começando.Com tantas provas e evidências é praticamente certa uma condenação. Aguarde e verás. Essa lavou meu peito!!!

  21. post feito as 16h…
    Devia estar pensando como iria escrever a notícia sem envolver o nome da prefeita, hein?!?
    Natural a dificuldade!
    Pensei que nem fosse noticiar esse caso, Marco…
    Afinal, imparcialidade não é o teu forte!
    É como diz um amigo: “deixa os caras! Blogueiro também tem família pra alimentar”
    Faltou só dizer que Bia Venancio foi detida e que usa uma tornozeleira, como os presos americanos do início do século XX!!!

  22. Alguém me disse que a PF vai fazer outras Operações em Prefeituras aqui no MA!!!
    Ouvi dizer que na maior cidade da Baixada e dos Cocais!

  23. Para quem dedicava laudas e laudas para enaltecer a Prefeita de Paço do Lumiar foste bem lacônico.

    rESP.: Natural, não acha?

  24. Nenhuma palavra sobre a pulseirinha que a prefeita ta usando no tornozelo,ou será invenção da globo?. Agora, vc merece o salário que recebe da prefeita, a investigação não tem nada haver com a Bia Venâncio, e sim com a Educação, caramba! queria poder pagar um cão de guarda assim.

    Resp.: Presto serviços para a Prefeitura de Paço do Lumiar desde 2003, quando da adminsitração de Gilberto Arôso, meu caro. E continuei na gestãod e Bia Venâncio. Há algum problema nisso?

  25. hoje tive certeza d q vc nao tem moral p fazer jornalismo. sabendo q nao tem como esconder a prisao d sua patroa, vc tenta desqualificar a ação da pf como se roubar da educação nao fosse crime.

    Resp.: Desqualificar? O que há de desqualificação nisso?

  26. Caro Marco D’Eça, em Altamira do Maranhão está acontecendo a maior covardia já vista A irmã do Prefeito, Arlene Gomes, Secretária de Ação Social, está usando o benefício do bolsa-família para humilhar os pobres, cortando o benefício de quem não vota no irmão, Arnaldo Gomes, mais de 50 famílias de pessoas necessitadas, que se enquadram no perfil do Programa, já foram cortadas. Aqueles que se dobram e concordam em votar no Prefeito, tem o benefício restaurado, enquanto aquels que resistem em não votar no irmão da Secretária, são excluídos do benefício. Não adianta nem reclamar, pois aqui em Altamira os pobres não tem a quem recorrer, porque uma ação contra o Prefeito de Altamira, passa atpe 03 anos para a 1ª audiência. Seria bom que o MP tomasse providências, pois essas pessoas prejudicadas são tão pobres e não sabem sequer procurar seus direitos. É NOJENTO SOB TODOS OS ASPECTOS A AÇÃO DO PREFEITO DE ALTAMIRA, ATRAVÉS DE SUA IRMÃ SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL.

  27. E agora Marco.
    Se a “prefeitona” está afastada quem assume?
    E será que vc perdeu seus 1800,00.
    kkkkkkk

    resp.; Por que eu perderia? Qula a relação que há entre uma coisa e outra? Presto assessoria desde 2003. Qual o problema disso?

  28. É lamentável a falta de ética de parte da imprensa maranhense. A lista de jornalistas, radialistas e blogueiros que recebiam remuneração da prefeitura de Paço do Lumiar, no que se pode chamar de mensalinho tupiniquim, é ultrajante. Que “serviços” seriam prestados? Obviamente, não nascemos ontem. Quantos artigos a gente vê, depois de ler o 1º parágrafo (às vezes, basta o título), que é matéria paga? Vejo na relação pessoas que todos os dias dão lição de moral, condenam atitudes de políticos, pregam a lisura e honestidade. Só balela. Para estes, onde fica a ética? Como o leitor ou ouvinte, a partir de agora, vão acreditar no que falam esses profissionais. Haverá sempre aquela pulga atrás da orelha. Agora fica bem mais fácil entender certos posts que tentam denegrir a imagem de pessoas que estão à frente dessas operações policiais. Mas meus caros, se pensarmos um pouquinho, nada disso na verdade é estranho. Afinal, nosso estado não é a terra dos prefeitos e governantes corruptos? Por que há de ser só a deles? Há espaço para muitas outras classes.

    Resp.: No meu caso, amigo, tenho assessoria deade 2003, na gestão de Gilberto Arôso e mantive esta assessoria com Bia. E posso garantir que -presto meu trabalho efetivamente, tanto que fui mantido pela prefeita. A nomeação é de livre vontade dela, está declarada ao imposto de renda. Portanto, não há nada que me contranja. É uma relação de trabalho normal, que nenhuma relação tem com minha atuação no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *