13

Voto não-consolidado definirá vencedor do 1º Turno em SL…

O dado mais importante da pesquisa Escutec/O EstadoMaranhão divulgada neste domingo é o percentual de eleitores que ainda admitem mudar de candidato até o dia da eleição.

Este contingente está hoje em 24,6%.

Ou seja, 1/4 do eleitorado que já declarou voto em um dos nomes da disputa ainda pode mudar de candidato.

Os demais dados da pesquisa Escutec apenas confirmam o que o blog já anunciava desde quinta-feira: João Castelo (PSDB) em primeiro, empatado com Holanda Júnior (PTC) e Holandinha vencendo num eventual 2º Turno. (Releia aqui)

A possibilidade de mudança do eleitorado é significativa porque esta é a última semana da campanha, com apenas dois dias de propaganda eleitoral (2ª feira e 4ª feira) e o debate da TV Mirante, na quinta-feira.

Para o diretor do Instituto Escutec, jornalista Fernando Júnior, “o debate tem forte influência na deciusão do eleitor no dia da votação”.

A capacidade de conquistar estes quase 25% do eleitorado poderá significar, portanto, a vitória ou a derrota no 1º Turno.

E até consolidar e eleição no 2º Turno…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. “o debate tem forte influência na deciusão? do eleitor no dia da votação”.

  2. Este diretor de pesquisa ja preparou o caminho pra explicar o seu “erro”. A explicacao será o debate que mudou o quadro.
    Holandinha deve tá chegando na metade dos votos válidos.
    na minha opiniao: castelo termina com 24%, eliziane 8%, WO 7%, edinaldo 3%, haroldo 1% e marcos silva 1%

  3. Caro Marco Deça, vcs blogueiros desse sistema mentiroso são mesmos muito venais. Afinal de contas de q lado vc está? como vc pode prever vitória de Holanda Jr. se as pesquisas não tem estrutura nenhuma em abrangir, principalmete toda zona rural? como pode vc jogar na mídia informções q não condizem com a realidade? vc tá indo contra seus patrões e pode complicar pra ti…enquanto seus patrões mostram a verdadeira face de Holanda Jr., quem está por trás dele, vc insiste em noticiar q o mesmo será o próximo prefeito da cidade…o q a gente percebe é q vc acende uma vela pra DEUS E OUTRA PRO DIABO…afinal de contas Marcos Deça de q lado vc está mesmo? grato pela oportunidade!!!!!!!!!!

    Resp.; Não estou de lado algum. Estou do lado do m eu trabalho, da minha liberdade de expressão. De poder dizer o que eu penso, estando errado ou não. Simples assm.

  4. Certamente esse Mário parece q não sabe de política… Holanda, vai subir e terminar na frente de castelo pra desespero de todos.. Herege. E aí meu velho e que segundo turno castelo infanta junto com dona gardênia gardeninha e Silvinha fiquene… Kkkkkkk

  5. O Mario só esqueceu de dizer que quem atingiu o teto foi Castelo e não Holanda Jr.

  6. Hoje é 30 de setembro e a tão alardeada e prometida reviravolta de Edivaldo sobre Castelo não aconteceu e pelo visto não acontecerá. O candidato dinista estancou entre 26 e 28%, atingiu seu teto. Para os analistas apaixonados Edivaldo deveria até a presente data está a frente de Castelo com índices que dariam a vitória já no primeiro turno. Morderam a língua. Agora, meio que envergonhados, prometem a tal reviravolta mais a frente, num incerto segundo turno. Embora pesquisas apontem esse cenário, cada turno é uma eleição diferente da outra. As mesmas pesquisas que apontavam a possibilidade de vitória ainda no primeiro turno de Holandinha dizem que a possibilidade agora é no segundo turno. Em 2008 diziam a mesma coisa de Flávio Dino. Na época Holanda Jr. dizia que o melhor era não arriscar e votar em Castelo. Dino perdeu embora fosse o favorito das pesquisas. Castelo levou pancada de todos os lados, permaneceu com seu percentual inalterável, reduziu até os índices de rejeição e continua na frente. Esse cenário preocupa os petecista e dinistas, pois embora Edinaldo Neves e Washington batam em Castelo esse permanece líder. Num segundo turno não terá essa ajuda extra e ai conta aquele que for melhor preparado, sem truques de estúdio, sem discurso decorado, sem laranja pra fazer o jogo sujo, nessas condições vamos ver quem leva a melhor. Enquanto isso as pesquisas servem apenas de chacota diante de tantas contradições.

  7. Marco, leio seu blog diariamente e gosto bastante das suas palavras.
    Não voto aqui no Maranhão, mas me considero filho de São Luís.
    Bom, sei que isso pode chocar alguns eleitores, mas antes mesmo dos candidatos se decidirem, eu sempre falei que Tadeu ia sair bem pior do que entrou. Isso se confirmou.
    Também falei que Dino decidiria apoiar Edivaldo, por ele nunca ter feito nada que sujasse seu nome, uma vez que a palavra chave de Dino é justiça.
    Depois que se decidiram os candidatos, eu falei que Edivaldo ganharia no segundo turno.
    Agora, com esse número de indecisos que a ESCUTEC divulgou, eu digo: Edivaldo vai ganhar no primeiro turno.
    É apenas a minha opinião.

  8. Apesar da torcida, cometeste uma falha. O voto não-consolidado ‘poderá’ decidir o vencedor do primeiro turno, poderá, pois não há como afirmar (prever) a tendência de quem não se decidiu em decidir, por exemplo, a favor de quem não esteja no páreo ou mesmo decidir votar em ninguém, nulo, branco, ou nem mesmo ir votar.

    Resp.: Ahnn!?!

  9. Realmente existe ainda na faixa de 20%, muitos indecisos. Acho que estes votos vão:
    1- Aumentar a votação de Eliziane que pode passar por Macaxeira;
    2- Macaxeira que pode aumentar um pouco;
    3- Edivaldo deve crescer mais;
    4- Castelo vai ficar nisso;
    5- Voto nulos e brancos devem ficar em 5%
    Pode conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *