18

E a vencedora é… Eliziane Gama…

Seja qual for o resultado das eleições de hoje em São Luís, ela já tem como vencedora a deputada estadual Eliziane Gama (PPS).

Muito mais que o eleito ou os dois que, eventualmente, possam ir para um 2º turno, Eliziane encerra a campanha hoje com estatura poilítica bem maior do que entrou.

Sem padrinhos para carregá-la no braço, sem família tradicional na política maranhense, sem grupo e sem estrutura partidária, ainda assim Eliziane mostrou-se como a melhor candidata nestas eleições – a ponto de aliados de Flávio Dino (PCdoB) admitirem, já nos últimos dias, que ele pode ter escolhido o candidato errado.

Eliziane mostrou nesta campanha três características fundamentais  a um líder político: independência, desenvoltura pessoal e brilho próprio.

A parlamentar deu um show no debate da TV Mirante.

Mostrou-se firme, preparada, com domínio absoluto dos assuntos que discute e com oratória invejável. Mas não é só isso: o carisma e a credibildiade passsados por Eliziane mostraram que, tivesse havido um debate no início da campanha, certamente a candidata alcançaria patamares bem maiores no eleitorado. 

Pelas estimativas do blog, Eliziane pode superar a casa dos dois digitos,  podendo chegar, inclusive, à terceira posição – que, neste caso, significaria a maior vitória do pleito.

Eliziane sai desta eleição com um cacife político invejável na capital maranhense.

A curto prazo, terá poder importante para influenciar diretamente no 2º Turno. A médio prazo, praticamente assegura a sua reeleição à Assembleia Legislativa,  mantendo-se como uma das mais votadas em São Luís.

E a longo prazo estabelece as bases para, fatalmente, chegar, mais cedo ou mais tarde, ao comando da prefeitura municipal.

É ela, portanto, a maior vencedora das eleições de São Luís…

 

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Fiquei fiquei de boca aberta, no debate da TV mirante, pela bagagem de conhecimentos da situação social e política de São Luís manifestados pela deputada Eliziane Gama. Hoje, depois da votação e atendendo ao fato de Eliziane ter alcançado 14% de votos “sem padrinhos para carregá-la no braço, sem família tradicional na política maranhense, sem grupo e sem estrutura partidária”, sendo residente em São Luis (embora não votante)também passei a ser um grande admirador de Eliziane Gama não apenas pela sua coragem, mas sobretudo, pela sua clareza de idéias, pela soluções apresentadas, pelo seu à vontade e pela sua sinceridade e transparência no debate. São Luís do Maranhão precisa de Eliziane Gama!

  2. Fiquei fiquei de boca aberta, no debate da TV mirante, pela bagagem de conhecimentos da situação social e política de São Luís manifestados pela deputada Eliziane Gama. Hoje, depois da votação e atendendo ao fato de Eliziane ter alcançado 14% de votos “sem padrinhos para carregá-la no braço, sem família tradicional na política maranhense, sem grupo e sem estrutura partidária”, sendo residente em São Luis (embora não votante)também passei a ser um grande admirador de Eliziane Gama não apenas pela sua coragem, mas sobretudo, pela sua clareza de idéias, pela soluções apresentadas, pelo seu à vontade e pela sua sinceridade no debate. São Luís precisa de Eliziane Gama!

  3. Elizoane mostrou garra nessa caminhada infelizmente não conseguil chegar lá, porem espero que ela seja nossa prefeita nas proximas eleicoes espero que ela não dessista!

  4. Vamos so vê quem ela vai apoiar no segundo turno e vê se ela faz o que tanto prega…por que se ela apoiar Castelo, quem ela mais criticou todo esse tempo, ela se desmoraliza e perde tudo que conquistou com a campanha dela

  5. Daí que surge um nome forte, real e possível para ser a candidata a governo do Estado, sim, pois ela demonstrou carísma, confiabilidade, sinceridade, e com todo respeito parece realmente ser uma pessoa preocupada com os interesses do povo, sem os famosos vícios de politicagens de nossos tradicionais “políticos”.

  6. peço a vc, e todos amigos que curte o blog o reconhecimento pela campanha ficha limpa da candidata eliziane 23, mudança de verdade !

  7. Marco, tu podes declarar pra quem é o teu voto para prefeito e para vereador de São Luís?

  8. eu voto no 23 Eliane Gama com certeza vai para 2turno com castelo

  9. Comentário pertinente da Vanessa. Realmente humildade notadamente não é uma qualidade do neopolítico Flávio Dino. Cheguei a acreditar que ele era a mudança na eleição passada, mas agora vejo que a mosca da política já o contaminou. Observo que não faz a menor diferença quem vai governar nossa cidade, chego a perceber que São Luís é um mero degrau em sua caminhada que objetiva o governo do estado. O que mais assusta é que não é uma tomada pelo poder que busca a oxigenação mas sim estabelecer uma nova oligarquia. Não suporto mais ouvir falar em projetos políticos de 20 anos…. O último que colocou isso como tese aberta foi Zé Dirceu, e depois Lula tomou para si. Mas já vimos que hoje as instituições estão bem mais maduras e que não adianta formatar tais projetos sem combinar antes com o povo…

  10. Depois do falecimento do Dr. Jackson Lago que era o grande lider politico da cidade percebe-se o enorme vácuo politico que existe. Se a Eliziane souber trabalhar bem isso, será ela que assumirá esse espaço que até agora ninguém conseguiu ocupar. Parabéns deputada pelo excelente desempenho.

  11. Eliziane realmente foi o destaque. Mostrou que Flávio Dino não é político e por isso não sabe fazer política, se tivesse apoiado ela certamente estaria bem melhor que o candidatozinho decoreba que ele arrumou. Mas, eu fico com ela no primeiro turno, se tiver um segundo eu voto em Castelo mas não voto em ninguém atrelado a Flávio Dino, ele prejudicou a Eliziane e eu n gosto dele por isso.

  12. NA VERDADE MARCOS, O NÍVEL DOS CANDIDATOS É FRACO, ELA É A MENOS PIOR, VOCÊ NÃO PODE CULPAR A POLÍCIA PELA VIOLÊNCIA OU A FALTA DE OPORTUNIDADE QUE SEU FILHO ESTUDIOSO NÃO TEM, À CRISE ECONÔMICA. O ÚNICO CULPADO É VC QUE NÃO SOUBE VOTAR, PERMITINDO QUE POLÍTICOS TIPO CAOSTELO E A MAIORIA DOS VEREADORES A PERMANECER NO CARGO, ESSA CONTA SERÁ PAGA POR TODOS NÓS, O IMPORETANTE É MUDAR PARA QUE A PILANTRAGEM NÃO SE ESTABELEÇA.

    Resp.; Mudança saem critério é o mesmo que manter o erro.

  13. Já havia decidido meu voto por um mero conforto e no segundo turno ainda vou resolver para quem votar. No primeiro turno mudei de idéia e estou convencido que a melhor candidatura, mais autêntica e mais madura é a de Eliziane Gama. E digo isso porque não era meu voto, apenas mostrou conteúdo suficiente para me convencer. Espero que ela continue independente e fiel aos seus ideais. Parabéns Eliziade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *