14

Eles já não são mais os mesmos…

Guterres: volta frustrada à Política

A mera menção dos nomes já é suficiente para lembrar. Carlos Guterres (PTB) e Pedro Celestino (PP) são figuras conhecidas no meio político de São Luís.

Ou pelo menos eram.

Pedro Celestino:perdeu o timming

Os dois disputaram as eleições para a Câmara de São Luís e nenhum conseguiu se eleger.

Pior: tiveram votações medíocres para a história que carregam, exemplos de que, na ilusão da política, carreiras crescem e desaparecem num piscar de olhos.

Carlos Guterres foi um dos deputadosmais atuantes na década de 80. Foi secretário de Estado da então poderosíssima Sedel e chegou a disputar a eleição contra Jackson Lago (PDT), disputando voto a voto até o último momento.

Nesta eleição, conseguiu apenas 374 votos.

Pedro Celestino foi outro com carreira meteórica. elegeu-se em 1996, com o bordão “o pequeno que incomoda” e um discurso cativante no horário eleitoral.

Em quatro anos, viu a carreira desaparecer tão rápida como surgiu.

Perdeu a reeleição em 2000 e desapareceu subitamente do cenário político. Retornou agora, como candidato a vereador.

Sua votação: 143 votos.

Texto alterado às 16h32 para correção de informação

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. caro PEDRO CELESTINO o que te matou foi esta sua prepotencia e arrogancia, MINHA VÓ JA DIZIA QUE COSPE PRA CIMA CAI NA CARA. um abraço.

  2. Uma outra figura chama-se PADUA NAZARENO que tinha voto de todos carroceiros desta capital e virou as costa pro mesmos. ALGUEM LEMBRA? o povo ta dando o troco.

  3. Ao Sr. blogueiro recomendo informar-se melhor antes de postar qualquer coisa sobre qualquer pessoa sob pena de não ter essa sua ferramenta de comunicação reduzida a UM ESPAÇO QUALQUER. Eu surgi no cenário político maranhense em 1998 como candidato a deputado federal pelo PV. Fui eleito vereador de São Luís em pelo PV em 2000, perdi a eleição para deputado federal em 2002 e a reeleição para vereador em 2004. Os meus 143 votos obtidos na eleição 2012 são o resultado de uma combinação de erros meus e de maldades políticas. Na cota dos meus erros coloco a péssima assessoria, não constituição de uma base política, não integração a um grupo político e, sobretudo, ao fato de EU TER ME DESVIADO DOS CAMINHOS DE DEUS! Longe DO CRIADOR o homem não é nada. DEUS DÁ E DEUS TIRA! A política é uma ação eminentemente HUMANA, entretanto, eu creio em UM DEUS TODO PODEROSO, que ama e que também corrige e repreende como um pai que ama. Eu realmente caí com a mesma velocidade com que subi em razão de que, PEQUENO, alimentei uma ilusão de grandeza. De tempos em tempos o povo elege o seu próprio SASSÁ MUTEMA. Eu acabei por acumular sobre mim uma expectativa que estava muito para além das minha possibilidades de suprir. Ainda na minha cota de erros está o fato de que fui, em 2010, EXONERADO pelo governo do Estado e, segundo o entendimento do ministério público Eleitoral, por conta disso seria ficha suja e não poderia ser candidato a vereador. Fui julgado por 3 vezes e só dado como ficha limpa pelo TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL no último dia 3 de outubro. EU, SIMPLESMENTE NÃO FIZ CAMPANHA. Caro Deça, eu não quero acreditar que a sua motivação seja igual à de figuras como JAIRZINHO. Eu não tenho filhos abandonados ou mulheres de quaisquer etnias desprezadas à própria sorte. Nunca me vendi para a família Sarney ou para qualquer outro grupo político. Quando Sarney Filho deixou o ministério do Meio ambiente e decidiu vir para o PV, a abonação da sua ficha não foi feita por mim. Foi a direção nacional do PV quem o referendou. O GERENTE DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO foi Othelino Neto e Washington Rio Branco foi o seu candidato a Deputado Estadual. Eu saí pela porta dos fundos enquanto o SARNEY FILHO entrava pela porta da frente. Pelo simples fato de eu ser a figura mais conhecida do PV no Maranhão, MALDOSA E MENTIROSAMENTE me rotularam de vendido para a oligarquia e traidor do povo. Eu tenho plena noção dos meus equívocos, assim como tenho plena certeza de que continuo a incomodar. Esse seu texto, bem que poderia ser sobre os MILHÕES gastos por SEVERINO SALES E OSMAR FILHO numa eleição que tentaram COMPRAR E NÃO CONSEGUIRAM. Mas, os mais de 10 mil votos desses “GRANDES E NOBRES PARLAMENTARES” parecem desinteressantes para a sua pena. Foram os 143 votos de UM PEQUENO que chamaram a sua atenção.

    Resp.: Tudo o que voc~e disse, meu caro Celestino, se resume ao que está no título: “já não é mais o mesmo”.

  4. Pedro Celestino surgiu em 1998 ao se candidatar a deputado federal pelo PV. Conquistou milhares de votos naquele pleito, mas o partido não alcançou o coeficiente eleitoral.
    Em 2000 disputou uma vaga na Câmara Municipal, sendo o segundo mais votado, perdendo somente para Pádua Nazareno, o terceiro colocado foi Haroldo Ribeiro.
    Pedro Celestino tentou se reeleger em 2004, mas mas os eleitores perceberam que o Pequeno não incomodava o tanto que prometera.

  5. Assino embaixo de Fernando Reis, especificamente com Pedro, o que aconteceu é que ele nao desfez aquela estoria que Jairzinho inventou sobre sua vida particular e ai a base da piramide social nao perdoou o cara que deixoua esposa com 7 filhos passando fome. (Tudo mentira, conheço a historia de PC e posso afirmar que é um cidadao íntegro, pena que nao ouviu sua assessoria no momento certo, mas em politica nada que um bom marqueteiro nao faça…)

  6. Na verdade, Pedro Celestino surgiu na campanha de 1998 como candidato a deputado federal. Depois foi candidato a vereador em 2000, ganhando a única eleição. Perdeu em 2002 (federal), 2004 ( reeleição de vereador),…
    Certifique-se!

  7. Ninguém se faz sozinho, todo político tem um grupo que o apoia e é fundamental em sua eleição, acredito que tanto um , quanto o outro perdeu o apoio de suas bases eleitorais e do grupo que outrora tiveram.

  8. Isso acontece com políticos que já morreram politicamente , e ficam tentando ressuscitar, aí passam vergonha.

  9. Caro blogueiro,

    Acho que houve um engano, o Domingos Paz que se candidatou a Vereador por São Luís não é o mesmo do artigo.

    Resp.:Já foi corrigido, amigo. Obrigado pelo alerta.

  10. Penso que o Pedro Celestino tomou muito energético que acabou criando asas e saiu voando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *