53

Os caminhos de Eliziane Gama…

Eliziane: a tentação por poder pode influenciar, mas o melhor é resistir

Ao sair das urnas com a terceira posição na disputa pela Prefeitura de São Luís, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) credenciou-se, automaticamente, como a principal referência crítica na capital maranhense nos próximos anos.

Ela é, desde já, uma natural candidata a prefeito, em 2016, qualquer que seja o vencedor destas eleições.

Se o eleito for João Castelo (PSDB), Eliziane passa a ser a sua adversária principal daqui a quatros, uma vez que, derrotado, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) passará a ser carta fora do baralho; sobretudo por que, muito provavelmente, não terá as mesmas condições políticas que teve este ano para tentar uma segunda chance na prefeitura.

Se a vitória for de Holanda Júnior, Eliziane também se credencia como principal opositora.

Sem conteúdo, sem bagagem cultural, sem experiência de vida prática nos movimentos sociais e sem referência administrativa, Holandinha é fadado ao fracasso na prefeitura, situação que põe Eliziane como opção real à sua gestão. 

A ex-candidata do PPS, portanto, tem que pensar a longo prazo. E sua referência política deve ser exatamente Marina Silva, que surgiu como opção à dicotomia PT/PSDB no Brasil.

A deputada tem que se ver como a líder emergente de uma oposição ludovicense carente de lideranças. Precisa ocupar o vácuo da ausência de Jackson Lago (PDT) e do não surgimento de jovens realmente forjados na luta, em vez de políticos favbricados em laboratório.

Optando por um dos lados na disputa em São Luís, a parlamentar passa a ficar, automaticamente, refém desta gestão, limitando seu raio de ação.

Ela chegou onde chegou sozinha, sem apoios, sem estrutura e, principalmente, sem padrinhos políticos. E foi desta forma que criou as condições para garantir a reeleição na Assembleia e construir uma opção de poder a  partir de si mesma.

Com o apoio a Castelo, Eliziane põe por terra o seu discurso de oposição construído nos últimos quatro anos – discurso este que ajudou, inclusive, a desgastar a imagem do prefeito.

Por outro lado, se optar por Holandinha, a parlamentar estará dizendo que errou ao ser candidata, já que poderia ter optado por ele há quatro meses, quando o então consórcio oposicionista escolheu o nome do parlamentar.

E Eliziane não apoiou Holanda Júnior por que não viu nele as credenciaois inerentes ao postulante do cargo de prefeito: preparo intelectual e administrativo, bagagem cultural e vivência nas lutas sociais e de base.

O caminho de Eliziane Gama está traçado como líder oposicionista na capital maranhense, qualquer que seja o eleito em 28 de outubro. É a partir desta premissa que ela precisa construir a sua trajetória política a partir de agora.

Qualquer outra opção será um erro imediatista que pode torná-la refém dos mandatos eleitorais sem referência.

Como muitos que já se afundaram no interesse por poder imediato.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

53 Comments

  1. Eita marco, pulou da barca de macaxeira… Isso deve ser o medo de dino ganhar e tu peder a babinha do governo, hein???

    Resp.: Posso garantir a você que nunca estive – e nem estou – na barca de ninguém. Sou jornalista, meu caro. Este é o meu ofício. É daqui que contribuo para o Maranhão. ostem ou não os torcedores.

  2. Na verdade,no meio político não existe oposição,é muita ingenuidade de muitos aqui ficarem pensando que Edivaldo irá salvar São Luis,que Flávio irá salvar o maranhão e que Eliziane vai ficar neutra ou apoiar Edivaldo para o bem de São Luis!
    ô povo imaturo,politica é tudo igual.Se aliam para o bem deles não do povo!

  3. Acho q este bolgueiro q deveria ter se candidatado, teria ganho em 1º turno. Caro Marco, vc pega pesado qd diz q Edivaldo Jr. ñ tem capacidade p governar S. luis. Vc vai se surpreender c a boa administração dele, em nome de Jesus. Pq o teu candidato tem bastante experiência ,bastante bagagem e ñ fez nada p melhorar a nossa cidade muito p contrário colocou anos atrás, só deixar nossas crianças fora da sala de aula´durante todo o 1º semestre deste ano. já foi demais.

    Resp.; Mas quem disse a você qual o mmeu candidato? Você falou comigo quando? Analiso fatyops, meu caro. Seja com meu candidato, com amigos, com aliado, a verdade tem que ser dita. Os que mostram a verdade, s]ão o verdadeiros amigos. E a verdade é: Holanda não demonstra capacidade para administrar. Pode ser que me surpreenda, mas nãod emonstra.

  4. Se Eliziane for coerente e. souber projetar se futuro politico ela fecharia com holanda uma faz que ela tem que pensar no perfil do votos que teve pessoas que na grade maioria não vota em Castelo de forma alguma Outro cenário e de que ela submeta o nome dela para ser candidata ao Senado no junto com o grupo de flavio . E mais uma coisa se ela for para Castelo nao sera cadidata em 2016 uma vez que Castelo ira se candidato a governador abrindo para neto a reeleição em 2016
    Se ela ficar neutra ira se apagar como Marina

  5. Sem sombra de dúvidas, esta é a análise mais coerente que já li sobre o assunto, a participação e posição política da deputada Eliziane na atual conjuntura.
    Parabéns ao Blog, escrevo BLOG pra não perder a mania de alguns blogueiros que adoram referenciar-se na terceira pessoa do substantivo(?).

  6. Engraçado!!!!!,a Dona Eliziane Gama só naõ mostra essa “competencia”,”garra”,”liderança”entre outra “qualidades”,la na assembleia pra não dizerque ela naõ fez nada e nem disse nada,ela disse”que naõ gostaria de acabar,ela é contra,a diminuiçaõ dos “dezoito salario”,porque ela faz caridade(????!!!!!!)com os salarios,agora imagine essa tal na Prefeitura de Saõ Luis?????.Acho que estamos num mato sem cachorro pra Prefeitura de Saõ Luis.OH cidade sem sorte!!!!!!!!

  7. Você tem toda razão. Você é o atual guru da política maranhense. Todos os políticos se inspiram nos teus textos para tomar suas principais decisões na campanha.
    Tenho certeza que, depois das tuas análises, Holandinha trocou todo o guarda-roupas para jogar fora as camisas vermelhas, assim como também retirou todo o vermelho do seu material de campanha e se afastou de Flávio Dino.
    E é justamente por isso que estou querendo contratá-lo para fazer a análise futebolísticas do fracasso do flamengo.
    Só não entendi uma coisa: por que WO não utilizou as tuas análises para, pelo menos, ficar na terceira colocação? Já estaria de bom tamanho.

  8. Não cansas não amigo? Vai falar merda e vê o que dá? Só críticas e mais críticas…

  9. A falta de experiência e de malícia desse menino vai fazer com que Sao Luís seja governada pela corja que o apóia. E um rapaz inseguro e fez aliança com o diabo para ganhar a prefeitura. Se ele ganhar, teremos um prefeito endividado politicamente. Espero que ele não vença, mas se vencer rezo para que tudo que eu penso de ruim sobre ele seja apenas um engano. Castelo nao fez no primeiro mandato por divida política, o mesmo vai acontecer com esse rapaz. Eticamente falando, quem deveria vencer essa eleição era Eliziane, mas como o povo ainda precisa ser comprado, ela nao venceu.

  10. Espero eu que pelo ao menos sejamos governados por Flavio Dino ou Roberto Rocha porque Holandinha não tem esta competência

  11. marco, você está correto quando afirma que a eleição de Holanda Jr. é praticamente irreversível, agora não concordo com você no prejulgamento que você ta fazendo de Holanda Jr. prefeito, pois você esquece que ele tem muita experiencia em são luís por ter sido vereador por 8 anos aqui na ilha e vai contar com a experiência do presidente da Embratur, Flavio Dino, do seu vice Roberto Rocha e de outras liderenças a nivel municipal e nacional.

  12. Marco, nós só vamos saber se Holanda é um bom prefeito se nós o fizermos prefeito. E essa estória de alijar o cara de um cargo executivo com a desculpa de q não devemos arriscar me lembra aquele ditado que diz que “quem não arrisca, não petisca”. Pior é insistir errando por décadas e não dar chances aos jovens que, vamos e venhamos, são muito mais preparados, bem informados e antenados com o mundo moderno.

    resp.: Mas eu não estou impdindo que ninguém faça dele prefeito. Quem quiser votar nele,está livre pra isso. Acho até que, diante das circunstâncias, é quase ireversível a sua vitória no 2º Turno. Só os erros dele e de Flávio Dino podem levar a uma derrota, mas chao que ele estão conscientes disso.

  13. Vá entender! Vc escreveu no texto de Celestino e Carlos Guterres que carreiras políticas crescem e desaparecem num piscar de olhos, no caso Eliziane, a carreira dela é diferente so crescerá, ja é uma candidata em potencial para 2016.

    Resp.: Isto se ela souber tomar a decisão certa.

  14. Realmente vc nção tem criteiros, vc atira pra todos os lados, seu candidato perdeu, agora elogia Elisiane, ou melhor por ser assessor de Elisiane quer de qualquer maneira colocar ela numa situação delicada, tem uma ajuda financeira de Holanda, é nomeado na gestão do atual prefeito, e ai me responda de uqe lado vc realmente é??Já sei, do lado que lhe paga mais…se toca jornalista de quinta, faz o favor de publicar, se é q tem coragem…

    Resp.: Isto é independência profissional, meu caro. Coisas que muitos almejam, mas não conseguem usufruir. Eu preservo a minha independência acima de qualquer coisa. E quem disse a você que meu candidato perdeu? Por acaso você viu meu voto? Meu candidato, garanto a você, foi um dos vencedores deste primeiro turno.

  15. Eu ja tou querendo e que Edivaldo ganhe para mostrar a muitas pessoas que estao redondamente enganados com os Holanda (pai e filho) em se tratando de competencia para governar S.Luis, alias, o pai sera de fato o comandante da nau que tera como tripulantes de mesma naipe dele, ou seja, ja esteve em todos os grupos politicos possiveis, as circunstancias para pular de galho era o que interessava, esse negocio de ideal politico, etica e outros itens jamais foi posto em pratica por eles, entao, na nau estarao como tripulantes R.Rocha, Weverton, Aziz, Luis Pedro, e outras figuras que conseguiram ser pior dos piores politicos que surgiram no Ma., e ai, meus caros eu quero ver a cara de Flavio Dino para pedir votos para Governador, pois este projeto politico e dele, o Edivaldo nas eleicoes passadas era do grupo/castelo, lembram? E esperar pra ver os estragos de quem vai mudar Sao Luis.

  16. Tenho aqui, em diversas ocasiões, elogiado suas analises criticas, posto que o considero um dos melhores analista do momento politico que vivemos. Critico-o entretanto quando, por falta de isenção, faz criticas incoerentes, equivocadas e injustas. É o caso do conceito que faz de Edivaldo Holanda Junior. Avaliá-lo “sem conteúdo, sem bagagem cultural, sem experiência de vida prática nos movimentos sociais e sem referência administrativa” denota desconhecimento do perfil do candidato o intenção deliberado de desqualificá-lo – o que não acredito que seja essa sua intenção. Ora, conteúdo ele tem e tem mostrado isso quando apresenta suas proposta, suas idéias e seus projetos para mudar e transformar esta cidade. Muitos deles avançado no tempo, o que mostra ser ele um homem que vê alem do horizonte. Bagagem cultural, meu caro Marco, se mede conhecendo o nivel de cultura de um individuo – isso vc demonstra não conhecer o de Junior. Quanto a experiencia nos movimentos sociais, é necessário que vc conheça ou pouco da trajetória do candidato. Jovem, criança ainda, Edivaldo Holanda Junior acompanhava o pai nas visitas às comunidades, as mais carentes desta cidade. É desa época sua vivencia no meio dos movimentos sociais (que diga-se de passagem, isso não e privativo aos que tem perfil a esquerda). Quanto a sua previsão “sinistra” de fracasso na prefeitura,o tempo – mais breve dos tempos – mostrará seu sucesso, sucesso do qual voce terá que reconhecer e penitenciar-se ao lembrar dessas palavras injustas que vc profere agora nesse post.

    Resp.:É exatamente o contrário do que você diz, meu caro Calado. É exatamente quando tenta mostrar “suas propostas, suas idéias e seus projetos para transfomar a cidade”, como você diz,que Holandinha demonstra claramente sua falta de conteúdo. O que ele vende como propostas (apenas em enrevistas ensaiadas, claudicando sempre quando é pego de improviso) são frases de efeito, conceitos decoradas e gestos ensaiadas à exaustão. E não falo disso agora. Já havia alertado ele próprio, seus aliados – inclusive você, na AL – e próprio pai dele, logo quando o deputado começou a aparecer publicamente como candidato.
    Não há nenhuma referência prática, histórica, de participação ou vivência – ainda que superficial- de Holanda Júnior em qualquer movimento, Organizaçção Social, Orcip ou coisa do gênero, que indique um convívio com a luta. Não há registro disso na história política do Maranhão (e deeria, por que são fatos públicos)Acompanhar o pai nas atividades de campanha é uma diversão para qualquer criança (e não deixa de ser um charme caça-voto também para qualquer candidato) o que certamente ajudou em muito nas votações de Holanda-pai. E você tem razão: nem eu, nem ninguém, conhece o nível de cultura de Holandinha, simplesmente por que isso não consegue transparecer (como deveria) em sua fala, suas conversas e seus debates que, repito, recheados de frases de efeito, conceitos decorados e lugares-comum dos chavões políticos. Quanto ao fracasso na adminsitração da cidade,não é uma previsão – e muito menos uma torcida,meu caro Calado – é apenas um temor, de um cidadão nascido e criado nesta cidade. Temor de que, ao fim de tudo, se tenha apenas mais do mesmo na prefeitura.
    Grato pela participação.

  17. Blogueiro, já que você é tão imparcial, sugiro uma matéria sobre o atual Prefeito e sua desartrosa administração.
    Você não mostrou sua opinião sobre Holanda Jr????
    Agora escreva suas considerações sobre Castelo e o seu governo nesses 4 anos…….(aposto que você não postará essa resposta, nem fazer o post com minha sujestão)

    Resp.: Mas quem disse avocê que eu sou imparcial? Não sou não. Tenho posição, meu caro.Posição clara e definida. É justamentepor ter posição definida, que form opinião.Por que só foma opinião quem tem. Já mostrei divesas, senão centenas, de matérias sobre a desastrada adminitração de castelo, ao longo destes quatro anos de mandato do tucano. Tenho certeza que, em apenas 10 minutos de pesquisa, você localizará inúmeros textos que satisfarão sua curiosidade. E não tenha dúvida, sempre que achar necessário, irei analisar o Castelo, com a mesma visão crítica como que naliso Holandinha. Gostem ou não os torcedores.

  18. DA VONTADE DE GRITAR PARA POPULACAO DE SAO LUIS NAO ELEGER CASTELO DE NOVO,VAI SER UM FRACASSO TOTAL COMO ESTA SENDO VEJA:
    FALTA MATERIAL HOSPITALAR E MEDICAMENTOS NOS SOCORROES E UNIDADES MISTAS,PACIENTES ESTAO MORRENDO.
    FALTA MATERIAL NAS ESCOLAS,SEGUNDO PROFESSORES ,AINDA NAO FOI NENHUMA CARTOLINA PARA ESCOLAS
    O SITE DA SEMFAZ,NUNCA FUNCIONOU NO GOVERNO CASTELO.
    ACABOU COM OS INVESTIMENTOS NA ESCOLA RURAL DO QUEBRA POTE
    NAO ENTREGOU O FARDAMENTO PARA TODOS OS ALUNOS,E MUITOS COM TAMANHOS GRANDES
    PROMETEU 2 PROFESSORES POR SALA NUNCA CUMPRIU.
    E ESTA JUNTO COM SUA FAMILIA CADA VEZ MAIS RICO

  19. HÁ POSSIBILIDADE DE O EDVALDO NÃO SER UM BOM ADMINISTRADOR, ISSO AÍ PODE ATÉ SER VERDADE, MAS PIOR QUE CASTELO É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL, VOU PAGAR PRA VER.

  20. D’eça:

    Sem muitas delongas, venho somar junto ao seu blog, que bem ou mal, é um dos mais visitados em nosso Estado. Entristeço toda vez que vc age de forma tendenciosa, pois qualidades e conhecimento a cerca das ciências políticas de nosso Estado lhe sobram. Encomenda não acredito mais desde que a Bia botou fitinha do Sr do Bonfim na perna (kkkkkkkkk). Portanto, peço mais de vc, pelo menos consciência da realidade política, como por exemplo do Holandinha, que ao meu ver reune com excelência condições para ser um excepcional Prefeito, a primeira delas é estar em um começo de uma carreira política brilhante, fator esse que impossibilitaria uma administração pública ao menos razoável, ao contrário do Castelo que foi um grande político mas hoje está no final de sua carreira, sem brilho e sem consistência política, oque nos traz grandes riscos, maiores ainda que os que corremos na primeira gestão. Quanto a Eliziane, acredito que bons ventos estão soprando para que coadune com Edvaldo. Vc está mais uma vez errado. cheque suas fontes.

    Resp.: Não tenho dúvidas, meu caro,de que a carreira política de Holanda Júnior é brilhante. Seu pai criou as condições para isso.O que questiono é o preparo intlectual,a bagagem cultural e a capacidade administrativa, que ele não demopnstrou nesta campanha. Até então, se ouvia muito falar de Holanda Júnior como vereador e como deputado – com informações passadas por press-releases. O que se viu dele na campaa, foi ele sem a proteção do release. E confesso, meu caro: não é o que se pode dizer de “oh!, como ele é bom!”. Por que chegcar fontes? Não estou dando notícia, meu caro. estou emitindo uma opinião. Não estou relatando o que ouvi que Eliziane ai fazer. Estou relfetindo sobre o que entendo ser o melhor camiho para ela tomar. Isso não está claro? Agora, quem decideé ela. É ela a política, qu sabe onde apertao sapato. Eu não. Eu só observo os fatos e os analiso. Gostem ou não os torcedores dos candidatos.

  21. ELIZIANE SEM DUVIDA A MELHOR LIDERANCA DO MARANHAO… O PIOR CEGO EH O Q NAO QUER VER! ELIZIANE SE O DEBATE FOSSE MAIS CEDO ELA TAVA NO SEGUNDO TURNO!

  22. Marco, não concordo com você. Todos os brasileiros estão vendo ai a mudança que os novos juizes, novos procuradores, novos delegados da PF, etc, estão fazendo. A maioria é filhinho de papai, que estudou nos melhores cursinhos e nos mais caros, onde os professores são juristas renomados..
    Quero apostar no novo. Com ou sem preparo, é a mudança.
    O povo não aguenta mais ser enganado. Castelo passou 4 anos se preparando pra acabar com a cidade. Ele, Castelo, tem preparo e bagagem e fez o que fez e SLZ está esse buraco.
    Em Edivaldo o povo está depositando a esperança de algo novo e espero que, como Dilma, ele entre e faça uma brilhante administração. E por falar nisso, qual a bagagem que Dilma tinha antes de entrar no Ministério? Conta ai!

    Resp.: É um direito seu apostar no novo de qualquer jeito. E dependendo da idade, está até certo, pode arriscar como quiser. Eu também já fui assim.Mas garanto a você, do alto dos meus 30 e alguns anos: muitos destes arroubos de juventude, eu não faria mais hoje.

  23. Então D´eça, me explique o que significa pra vc despreparo e incapaciadde administrativa, pois vc vive falando isso, mas quero que me diga baseado em fatos e não em suposições, o pq dessas afirmações.

    Resp.: Despreparado é a pessoa que não consegue discutir os assuntos mais corriqueiros da opinião pública. Despreparado é o cidadão incapaz de seguir um rumo sem o amparo de pai,de mãe ou de um padrinho que lhe faça sombra. Incapacidade administrativa diz-se daqueles que não cosnegue gereniar um carrinho de pipoca. Holanda Júnior foge do debate de assuntos como homossexualismo, religião,casamento gay, legalização da maconha e seus parceiros de campanha.E foge por que não ter conteúdo para defender seus argumentos. Holandinha nunca geriu nem a escola da família dele. Nunca exerceu nehum cargo de comando na adinistração pública.Só isso é o bastante para corroborar meus argumentos.

  24. AMAURI, MARCO É AQUELA HISTÓRIA, SE PEGAR O BICHO PEGA, SE CORRER…TO COM DÓ DE SÃO LUIS. SE FLAVIO DINO GANHAR, VAI SER UM CHUPA CHUPA QUE O POVO VAI FICAR MAGRELO, TUDO PARA JUNTAR GRANA PRA 2014, E SE CASTELO CONTINUA, BOM, ESSA HISTÓRIA A GENTE JA CONHECE…BEM QUE A GENTE PODIA TER COLOCADO, TADEU, ELIZIANE OU ATE MESMO HAROLDO PRA TERMOS UMA OUTRA OPÇÃO…FAZER O QUE. SAO LUIS PARIU MATEUS AGORA QUE EMBALE…OU SEJA, TAMO FERRADOS…

  25. Ela tem que ficar neutra. Não pode manchar a bonita trajetória dela nessa eleição apoiando um dos dois. Infelizmente nesse segundo turno vamos ter que votar no “MENOS PIOR”.

  26. “Sem conteúdo, sem bagagem cultural, sem experiência de vida prática nos movimentos sociais e sem referência administrativa, Holandinha é fadado ao fracasso na prefeitura, situação que põe Eliziane como opção real à sua gestão “.
    Caro jornalista:
    Pela sua lógica, Lula teria sido um grande fracassado, pois era nordestino, semi-analfabeto e nunca administrou nenhuma empresa…
    Edivaldo, ainda que muito jovem, tem idéias brilhantes, que muita gente copiou no horário político. Pode se cercar de muitos técnicos competentes, para execução dos projetos que São Luís está precisando para se tornar uma metrópole, deixando de ser uma província…E tem mais o apoio de Flávio Dino e de Dilma…

    resp.; Era o que se esperava de Lula quando foi eleito. E o sucesso de Lula não pode servir e parâmetro o case adminsitrativo. Assim, estaria-se louvando o improviso, a falta de instrução e o simples carisma como fatores de gerenciamento. Peloperfil e Edivaldo, sinceramente, não vejo como ele ser um bom gestor. E espero, sinceramente, que,se eleito, ele posa me desmentir em 100%. É o que espero.

  27. Tive uma grande idéia. Sou flamengista e você é vascaíno. Vou te contratar para fazer análises futebolísticas de que o flamengo vai perder o campeonato brasileiro. Assim ele terá grande possibilidade de ganhar alguma coisa, porque tu é muito ruim de análise. Disse que Castelo ia ficar na frente no primeiro turno. Disse que Holandinha ia ficar estagnado. Disse que Flávio Dino não transferia votos. Disse que WO ia polarizar no segundo turno com Castelo. Tu não acerta uma. Vai ser ruim assim lá longe.

    Resp.: Mentirosa. Seu texto é mal intencionado e covarde em toda a sua essência. Vamos aos pontos: Qundo disse que castelo iria icar na frente, era por que, naquele momento – e só naquelemomento – os números mostravam isso (e não foram números meus, mas do ibope e da Escutec). Nunca disse qe Holandinha iria ficar estagnado. Veja bem sua maledicência: usa o termo “iria” para confundir. mas iria é diferente de “estar”. O que eu dise, e reafirmo,é que, naquela época – quase 30 dias dposi do início da campanha, Holandinha estava estagnado. Como estava. E naquela época, Flávio Dino nãoestava trasnerindo votos. Quando disse que WO estava polaizando com Castelo, foi logo no início da campanha (veja bem: “estava polarizando” e nã “vai polarizar”, como você usa canalhamente. E todos meus textos estavam tão certos, minha cara, que todos resultaram em mudanças na campanha. Foi a partir dos meus textos que Holanda-pai tomou as rédeas da campanah; foi a partir dos meus textos que Flávio Dino decidiu tirar férias e vir para a campanha e foi a partir dosmeus textos que Holandinha resolveu aumentar o volume de campanha. Portanto, minha cara, não seja levianae mentirosa. Haja com honestidade e será reconhecida. Como esteblog é, incluive pelos que não gostam dele.

  28. Para quem já desbancou travestidos candidatos endemoniados do PPS/SLZ-MA que se diziam evangelicos, Eliziane Gama não pode e não deve nem Castelar, muito menos se omitir em contribuir para RECONSTRUIR A CIDADE DE SÃO LUIS condição unica de oportunizar Politicas Publicas de Qualidade para o conjunto dos Ludovicenses.

  29. Marcos, voce tem razão. Já pensou se essa turminha, pega uma Prefeitura dessa! Coitado do povo sofrido de São Luis.Não vão fazer absolutamente nada, claro, a não ser, dinheiro a rodo p/campanha de Dino/2014, e pro bolso deles, a começar pelo Holandão papai, Ververton,Aziz, Julião, Jerry, meu Deus, não deixe que isso aconteça de novo, pois, foi a turma que derrubou Dr. Jackson Lago.

  30. Eu acho que vc vive num mundinho só seu, onde só conhece suas verdades e acredita nela como absolutas. Vc não manipula ninguém com esses seus escritos repleto de recalque.

    resp.: Mas pelo que vejo, incomodam você totalmente. E isto já é uma vitória.

  31. D´eça, eu me surpreendo (ainda mais) a cada post seu, quando eu penso que vc já foi ao limite da tentativa de manipulação dos que visitam seu blog, vc chega com uma novidade. Entendo muito bem a intenção desses seus post falando da Eliziane Gama. Mas continuo não entendo esse teu ‘ódio’ pelo Candidato Holanda Jr., não sei se é algo forçado ( estão te pagando pra isso) ou se é motivo algo pessoal, da pessoa do Marco D´eça contra o Holanda jr… sinceramente, não entendo tanto ódio no coração. E não venha me falar que isso é paixonite não, pois diante do resultado do primeiro turno, percebe-se que o o Holanda Jr, conquistou as pessoas. Vc afirma categoricamente que Holandinha não é preparado, que não sabe nada das dificuldades sociais por não ter passado por elas, então, o que vc me diz sobre Roseana? Que nasceu em berço de ouro, e se autointitula ‘guerreira’? O candidato Holanda Jr é competente SIM, tenho certeza que ele não irá decepcionar a população de São Luís. Edivaldo Holanda Jr, atualmente é a luz da esperança de quem sofre com essa desastrosa administração de Castelo. Edivaldo Jr, representa o sentimento de mudança, de dizer ‘basta castelo, o povo de são luís realmente merece mais’. Votar em Castelo é autenticar esse mandato sujo e direcionado a Gardeninha, é entregar um diploma de palhaço para cada um de São Luís. Se eu quebrar minha cara daqui 4 anos? Pelo menos terei consciência de que optei pela mudança e fiz minha parte como ludovicense, o que não posso é pactuar com esse governo ultrapassado e sem melhorias para minha cidade, não posso me sentir acomodada e deixar ‘o castelo trabalhar’, pq ele estava na prefeitura há 4 anos e não trabalhou, prefiro apostar na mudança do que continuar sendo enganada com uma gestão falida e corrupta.

    Resp.: Não tenho ódio de ninguém, querida. Apenas digo o que vejo. E o que vejo em Holadinha é desprearo, falta de conteúdo, incapacidade adminiustrativa. Ele passa claramente a imagem de um produto de laboratório, ensaiado para dizer frases feitas. E isso pode ser fatal para o futuro de São Luís. Ropseana também era despreparada e fisso ficou evidente nna hsitória da política. mas o erro em votar nela não justifia o erro de votar nele.´Ele pode represnetar o sentimento de mudança, de esperança, e nãzo questiono isso. Mas esta esperança, esta mudança, não o torna automaticamente preparado e com conteúdo. Voc~e pode ter a consicência de que optou pela mudança – é um direito seu. Só não pode me acusar de ter mostrado o real perfil do seu candidato. Espero que você tenha a honestidade – como evangélica que é, de reconhecer que eu estava certo quando apontei isto. Não quero forçar ninguém a votar em Holanda ou em Castelo. Meu ofício é mostrar quem é quem. E tenho feito isso. O resto é problema de vocês. É claro que os torcedores de Holandinha ficam com ódio, com raiva do qu se diz aqui. mas o que eu digo é o que vejo. Se vocês puderem mostrar o contrário, eis-me aqui. Persuadam-me!!!

  32. Bobagem dizer que conteúdo, bagagem cultural e experiência nos movimentos sociais são requisitos necessários para uma boa administração. O que faz de um político um bom administrador público é sua equipe de governo. Aécio Neves, um dos maiores playboys do Brasil, fez a melhor administração pública de um estado dos últimos tempos. Roseana que na sua opinião fez uma bom governo (na minha não) também nunca participou de movimentos sociais e nem formada é. Além do mais, Edivaldo vai ter apoio total da presidenta Dilma. Um pouco incoerente seu texto!

    resp.; Você não quer comparar Holandinha com Aécio Neves, né meu caro???: Quando Aécio já convivia com o avô nos embates políticos no governo de Minas e no Congresso, Holandinha ainda era apenas um projeto de gente. Quando Aécio chegou à presidência da Câmara, quando se destacou no PSDB como aspirante ao comando do país, Holandinha ainda usava fraudas na escola do pai. E Holanda surgiu na política de uma hora para outra, com um mandato garantido pela articulação partidária do pai. Não ralou, não participou de greves, de debates sociais, de disputas políticas. Simplesmente ganhou mmandatos de presentes pela articulação do pai com os currais evangélicos e sdos acordos políticos com os vários governos de plantão – fossem eles quais fossem. Esta é a realidade nua e crua. Não há o que questionar. Podem se irriatar, se rasgar, gritar ou me odiar, mas isto é fato. E contra fatos, não há argumentos.

  33. Deveríamos crer nessa análise? Ela é tão certeira quanto as outras que você escreveu aqui sobre Castelo na frente no primeiro turno, e W.O polarizando com Castelo?

    Resp.: Não peço nada de ninguém em relação aos meus textos. As personagens deles têm apenas dois caminhos. Aceitá-los e tentar mudar o que está sendo criticado, ou simplesmente ignorá-los e seguir em frente, do jeito que está. Depois – e este depois é a longo praxo, não amanhã ou depois de amanhã – se verá quem tem razão. É simples assim.

  34. GENTE ESSA OLIGARQUIA SARNEY NÃO GANHA UMA ELEIÇÃO NA ILHA, QUANTA FRUSTRAÇÃO, LUDOVICENSE É MAIS ESCLARECIDO PARABÉNS A ILHA.

  35. “Sem conteúdo, sem bagagem cultural, sem experiência de vida prática nos movimentos sociais e sem referência administrativa, Holandinha é fadado ao fracasso na prefeitura…”

    Aí eu te pergunto: “Que P… é essa?”

    Não parece Jornalista, mas sim um sintetizador de POST APAIXONADO! hehe

  36. O que mais me intriga é se no caso de Holandinha chegar a vencer está eleição, quem serão os subprefeitos de São Luís???? Wewerton???Roberto Rocha???Vão sucatear essa prefeitura que nem fizeram com o falecido Jackson Lago no governo do estado. Tenho certeza de uma coisa se a população quer de fato mudança, votar em Holandinha será para pior.

  37. Marco,
    Quem acabou acertando, ou se aproximando, no final foi o Data M. Concorda?

    Resp.: Não. O DataM não fez pesquisa. O DataM chtuou, convenientemente, baseado no que queriam seus patrões. O diretor da Escutec também me dise, pessoalmente, ainda na quinta-feira, que Holadna poderia passar Castelo. mas os números levantados ainda não molstravam isso. Como o diretor da DataM estava a soldo, nada tinha a perdem em chutar números pela conveniência dos seus donos. E foi o que fez, nada mais. Isntitutos que levantaram de verdade foram o Ibope e a Escutec.

  38. Marco,
    Realmente o Holandinha é muito fraco. Parece um papagaio ensaiado, repetindo palavras e frases em seus depoimentos. Pobre São Luís se eleger esse rapaz.

  39. RIDÍCULO ESSE BLOGUEIRO VENDIDO.

    Resp.: O que mais me diverte´e ver como voc~es se mordem com minhas verdades. Isto é delicioso.

  40. Marco,
    Realmente o Holandinha é muito fraco, parece um papagaio ensaiado repetindo palavras e frases em seus depoimentos. Pobre São Luís se eleger esse rapaz

  41. Marco
    vc é muito infantil!
    este teu recalque em relacao ao holandinha é ridículo!

  42. Bom dia,
    Realmente o Holandinha é muito fraco. Parece um papagaio
    ensaiado, repetindo várias vezes palavras e temas nas suas intervenções. Pobre São Luís se eleger esse rapaz.

  43. “Sem conteúdo, sem bagagem cultural, sem experiência de vida prática nos movimentos sociais e sem referência administrativa, Holandinha é fadado ao fracasso na prefeitura…”
    Blogueiro Quanto Rômantismo……você tem se superado no Romântismo e o anti-holanda…… Jornalismo tem que ser imparcial…..e você está muito tendencioso…….

    Resp.,; Aqui se fala o que se vê. Aqui se analisa o dados que nos chegam. Gostem ou não os torcedores. É simples assim.

  44. Amigo,
    não tenho nada contra a Eliziane, mas não acho ela muito diferente dos outros. o que ela tem de melhor e sabe aproveitar isso muito bem é sua capacidade de interlocução e postura, acredito que muito em função de sua formação em Comunicação Social, exemplo disso seu diferencial no debate da TV Mirante.
    Outra coisa, esse negócio de pintar ela como a Mulher Maravilha não a desvincula de tratar os evangélicos como curral eleitoral já usado na campanha de Roseana nas IURD. ou não foi Eliziane que ‘iniciou’ Roseana’ na IURD durante a campanha para o governo? Fora os eventos evangélicos que ela trouxe atrelados ao financiamento e apoio do governo, o tal do REBANHÃO. enfim de santa e libertadora não tem nada. o que ela tem é uma boa interlocução e sabe se posicionar dentro de um debate!

    Resp.: Esta é a postura de um holandista??? Ou é uma opinião de observador???

  45. Pajé Marco Deça e sua previsões fúteis “Holandinha é fadado ao fracasso na prefeitura”.

    Tu n tem mais crédito meu caro. Afirmava que:
    1 – Castelo seria o primeiro colocado no primeiro turno,
    2 – que Holanda Jr. iria ficar estagnado,
    3 – que Flávio Dino não conseguiria transferir seus votos,
    4 – que haveria polarização entre W.O e Castelo.

    E por aí vai… SEM CRÉDITO!

  46. Este texto é um conjunto de absurdos! Os argumentos contra Holanda não tem fundamento na realidade. Dizer que ele não tem bagagem cultural e experiência é brincadeira… Se Tadeu e Eliziane cogitaram fazer parte do consórcio oposicionista, é porque tem algum objetivo em comum com Dino e Holanda. Entre os objetivos está derrotar Castelo e Sarney. A melhor opção para Eliziane é apoir Holanda e fazer parte de seu governo como líder em alguma Secretaria, e se candidatar a Dep. Federal em 2014. Não tenha dúvidas, sr. blogueiro, que a cidade onde você e sua família vivem irá melhorar muito na administração de Holanda Jr.

    resp.: O que tem a ver o fato de Eliziane e Tadeu fazerem parte do consórcio com a suposta bagagem cultural de Holadinha? O objetivo de derrotar Castelo e Sarney também não dá a ele bagagem cultural e consistência intelectual. E quanto ao fato de sua eleição melhorar a adminsitração de São Luís, sinceramente, sou cético quanto a isso. Não vejo em Holanda capacidade adminsitrativa para tanto. E isso nada tem a ver com eleição. Ele pode até vencer. Pode até ter a maioria dos votos. mas isso não faz dele um preparado para a gestão. É a minha opinião pessoal, pelo que já vi dele, pela história de vida dele e pelas conversas que já tive com ele.

  47. Tu e muito ridículo mesmo,agora já ta falando que a administração vai ser um fracasso e ?? Te toca !!!acho muita graça de te !!!

    Resp.; Pois continue se divertindo. Havberá muitos motivos para achar graça até o dia 28.

  48. Sua critica ao despreparo do Holandinha é improcedente e tendenciosa, afinal Castelo tem experiência, transito, bagagem e fez um administração desastrosa.
    Com certeza o Holandinha tem muito mais condições de fazer uma boa administração que o Castelo , começando pelos assessore s , os de Castelo são fracos e viciados em praticas arcaicas, creio que ele deve buscar inovação e seriedade, afinal ele pretende mudar fazer a diferença e o melhor de tudo é que ele teme a Deus e sabe que lugar de ladrão é o inferno.

    Resp.: Não entendi. O que tem a ver o fato de Castelo ser experiente, com trânsito e com bagagem, com o despreparo de Holandinha? Se você dissesse que, com toda bagagem, Castelo fracassou, então é hora de botar alguém mesmo sem bagabem, era uma opinião sua coerente. Mas o fracasso de Castelo não torna Holandinha mais preprarado automaticamente. Castelo pode ter fracassado – e fracassou mesmo – mas este fato não faz de Holadinha preparado. O que demonstra fragilidade intelectual, cultural e profissional de Holadinha é seu perfil: filhote de político tradicional, que sempre teve tudo ao tempo e a hora, sem conhecimento da realidade da cidade, sem participação em movimentos políticos e sociais, sem experiência de trabalho prático na iniciativa privada, e que montou um partido para chamar de seu, sem a menor vivência partidária ou discussão ideológica, programática ou orgânica; eleito pelos currais eleitorais que forma o perfil do eleitorado evangélico. É isso que se aponta, meu caro. Nada a ver com o fracasso de Castelo.

  49. Edivaldo vai ser o melhor Prefeito que São Luís já teve em todos os tempos, com ou sem o apoio da irmã Eliziane.

    Resp.; Sinceramente? Achonmque é quase irreversível a vitória de Holadinha. Mas daí a ser um bom prefeito, não vejo nele bagagem para isso. A menos que deixe Flávio Dino governar em seu lugar. Este sim, tem preparo, apesar da arrogância, da flêuma, da empáfia, da necessidade ede3 ser ovacionado e da intolerância com a crítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *