22

Terceira via não é apenas com Eliziane…

Muita gente – até mesmo atores do cenário político e jornalistas especializados – tem confundido o projeto da terceira via nas eleições de 2014.

Para eles, falar em terceira via significa que Eliziane Gama quer ser, ela própria, candidata a governadora daqui a dois anos.

Não é isso.

Este blog foi o primeiro a falar do tema “terceira via” como contraponto ao eterno debate Saney X Flávio Dino. E em momento algum, apresenta Eliziane como candidata ao governo, mas como articuladora da terceira via.

O projeto – ainda em estágio embrionário, é bom que se diga – reúne, além dela, outros personagens da política maranhense.

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) é um exemplo. Outro é o prefeito João Castelo (PSDB).

Há ainda o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), a ex-primeira-dama Clay Lago; Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago, o ex-deputado Aderson Lago e outros personagens que não seguem nem o grupo Sarney e muito menos Flávio Dino.

Muitas destas figuras podem assumir o papel de candidato.

O projeto pode reunir desde o PSDB até o PP, passando por PR e outras legendas.

Eliziane Gama apenas assumiu o papel de articuladora primeira desta hipótese, não necessariamente para ser candidata a governadora.

Pode até ser ela, mas o sentimento agora é apenas de união na busca por um caminho alternativo.

E a reação que se vê nos grupos – sobretudo na oposição dinista – demonstra que, realmente, este grupo pode, incomodar.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. AINDA TEM MADEIRA Q PODE VIM E O PREFEITO DE ACAILANDIA ALEM DE ALGUNS DEPUTADOS PODE-SE RESSALTAR OS EVANGÉLICOS Q ELIZIANE TIRARIA MAIS VOTO Q SARNEY E DINO…

  2. Emerson:
    Essa terceira via tá sendo lembrada e estimulada por todos os blogueiros ligados à famíglia, que estão com medo, muito medo, de Flávio Dino. Só para se ter uma idéia de que esse medo se justifica, Jackson Lago ganhou de Roseana com apenas 17 prefeituras do seu lado, salvo ledo engano. Flávio tem 45!
    Respondendo ao seu questionamento, essa terceira via só interessa ao grupo Sarney e alguns (ou algumas) oportunistas que vão emprestar seu nome para tentar tirar votos de Flávio Dino e ganhar alguns trocados…
    Mas o povo do Maranhão todo torceu pela vitória de Edivaldo, em São Luís, que era a batalha mais importante dessa guerra, cujo embate final será em 2014. O povo começa a perceber o quão rico é o nosso Estado, mas com seu povo empobrecido, pelos milhões desviados por essa verdadeira gang que se apossou dos cofres e de toda a riqueza que tem aqui. O grito de LIBERDADE está engatado nas nossas gargantas desde o golpe judiciário que tirou do poder o grande guerreiro que foi o dr. Jackson Lago. Quanto a esses “terceirizados”, não são páreo para Flávio Dino. O posicionamento de alguns protagonistas ou oportunistas da famíglia está sendo definido neste momento, nos bastidores do Palácio dos Leões e em Brasília…
    Mas já se vislumbra o ocaso de um ex-presidente do Brasil…Dilma não é Lula, não bajula Sarney e tem uma percepção diferente sobre corrupção…E Flávio mostrou que tem prestígio, em Brasília e no Maranhão. Por isso a criação virtual e antecipada da terceira via…

    Resp.; Deixa de ser tolo, meu caro. Se houver um segundo turno só é bom pra Flávio, que vai mais forte. A terceira via não interessa ao grupod e Roseana.

  3. ATÉ PQ O DINHEIRO QUE ELA RECEBEU DE CASTELO PRA NÃO APOIAR EDVALDO, NÃO DAR PRA ELA SE SUSTENTAR E SUSTENTAR A FAMILIA CASO PERCA PARA GOVERNO. SEJA INTELIGENTE ELIZIANE.

  4. A quem interressa a tal 3ª via?
    Isso é mais uma estratégia do grupo Sarney, ou é uma invenção do titular do blog, querendo mostrar serviço ao grupo Sarney?
    Pois já estamos “carecas” de saber que o grupo sarney só poderia ser derrotado com a união de todos os demais grupos que lhe são contrários. Caso contrário, ou seja, com a criação de 3ª, 4ª ou 5ª vias que seja, o voto do chamado “antissarney” só tenderá a se dividir.
    O interessante é que alguns dos chamados oposicionistas, talvez chateados por não estarem diretamente no grupo vencedor das eleições municipais em São Luis, estão caindo no “canto da sereia” do titular deste blog e viabilizando a tal 3ª via…
    Então, a quem interessa a 3ª via?

  5. O bom é que depois que se lascar na eleição de 2014, o Ígor Lago vai tomar chá de simancol .

  6. QUANDO O NOBRE JORNALISTA ARRISCA EM DAR PALPITES DA CONJUNTURA POLITICA DO NOSSO ESTADO E SIMPLESMENTE UM DESASTRE, DESAFIO POSTAR ALGUMA QUE JÁ TENHA FEITO ACERTANDO UMA “VIRGULA” DO CONTEÚDO POSTADO .

  7. Clay lago,seria o ideal para o governo do maranhao,e uma estudiosa e conhecedora do maranhao,e ainda representa todo o legado do governador jackson lago

  8. Clay lago desponta como o melhor nome,eestudiosa e conhece bem o maranhao.representa todo o legado do governador jackson lago

  9. Grande articuladora!?!?!?!?!?!?!

    É muita falta de opção para os Maranhenses.

  10. Além da terceira via, também é possível mais de uma candidatura de um mesmo grupo, tipo Luis Fernando de um lado e Lobão do mesmo lado, mas em coligações diferentes.

  11. É GRANDE JORNALISTA, ACHO TAMBEM QUE VC SERIA UM GRANDE BALUARTE E ARTICULADOR DO PROJETO [email protected] VIA, É SALUTAR
    QUE SE PLANTE A SEMENTE AINDA EM 2012, VC FOI MUITO BOM NA SUA REDAÇÃO E ESPECULAÇÃO…É BOM
    QUE SE DIGA QUANTO MAIS DIVIDIR A OPOSIÇÃO É BOM
    PARA A SITUAÇÃO…É SIMPLESMENTE DEMAIS…

  12. Aderson Lago?
    Aderson terá o mesmo fim de Zé Dirceu, deverá pegar uns trinta anos de cadeia em regime fechado à partir do instante em que forem julgados os inúmeros crimes que o indigitado cometeu contra o erário do Governo do estado do Maranhão.
    Quem viver verá.

  13. Se já estão polarizando a campanha entre Flavio Dino e o candidato do grupo sarney, então a terceira via é ficar em cima do muro ou ser laranja.ou não? Dá um saco cheio de pilantras pousando de anjos!

  14. PAULO MATOS TERCEIRA VIA É DEMAIS, QUE HIPOCRISIA E ABSURDO. SOU LEVANDO MESMO COMO PIADA KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  15. Pra mim é o melhor caminho, abre-se o debate para um projeto coletivo com a participação do povo. ai se apresenta a nova geração da boa politica, atraves de boas praticas e luta para o bem do Maranhão

    á Eliziane representa, MUDANÇA DE VERDADE.

  16. EI MARCOS, PARECE ATÉ VELÓRIO, VC TÁ QUERENDO RESSUSCITAR UM BOCADO DE DEFUNTO POLÍTICO, O LUGAR DO ZÉ REINALDO É ENTRE AS PERNAS DO SARNEY, FORA DISSO, NÃO PASSA DE UM MENINO DELINQUENTE.

  17. Caro Jornalista Marcos D’eça,
    Gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre sua postagem. Nesse projeto de terceira via que você defende acredito não contar com a participação da Dra. Clay Lago e do Dr. Igor Lago. Tenho tido conversas com os dois a respeito do futuro do Maranhão. Posso lhe assegurar que não é esse o caminho que está sendo pensado. O primeiro ainda é a questão do PDT que ainda não está totalmente resolvida. É preciso se ter uma solução final para este caso. O segundo é que tenho conversado com a Dra Clay Lago e com o Dr Igor Lago sobre o Movimento Nova Politica – MNP que coordeno e parte dele pode organizar um novo Partido Politico a partir de janeiro. Não acreditamos em Projetos de 3a via pois isso significa cópia do projeto existente. Na verdade estamos discutindo um Projeto para o Maranhão mas que em nada se parece com o que estão propondo para 2014. Esta discussão estou puxando para dentro do Movimento Nova Politica. Ja estamos formando grupos de trabalhos. Vamos fazer uma releitura das ideias do Dr. Jackson Lago, não do que ocorreu no governo mas das idéias que o lavaram ao governo e preparar um Projeto para o Maranhão. Quem vai defender esse Projeto em 2014 eu não sei. Quando se fala do legado do Dr. Jackson Lago o primeiro nome que nos vem a cabeça é o nome da Dra Clay Lago. Ela tem dito que não pretende ser candidata a nada. Vai só cuidar do Instituto Jackson Lago. Mas qualquer que seja o nome que defenderá esse Projeto em 2014, inexoravelmente terá de ter o seu apoio e dos demais membros da família. Além disso quero explicitar aqui que até a primeira quinzena de dezembro a Dra. Clay Lago deverá ter um encontro com a ex-Senadora Marina Silva quando então será definido algumas coisas e a participação dela, Clay Lago, no Movimento Nova Politica, O Dr. Igor Lago já é membro do Movimento e participará do encontro que já foi solicitado, por mim, a Marina Silva. Então posso assegurar que estamos trabalhando para ter nas eleições de 2014, um candidato a Governador que represente o legado politico do Dr. Jackson Lago. Que não é esse Projeto de 3a. Via que esta sendo divulgado pela mídia.

    Resp.: Grato pela participação, caro Cândido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *