9

Transporte público pode paralisar ainda em dezembro

O pagamento do 13º salário não está ameaçado apenas à servidores públicos do município, como foi afirmado ontem neste blog (reveja aqui). Motoristas, cobradores e ficais do transporte público de São Luís podem ficar sem o benefício neste mês dezembro, correndo o risco assim de paralisação de suas atividades.

Segundo o que foi publicado no jornal O Estado do Maranhão de hoje, as empresas afirma que não têm condições de de realizar o pagamento, pois estes mesmos não estão recebendo: “Os empresários vão pagar como, se não estão recebendo? O transporte de São Luís está um caos”, afirmou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), José Luiz Medeiros, em entrevista a O Estado.

O empresário comentou as declarações do vice-prefeito eleito da capital, Roberto Rocha, sobre a possibilidade de reajuste da tarifa de ônibus, hoje fixada em R$ 2,10, que frisou não haver empresa interessada em licitação das linhas de ônibus na capital – proposta de campanha – com a atual tarifa, e ainda que não há como cobrar transporte de qualidade com todos os custos fixos aumentando, como combustível e pneu.

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. É de fato, como é que os empresários do setor de transporte vão pagar os salários dos seus funcionários se andaram gastando muito ai pela campanha eleitoral a fora? Dizem a boca pequena internet a dentro que o medo do VLT criar uma crise no setor empresarial de transporte fez muito empresário abrir a carteira e investir contra a ideia. Será por isso que já tem gente querendo aumentar a tarifa de ônibus? Hummm, sei não!!! O que eu acho muito estranho é o sindicato dos rodoviários de São Luís que parece mais preocupado com a categoria dos patrões que com a deles mesmo. Parece que sempre saem em defesa das empresas e esquecem dos seus. Quando a passagem aumentou da última vez os patrões disseram que iam investir na renovação da frota, comeram o aumento e renovação da frota nada, estavam mais preocupados com outra renovação, quer dizer renovar apenas o nome, mas a prática continua a mesma…

  2. Hum! Só em SL mesmo. esses empresários são muito cara-de-pau, mesmo. já começou o joguinho deles com o novo prefeito. Engraçado é que alegam falência, e nós vemos as grandes empresas como Primor/Maranhense, Taguatur comprando carros novos todos os meses.Mágica??? Não! é mesmo sacanagem de empresas que faturam muito às custas de usuários, ñ pagam seus funcionários, e ficam mentindo a população, alegando prejuízos. mentira!!!!

  3. Essa declaração do presidente do Set e semelhante a de Roberto Rocha,será que estão juntos para forçar um aumento da passagem ainda em dezembro ?Seria ótimo para eles ,pois a responsabilidade cairia sobre o atual prefeito e as declarações de Roberto Rocha seriam esquecidas.

  4. Se a tarifa não aumentar, se os irresponsáveis vereadores não pararem de conceder isenção para todo mundo, se o transporte alternativo não for combatido, se nada for feito o setor de transporte urbano caminha para a paralisação total. Em todo o Brasil não só aqui.
    Se não der lucro nenhum negócio sobrevive.

  5. RESPONSABILIDADE DO PREFEITO ATUAL E DOS EMPRESARIOS QUE NÃO PAGAM ISS AO MUNICIPIO E
    POPULAÇÃO NÃO SABE…

  6. Saga de um usuário do transporte coletivo: por exemplo,embarcar todo dia tipo em um “Tropical São Francisco,” no início da manhã lá no Terminal do São Cristóvão, Ou ter que pegar no final da tarde qualquer um da Região da Operária. E isso depois de passar o dia todo trabalhando “no pesado”, oito horas em pé, e ao entrar no ônibus “descansar de um pé”, porque o espaço no assoalho não dá pros dois.
    Lutar até conseguir um espaçozinho pra segurar, e isso depois de levar vários socos. Sem contar a demora sem fim que faz com que ao chegar em casa, já seja quase hora de voltar.
    Chegar ao limite de dormir em pé mesmo com a violência dos solavancos, ver as pernas tremerem e a vista escurecer, a respiração sufocada diante do odor de suor e do calor infernal. E, em cada curva ser imprensado contra os as cadeiras levando sobre si todo o peso dos colegas que lhe estão próximo.
    Queria ver esse vice prefeito defender aumento se tivesse que sobreviver com um salário mínimo! Adoecer e ter que passar ao menos umas horas no Socorrão, por exemplo.
    Andar de ônibus em São Luís, se transformou no mais terrível teste de resistência, pois tem-se que ir em muitos casos com uma parte do corpo dentro e oura fora, imprensado pelas portas.
    Ou para embarcar nas paradas, correr mais de cem metros desesperadamente pra acompanhar o ônibus, visto que este tem que parar lá na frente, senão até o motorista é sufocado e não pode mais sair.
    Esse discurso fajuto de que é preciso o aumento pra melhorar a qualidade do transporte, é o mais cínico desdobro, pois desde que existe transporte coletivo aqui, a balela é a mesma, no entanto, aumenta -se as passagens e as melhoras nunca chegam!

  7. Agora me diz de quem e a culpa MARCO DECA??? TE RESPONDO DO PILANTRA CAOSTELO… FALA DECA… A VERDADE SEMPRE APARECE MESMO Q VC TENTE OCOLTAR… EU TENHO MECANISMOS PARA INFORMAR O POVO NAO ADIANTA VC CENSURAR… TE PREPARA PARA AS CRITICAS…

  8. Marco, quero aproveitar esse espaço pra informar que conj. maiobão voltou virá um enorme lixão, poís a coleta de lixo se encontra irregular, causando grande encomodo, mau cheiro no bairro.

  9. Começou foi cedo o jogo do SET para obter aumento na tarifa. Marco, faça uma pesquisa sobre a tarifa em outras capitais do Nordeste e vc verá como é balela essa história de que temos a menor tarifa. RS 2,10 é é caro. Esse post seu está fazendo o jogo do terrorismo do SET…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *