6

Joaquim Barbosa assume a presidência do STF

Hoje (22) em uma cerimônia às 15h, o ministro Joaquim Barbosa toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Ricardo Lewandowski ocupará a vice-presidência do STF. O mandato será exercido por dois anos.

Estarão presentes na solenidade a presidenta Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Primeiro negro a ocupar a presidência do STF, o novo presidente é conhecido pela rigidez no julgamento de processos envolvendo corrupção e desvios éticos, ficando famoso também nas redes sociais e apelidado de justiceiro do Senado. Barbosa associa isso à defesa de valores que vêm ganhando força na sociedade democrática pós-Constituição de 1988.

Em sua primeira sessão como presidente interino do STF, o julgamento do mensalão correu em clima de tranqüilidade. Ele assumiu interinamente a função na segunda-feira (19) devido à aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, que completou 70 anos.

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Acho que hoje muitos brasileiros sentem-se realizados, porque embora raro o fato, um brasileiro típico, pobre como muitos, provou que é possível ascenção social e profissional, sobretudo na área pública, apenas com trabalho, competência e seriedade. Digo apenas, pois são muitas as vezes nas quais se pensa que apadrinhamentos, conchavos, tramoias, subornos e corrupção são os únicos e necessários ingredientes para se galgar cargos públicos neste país. Parabéns Joaquim. Hoje posse dizer que você é meu heroi. Mas um heroi de verdade, primeiro de si mesmo, ao vencer os obstáculos injustos criados por uma sociedade preconceituosa e excludente, que faz assepsia entre as pessoas usando como critério o poder aquisitivo e a cor da pele, principalmente; obstáculos que variaram de lutar pela sobrevivência dia-a-dia, em trabalho braçal, mas digno claro, ao esforço traumatizante de estudar numa escola pública, com todas as deficiências desta. Segundo por galgar postos elevados no serviço público sem amesquinhar-se em meio à bajulação desmedida e “toma-lá-dá-cá” do balcão de negócios do serviço público, o qual se tornou regra, infelizmente, para o acesso a altos cargos, nos três poderes, com cláusula de fidelidade “canina” ao político responsável pela indicação, isso, claro, quando o acesso não foi fruto de negociatas e apadrinhamentos. Terceiro, porque quebrou uma barreira, considerada por muitos, intransponível, a de que o Poder Judiciário é sempre subserviente e não pune ricos e políticos de alto calibre. É verdade, você perdeu a imparcialidade, como dizem seus críticos (inimigos da república), mas fê-lo com a retidão da justiça; com a certeza de seria necessária para que o STF fizesse história e condenasse formalmente uma leva inteira de bandidos infiltrados e encrustrados no primeiro escalão da república. Por essas e outras, Joaquim, você hoje é meu heroi. E ouso chamá-lo apenas de Joaquim, sem as pompas nojentas dos arrogantes e prepotentes que se acham semi-deuses porque tÊm dinheiro, usam roupas caras ou vestem togas… Porque você conhece o calor de quem trabalha sob Sol, pela sobrevivência; a honestidade de quem ganha salário minimo, é analfabeto, morador de rua, encontra milhares de reais perdidos e o devolve a seus donos. Porque, enfim, você é um de nós. E não está sozinho. Parabéns, Joaquim, O MAGNO! Sem mais…

  2. O CARA É BOM E É SÉRIO, O PROBLEMA É QUE A MAIORIA DA CAMBADA DE BAIXO JOGA NO TIME CONTRÁRIO.

  3. O comportamento de Joaquim Barbosa frente às decisões acerca do julgamento do Mensalão o colocou num dos cargos mais altos do País: a de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Joaquim Barbosa, um negro, que conseguiu formar-se em Direito, depois tornou-se Procurador da República, é um exemplo para todos nós de que a justiça ainda opera no nosso país, e mais importante, advinda da raça que mais sofre preconceitos: a negra. Parabéns, Joaquim Barbosa, por sua atuação e pela força com que tem conduzido seus trabalhos junto ao STF.

  4. um evento desse porte vc prefere destacar quem o povo brasileiro e a imprensa nacional considera nocivo a vida publica. essa data ficará marcada não é pela presença de dila ou sarney e sim pela seriedade de Joaquim, que não tem rádios e nem milhões de patrimônio. mais tem a grandeza de querer acertar, onde os brasileiros sérios buscam beber de sua fonte, a seriedade, o compromisso com o publico, desprovido da juizite e como ele disse: o juiz, bem como os membros de outras carreiras de Estado, devem saber de antemão quais são suas perspectivas de ascensão, e “não promoção por meio do poder político vigente”.

  5. UM MARCO NA HISTÓRIA DO STF…COM O NOVO PRESIDENTE DO STF O BRASIL ESPERA UMA NOVA ERA NO COMANDO MAIOR DA JUSTIÇA BRASILEIRA…BOA SORTE
    GRANDE JOAQUIM BARBOSA AH E TAMBEM PRESIDENTE
    DO CNJ

  6. sarney o grande nome do stf foi por lá que impediu muita gente da prisão,Roseana e Fefe e mesmo assim eles ainda andam de boné pra tudo que é lado é se econdendo é ou é pra nao pegar sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *