22

Prefeita de Matões institui eleição direta para diretor de escola…

Suely: iniciativa ousada na Educação

A prefeita Suely Pereira (PSB), de Matões, vai escolher os diretores de todas as escolas públicas do município por eleição direta.

Segundo a prefeita, alunos, professores e servidores de cada escola terão direito a voto. Concorrerão os indicados da própria comunidade escolar.

Para Suely Pereira, a eleição direta para diretor é uma forma de democratizar a gestão das escolas municipais e torná-la mais próxima da própria comunidade.

 – Escolhendo seu diretor, alunos, professores, pai e responsáveis terão como cobrar resultados e acompanhar o dia-dia da gestão – disse a prefeita.

A experiência de Matões é inédita no interior do Maranhão.

A votação direta para diretor de escola foi tentada em âmbito do Governo do Estado na gestão do hoje ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), na Secretaria de Educação.

Na época, pais, alunos e professores poderia escolher os diretores de escola por meio de votação direta. A experiência foi abandonada nas gestões subsequentes da Seduc.

E agora volta a ser testada em um município do interior…

 

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Parabens a atitude da nossa prefeita Suely Pereira. Um exemplo a ser seguido… Suely que ao meu ver é uma das melhores gestoras do maranhão… Parabens a nós Matoenses, por ter-mos uma prefeita que trabalha.

  2. Parabéns prefeita, continue investindo na Educação, o povo reconheceu o seu trabalho e reelegeu você com quase 72% de votação e isso mostra que qndo o politico trabalha ele é reconhecido.

  3. parabens prefeita por essa sua atitude deveria ser assim em todos os municipios mais a prefeita esta muita certa

  4. Eita mulher GATA…….essa prefeita é mesmo LINDA, mereceu ganhar, pena que não é minha.

  5. caro Marco deça , sou leitopr assiduo de se u blogue.Acredito bastante em seu trabalho e em sua fontes de informação, Porém esta experiencia de eleição direta para diretores de Escola já é usada em Imperatriz desde o Primeiro Governo do Ex- Prefeito Ildon Marques no ano 2000; Obrigado pelo Espaço.

  6. Essa aí se vivessemos em país sério estaria noutro lugar, jamais numa prefeitura

  7. A prefeita Suely foi reeleita com 71.69% da votação e contra o governo, por isso que admiro ela, tomara que dê certo, nós seres humanos temos que procurar é acertar e melhorar o que fazemos, a população de Matões aprova sua adiministração, tanto é que o reelegeu.

  8. Belíssima ideia prefeita, assim a população se sente melhor, podendo ter escolhas, sem essa de coronelismo como é feito pelo gov do estado!! Vale de exemplo para os demais municipios!!

  9. Caro Marco
    Há um equívoco ai, o Gastão implantou o colegiado escolar e não a eleição direta para diretor. Alto Alegre do Pindaré, na gestão Oseas Manchado, foi de fato o primeiro município do interior do Maranhão, a implantar eleição direta para diretor de escola.

  10. Todas as vezes em que o STF foi provocado para se posicionar sobre o assunto respondendo a ADIN, se manisfestou pela ilegalidade da lei, recomendando, inclusive, a revogação do ART. que faz referência a eleição de diretores.A qualquer momento poderá ser alegado a ilegalidade por partidos politicos ,por exemplo por não haver amparo legal.É prerrogativa do poder executivo, seja municipal, estadual ou federalConsulte o STF sobre o assunto.

  11. Esse papo furado de eleição direta para diretor de escola como um milagre para resolver os problemas da gestão é uma balela sem tamanho.

    Em todos os lugares onde fora testado, as coisas pioraram. O que deve haver são critérios para a nomeação dos gestores escolares.

    Sendo assim, deveria haver eleição direta para ministros, secretários, superintendentes, coordenadores e todos os demais CC’s.

    Pantomima, só isso!

    Arthur da Távola

  12. O LUGAR É TÃO PEQUENO E POBRE QUE DEVE TER POUCAS ESCOLA NO MUNICÍPIO, O MÉRITO PRA ESSE TIPO DE CARGO É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO, NO FUTURO VEREMOS O RESULTADO DESSE TEMA DE NOVELA DAS 8.00.. EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA, NÃO PODE SERVIR DE TRAMPOLIM PRA POLÍTICO SE PROMOVER.

  13. E PORQUE o SECRETARIO DE EDUCACAO, ENG. PEDRO FERNANDES NAO IMPLANTA ESSA MODALIDADE DE ASCENCAO AO CARGO DE DIRECAO DAS ESCOLAS DE NIVEL MEDIO,POIS MUITOS PICARETOES QUE ESTAO A DECADAS NAS DIRETORIAS DESSAS ESCOLAS PRATICANDO AS MAIORES PILANTRAGENS COM AS VERBAS DAS ESCOLAS,QUE JA ESTAO SUCATEADAS.
    TEM DIRETOR QUE JA DEVERIA ERA ESTAR PRESO,POIS ALEM DE SUPERFATURAR AS EQUENAS DESPESAS E SERVICOS,MANTEM AS ESCOLAS COMO SE FORA O QUINTAL DE CASA. ACORDA EDRO FERNANDES! SAI DESSE GABINETE E VAI VER PELO MENS ESSAS ESCOLAS NUM RAIO DE 1 Km DA SEDUC,E, NAO ESQUECA DE MUDAR ESSAS DIRETORAS DE URES,JA MUITO ENVOLVIDAS COM DIRETORAS FRACAS E INCOMETENTES.DE UMAS INCERTAS NESSAS ESCOLAS DE NIVEL MEDIO,POIS AI ESTA A MARCA DA INCOMPETENCIA,POIS O INDICE DE ABANDONO,REPROVACOES EH ACIMA DA MEDIA BRASILEIRA.

  14. Marco,
    um dos grandes problemas quando uma escolas comunitárias passa a ser do Estado é esse. Perdem a diretoria já constituída e correm risco de terem diretores totalmente alheios à comunidade.
    Parabéns para a prefeita. Faz com que as escolas do campo, não percam a essência comunitária, muito importante para a educação das crianças.

  15. UM EXEMPLO QUE DIVERSAS CIDADES DEVERIAM SEGUIR. INCLSUISVE AQUI NO PAÇO QUE TEMOS UM PREFEITO PROFESSOR.

  16. Estou revoltado, fui mais uma vez ludibriado aqui no Paco, Josemar nos prometeu que nao iria demitir ninguém e que iria colocar todos os secretarios de dentro do nosso municipio. E o que ele fez? Justamente o contrario. Já demitiu todo mundo e nao tem nenhum secretario de dentro do municipio, todos sao de fora. Sacanagem com quem acreditou nele, ele nao precisava disso. E pra completar tem vários parentes mamando na prefeitura. Tudo o que ele sempre combateu.
    Cade o Ministerio Publico que nao vê o nepotismo e os salários atrasados sem nenhuma justificação? O ex prefeito Raimundo Filho tem dito que deixou dinheiro nas contas da viuva p pagar as contas/salários, nao sabemos o que tem acontecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *