4

Unidades do “Minha Casa, Minha Vida, em Coroatá são de péssima qualidade…

Moradora observa alagamento em uniddes do programa Minha Casa, Minha Vida

O inverno mal começou e os moradores do bairro Residencial Dom Reinaldo Punder, construídas na gestão de Luís da Amovelar no município de Coroatá, já enfrentam graves problemas estruturais.

As casas fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, mas a maioria das unidades habitacionais não atende os critérios exigidos pelo governo federal.

Segundo os moradores, os alagamentos ocorreram porque a terraplanagem na área que abrange cerca de 100 casas, não foi feita de maneira correta, e quando chove a água que deveria escoar pelas canaletas fica empossada nos quintais das casas e nas ruas.

Além disso, no residencial, muitos bueiros estão ou quebrados ou entupidos, ou simplesmente existem mas não cumprem a função que deveriam ter, porque não foram concluídos.

O conjunto tem 700 casas do programa, mas boa parte delas está com a estrutura abaixo do calçamento das ruas, mostrando visivelmente um desnível, o que ocasiona os alagamentos.

Os moradores estão temerosos com o aparecimento de animais e insetos transmissores de doenças como a dengue ou leptospirose.

Após a forte chuva que caiu na última terça-feira (12), vários moradores tiveram as casas inundadas, e viram com tristeza seus imóveis com as paredes rachadas, pisos com infiltração e muito incômodo por causa do mau cheiro que exalou dos banheiros, após transbordar água com fezes dos vasos sanitários.

Moradora da rua Dois, Helena Luíza dos Santos reclama da péssima qualidade do imóvel em que reside no Dom Reinaldo Punder.

– Não recebi esta casa de graça, e ela parece ser de papelão. Não se trata nenhum ser humano com tamanho descaso”, declarou ela. Na mesma rua, o morador José Francisco Frazão Jansen enfrenta o incômodo de ter uma fossa estourada no quintal. Com a chuva, a fossa transbordou água e fezes pra todo lado. É um absurdo – disse.

Rachadauras ameaçam as unidades habitacionais

Os problemas agravados com as chuvas, segundo informou a moradora Maria José Silva de Sousa, existem desde a entrega das casas. Ela conta que quando foi morar no dom Reinaldo Punder, em maio de 2012, sua casa já apresentava rachaduras:

– Agora elas estão tomando conta da casa inteira e estou com medo dela desabar em cima da gente.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Em junho(26/06) deste ano(2013) vai completar três anos que eu comprei um apto financiado pela Caixa e infelizmente desde que entrei até hoje só venho tendo problemas(rachaduras,infiltrações e outros)pago um absurdo de condomínio e se não bastasse praticamente todo mês tem chamada de capital para consertar alguma coisa.Estou triste,pois o que era para ser um sonho esta virando um pesadelo.Eu trabalho unica e exclusivamente para pagar o apto,condomínio,luz,moto(pq moro em uma cidade e trabalho em outra),então comprei a moto.Preciso saber o que fazer para resolver,com quem falar,pois não tenho condições financeiras para restaurar os estragos feitos durante estes anos.Quando eu fiz o financiamento eu tinha um companheiro que entrou com participação de renda e neste mês(03/2013) faz dois anos que nós nos separemos e eu sempre (mesmo ele estando comigo)paguei e ainda estou pagando o financiamento sozinha é difícil é muito difícil.Sou funcionaria publica municipal,faço parte de um programa do Governo federa(ESF. Estrategia saúde da família),não ganho muito,mais tento todo mês honrar com os meus compromissos financeiros,tem mês que é mais difícil e tenho que atrasar alguma conta e tenho medo de perder o apto e se perder não terei onde morar e ficarei mais triste do que já estou,pois acredito que não seja nada fácil perder algo ao qual tanto se lutou para adquirir.Preciso de uma luz.Obrigada..:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *