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Clara Comunicação dá show e elabora bela marca do governo Holandinha…

marca prefeituraA Clara Comunicação, empresa genuinamente ludovicense, foi a responsável pela elaboração da nova logomarca da Prefeitura de São Luís, na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

A peça trraz o nome “São Luís”, estilizado nas cores azul, amarelo, verde e vermelho, e o slogan “Prefeitura e você, construindo um novo caminho”.

 – A marca traduz, na sua essência, o movimento contínuo do trabalho e remete aos traços da cultura e da população de São Luís, nas suas mais variadas manifestações artísticas. Inspirada nas cores do brasão da Prefeitura de São Luís, a marca apresenta entre suas características o conceito de juventude e novo em sua forma – diz o site da prefeitura.

Presidida pelo jornalsita Félix Alberto Lima, a Clara Comunicação atua nos setores da publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, editora e gravadora e é uma das mais importantes de São Luís.

A empresa foi responsável pela identidade visual da prefeitua na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Para a gestão Holandina, fez o trabalho a convite, e foi escolhida.

É mais um exemplo do puro talento da empresa maranhense.

Talento ignorado apenas pelo Governo do Estado.

Que insiste sempre em mais do mesmo na  área do marketing e da publicidade…

Marco Aurélio D'Eça

44 Comments

  1. Sabe o que acho? Um monte de designers gráficos mortos de dor de cotovelo e despeito porque não sabem e não conseguiram fazer uma marca melhor. Isso é só inveja. kkkkkkkkkk.

  2. Sinceramente nao gostei. Achei colorida demais. Cores berrantes. Acho q deveriam retratar as belezas naturais ou arquitetônicas de S. Luis.

  3. Este logotipo abre precedência pra chantagem, igual como fizeram com o nome CASTELO, que ficou como CAOSTELO. E pra se fazer isso, basta ter conhecimentos em photoshop e fazer uma bela montagem colocando buracos, uma menção crítica às ruas de São Luís..

  4. As cores do “ARCO-ÍRIS”…………o vermelho deve ser para homenagear o PC do B do chefe…..

  5. Félix ficou milionário na gestão do “ispirinte” Castelo, agora vai ficar bilionário na gestão atual.

  6. Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.

    SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
    LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.

    LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).

    Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!

    Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.

    Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.

    Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:

    a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.

    b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.

    c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;

    d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.

    e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!

    f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”

    g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.

    Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende

  7. só pq tu é amiguinho do Felix… o governo é muito melhor servido de agência, a PHOCUS é uma super agência, tanto em estrutura como em trabalhos, altamente premiada e atende o gov do estado, é a única que tem competência ali daquelas agências do governo. Quanto a CLARA, nunca foi agência de propaganda, virou isso depois que pegou a conta da prefeitura/Castelo, pq o cara, o felix, foi assessor dele de muitos anos, isso todo mundo sabe.
    Essa marca ficou horripilante, pavorosa, medonha, feia e é uma copia da marca do google e do carnaval de uma prefeitura do interior.

  8. Achei a marca pertinente. O colorido nos remete à nossa identidade cultural, nossos ritmos e sabores. Seus traços são inovadores pois não encontrei uma fonte tipológica que lembre as letras utilizadas para o nome SÃO LUÍS. E se criou polêmica é porque é boa, pois se fosse igual a todas, sempre lembrando um azulejo, um vitral, um gradeado de portão antigo ou outro ícone da cidade, passaria despercebida. Ao amigo afro, juntando todas as cores, temos a cor preta como resultado, portanto, nem que se quisesse, ela poderia estar ausente nesse processo. E é óbvio que uma marca não agrada a gregos e troianos, mesmo porque, entre eles, estão os que trabalham em outras agências e os que torcem para que essa gestão não dê certo. Parabéns à agência vencedora!

  9. Essa marca é aepnas colorida e só. Não tem conceito. Desafio a quem me dê um conceito substantivo desta marca. Não é moderna como muitos tem dito e sobretudo não passa a sobriedade e o respeito q uma prefeitura deve pregar. Uma marca desse naipe pode ser colorida e jovial?? Sim, pode, desde q exista um conceito para q ela seja assim. Essa marca apenas foi feita envolta de um desenho preconcebido, usando o mesmo estilo da marca feita para os 400 anos por exemplo. Funcionaria bem como marca de carnaval, são joão, circo da cidade e afins, mas cm marca de prefeitura?? E não me venham com o bla bla bla das defesas q tem dado por aí p marac, pq é apenas blablabla p dar um sentido p algo q não tem. Essa marca foi escolhida apenas pq acharam bonitinha e pronto, ta legal, bota essa aí. Acho q faltou critério.

  10. Ridícula essa logomarca. Falta de criatividade.

  11. Imagine se essa mesma logomarca fosse produto da empresa do EVILSON….aí o Marco Deça ía meter o pau, alegando que era brega, isso e aquilo…mas como é de gente lá da cozinha do Sarney, é maravilhosa…..Vá!!!!

  12. Bom dia Marco!

    Acabei de chegar de viagem e vim só “dar uma atualizada” antes de dormir…

    Gostei da logomarca! Só que quando eu vi a quantidade de comentários achei que ia ter muita gente falando da sociedade do Felix/CLARA com um secretário de PROA da prefeitura, sociedade esta que vem desde a gestão passada. Não acredito que apenas o talento tenha decidido a contratação da CLARA…

    Felix era unha e carne com Gardeninha até muitíssimo pouco tempo atrás! Isto é absolutamente notório. Somente uma amizade muuuuuito forte na cúpula da prefeitura para conseguir emplacar a Clara com todo o seu histórico.

    Uma fuçada rápida e você descobre quem é o grande amigo. Isto se você já não o souber…

  13. Enquanto os desenhos parecem com o Chrome da Google, o slogan com a Rede Globo, Globo e você, tudo a ver… Puro plágio, nada inovador

  14. A logo representa o tipo de governo que teremos e um pouco do perfil do gestor. Então acho que ficou perfeito, não poderia ser melhor. A marca da infantilidade, coisa de criança e seu brinquedo novo.

  15. Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.

    SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
    LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.

    LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).

    Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!

    Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.

    Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.

    Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:

    a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.

    b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.

    c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;

    d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.

    e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!

    f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”

    g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.

    Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende.

  16. Victor Fausto, mas que mania de perseguição é essa? Vc sofre de esquizofrenia? Que mania besta que algumas pessoas tem de perseguição, é incrível, parece que ficam buscando meios de se fazerem de vítimas. Qual a parte do “Inspirada nas cores do brasão da Prefeitura de São Luís, ” que vc não entendeu? Faz o seguinte: procura ler e interpretar melhor e depois vc vem falar sua opinião, vc tem todo direito de expressar o que se pensa, mas tem o dever de saber o que diz e dizer com coerência, chamar isso de crime de racismo é forçar a barra, leia o código penal pra ver o que é crime de racismo.

  17. Amigo negão, ou neguinho, não sei teu tamanho,eu sou negão pq sou grande. Não tenho isso de racismo nem de preconceito…o q faço é discriminar mesmo! discrimo esses tipinhos q se fazem de coitadinhos pra chamar a tenção e despertar o apoio pra uma “causa ad eternum”, od tudo tem q ser voltado pra discussão se um negro,um branco, um índio, um homossexual foi lembrado ou esquecido! Ali é só uma logomarca, se tu é gay,branco,preto ou índio, é problema só teu…ninguém quer saber disso pra desenhar um nome pra representar um governo por determinado período. Num viaja e te recolhe!
    bjão

  18. Independente de agrada a todos a logo marca, o que estar passando despercebido pelos demais leitores
    é vc falar que o Governo do Estado(os Sarneys) não valorizar os talentos da terra, agora sim a imparcialidade surgiu no blog mesmo sendo bem discreta. Mas infelizmente a tua Governadora não estar nem ai para o que é dito neste blog nem em termos de matérias ou de comentários meu caro ateísta.

  19. Até onde eu sei no mercado publicitário uma marca bem aceita e aquela que se associa a um símbolo e este símbolo fale por si, e sao Luis tem belos elementos para compor um símbolo já que temos uma diversidade cultural evidenciada na simples marca apresentada

  20. antonio
    21/02/2013 – 17:36
    o POVO comenta…..coisa feia e brega -” parece coisa do interior”

    Ora mais vejam só! “parece coisa do interior”? Qual é o seu problema com o Interior, Ôôô.. (A)Objeto da cidade?
    Até parece que são Luís Paris!!!! Um arremedo de ilha cercado de miséria, violência, falta de educação por todos os lados!

  21. Curti… Excelente trabalho da Clara Comunicação

  22. RALADÃO PARECE SÃO JOÃO… E SERÁ SE VAI TER?

  23. Félix o seu comentário reproduz com exatidão a típica postura racista daqueles que fazem da minha etnia motivo de piada e gracejos infames. Pra figurinhas como vc, racistas escondidos sob a capa do humor, é engraçado sinonimizar o negro com azul, com tiziu, com tição ou com outros vocábulos igualmente depreciativos. E se ficar esperto significar desculpar o indesculpável, saiba que eu estou contentado por saber exatamente quem eu sou e de onde eu vim porque me sinto e me faço sujeito da minha própria história. isso em vc Félix não é DALTONISMO é RACISMO mesmo!

  24. Cara A empresa ate pode ser boa mas criatividade e qualidade, ela não tem não… sinto muito… claramente da pra perceber que ela foi completamente … sera que esse pessoal pensa que somos trouxas.

  25. Caro amigo afro-descendente Victor Fausto,
    o negro está representado pela cor azul! Fique esperto!

  26. Essa marca á do CARNAVAL que saiu tardiamente, ou a do SÃO JOÃO antecipada????????? Essa marca não lembra em absolutamente nada São Luís……

  27. Rapaz, isso é fenomenal: Quando vi essa marca me arrupiei todo e na mesma hora me deu uma sensação de felicidade… Parabéns pela escolha e parabéns à Clara Comunicação pelo projeto…

  28. o POVO comenta…..coisa feia e brega -” parece coisa do interior”

  29. “Prefeitura e você, construindo um novo caminho” esta frase ficou boa, porem “SAO LUÍS” ficou horrivel, esse coloridao, esse Sao Joao e o resto dos anos e o Reggae, forro, brega…… ISSO É UMA POLUICAO VISUAL.

  30. Marco D’Eça, pra não dizerem que estou sendo superficial e que estou de picuinha, vou copiar vc e vou mandar aqui um Ctrl C / Ctrl V num trecho do que diz a prefeitura: ” – A marca traduz, na sua essência, o movimento contínuo do trabalho e remete aos traços da cultura e da população de São Luís”… Está dito oficialmente pelo prefeito aí que nessa marca A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS ESTÁ REPRESENTADA. Eu vejo O BRANCO representado ao fundo e preenchendo cada um dos espaços vazios da marca. Eu enxergo claramente O ÍNDIO traduzido no VERMELHO que aparece destacado inclusive na escrita do slogam. Mas KD O NEGRO? VC disse “mais do mesmo” e eu sou forçado a concordar contigo. Eu só quero é ver se Rose Sales e o professor Lisboa vão ficar calados ou se cometerão o erro capital de aplaudirem mais esse gesto de exclusão. É verdade que existem outros afro-descendentes na câmara de vereadores. Cito esses dois em razão de que eles são da base de apoiamento do governo. Ficarão do lado do poder ou tomarão o partido dos sempre esquecidos filhos da mama áfrica?

  31. É meu salvo engano, esta agencia aparece como umas das empresas contemplada com pagamento da prefeitura no apagar das luzes.
    Onde estamos: de vilã a astro.

  32. Legal! Pelo colorido em destaque, só faltou as sombrinhas do frevo de Olinda… Sinceramente, acho desnecessário esse gasto que se tem com logomarca a cada mudança de governo. Por que não fazer como Rio e São Paulo que mantêm a mesma logomarca, ou seja, o brasão seguido do nome de suas respectivas cidades e órgãos?

  33. Parabéns à Clara e todos os seus colaboradores pela belíssima logomarca. Felix comanda uma das excelentes agências brasileiras.

  34. Talento? kkkk não me faça rir… Parece que é igual às fitas que foram usadas na campanha do São João! Remete ao efeito da marca do Navegador Chrome da Google. Até o Sistema Difusora tá usando este efeito de várias cores na mesma peça. Muito parecido. Talento, ou cópia de efeitos? Quanto à frase: “Prefeitura e você, construindo um novo caminho”, kkk o cara usou a fonte CALIBRI, fonte esta não recomendada pra este fim.
    Clara Comunicação? kkk É porque não ouviram falar da Quadrante Design e Publicidade, mas aqui é outro mérito, totalmente desigual de concorrência.
    A letra “O” do São, é a cópia do logo do CHROME (navegador da Google)..kkkkkk
    kkkkkk é brincadeira..

  35. Parabens Edivaldo, temos observado que vc veio para renovar.

  36. Muito bom. CLARA COMUNICAÇÃO E SEU JEITO MARANHENSE DE SER.

  37. Caro Marco,

    Não conheço o autor da logomarca, mas é evidente que o mesmo baseou-se na logomarca do Google Chorme, basta observar a letra “o”, que é praticamente uma cópia rsrsrs

  38. eita, falou mau do governo do estado, rapaz!

  39. Linda, mostra que o ” novo” vem mostrando que sabe governar. Parabens

  40. marco o felix e muito competente e gente muita boa um cara sangue bom

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