12

Chefões, líderes e fuhrer’s no radicalismo mundial…

Fidel Castro: comandante en jefe na miserável Cuba

A turma que cerca o chefão do comunismo no Maranhão, Flávio Dino, está incomodada com o termo “chefão do Comunismo”, usado por este blog para se referir a ele.

Ora, a história mostra que os próprios comunistas tratam seus líderes como chefões, comandantes-em-chefe, líder máximo e outros epítetos que indicam soberania e domínio absoluto.

O chefão do comunismo de Cuba, Fidel Castro, por exemplo, é chamado de “El Máximo Líder”, como forma de exaltar seu controle absoluto do país.

Hitler também era visto como chefão, ou Fuhrer, mas na extrema direita

Outra expressão usada para o ditador é “comandante-en-jefe”.

Na Romênia, tanto o presidente do Partido Comunista quanto o presidente Nicolae Ceausesco eram chamados de conducator, o referente local para chefe.

O termo Popes, ou Papa, também é uma tradução da palavra chefe. Significa líder da Igreja Católica.

Mas a expressão “chefão” é usado também no outro extremo do espectro político.

Até o termo Führer, que ganhou forte conotação pejorativa como referência ao nazista Adolf Hitler, significa exatamente chefe, líder, condutor.

Tanto que até hoje é usado na Alemanha para tratar certas autoridades.

Stalin: o chefe dos chefes do comunismo mundial

Mas é no comunismo que o termo chefe é empregado mais fortemente – até como forma de estabelecer poder, comando, voz e veto.

Só entre os comunistas maranhenses é que o termo “chefão do comunismo” tem incomodado tanto – a ponto de merecer quase compêndios nas redes sociais.

Talvez por que a expressão tenha surgido exatamente no momento em que o chefão do comunismo maranhense tem demonstrado a sua face mais autoritária e truculenta – seja na relação co autoridades, seja na tentativa de controle da imprensa ou na patrulha que faz de aliados.

A exemplo de outros chefões autoritários, como Stalin, que madou amtar a té a mulher; Fidel Castro, que usava o el paredón para eliminar adversários, além do próprio Hitler, que se via como superior a tudo e a todos.

Mas é estranho este incomodo por parte dos comunistas.

A menos que Flávio Dino não queira mesmo ter a relação com o partido como referencial de seu perfil histórico.

Afinal, pode deixar a legenda mais cedo ou mais tarde.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. ESSE FLAVIO CHORAOZAO DEVE ESTA UMA ARARA COM ESSA POSTAGEM! E ESSE CHORAOZAO SO PERDE CADA VEZ AIS ESPACO,DEPOIS QUE SEU PUPILO HOLANDETE ASSUMIU A ALCADIA DE SAO LUIS E EM 90 DIAS DE GESTAO,NADA MELHOROU EM NOSSA CIDADE.

  2. Esse camarada ai de bigode me lembra alguém aqui do MA.
    A falta de informação é exagerada, vejamos; O ultimo IDH mundial aponta a Venezuela do Caudilho Hugo Chavéz na frente do Brasil de Sarney a melhor medicina do mundo estar localizada no País Cubano de Fidel Castro, mas o Brasil tem uma vantagem, Hitler e Stalin são fichinhas perto do Imperador do MA.

  3. Só muito medo de perder as verbas publicitárias,explicam essa apelação;Sarney esteve aliado dos militares até o dia que sentiu a derrocada do sistema,aliado indigesto de Tancredo,assumiu com a morte do mesmo;Arena,PDS,PMDB,fisiológicos de berço,cinco longos anos de desmandos e inflação galopante,Maranhão ostentando os piores indicadores sociais.Transformado em capitania hereditária pelo cacique mor da sarneylandia,agora tu apelaste pra valer!

  4. APOSTO COMO NENHUM DESSE AÍ QUE TU MOSTRASTE FEZ COM O POVO DELE O QUE O CHEFÃO SARNEY FAZ COM O POVO DO MARANHÃO, A DIFERENÇA DO MARANHÃO PARA CUBA É SOMENTE PORQUE O MARANHENSE AINDA PODE SAIR DO ESTADO PARA IR PROCURAR VIDA MELHOR EM OUTRO LUGAR, MAIS O RESTO NÃO EXISTE NADA DE DIFERENÇA.

  5. Essas comparações por analogia,de Flávio Dino com Fidel,Hitler é o topo da ignorância!O atual grupo político que governa o Maranhão está a meio século no poder e nem por isso são comparados com o fuhrer alemão.O Flavio deve estar abalando as estruturas do poder; onde há fumaça é sinal de fogo.Eita povo danado é porrada todo dia!

  6. Marco tu és bom de historia, vejo que esse teu professor busca uma historia nada eficaz para o desenvolvimento dos movimentos socias, acredito que é por isso que este teu recalque é radicalmente impregnado na tua vida profissional contra as pessoas que pessam diferente de voce. mas isso é resultado da tua formação historica, que pelo jeito não aprendeu a viver no mundo moderno, a expressão “chefão do cumunismo” é rebatida pela linguagem que voce coloca, de maneira sacartica e ironica, o que é despresível por voce se dizer jornalista.

    Resp.: Amigo, a única pessoa aqui que persegue quem pensa diferente dele é Flávio Dino. Veja os blogs e as redes sociais que você vai ver a peseguição, o xingamento e a patrulha a esquerdistas que ousam contestar o “poderoso chefão”. Quanto a linguagem sarcástica e irônica é uma das formas de contar os fatos. obrigado por reconhecer que estas figuras e linguagem estão presentes de forma brilhante no texto.

  7. FLÁVIO DINO, CHEFÃO DO COMUNISMO NO MARANHÃO. SARNEY, CHEFÃO DO BANDITISMO NO BRASIL.

  8. o chefe Flavio na ultima eleicao ignorou completamente os membros do pc do b , o partido foi controlado pelo marcio jerry que fazia reuniao sempre negando informacoes! os comunistas perdidos No processo foram a diversos candidatos do pseudo consorcio! é so lembrar, dino nao respeitou ninguem nem mesmo o diretorio do pc do b!!! Os comunista manipulados sabem muito disso….

  9. muito patético, faltou colocar sarney o maior malfeitor dos pobres do maranhão.

  10. Perguntar não ofende…será que existe tambem Chefão
    dos Blogs…porque tem chefe para tudo…ficarei grato
    se puder me responder.

    Resp.: Acho que existe. Quem seria o chefão dos blogs??? Esse cara deve ser poderoso, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *