19

Vereadores se estranham com promotora na Câmara…

A audiência que tratou sobre o transporte público da capital, ontem, na Câmara, também foi marcada por um mal-estar entre os parlamentares e a promotora da Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti.

A crise foi provocada pelo vereador Marcos Antonio Silva, o Marquinhos (PRB), que apontou a promotora como uma das responsáveis pelo caos no sistema.

– Se o sistema está desta forma a culpa é da classe política. É culpa também da promotora, porque a senhora está por quatro anos na Promotoria de Consumidor e não conseguiu resolver o problema –  afirmou o vereador.

A promotora sentiu-se ofendida com a acusação e rebateu.

– Como promotora eu não tenho a caneta para assinar e determinar. A culpa é da administração pública – disse Cavalcanti, que acabou passando do tom ao tentar enquadrar o vereador:

– Eu não vou aceitar você querer fazer política e brincadeira com o meu nome. Quero lhe informar também, que você não tem imunidade de palavras – ameaçou.

Incomodado, o vereador Beto Castro (PRTB) saiu em defesa do colega e também tentou enquadrar a promotora.

– Com todo respeito à promotora, mas o vereador Marquinhos tem sim imunidade de palavras aqui no Parlamento – disse Castro.

A promotora ouviu e não mais rebateu…

Colaborou Ronaldo Rocha, de O EstadoMaranhão.

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Só um Promotor de justiça não resolve todos os problemas relacionados a relação de consumo de uma cidade que tem mais e 1 milhão de habitantes. Infeliz comentário deste vereador que até agora não fez nada na Câmara. E o pior foi ter que ler o BETO CASTRO, MACEDO, SILVA falar em imunidade parlamentar. Que absurdo!

  2. ELE TÁ CERTO, O MARQUINHOS E O BETO TAMBÉM.
    A PROMOTORA NÃO TEM A CANETA, MAS TEM O PODER DE FORÇAR A CANETADA. CHAMA-SE TAC – TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA. SE FOSSE UM MP ATUANTE JÁ TERIA DE FATO ENCAMINHADO A SOLUÇÃO QUE POR MUITAS VEZES PARTE DA FALTA DE VONTADE POLÍTICA E DA ACOMODAÇÃO DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO.

  3. ESSE JOSE BARROS AO DIZER QUE PROMOTORES ESTAO EM LUXUOSOS GABINETES, MOSTRA QUE ELE NUNCA PASSOU 5 MINUTOS NUM GABINETE DAS PROMOTORIAS QUE NAO PASSAM DE SAUNA,POR ISSO NUNCA SE ENCONTRA UM PROMOTOR VEDETE….KKKK…..E PORQUE NOSSA PROCURADORA GERAL, DR. REGINA NAO DÁ MELHORES CONDIÇOES DE TRABALHO AOS PROMOTORES VEDETÕES DE SAO LUIS? …KKKKKK… AINDA BEM QUE A MAIORIA DOS BRIOSOS PROMOTORES,ACIMA DE 80%, SÃO PESSOAS EQUILIBRADAS E ESTAO PRESTANDO RELEVANTES SERVIÇOS À NOSSA POPULAÇÃO.

  4. ESSA PROMOTORA É UMA VEDETONA, JÁ ESTA EM CAMPANHA PARA DEPUTADA. E ACHO,QUE ELA SERIA BEM MELHOR NA TRIBUNA DO QUE NESSE VEDETISMO DE PROMOTORIA SAUNA DA COHAMA.NINGUEM MERECE TRABALHAR NAQUELE PREDIO DAS PROMOTORIAS. DAÍ A MULHER FICAR FULA COM ESSE VEREADOR VEDETÃO MARQUETE DA VILA LUIZAO.

  5. Os consumidores de São Luis têm uma grande satisfação em ter a Promotora Litia Cavalcante como a defensora e representante legal dos seus direitos.

  6. Coitada da doutora. Só gogó. Fazer o serviço que é bom…
    Cada um tem um jeito de procurar se afirmar. O jeito da doutora é fuçando casos que possam gerar grande polêmica. Se não forem casos de grande polêmica, ela dá um jeito de aumentá-las, criando situações que muitas vezes são originadas de factóides.

  7. Até o presente momento só tenho que elogiar a coragem e a disposição do trabalho da promotora Lítia Cavalcante, pois grande parte dos problemas que são resolvidos em São Luis nós devemos a ela. O que seria do consumidor se não fosse a promotora.

  8. Quero parabenizar a promotora Lítia Cavalcante que tem desempenhado um papel de extrema competência e coragem em relação a muitos homens, inclusive esses vereadores que não fazem nada pela Cidade a não ser se reunirem e ficarem fazendo acusações sem fundamentos.Procurem resolver esse problema do transporte público de São Luis que perdura a anos sem soluções.

  9. a Dra. Litia esteve em Caxias onde fez um excelente trabalho, principalmente de combate a prostituição infantil. Na capital, vem fazendo um otimo trabalho em prol da população e incomodando gente “grauda”Agora, se ela e bonita, e a imprensa anda no encalço dela, por que realmente ela é noticia, ai e outra estória. Facamos o seguinte, lança uma enquete ou pesquisa popular p/ ver em quem a população acredita. Se na promotora ou nos vereadores de SLZ.

  10. Nessa agora a ilustre representante do parquet se deu mal, talvez seja por sua limitação a conhecer somente a área que milita, aí meu amigo, não se cria no mundo! Aliás, deve entender também dee mídia, porque onde vai leva uma cambada de babões e reporteres de plantão, será que a mídia local tem bola de cristal? Deve ser como escreve aqui seus bajuladores e adoradores…

  11. CONSTITUCIONAL E CIVIL. DANO MORAL NÃO CARACTERIZADO. VEREADOR. IMUNIDADE PARLAMENTAR MATERIAL. Inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município (CF, 29, VIII) Incidência Extensão à responsabilidade civil Declarações feitas na Tribuna da Câmara Municipal contra Secretário Municipal Pertinência com o cargo e o interesse municipal Jurisprudência dominante do STF Exercício da competência legislativa de fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo (CRFB, 29, XI, e 49, X) Sentença mantida Aplicação do art. 252 do Regimento Interno do TJSP Recurso improvido. (TJ/SP, APL 121754720088260066 SP 0012175-47.2008.8.26.0066, Rel. Des. Luiz Antonio Costa, 7ª Câmara de Direito Privado, Julgamento 16/05/2012).

  12. Promotora falou um grande absurdo jurídico… ao que parece, ela só entende mesmo de holofotes! Os vereadores tem, sim, imunidade parlamentar material por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município ( CRFB , 29, VIII).
    Vai estudar um pouco, Dona Lítia!!!! Poderia ficar sem a aula de direito ministrada por Beto Castro… kkkkkkkkkk

  13. JOSE BARROS, COM TODO RESPEITO A VC E A NOBRE PROMOTORA, MAS TODOS NÓS SABEMOS QUE ELA ESCOLHE A DEDO AS SITUAÇÕES QUE POSSAM DAR VISIBILIDADE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
    AS RAZÕES, CONTUDO EU DESCONHEÇO MAS VC PODE DIZER AQUI PRA NÓS……..

  14. KKKKKKKK A PROMOTORA ACHOU QUE IA FATURAR COM MÍDIA E CANTAR DE GALO NESSA SITUAÇÃO, COMO, ALIÁS, FAZ EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE ESTÁ!
    MAS DESSA VEZ NÃO DEU NÉ EXCELENCIA KKKKKKK

  15. Conheço a Dra. Litia há muito, não sua pessoa mas o seu trabalho. Acho-a muito atuante. Quanto aos holofotes, acho que não é ela quem “convoca” a mídia para acompanhá-la; é esta quem a acompanha. Por que os outros promotores não atuam como ela? Preferem ficar passivamente em seus luxuosos gabinetes…Quanta coisa errada que precisam ser denunciadas: crime, corrupção, nepotismo e outras tantas falcatruas. Está corretíssimo o Blog em provmover o debate.

  16. Não encaro como autoritarismo da parte da promotora, não é porque a mesma foi convidada pela câmara, que tem que estar ouvindo palavras com tons nada atuantes desses vereadores que apenas apresentam projetos surreais no periodo de campanha, que na prática nada é exercido.
    Concordo com ela, que essa atuação deveria sim, partir destes então 31, de um projeto que pensasse um pouco mais na população.

  17. Esses vereadores não têm qualificação para debater com a promotora, vivem envolvidos em fraudes e negociatas, são corruptos que se vendem por migalhas.

  18. Essa Promotora é muito midiática. Anda igual a uma atriz, toda produzida em seu papel de certinha. Não pode ver uma câmera que fica toda acesa.
    Mais ação e menos balela Promotora. Tudo da senhora é com exposição, é pra mostrar pros outros. Parece até que é candidata a Desembargadora a longo prazo. Muita mídia, muito isibicionismo. Trabalhe na surdina e atue mais. Esse negócio de mídia é pra artista e pra produto que está a venda. Se toque. Parece um pavão. Toda emplumada.

  19. ESSE TAL DE VEREADOR BETO CASTRO TEM QUE É FICAR É CALADO, POIS TEM VÁRIAS ACUSAÇÕES CONTRA ELE A POLICIA FEDERAL JÁ ESTA INVESTIGANDO ELE, NÃO TEM MORAL NENHUM MORAL DE FALAR DE ALGUMA COISA JÁ DEVERIA ERA A CÂMARA DE VEREADORES SOBRE O COMANDO DO ETERNO PRESIDENTE PEREIRINHA E TER ABERTO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CONTRA ELE.

    Resp.; Mas neste ponto ele está certo. E acho que a promotora Lítia deveria parar de, a todo tempo, ficar ameaçando os outros com processo a cada crítica que recebe. Isso é autoritarismo. O respeito a ela – e este blog a conidera uma das mais atuantes promotoras do Maranhão – não a isenta de crítica. Ela erra também. E errou ao tentar intimidar o vereador dentro de sua própria Casa. É isso que precisa ficar claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *